Declaração de Frances

Visualizando 36 respostas da discussão
  • Autor
      Riba
      Participante

Pessoal, estamos fazendo aula particular….
      e gostaria de uma carta de declaracao do frances….
      Alguem teria algum exemplo de declaração, para informar a quantidade de horas que temos de frances???

Abs,
      Riba e Na

Anonymous
      Participante

olá Riba e Na,

Eu e minha esposa pedimos ao professor uma declaração (uma para cada) contendo os documentos e quantidade de horas ja estudadas em curso particular,

vou procurar aqui minha declaração, mas acredito que a deixei no Brasil. Se encontrar mando o modelo que os nossos professores fizeram. Mas não tem nada demais não, em si é uma declaração com o que eu te falei. Foi somente isso que fizemos.

Um abraço,

Jean

mrodolfo
      Participante

Riba,

A declaração de meu professor que enviamos foi:

################################

DÉCLARATION

Je viens par la présente certifier que le nommé (nom d`élève), porteur de la carte d’identité RG (numéro) fréquente régulièrement et avec assiduité les cours particuliers de français langue étrangère depuis (moins année), ayant complété jusqu’à présent le total de (quantité) heures d’études équivalentes au niveau (niveau basic, 1-2-3, intermédiaire 1-2-3 …).

Fait à (ville), le (jour)

Nome do professor
      telefone
      documentos (RG, RNE, CPF …)

Já o professor da Mone fez a seguinte:

Déclaration

Je soussigné (nom du professeur) professeur de français, déclare par la présente que Monsieur/Madame (nom d’élève) fréquente régulièrement et avec assiduité les cours particuliers de français depuis (moins année) et qu’elle a complété à ce jour (quantité) heures de français, niveau (niveau basic, 1-2-3, intermédiaire 1-2-3 …).

Fait à (ville) le (jour), pour valoir ce que droit

Nome do professor
      telefone
      documentos (RG, RNE, CPF ….)

Bem, as declarações foram suficientes para, em função de nosso perfil, nos ajudar a receber o CSQ em casa, sem entrevista e sem TCF-Q…

À la prochaine,

Riba
      Participante

mrodolfo, valeu!!
      A carta que tenho e parecida com um das que você citou.

Abs,
      Riba e Na

SANDROMS
      Participante

Além da declaração, eu mandei imprimir um certificado com o nome da professora numa gráfica (fiz no PC mesmo e mandei imprimir a cores no papel couché). A professora preencheu com nosso nome, numero de horas e assinou. Ficou mais bonito do que o certificado da escola onde estudamos. Demos algumas cópias do certificado para a professora usar com outros alunos dela…

Riba
      Participante

SANDROMS, você ainda teria esse modelo ???

Gus_23
      Participante

Nossa, não tinha pensado nisso Sandrons!  Dessa eu gostei! Se tivermos que fazer entrevista denovo vou fazer um certificado tb!

Riba, é claro que tem que levar os certificados e as declarações, mas o nível de francês é testado na hora. O lance é treinar muito e tentar ter muita calma…

salsa
      Participante

Verdade… quando acabar minhas aulas vou fazer isso que o sandrons falou tb hehehehee

valeu :p

Riba
      Participante

Gus_23, eu sei que tem que levar na hora os certificados….
      eu so pedi pro SANDROMS o modelo que ele fez… rsrsrsrsrsrs

SANDROMS
      Participante

Riba, vou procurar lá em casa, acho que trouxe o arquivo nos meus backups. Fiz a montagem final em PowerPoint, então é fácil trocar o nome do professor.

tiagoeana
      Participante

SANDROMS,

Voce conseguiu achar esse modelo de certificado?

Vivs
      Participante

Gente,

Vi que algumas pessoas mandaram o diploma do professor junto à declaração, mas não achei uma conclusão se isso é realmente necessário ou se seria um preciosismo que poderia até causar uma má impressão. Alguém, afinal, sabe se é uma exigência nesse caso, já que são somente aulas particulares? Devo providenciar isso? Pois terei que fazer meu professor pedir uma segunda via do seu diploma, já que a primeira se estragou, o que vai levar mais um mês.

Leigos
      Participante

@Vivs wrote:

Alguém, afinal, sabe se é uma exigência nesse caso

Até onde li, somente os certificados de testes oficiais que fazem a diferença; Se a sua pontuação não depende muito do nível do francês, acredito que não vale esquentar a cabeça; Nos não enviamos nenhum certificado de estudo e ninguém pediu e nem perguntou depois. Afinal, as horas que você passou na sala de aula não refletem o nível real de conhecimento do idioma. Vc poderia ser autodidata. O importante que na entrevista vc demonstre o nível que você declarou. Outra coisa que você pode fazer é anexar sua própria declaração com o nome do professor e horas de estudo.

