Dá para confiar 100% no teste de Avaliação Online?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Dá para confiar 100% no teste de Avaliação Online?

Visualizando 33 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8145
      Patrick Destri
      Participante

      Pessoal, bom dia!

      Vcs saberiam me dizer se é possível confiar 100% nos testes de avaliação online?

      Pergunto isso pq sempre que faço, eu e minha esposa somos elegíveis, mesmo colocando vários requisitos mínimos. (Ela seria a prncipal aplicante).
      Por exemplo: Ela tem um curso Técnico de Gestão Empresarial de 3 anos de duração
      Se formou em 2007
      – 31 anos
      – Francês Begginer em ambos os campos
      – 0 de inglês
      – Já estudou em Montréal 5 semanas (150 horas de curso de francês)

      Eu, no meu caso, fico na dúvida. Sou piloto de avião, voo na 2a maior cia aérea do Brasil, porém não fiz nenhuma faculdade para exercer minha profissão. Tive que estudar demais, investir muito dinheiro, e hoje eu voo um Boeing e não sei em qual classificação de estudos em me encaixaria. Pq para ser piloto no Brasil, fazemos 2 cursos teóricos, o Piloto privado e o Piloto Comercial, cada um tem duração de 4 meses. Após isso vamos ao Aeroclube fazer 150 horas de voo. Após as 150 horas fazemos nosso voo de cheque, onde somos avaliados, e sendo aprovados recebemos a Habilitação Técnica da ANAC. Não recebemos Certificado nenhum, nem de aeroclube, nem nada. O que comprova que somos pilotos é nossa Carteira de Habilitação Técnica. Obviamente, para voar uma aeronave grande depois vc faz um curso específico do avião, simulador, etc, mas aí é dentro da empresa já.

      Onde eu saberia quantos pontos eu faço por ser piloto, porém não tendo nenhum certificado que comprove estudos? A única coisa que possuo é minha Habilitação dizendo as aeronaves que estou habilitado a voar.

      Bom, coloquei na avaliação online como se eu tivesse apenas o colegial. 11 anos de estudos. Sem formação nenhuma. Mais de 5 anos de trabalho.
      – Francês Beginner (tbm fui a Montréal e fiz um intercâmbio de 150 horas de Francês)
      – Inglês 0 (Já que não seria o requerente principal eu nem coloquei nada de inglês, embora tenha um nível avançado e acho que conseguiria tirar uma boa nota no IELTS).

      Enfim, colocamos tudo o mais baixo possível e mesmo assim aparece que SOMOS elegíveis ao processo. Acho estranho! Minha qualificação eu não sei onde se enquadra, a da minha esposa é de Técnico em Gestão Empresarial (3 anos). Nosso francês é nível A2, e mesmo assim passamos. COMO?

      Ou será que realmente atendemos os requisitos?

      Se algum de vcs puderem nos ajudar, seremos extremamente gratos. Obrigado mesmo!
      Queremos enviar o dossiê no 2o semestre de 2012, porém não sabemos se é possível confiar na avaliação online. Não queremos gastar dinheiro à toa se não somos elegíveis.

      Um gde abraço,

      Patrick

    • #53890
      SANDROMS
      Participante

      Patrick,

      Sua esposa é a requerente principal certo? Ela tem uma formação de grupo 2 e 5 semanas no Quebec vale 1 ponto a mais. Deve ter algo mais pontuando a seu favor: filhos? experiência profissional?

      O problema do teste online é que podemos entender errado a questão e preencher errado. Por exemplo, o curso da sua esposa é de nível técnico ou tecnólogo?

      Se for tecnólogo seria “Techniques de comptabilité et de gestion (DEC – 3 ans)” ou algo parecido. Se for técnico é um DEP e não sei como classificaria.

