Data de expiração de alimentos: uma reflexão

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Data de expiração de alimentos: uma reflexão

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
      Carlos_Santos
      Participante

Caros colegas,

Faz tempos estava com a intenção de escrever sobre esta questão aqui no Québec.

Estranho falar de algo que é banal no Brasil: olhar as datas de validade dos produtos que consumimos!

No Brasil, em função dos problemas de saúde publica, obrigou a adotarmos um código de defesa do consumidor, que nos protege. Até aonde eles nos protege é subjetivo, concordo.

Aqui, em muitas ocasiões, comprei produtos fazendo confiança que estando num país dito de “primeiro mundo” (estou mudando de mentalidade e de definições aos poucos…) não precisaria ficar gastando horas para fazer minhas compras (olhando data de validade dos produtos que compro).

Ledo engano….  aqui é preciso prestar bastante atenção nas datas de validade… quando elas existem…. e quando conseguimos entender   :hmm: (segundo ponto a explicar)!!

Explico:

Aqui no Canada, não existe uma lei que obrigue a industria a colocar datas de validade nos produtos que ela vende! Estranho ouvir isso, não? se alguém encontrar me avise, pois procurei e nada achei. :shock:

Veja as massas Barilla, que existem também no Brasil e que cujos produtos portam datas de validade, mas que aqui, depois de ler uma reportagem num jornal de imigrantes, comecei a ficar mais atento ao fato!

Conclusão: os produtos Barilla aqui não possuem data de validade!!! Parei de comprar.

Quando ao segundo ponto que cito acima, existem produtores que colocam um tipo de código como data que não segue o formato de datas: AAAAMMDD (ano, mês, dia) ou qualquer variação dele. Eles colocam uma seqüência de números como data.

Uma vez no supermercado fiquei com a duvida pois só encontrei um monte de números que era indicado como data de validade. Perguntei ao encarregado da seção, que raios de data era aquela?? Ele me respondeu consultando uma tabela que ele tinha na seção e me dizendo que cada produtor adota uma tabela própria e nem sempre ele dispunha da dita cuja. Naquele dia eu fiquei ainda mais surpreso de constatar que sou obrigado a prestar mais atenção ao fazer minhas compras!

Uma outra prática que conhecemos do Brasil era a de colocar uma segunda etiqueta por cima de uma data antiga! Como se ao colocar uma segunda etiqueta o produto por mágica aumentaria sua capacidade de resistir à deteriorização natural!  Isso também acontece aqui, principalmente em produtos fabricados e embalados nos supermercados , como os pães. Ja vi isso acontecer e ja li uma reportagem denúncia também.

Bem, como disse no início desta postagem, eu pensava que “olhar datas de validade de produtos que compro” não faria mais parte de meu cotidiano aqui no Canada. :(

Por curiosidade, perguntei ao meu cunhado que mora há vinte anos nos EUA como era esta questão. E, para minha surpresa, eles lá em NY tem os mesmos problemas. :shock:

Alguns comerciantes colocam algumas seções ou carrinhos indicando uma super redução nos preços e indicam “Vente Rapide”, ou seja, vejam as datas. Pois quase sempre, a data de validade é para o presente dia ou um dia depois. Assim eu comprei uma barra de toblerone (que custa normalmente 7 dólares) por dois dólares  :)  isso não acontece todos os dias….. :roll:

Fico por aqui e deixo o recado aos demais colegas. ;)

Atenciosamente

lfantoniosi
      Participante

Eu tinha visto uma reportagem na radio canada falando que nao havia lei para isto no canada. Eu ja me confundi varias vezes, vc nao sabe o que dia mes ou ano.

Minha mulher tem uma boa tatica para isto: nunca pega o produto que esta na frente, ela sempre pega um produto que esta atras. Isto eh especialmente importante na secao de congelados, pois vira e mexe alguem que ficou horas com o carrinho descongelando a pizza resolve nao levar a dita cuta e advinha para onde ela volta ?

A tatica das datas aqui eh igual ao do brasil, se vc pegar um pao do fundo, vai ver que a data de validade eh sempre maior, isto para que vendam logo os que estao ha mais tempo no supermercado.

Falando em supermercado, eu nao gosto da disposicao deles aqui, pelo menos os que frequento. Todo supermercado, como no brasil, coloca frutas e verduras frescas logo no inicio do “trajeto oficial”. Forcando vc a comecar por la. So que a secao de congelados vem logo depois das frutas e paes. Ou seja, vc vai pegar os congelados e ficar horas rodando com eles ?  Entao eu quebro o trajeto e comeco pelo avesso! Ja estou acostumado a isso, sou canhoto e nao me ajusto muito bem ao mundo destro :D Ainda mais com a historia da listeriose, eu deixo os frios e congelados sempre por ultimo.

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.