Carlos_Santos
      Participante

Ola Viviane,

@Vivs wrote:

Vi que algumas pessoas mandaram o diploma do professor junto à declaração, mas não achei uma conclusão se isso é realmente necessário ou se seria um preciosismo …

Para quem vai fazer a entrevsita, isso nao é obrigatorio…. o principal é o seu desenvolvimento pessoal la na entrevista!

Nos casos de quem precisa provar numero de horas para a “recuperacao da entrevista” ai pode ser util!

Atenciosamente

Vivs
      Participante

Gente,

Muito obrigada pelos esclarecimentos, foram ótimos!! :wink:
      No entanto, preenchendo minha declaração para meu professro assinar, fiquei com algumas dúvidas. Eu fiz aulas com ele por um ano, de 2006 a 2007 e retomei agora em outubro. Devo colocar os dois períodos separados ou simplesmente o total de horas e não informar a data?

Carlos_Santos
      Participante

Só o total de horas basta!

Paul Rock
      Participante

Bom dia,

Neste Post foi discutido sobre a declaração de francês para aqueles que estudaram com professor particular, quero saber como é feita a declaração para quem estudou o francês por conta própria, utilizando ferramentas como Rosetta Stone e o site livemocha.com. O que você acham sobre o estudo autodidata do francês?

Aguardo resposta

Vivs
      Participante

Paul,

Eu não sou expert no assunto, mas acredito que poderia começar fazendo um teste de nível em alguma escola reconhecida como a Aliança Francesa e anexando o resultado no processo. Dessa forma, dependendo do resultado, você pode comprovar que tem o aprendizado equivalente à quantidade de horas de cada semestre que você pular. No meu caso, consegui a equivalência ao quarto semestre na Aliança, o que seria como ter tido por volta de 190 horas de estudo. O resultado do teste é assinado pelo professor e traz marcado o nível que você se encontra, acredito que deve ser válido no processo.

Carlos_Santos
      Participante

A sugestao da Vivs é boa!

Na realidade a comprovacao se faz na entrevista!

Boa sorte!

D.Melo
      Participante

Alguém aqui passou pelo processo sem a entrevista?

Carlos_Santos
      Participante

sim. basta ler as mensagens dos colegas no forum

Página Principal ‹ Processo de Imigração ‹ Processo Québec – 1ª Parte – CSQ ‹ CSQ
      em

http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/44.html

fepublio
      Participante

@Vivs wrote:

Eu não sou expert no assunto, mas acredito que poderia começar fazendo um teste de nível em alguma escola reconhecida como a Aliança Francesa e anexando o resultado no processo. Dessa forma, dependendo do resultado, você pode comprovar que tem o aprendizado equivalente à quantidade de horas de cada semestre que você pular. No meu caso, consegui a equivalência ao quarto semestre na Aliança, o que seria como ter tido por volta de 190 horas de estudo. O resultado do teste é assinado pelo professor e traz marcado o nível que você se encontra, acredito que deve ser válido no processo.

Em São Paulo a Aliança não está mais dando esse atestado. Fiz o teste de nível e insisti por um atestado mas me informaram que só me dariam uma declaração se eu me matriculasse no curso deles.

fepublio
      Participante

Enviei meus documentos comprovando apenas 100hs e fomos recusados por fata de pontos. Temos 60 dias para recorrer. Porem no teste de nivel da Aliança eu estaria no intermediário 1, ou seja, ja teria as 150 horas. Mas ainda não pude comprovar.

Duvida: uma declaração simples minha seria suficiente para considerarem meu nível , ai poderiamos ser convocados para a entrevista?

Se eu me matricular num curso em nivel intermediario e enviar o comprovante de matricula nesse nivel seria considerado?

mrodolfo
      Participante

Nao sei dizer… Será que os pontos que você conseguiria com mais cinquenta horas de francês seriam suficientes? Você já fez as contas de quantos pontos você teria pelo Guide des Procédures d’immigration?

No mais, pede uma carta do professor atestando as horas que o teste de AF diz que você teria e manda bala…

Bonne chance,

fepublio
      Participante

Nossa situação é a seguinte: Enviamos os documentos enquanto eu ainda estava grávida, contando que o bebê nasceria antes da entrevista. Sendo assim temos 4 pontos extras pelo nascimento dele.

Segundo a carta que recebemos do BIQ tivemos 53 pontos, insuficiente para o processo. Precisaríamos de 57 pontos. Esses 4 pontos que faltam são exatamente os pontos que ganharemos com a inclusão do meu filho.

Porém também tenho um nível de francês acima do que declarei e comprovei por documentos. Estou em dúvida se devo enviar apenas os documentos com a inclusão do meu filho, ou se tento encontrar um professor que assine as horas que faltaram, para garantir mais pontos.

