Dar entrada na equivalência ou fazer um curso técnico?

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Dar entrada na equivalência ou fazer um curso técnico?

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
      Clarinha
      Participante

Olá a todos, estou com uma duvida, sou enfermeira, e nao sei se a primeiro passo daria logo entrada na minha equivalencia ou faria um curso técnico lá no Québec, um curso auxiliar na area de enfermagem, os imigrantes depois de um tempo lá podem se submeter aos cursos tecnicos? pois estou achando muito burocratico e demorado todo esse andamento da equivalencia…..
      Outra pergunta: Não estamos indo com muita grana, pra ficar o dia todo somente estudando e tentar fazer os testes oficiais da ordem…..
      Outra pergunta: Quando damos entrada, sabemos que não darão o resultado logo, isso é cerca de 12 meses pra aprovar, enquanto isso? trabalhar com outra coisa…. Gostaria de conselhos…….. e opinioes pra quem ja esta no barco…. merci

Ravanello
      Participante

Bom, isso é uma opiniao, e opiniao cada um tem a sua.

Sim, sua profissao é regida por uma ordem. Esta profissao, alem da prova técnica, tem a prova de proeficiencia em frances que, ao que me parece, é tao ou mais complicada do que a de conhecimentos especificos.

Alguns cegep possuem cursos complementares à sua formacao; por exemplo, seguranca no trabalho, que sao de “curta” duracao, e permitem que voce tenha um survival job durante o dia e estude à noite.

Assim, resumo minha recomendacao com: verifique um curso técnico que te permita sair do seu survival job tao breve quanto possivel quenato voce se prepara para o exame da ordem, e prepare o espirito para uns 2 anos de trabalho duro que pode ser recompensador! Courage et bonne chance!

Carlos_Santos
      Participante

Ola Clarinha,

@Clarinha wrote:

Olá a todos, estou com uma duvida, sou enfermeira, e nao sei se a primeiro passo daria logo entrada na minha equivalencia ou faria um curso técnico lá no Québec,

para aqueles que possuem ordem profissional, o melhor para adiantar o processo de reconhecimento pela ordem é comecar ainda ai no Brasil.

A Gabi colocou um passo a passo aqui no forum, veja aqui:

http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/30/4898.html

Além dele eu sugiro que leia também estes topicos aqui:

-TECNICOS DE ENFERMAGEM EM QUEBEC
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/31/4900.html

– ENFERMAGEM
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/31/8.html

@Clarinha wrote:

… os imigrantes depois de um tempo lá podem se submeter aos cursos tecnicos? …..

sim, pode. Basta ter os requisitos necessarios. Veja um exemplo aqui:

http://www.cegep-ste-foy.qc.ca/csf4/programmes/preuniversitaires-et-techniques/soins-infirmiers/conditions-dadmission/

@Clarinha wrote:

…pois estou achando muito burocratico e demorado todo esse andamento da equivalencia…..

em todas as profissoes com ordem é assim ;-)

@Clarinha wrote:

…Outra pergunta: Não estamos indo com muita grana, pra ficar o dia todo somente estudando e tentar fazer os testes oficiais da ordem…..

de fato, aqui vc pode pedir o sistema de bolsa/emprestimo e recomecar na mesma area ou continuar, veja aqui o programa:

http://www.afe.gouv.qc.ca/index.asp

@Clarinha wrote:

…Outra pergunta: Quando damos entrada, sabemos que não darão o resultado logo, isso é cerca de 12 meses pra aprovar, enquanto isso?

acho dificil que te deem um prazo, mas se tiver deve estar no site da ordem.

Bonne chance!

SANDROMS
      Participante

@Clarinha wrote:

Outra pergunta: Não estamos indo com muita grana, pra ficar o dia todo somente estudando e tentar fazer os testes oficiais da ordem…..

A palavra “Estamos” está no plural, então estou imaginando que seja um casal. Pois bem, imigrar é das alguns passos atrás para depois, com sorte, dar vários pra frente. Dessa forma não é má ideia pensar que seu cônjuge vá diretamente para o mercado de trabalho, enquanto você estuda. Quando vc estiver apta a trabalhar como enfermeira, vc banca o estudo da outra pessoa.