      Não coloque BAC-3anos porque BAC-3anos no Quebec equivale a 4 ou 5 no Brasil, já que aqui são 2 anos de CEGEP + 3 de universidade para ter um BAC. Geralmente os cursos de 3 anos do Brasil equivalem a um DEC no Quebec.

      Faça as alterações e veja se ainda passa. Você pode também copiar e colar a página de resumo do teste online aqui para que os outros dêem seus palpites.

    • #53905
      mrodolfo
      Participante

      Siga as dicas do Sandro e se sentir à vontade coloque o perfil de vocês detalhado. A gente, podendo, ajuda a entender a bagaça…

    • #53906
      gabi-infirmiere
      Participante

      coloque seu perfil por aqui.
      Aparentemente, pelas informaçoes que você deu, nao sei se seriam elegiveis, pois nenhuma das profissoes é prioritarias e nao sei se estao no grupo 2.

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf
      (acho que a formaçao técnica de sua esposa nao encontra equivalente na lista)

    • #53911
      Familia Tanganelli
      Participante

      Meus amigos que me corrijam, mas o teste eletrônico tende a ser generalista e a entrevista e avaliação do escritório do Québec é um pouco mais personalista. Não esqueça que tua experiência profissional é sim contada. E eles levam muito em conta sua desenvoltura como profissional, sua área, que é sim uma área requisitada e reconhecida. É óbvio que vocês precisam atender aos requisitos mínimos. E como os colegas disseram aqui você precisa catar pontos onde tiver. Eu por exemplo ganheir pontos com os meus dois filhos. Minha esposa não atendia a nenhum dos requisitos. O que vale a pena fazer ao meu ver é ganhar pontos com o quesito língua. Talvez já cair de cabeça no inglês e francês para retirar os certificados que agora são obrigatórios. Sua esposa tira o certificado de Francês e você o inglês, por exemplo. Boa sorte!

    • #53920
      Lu_campinas
      Participante

      Olá pessoal,

      Só vale lembrar que os pontos do inglês só são contados pra RP, no caso do cônjuge apenas o francês é contato…

      Um abraço

      Luciana

    • #53921
      RonaldoMaciel
      Participante

      Desculpe, isso nao tem a ver com o tópico mas fiquei curioso. Vc já chegou a ver como é o reconhecimento da sua experiência e como funciona para ser piloto no Canadá? É muito difícil? É que é a primeira vez que passa um piloto por aqui hehe.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #53922
      Patrick Destri
      Participante

      Olá, Ronaldo!

      Ser piloto no Canada não é tão fácil, e nem tão difícil. Os requisitos para entrar numa cia aérea canadense são:
      – Mais de 1500 horas de voo (Eu terei 3500 horas, sendo quase 3000 horas de Boeing 737)
      – Carteiras Canadenses de piloto (não é difícil fazer a convalidação. As provas teóricas são muito similares com as provas aplicadas aqui no Brasil. Na verdade, nós ´´copiamos´´ os USA em muitas coisas, então seriam apenas alumas diferenças. Em 2 meses no máximo eu consigo convalidar minhas licenças)
      – Se vc tiver experiência em avião a jato é uma vantagem (Eu já tenho experiência de Boeing)
      – Uma outra lingua fora o inglês é uma vantagem (Eu tenho Inglês, estudando mto o francês e tenho o português, é óbvio)
      – Faculdade de Aviação Civil é uma vantagem (Estou cursando Aviação Civil aqui no Brasil, termino em Dezembro 2013).

      Eeee… Para finalizar, Ser cidadão Canadense ou ter o Permanent Resident Card, que é o que vou conseguir após imigrar. Aí, sim, seria elegível a me candidatar a uma vaga em alguma cia. aérea canadense.

      Os requisitos que coloquei acima são os mínimos que a Air Canada pede para contratar Copilotos. Mas em geral é isso. A Air Canada hoje está aceitando Resumes, bem como a West Jet, Air Transat, entre outras menores. Vale lembrar que Montréal é o maior mercado de aviação executiva do Canada, então poderia tentar não só emprego na aviação comercial, existe a executiva tbm (Jatos executivos).