Tendo os exatos 57 pontos é suficiente para garantir que seremos chamados para a entrevista?

Vivs
      Participante

Olás!!

Acredito que 57 pontos é o suficiente, mas é o mínimo para se habilitar para ser chamado para a entrevista. É importante não esquecer que é preciso acumular mais pontos para obter o CSQ, conforme está escrito no formulário com a contagem dos pontos.
      SEUIL DE PASSAGE À L’EXAMEN PRÉLIMINAIRE
      Sans conjoint / avec conjoint
      49 / 57

ADAPTABILITÉ
      0 à 6

SEUIL DE PASSAGE EN SÉLECTION
      Sans conjoint / avec conjoint
      55 / 63
      Me corrijam se eu estiver errada, mas pelo que eu entendi, menos de 57 pontos vc não é convocado nem para a entrevista, acima de 63, vc pode obter o CSQ sem entrevista. Não sei se 63 é o total que vc tem que ter para obter o CSQ, mas se for, vc vai ter que acumular a pontuação máxima de adaptabilidade (faz um certo sentido). Nisso, vc corre o risco de o entrevistador pegar pesado, ficar nervosa, etc.. e ficar pendurada novamente. Acho que o melhor mesmo é arrebentar no francês que é a melhor impressão que o entrevistador pode ter de vcs e passar logo numa entrevista rápida! Vale a pena fazer um intensivão, que pode ser na Aliança Francesa que é uma escola que é vista com bons olhos pelo Québec (não me perguntem pq, não estou fazendo propaganda, mas eles tem até aquele convênio com ressarcimento do aluno após o CSQ), ou mesmo em outras, manda o comprovante de matrícula, associado com o nascimento do novo filho, é certo que te convocarão e mostra o resultado desse estudo na entrevista, acho que não vai ter erro! Mas, lembrando, é só uma sugestão. Não sei se a estratégia já era essa, mas vale a pena, sim, acumular mais horas de francês rapidamente.

Boa sorte!!
      Já já vai estar tudo encaminhado!

SANDROMS
      Participante

@fepublio wrote:

Segundo a carta que recebemos do BIQ tivemos 53 pontos, insuficiente para o processo. Precisaríamos de 57 pontos. Esses 4 pontos que faltam são exatamente os pontos que ganharemos com a inclusão do meu filho.
      ….

Tendo os exatos 57 pontos é suficiente para garantir que seremos chamados para a entrevista?

Fepublio,

Ir para a entrevista com a pontuação mínima pode significar ter o CSQ negado por 1 ou 2 pontos, pelo que a Vivs apresentou. Vocês precisam entender aonde está faltando pontos para vocês: seria na formação, na idade, ou na língua? Os dois cônjuges falam francês? Ou só o principal? Tudo isso conta pontos.

Eu recomendaria a todos a ser no mínimo o intermediário 2 antes da entrevista. Os dois cônjuges. Ainda mais no caso de vcs onde os pontos estão faltando em outras áreas.

Boa sorte,

_TAZ_
      Participante

Se você tem um nível de francês mais elevado do que “parece” pela declaração de horas, faça o teste TCF-Q, que é o teste de francês aceito pelo BIQ.
      Se você se matricular na AF no intermediário, pegue a declaração e anexe, só pra desencargo, a tabela que mostra a estrutura dos cursos, embora o pessoal do biq conheça a AF. Desse modo, você “comprova” que tem conhecimento de 150 horas no mínimo.

Como já disseram, ir pra entrevista com a pontuação mínima pra convocação é complicado. O negócio é ferrar no estudo de francês para garantir mais pontos.

Na minha época, o BIQ recomendava, nas palestras, ter no mímino 150 horas antes de enviar a documentação, pois o francês evoluiria até a época da entrevista. Enviar antes é muito arriscado, ainda mais que o processo está ficando cada vez mais rigoroso. Vejam relatos lá de 2005, 2006, que era quase um chá com bolachas … muita gente foi aprovada com francês macarrônico, conjoint que não falava uma palavra, etc. Hoje já não está mais assim.

fepublio
      Participante

Me dei conta que ao declarar o nível de francês na “demande” assinalei um nível a menos não só para mim, aplicante principal, mas para meu marido. Justamente pq não tenho os comprovantes. Nós 2 estavamos tendo aulas particulares e contávamos com a carta que nosso professor faria. Porém nosso professor sumiu sem nos dar qualquer retorno. Deixou de responder emails e telefone.

Eu ja havia cursado 100hs na aliança francesa ha muito tempo, fiz um modulo de 20hs na Ecole Français Quebecois pela internet, e dois meses de aulas particulares.

Meu marido fez um módulo básico no SENAC e dois meses de aulas particulares.