Os frutos demoram um pouco mesmo, não tem outro jeito!

gabi-infirmiere
      Participante

Clarinha,

leia o topico do passo a passo, é bem simplificado

Sobre suas duvidas, darei um *conselho*, e minha mae ja diz que *conselho*, se fosse bom, a gente nao dava, vendia …
      **Venha para o QC com o OK da OIIQ em maos**
      isso ira economizar muito estresse e muito tempo.
      Uma vez que a OIIQ te deu o OK, voce tera DOIS ANOS para iniciar o curso de equivalencia ou o estagio.
      fazer as coisas a partir do BR é mais simples, pois voce mesma podera ir até a universidade, até o COREN, até seus empregadores … e fica muito mais facil descobrir um erro quando podemos ver os documentos, fica muito mais facil explicar nossas necessidades estando cara a cara.

sobre o tempo, entao =
      analise do dossier pela OIIQ = 4 a 6 meses
      realizaçao do estagio ou curso + estagio (segundo as recomendaçoes da OIIQ) = 2 a 8 meses
      a partir dai voce ja pode trabalhar como CEPI (candidata ao exercicio da profissao de enfermeira). O salario de base de CEPis é na ordem de 20 dolares, mas dependendo do hospital vc podera receber ja proporcional aos seus anos de experiencia (senao, recebera a diferença retroativa a data do exame da OIIQ, seu salario é ajustado conforme seus anos de experiencia, e eles consideram a experiencia brasuca)
      para o exame, nao tem chororo, voce sera convocada para o exame e a presença é obrigatoria. Tera 3 chances em 2 anos. (eu passei de primeira, mas conheço enfermeiros brasileiros que estao em suas terceira – e ultima – tentativa)

as perguntas que voces devem fazer à voces mesmos =
      * qual o nivel de frances ? Consigo me comunicar sem a necessidade de linguagem de sinais ou sem cair em erros similares ao **nos vai** ? meu conhecimento é suficiente para encarar um curso de infirmier auxiliaire ? (18 meses)
      * ninguém *vive* de prêt-et-bourse, sao auxilios minimos para subsistencia. E o valor do prêt deve ser reembolsado apos. Vale a pena chegar e ja se implicar numa divida (para um curso de 1,5 anos, a divida é bem maior do que para o cursinho de 6 a 8 meses da equivalencia, basta fazer as contas)
      * fazendo o curso técnico, depois terei que fazer o processo de validaçao do diploma, estarei com *pique* (aka *saco*) ? Ou penso em abandonar de vez a profissao e seguir com IA ?
      * ha algo que me impeça de aguardar o OK da OIIQ no Brasil ? Por que a pressa ? Poderia aprimorar o francês ainda no Br e acelerar ao maximo a burocracia da OIIQ ?

Como disse, *conselho* é dado e aceita quem quer.

O QC precisara de enfermeiros por muitos anos, é uma profissao com excelentes perspectivas.
      Ah, e é basicamente assistencial ;-)

Bonne chance

Clarinha
      Participante

Obrigada a todos pelos esclarecimentos, eu so acho que nao posso esperar aqui o OK da ordem, ja estou nos exames medicos parte federal e nao demorarei muito tempo no Brasil, somente e ate o tempo de receber os passaportes…. vou iniciar indo as instituições mas aguardar o ok da ordem nao…. eu nao poderia aguardar aí? obrigada.

gabi-infirmiere
      Participante

com certeza, nada a impede de esperar por aqui. Sera apenas + estressante, entao ja se prepare.

como disse, a OIIQ se reune algumas vezes por ano, entao seu dossier pode ser analisado rapidamente ou ser colocado para o proximo encontro. Calcule uns 6 meses para obter a resposta da OIIQ.

Com a resposta em maos, voce devera procurar onde fazer a equivalencia (num hospital se tiver recebido a carta com a recomendaçao de estagio ou num CEGEP se tiver recebido a recomendaçao de curso+estagio). Calcule mais uns 4 meses para essa etapa. Os CEGEPs possuem provas de admissao e os hospitais podem exigir entrevista e teste, como se fosse uma entrevista de emprego

Fazendo a equivalencia é MUITO DIFICIL conseguir um trabalho paralelo. A equivalencia ocupara todo tempo livre e nao-livre que tiver. Para esta época, podera pleitear o P&B. Em **média**, as pessoas têm recebido uns 700$ por mês (incluindo P$B). Calcule de 2 a 8 meses.