      Agora, como estará o mercado de aviação canadense daqui a 3 anos, não sei. Não dá pra saber, ainda mais pq a aviação mundial é um termômetro da economia mundial. Hoje está bombando, amanhã desacelera o ritmo de contratações, compras de aviões. Tbm não sei se eu sofreria algum preconceito por ser brasileiro, acredito que não. Estaria chegando com um Resume mto bom para a vaga.

    • #53924
      Patrick Destri
      Participante

      Pessoal, primeiro eu quero agradecer a boa vontade de muitos em querer ajudar. Fiquei muito surpreso, o meu muito obrigado.

      Abaixo vou colocar todas as nossas ´´qualificações´´, minhas e da Sabrina, minha esposa.

      Sabrina, requerente principal
      – 31 anos
      – São Paulo
      – Não têm filhos
      – 3 anos de Curso Técnico em Gestão Empresarial (se formou nesse curso em 2006)
      – 2 anos de uma espécie de pós graduação técnica em Gestão Empresarial (foi um complemento do curso técnico que durou 3 anos)
      – Trabalhou quase 4 anos na área de formação. 2 anos antes de se formar trabalhou em uma multi nacional, e trabalhou 2 anos em outra empresa após formada. Ambos foram com carteira assinada.
      – Mais de 5 anos de trabalho com carteira assinada nos últimos 5 anos.
      – Hoje exerce a profissão de comissária de bordo por mais de 2 anos.
      – Francês – nível A2 para ambos (Ainda não tem o TCFQ – vai fazer em outubro, continua estudando o francês
      – Inglês – nível 0
      – Já esteve no Québec por 5 semanas fazendo intercâmbio de Francês
      – Sem propostas de emprego no Canadá, não tem família lá.

      Procuramos colocar o nível de ensino mais baixo possível, para ver o que dava. E mesmo assim aparece que somos elegíveis.

      Olhem só, para ela coloquei isso (desconsiderei a espécie de ´´pós graduação´´ Técnica que ela fez de 2 anos. Só coloquei o curso Técnico de 3 anos mesmo):
      – Technical post-secondary diploma – 1 year (in Québec, the diploma is obtained after completing 12 years of full-time education).

      Como área de treinamento colocamos na Área de Administração:
      Business Management (DCS – 3 years)

      Bom, isso é a parte dela.

      Agora, a minha:

      – 28 anos
      – Não têm filhos
      – Sou piloto, não existe certificado, graduação para isso (Na verdade não faço a menor idéia de como me classificar por esse grid de formação do Sistema de Avaliação Online. Estudei muito, investi muito dinheiro pra chegar onde estou hoje, e pelo que parece é como se eu fosse um ´´zé ninguém´´, alguém que apenas terminou o colégio e não fez mais nada da vida). Estou fazendo faculdade de Aviação Civil, porém só termino em DEZ 2013, portanto coloquei APENAS o nível colegial.

      – General high school diploma (in Québec, the diploma is obtained after completing 11 years of full-time education)

      – Trabalho na área como piloto a mais de 5 anos
      – Mais de 5 anos com carteira assinada
      – Nível de Francês A2 (estudo com prof. particular)
      – Nível de Inglês (avançado, porém eu ter IELTS não nos dá mais pontos, afinal não sou o requerente principal). O Inglês é importantíssimo para mim lá, a hora que chegar, mais importante do que o francês, afinal o idioma mundial da aviação é o Inglês
      – Intercâmbio de 4 semanas em Vancouver 2011 (Inglês)
      – Intercâmbio de 5 semanas em Montreal (Francês – 150 horas de curso)
      – Não tenho oferta de emprego
      – Não tenho parentes no Canada

      Apenas para deixar claro, tanto ela, requerente principal, quanto eu, cônjuge, colocamos no Idioma Francês BEGINNER e no Idioma Inglês None – Nada – Zero.