O que declarei no formulário foi nível debutant 4 para mim, e debutant 1 para ele. E enviei apenas a declaração das 100 horas q fiz na Aliança Francesa.

Sendo assim, não temos apenas 57 pontos, mas é o que podemos comprovar no momento.

fepublio
      Participante

mensagem duplicada

janeneves
      Participante

Olá fepublio,

você já verificou a possibilidade de fazer uma avaliação de nível na AF?
      Eles avaliam o nível e provêm uma declaração.

Isso não serve em nada para o federal, mas para o BIQ é suficiente.

Atte,

Jane.

SANDROMS
      Participante

@fepublio wrote:

Me dei conta que ao declarar o nível de francês na “demande” assinalei um nível a menos não só para mim, aplicante principal, mas para meu marido. Justamente pq não tenho os comprovantes.
      ….
      O que declarei no formulário foi nível debutant 4 para mim, e debutant 1 para ele. E enviei apenas a declaração das 100 horas q fiz na Aliança Francesa.

Sendo assim, não temos apenas 57 pontos, mas é o que podemos comprovar no momento.

Fepublio,

Como diz meu chefe Quebecois/Croata: Arrá! Encontramos o problema!

O que vc declara no formulário é o que conta. Vc tem que declarar o nível que vc tem, não importa se estudou 100 horas, 200 horas ou estudo sozinho no PC. Uma pessoa pode chegar no intermediário com 150 horas, e outra pessoa pode não sair do básico 2. Varia muito. Portanto a pontuação inicial é baseada na sua declaração. E a final é definida pela entrevistador.

Agora, uma vez que vc já enviou o dossiê declarando como nível básico, vc vai ter que apresentar um fato novo para mudar isso: um teste de francês ou um certificado adicional de horas cursadas.

A alternativa é começar tudo de novo, mas nesse caso vc terá que pagar novamente as taxas.

Boa sorte,

fepublio
      Participante
      “SANDROMS wrote:
      Agora, uma vez que vc já enviou o dossiê declarando como nível básico, vc vai ter que apresentar um fato novo para mudar isso: um teste de francês ou um certificado adicional de horas cursadas.

A alternativa é começar tudo de novo, mas nesse caso vc terá que pagar novamente as taxas.

Boa sorte,

É Sandro, foi aí que errei… Como ainda tenho os 4 pontos do meu bebe, podemos incluí-lo no processo e ir para a entrevista com a pontuação mínima. Ja consegui um prof particular para fazer minha declaração de nível. Vamos envia-la junto e correr pra aumentar nosso nível ainda mais para o dia da entrevista.

@janeneves wrote:

você já verificou a possibilidade de fazer uma avaliação de nível na AF?
      Eles avaliam o nível e provêm uma declaração.

Jane, ja verifiquei com 3 unidades da Aliança de Sao Paulo e não fazem esse tipo de declaração. Não sei se fazem em outras cidades…

janeneves
      Participante

Se a AF não está fazendo, a saída então é algum teste oficial.
      Mas na cidade onde eu morava sei que faziam (eu mesma cheguei a fazer orçamento, mas acabei não usando o recurso).

Mas batalhem por cada pontinho possível, para não ter o risco de receber uma resposta negativa de novo…

abraços!

Jane.

JF
      Participante

Me parece que a AF percebeu que muitas pessoas estavam fazendo o teste de classificação só pra pegar a tal declaração e cancelou esse “serviço”.

Dá pra entender o lado deles: eles tinham todo o trabalho de aplicar um teste para classificar o nível do aluno, e no final a pessoa nem estava interessada em fazer o curso deles.

Uma pena, pois era mesmo uma forma rápida e barata de provar o nível de francês para o BIQ.

Vivs
      Participante

Acho muito estranho a AF ter cancelado esse serviço, uma vez que o teste de nível não é de graça, e você ter o resultado em mãos é um direito seu. Fiz o teste e, mesmo quando a pessoa não quis me entregar o original, pedi um cópia do resultado e com o nível que eu me encontrava e fui atendida sem problemas. Posteriormente me matriculei e como já tinham se passado alguns meses, fiz um novo teste e acabei ficando com o resultado original, mas mesmo antes, não podiam me negar uma cópia e foi o que eu enviei.

janeneves
      Participante

Pois é… se o teste fosse de “cortesia” até seria compreensível, mas é pago… enfim…
      creio que uma avaliação de outra escola também serviria, mas a AF seria a melhor opção por ser uma escola reconhecida pelo BIQ, e com reputação sólida.

Para quem está em SP talvez a escola do SENAC que permite reembolso após o CSQ seja uma opção… vcs já pensaram em tentar a avaliação lá??? Afinal, se ela é conveniada ao BIQ, a declaração deles deve ser bem aceita…

Abraços!

Jane.

Visualizando 36 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.