Terminada a equivalencia, voce começara a trabalhar como CEPI, é ai que o $$ entra de verdade.

Entao, voces terao de 12 a 18 meses para a fase inicial.
      E isso se nao precisarem de francês. Se fizerem a francisaçao, acrescentem uns 6 meses, no minimo.

E como sobreviver na fase inicial ?

Na fase de *espera* (enquanto a OIIQ nao da a resposta e enquanto nao conseguem vaga em estagio ou no curso de equivalencia) se voce tiver um conhecimento intermediario-avançado de francês, se quiser ja ter uma visao do sistema, podera trabalhar como PAB (salario entre 10 a 15 dolares por hora). É um trabalho de base, similar aos antigos *atendentes de enfermagem* = higiene, segurança, alimentaçao, cuidados gerais.
      PAB nao é *survival job*, entao o empregador pode achar que vc nao tem o *perfil*, ja que em pouco tempo abandonara o cargo.
      Para ser PAB no serviço privado vc nao precisa de nenhum curso, geralmente a avaliaçao do MICC é suficiente.
      Para o serviço publico (onde os salarios sao mais interessantes) eles poderao exigir o curso de PAB de 750h + PSDB + RCR

Num cenario bem favoravel, voce tera que esperar menos de 1 ano para começar o curso (ou estagio) necessarios para sua equivalencia.
      Fazer um curso de Infirmier Auxiliaire (1800h) ocupara mais do que este tempo!

obs importantes =
      * Os cursos fornecidos pelas comissoes escolares em geral implicam processos de seleçao, e um selecionador dificilmente aceitara um cadidato que prevê largar a profissao rapidamente. Cito o exemplo da escola Faubourgs de Montréal, onde a lista de espera para o curso de PAB é gigantesca, demorando mais de 1 ano para que o candidato comece o curso.
      * Para as escolas privadas, geralmente nao ha seleçao formal, mas algumas podem exigir testes de conhecimentos.

a decisao é de vocês.
      Eu esperei por aqui, um erro na documentaçao enviada pela USP atrasou em 4 meses meu processo, de forma que apesar de ter chegado aqui ja com francês avançado, fui começar meu curso quase 1 ano apos. Trabalhei como PAB em Montréal (cliente privado, tetraplegico; residencial para crianças autistas e residencial para idosos, sempre no privé) e como enfermeira no ClubMed em Punta Cana (verao 2008) antes de começar meu curso. Foi muito valido, mas ….
      Foi um ano MUITO DIFICIL..

* Analisem os pros e contras
      ** Analisem o conhecimento de francês que voces possuem e sejam realistas nessa analise. Precisarao de francisaçao ou nao ?
      *** Analisem as opçoes de trabalho = o conhecimento de francês adequado para ser PAB, atendente de McDonalds, telemarketing, caixa de supermercado? Até onde voces estao dispostos a *recuar* antes de *avançar*? (para minha mae era uma vergonha eu trabalhar como PAB. E mesmo sabendo que era uma fase, pensamentos sombrios sempre passam pela cabeça, me peguei vaaaaaaaaarias vezes pensando ***o que eu estou fazendo aqui???***.)

Bonne chance

gabi-infirmiere
      Participante

com certeza, nada a impede de esperar por aqui. Sera apenas + estressante, entao ja se prepare.

como disse, a OIIQ se reune algumas vezes por ano, entao seu dossier pode ser analisado rapidamente ou ser colocado para o proximo encontro. Calcule uns 6 meses para obter a resposta da OIIQ.