      E o resultado depois de tudo isso é :

      IT SEEMS THAT YOU MEET THE QUEBEC SELECTION CRITERIA.

      Pessoal, como?
      É possível mesmo?

      Eu sei que minha profissão não está na área de interesse deles. A dela atual tbm não (comissária de bordo). Porém com o diploma dela de Técnico em Gestão Empresarial e a experiência de 4 anos nessa área, nós somos aceitos.
      Me ajudem a tentar compreender. Será que eu estou subestimando a Avaliação Online ou estou subestimando nossa formação e profissão?

      Deixei bem claro que fiz tudo com os mínimos possíveis. Agora não sei, se enviamos ou não o dossiê. É uma grana boa, vcs sabem disso, fora as traduções juramentadas. Vai dinheiro, tempo, desgaste emocional, expectativas. Vcs estão todos carecas de saber.

      E essa imigração é um sonho nosso (muito mais meu, na verdade). Eu AMO aquele país, amo de coração. Infelizmente me sinto um peixe fora d´água no Brasil, um estrangeiro, um alien nesse país. Não, não consigo me adaptar ao Brasil. Sou brasileiro mas, infelizmente, não gosto disso. Descobri o Canadá, me aventurei por ele, procurei, nas vezes que fui pra lá, ter a visão de um futuro imigrante, não apenas um turista deslumbrado com o primeiro mundo. Para vcs terem uma idéia, nós decidimos que teríamos nossos filhos lá, não aqui. Queremos fugir da violência, ou pelo menos do excesso, do stress, da cidade caótica. Cansamos de sobreviver. Queremos VIVER!

      Sei de toooda a dificuldade que é no começo, sei de tudo, tudo, tudo. Mas estamos dispostos a trocar um bom emprego, com bom salário para tentar algo melhor. Para nós dinheiro é importante, sim, mas qualidade de vida, essa está acima do dinheiro. Eu não serei rico no Canada como piloto, mas terei muito mais condições do que aqui em São Paulo. Seja para ter um carro melhor, um ap melhor, uma educação melhor aos meus futuros filhos.

      Me alonguei demais, ficou cansativo de ler. Agradeço as boas almas que puderem nos dar uma luz.

      O nosso muito obrigado, de coração!

      Patrick

    • #53925
      gabi-infirmiere
      Participante

      Oi Patrick.

      DSC é a sigla em inglês do DEC, diploma de estudos colegiais, os CEGEPs.
      O *college* nao é equivalente a um técnico e sim a um tecnologo (superior) :alright:

      Os cursos técnicos sao classificados como DEP (secundario profissionalizante)
      Na lista de prioridades, os DEPs aceitos na area de administraçao sao apenas 3 =

      Secrétariat (DEP – 1485 hres / 2 ans) = se o diploma for do Québec ou equivalente
      Soutien informatique (DEP – 1800 hres / 2 ans) = valem diplomas estrangeiros
      Comptabilité (DEP – 1350 hres / 1,5 an) = valem diplomas estrangeiros

      se o curso dela puder ser classificado como o DEP de Contabilidade, vocês garantem os 6 pontos da formaçao.

      espero que dê certo :bigups:

      para pilotos, ha um bom forum no *immigrer.com* = http://www.immigrer.com/faq/sujet/situation-du-marche-du-travail-pilotes-au-canada.html

    • #53926
      Patrick Destri
      Participante

      Então, Gabi, mas seria de Contabilidade e Gestão, né?!

      Por isso acredito que esse diploma se enquadraria nessa área.

      Muito Obrigado!

    • #53927
      gabi-infirmiere
      Participante

      sim, se conseguir incluir como contabilidade, ganha os pontinhos do grupo 2 :-)

    • #53962
      Patrick Destri
      Participante

      Obrigado, Gabi!

    • #59732
      wilson_silvarj
      Participante

      Recebi um documento de Quebec e que diz o a carga horária dos cursos não precisa ser exatamente igual tiopo

      Curso de enfermagem no quebec 1800h –equivalente no Brasil enfermagem de 1200h..
      vou assistir uma palestra online hoje, e irei tirar mais dúvidas sobre isso…

      Quem quiser a tabela é só me enviar um e-mail.

      estou aprendendo ainda sobre a imigração… mas também estou aqui para ajudar

      wilson.tst@zipmail.com.br
      wilson@meioambient.eng.br

      At.

      Wilson

    • #62146
      alenorth
      Participante

      Amigos,
      Eu e minha esposa estamos nos preparando para a imigração. Se puderem nos ajudar nesta questão ficaremos gratos. Também temos feito o teste de avaliação online e fomos aprovados, mas temos a mesma dúvida quanto a confiabilidade. Segue nossos dados, se puderem avaliar e nos reportar:

      RP – Minha esposa
      36 anos
      Fisioterapeuta e Tecnica em enfermagem
      sem filhos
      Francês – pretendemos chegar no nível intermediário
      Não temos parentes no Quebec
      Nunca fomos ao Quebec

      Conjuge – Eu
      46 anos
      Bacharel em Administração
      Pós-graduado em Redes de Computadores
      Técnico em eletrônica com CREA
      Filhos – talvez nos acompanhe meu filho de 19 anos
      Francês – pretendemos chegar no nível intermediário

      Como nos classificariam? O que conta de pontos em tudo isso? Quais são os cursos que se equivalem?

      Abraço

      Alexandre Marino

    • #62148
      gabi-infirmiere
      Participante

      @alenorth wrote:

      Amigos,
      Eu e minha esposa estamos nos preparando para a imigração. Se puderem nos ajudar nesta questão ficaremos gratos. Também temos feito o teste de avaliação online e fomos aprovados, mas temos a mesma dúvida quanto a confiabilidade. Segue nossos dados, se puderem avaliar e nos reportar:

      RP – Minha esposa
      36 anos
      Fisioterapeuta e Tecnica em enfermagem
      sem filhos
      Francês – pretendemos chegar no nível intermediário
      Não temos parentes no Quebec
      Nunca fomos ao Quebec

      Conjuge – Eu
      46 anos
      Bacharel em Administração
      Pós-graduado em Redes de Computadores
      Técnico em eletrônica com CREA
      Filhos – talvez nos acompanhe meu filho de 19 anos
      Francês – pretendemos chegar no nível intermediário

      Como nos classificariam? O que conta de pontos em tudo isso? Quais são os cursos que se equivalem?

      Abraço

      Alexandre Marino

      a profissao de fisio nao esta na lista
      a de técnico de enfermagem pode ser considerada *infirmière auxiliaire* e ESTA na lista dos 6 pontos (Santé, assistance et soins infirmiers (DEP – 1800 hres / 2 ans)
      o bacharelado em ADM tb esta na lista dos 6 pontos.

      Ha um topico sobre a interpretaçao dos pontos e os calculos possiveis.
      Os 2 possuem nivel superior
      As profissoes que pontuam na lista valem 6 pontos cada

      Treinem o francês, acho que o perfil é bom, mas sem uma base adequada da lingua o que era para ser um sonho pode se transformar num pesadelo.