Com a resposta em maos, voce devera procurar onde fazer a equivalencia (num hospital se tiver recebido a carta com a recomendaçao de estagio ou num CEGEP se tiver recebido a recomendaçao de curso+estagio). Calcule mais uns 4 meses para essa etapa. Os CEGEPs possuem provas de admissao e os hospitais podem exigir entrevista e teste, como se fosse uma entrevista de emprego

Fazendo a equivalencia é MUITO DIFICIL conseguir um trabalho paralelo. A equivalencia ocupara todo tempo livre e nao-livre que tiver. Para esta época, podera pleitear o P&B. Em **média**, as pessoas têm recebido uns 700$ por mês (incluindo P$B). Calcule de 2 a 8 meses.

Terminada a equivalencia, voce começara a trabalhar como CEPI, é ai que o $$ entra de verdade.

Entao, voces terao de 12 a 18 meses para a fase inicial.
      E isso se nao precisarem de francês. Se fizerem a francisaçao, acrescentem uns 6 meses, no minimo.

E como sobreviver na fase inicial ?

Na fase de *espera* (enquanto a OIIQ nao da a resposta e enquanto nao conseguem vaga em estagio ou no curso de equivalencia) se voce tiver um conhecimento intermediario-avançado de francês, se quiser ja ter uma visao do sistema, podera trabalhar como PAB (salario entre 10 a 15 dolares por hora). É um trabalho de base, similar aos antigos *atendentes de enfermagem* = higiene, segurança, alimentaçao, cuidados gerais.
      PAB nao é *survival job*, entao o empregador pode achar que vc nao tem o *perfil*, ja que em pouco tempo abandonara o cargo.
      Para ser PAB no serviço privado vc nao precisa de nenhum curso, geralmente a avaliaçao do MICC é suficiente.
      Para o serviço publico (onde os salarios sao mais interessantes) eles poderao exigir o curso de PAB de 750h + PSDB + RCR

Num cenario bem favoravel, voce tera que esperar menos de 1 ano para começar o curso (ou estagio) necessarios para sua equivalencia.
      Fazer um curso de Infirmier Auxiliaire (1800h) ocupara mais do que este tempo!

obs importantes =
      * Os cursos fornecidos pelas comissoes escolares em geral implicam processos de seleçao, e um selecionador dificilmente aceitara um cadidato que prevê largar a profissao rapidamente. Cito o exemplo da escola Faubourgs de Montréal, onde a lista de espera para o curso de PAB é gigantesca, demorando mais de 1 ano para que o candidato comece o curso.
      * Para as escolas privadas, geralmente nao ha seleçao formal, mas algumas podem exigir testes de conhecimentos.

a decisao é de vocês.
      Eu esperei por aqui, um erro na documentaçao enviada pela USP atrasou em 4 meses meu processo, de forma que apesar de ter chegado aqui ja com francês avançado, fui começar meu curso quase 1 ano apos. Trabalhei como PAB em Montréal (cliente privado, tetraplegico; residencial para crianças autistas e residencial para idosos, sempre no privé) e como enfermeira no ClubMed em Punta Cana (verao 2008) antes de começar meu curso. Foi muito valido, mas ….
      Foi um ano MUITO DIFICIL..

* Analisem os pros e contras
      ** Analisem o conhecimento de francês que voces possuem e sejam realistas nessa analise. Precisarao de francisaçao ou nao ?
      *** Analisem as opçoes de trabalho = o conhecimento de francês adequado para ser PAB, atendente de McDonalds, telemarketing, caixa de supermercado? Até onde voces estao dispostos a *recuar* antes de *avançar*? (para minha mae era uma vergonha eu trabalhar como PAB. E mesmo sabendo que era uma fase, pensamentos sombrios sempre passam pela cabeça, me peguei vaaaaaaaaarias vezes pensando ***o que eu estou fazendo aqui???***.)

Bonne chance

Rudney Santos
      Participante

Clarinha

Vou dizer por mim.. só pretendo ir para o Québec quando tiver um francês avançado! poís a lingua vai ser muiiiito importante, e eu não quero ter problemas por ter um francês intermediário. Vou seguir os conselhos da Gabi, e só vou quando estiver com o ok da QIIQ, acho que você deveria fazer o mesmo, poís conversei com outras pessoas que estão no Québec e TODAS falaram a mesma coisa, venha apenas quando estiver com o ok da QIIQ.
      Bom.. essa foi a minha opinião!! sorte ^na sua escolha! abç..

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.