    • #62149
      felipekod
      Participante

      @alenorth wrote:

      Amigos,
      Eu e minha esposa estamos nos preparando para a imigração. Se puderem nos ajudar nesta questão ficaremos gratos. Também temos feito o teste de avaliação online e fomos aprovados, mas temos a mesma dúvida quanto a confiabilidade. Segue nossos dados, se puderem avaliar e nos reportar:

      RP – Minha esposa
      36 anos
      Fisioterapeuta e Tecnica em enfermagem
      sem filhos
      Francês – pretendemos chegar no nível intermediário
      Não temos parentes no Quebec
      Nunca fomos ao Quebec

      Conjuge – Eu
      46 anos
      Bacharel em Administração
      Pós-graduado em Redes de Computadores
      Técnico em eletrônica com CREA
      Filhos – talvez nos acompanhe meu filho de 19 anos
      Francês – pretendemos chegar no nível intermediário

      Como nos classificariam? O que conta de pontos em tudo isso? Quais são os cursos que se equivalem?

      Abraço

      Alexandre Marino

      Só tenho dúvidas sobre os pontos relativo ao diploma, se ela aplicar como técnica não tenho certeza se ela vai ganhar 10 pontos no niveau de sclarité.

      Recomendo dar uma olhada nessa tabela –> http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf

      Porém se tiverem realmente interessador na imigração recomendo correr, pois a partir de 35 anos vcs ja perdem preciosos pontos.
      Se ela tiver experiencia como técnica em enfermagem nos últimos 5 anos vai ajudar muito.
      Seu filho tbm vai te dar 2 pontos caso ele ainda estiver com menos de 21 anos.

    • #62150
      alenorth
      Participante

      Agradeço amigos,

      Ainda algumas dúvidas:
      – O técnico de enfermagem consta (1800 hs/ 2 ans)? O curso aqui não é de 1 ano e meio? É equivalente?
      – As nossas idades são contadas na data que enviamos o processo?
      – Pensei em começar um curso de mecanico de aviação. Este não contaria pontos, pois começaria agora. Mas será que o mercado está realmente aquecido lá? Ou poderia aperfeiçoar minha área fazendo um técnico em telecomunicações?

    • #62151
      gabi-infirmiere
      Participante

      mas pq vc faria um curso de mecânica de avioes? deseja efetivamente mudar de area?? :? Lembre-se que o Qc gosta de profissionais especializados, por aqui nao ha a cultura de ser *bombril* ….

      vc possui experiência em TI? Pois ha varias ofertas de emprego e aqui mesmo no forum varios colegas sao dessa area.
      E se seguir em cargos administrativos, sera o francês o grande diferencial.

      para o curso técnico, até onde eu sei, para a ORDEM PROFISSIONAL, o curso devera ser no minimo equivalente ao que é oferecido pelo Québec. Para o processo de imigraçao, nao sei como é.

      as idades contam a partir do envio.

    • #62152
      alenorth
      Participante

      Então Gabi,

      A vontade de ir para o Quebec é tão grande que ficamos imaginando como melhor nos adaptarmos ao mercado daí. Lemos que havia uma grande demanda para mecânicos, então pensamos até mesmo eu e minha esposa buscarmos formação nessa área. Se bem que, como pretendemos enviar nosso processo em Fevereiro/2014 (esperamos estar com o francês afiado até lá), a formação de mecânico de aeronautico nem contaria pontos. Seria mesmo para termos maiores possibilidades dentro do mercado de trabalho.
      Bom, como pôde perceber, estamos correndo atrás de todas as possibilidades, inclusive em aprimorar o nosso francês….

    • #62154
      gabi-infirmiere
      Participante

      se aceita uma recomendaçao preciosa, nao faça o processo no impulso.

      Infelizmente muitos ficam deslumbrados com o que é dito nas palestras e acham que a grama sera verde por aqui e que logo ao chegarem ja estarao super bem adaptados, com bons empregos e dominando a lingua. O fato de uma profissao *teoricamente* estar com vagas no mercado nao quer dizer *obrigatoriamente* que estas vagas serao preenchidas por qualquer um, sem experiência e que tenha decidido mudar de profissao no meio do caminho (para a mentalidade quebeca, isso é instabilidade, entende? Aqui ha pessoas que passam 20 anos fazendo absolutamente a mesma coisa, nao ha a *folie furieuse* de obter um diploma a qualquer custo,d e fazer pos graduaçoes por fazer ou de obter um MBA por correspondência, como infelizmente vejo acontecer no Br-varonil).

      A realidade é outra! O mercado, em geral, procura =
      * alguém com formaçao adequada
      * alguém com experiência pertinente
      * alguém com conhecimento da lingua francesa (e inglesa, dependendo da area!)

      Se ha uma ordem profissional no caminho (no caso da sua esposa ha 2 – a ordem de fisios e a de enfermeiros auxiliares) vcs devem conhecer muito bem os trâmites para a validaçao e preferencialmente chegarem ao QC com o OK da ordem em maos (isso é muito, muito, muito importante). Se ela optar por usar o diploma de técnico de enfermagem (= auxiliar por aqui, IA) apenas para o processo de imigraçao e pensar em exercer como fisio por aqui, deve se munir de uma dose monumental de paciência e determinaçao, basta ver nos topicos de fisio (e calcular uns2, 3 anos apenas para validar o diploma, ja que fisio é em nivel de mestrado por aqui).

      Se ela resolver efetivamente atuar como IA, o processo é muito simples e o mercado de trabalho aceita muito bem, mas nao da para pensar em cuidar de gente sem conseguir entender e se fazer entender em Fr. Cheguem aqui com um nivel intermediario-avançado, estarao fazendo um bem à vocês mesmos! É muito inocente achar que com a francisaçao o cidadao sai preparado 100% pro mercado de trabalho. Pode até sair meio-preparado pro dia-a-dia, mas as exigências profissionais vao além de saber comprar carne ou entender o mapa do metrô. (tenho colegas que estao *penando* com isso, pois chegaram aqui com francês meia-boca, fizeram a francisaçao e hoje nao se sentem confortaveis para atuarem profissionalmente!)

      Nas areas de TI e de ADM, conheço pouco, mas bato na tecla do francês (e do inglês, se for pertinente)

      Entao, se for mesmo uma decisao pensada e repensada, invistam no francês. ;-)
      E nao planejem nada *para ontem*, o processo de imigraçao nos obriga a exercer a paciência budista que existe no fundo de nossos seres.

      Imigraçao e pressa nao combinam.
      Imigraçao e planejamento critico e coerente, sim.

      Bonne chance.
      ps = isso reflete minha opiniao. Estou aqui desde 2007, ja vi muitos imigrantes abandonarem o barco antes do primeiro ano, e vejo muitos outros com 2, 3 anos de QC ainda lutando para o lugar ao sol.
      Nao é pelo fato de uma profissao ser em demanda que o mercado ira *abrir as pernas*

    • #62155
      alenorth
      Participante

      Gabi,

      Gostei muito da sua resposta, e realmente abre os olhos para muita coisa. Vou definir com a minha esposa alguns pontos. E creio que vc esteja certa com relação ao francês!!!
      Voltarei a postar em breve, com novas dúvidas…rs

      Obrigado

    • #62156
      Ucrambuco
      Participante

      Alenorth,

      Apenas para ilustrar, tenho uma amiga que é fisioterapeuta e hoje trabalha em um hospital em Montreal. Para isso, precisou voltar a universidade, com estágios e após 03 anos de luta, conseguiu exercer sua profissão.

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #62158
      gabi-infirmiere
      Participante

      Ainda bem que nao viu como um balde de agua fria e sim um banho de realidade :-)
      É maravilhoso estar aqui, acredite. Mas eu mesma, revendo meu proprio parcours, sabendo o que sei hoje, eu so teria vindo quando estivesse com o OK da OIIQ (a ordem dos enfermeiros) em maos. Nao fiz, vim o a documentaçao encaminhada e (obvio, pois a lei de Muprhy existe) tive um problema! E nem foi com a ordem, foi com a faculdade no Br!!
      Passei e vivi tudo isso, mas tive 1 ano de espera (2007-2008) que foi terrivel, mesmo ja falando francês, mesmo conseguindo emprego com menos de 10 dias aqui, mesmo tendo até descolado um summer job no Caribe … (tem um topico sobre o momento *pede pra sair* onde explico o que aconteceu)

      A gente tem a tendência (humana) de minimizar os problemas, de achar *ah, comigo vai ser diferente* …. mas para tirar a prova dos 9 é so dar uma zapeada pelos 1001 blogs de imigrantes e confirmar por você mesmo = quanto mais preparada a pessoa vier, em geral, mais facil é a adaptaçao (e vir preparado é ter $ suficiente para aguentar a barra dos primeiros meses, ter dominio ou conhecimento intermediario-avançado da lingua, conhecer os trâmites para exercer a profissao legalmente e afins, nao é so o preparo psicologico, que obviamente é imprescindivel!)

      Enfim, boa sorte no projeto.
      :mrgreen:

    • #62160
      SANDROMS
      Participante

      @Ucrambuco wrote:

      Alenorth,

      Apenas para ilustrar, tenho uma amiga que é fisioterapeuta e hoje trabalha em um hospital em Montreal. Para isso, precisou voltar a universidade, com estágios e após 03 anos de luta, conseguiu exercer sua profissão.

      Só para ilustrar 2:

      tenho uma amiga que é fisioterapeuta está no Quebec há 3 anos e ainda não consegui validar o seu diploma.

    • #64207
      lbernardo
      Participante

      Amigos desculpe me ressuscitar esse topico, mas fiquei com uma duvida ao analisar essa tabela: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf

      Até o momento nao consegui ver nenhuma palestra sobre imigração e fiquei com a duvida na primeira parte, Formation, o Niveau de scolarité e o Domaine de formation contam pontos separados? Por exemplo, é possivel ganhar 12 pontos em um quisito e mais 12 em outro?

    • #64208
      lbernardo
      Participante

      Quantos pontos são necessario? Pelas minhas contas eu teria 67 (nao tenho esposa nem filhos)

    • #64215
      rafasgomes
      Participante

      @lbernardo wrote:

      Amigos desculpe me ressuscitar esse topico, mas fiquei com uma duvida ao analisar essa tabela: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf

      Até o momento nao consegui ver nenhuma palestra sobre imigração e fiquei com a duvida na primeira parte, Formation, o Niveau de scolarité e o Domaine de formation contam pontos separados? Por exemplo, é possivel ganhar 12 pontos em um quisito e mais 12 em outro?

      São pontos separados.
      Vc ganha 1 pelo seu diploma Niveau de scolarité (se é nivel tecnico, tecnologo, universiario…)
      Vc gaha pontos pelo seu domínio de formação Domaine de formation (enfermeiro, engenheiro, etc…)
      *** Se seu diploma for mais velho que 5 anos, se nao me engano, vc tem que ter mais de 1 ano de experiencia pertinente no seu domino de formação para ganhar esses pontos.

      Só esses pontos vc ganha.

      Ah, + a experiencia na área, que também da pontos. =)

    • #64216
      rafasgomes
      Participante

      @lbernardo wrote:

      Quantos pontos são necessario? Pelas minhas contas eu teria 67 (nao tenho esposa nem filhos)

      SEUIL DE PASSAGE EN SÉLECTION
      Sans conjoint
      55

    • #64220
      lbernardo
      Participante

      @rafasgomes wrote:

      @lbernardo wrote:

      Amigos desculpe me ressuscitar esse topico, mas fiquei com uma duvida ao analisar essa tabela: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf

      Até o momento nao consegui ver nenhuma palestra sobre imigração e fiquei com a duvida na primeira parte, Formation, o Niveau de scolarité e o Domaine de formation contam pontos separados? Por exemplo, é possivel ganhar 12 pontos em um quisito e mais 12 em outro?

      São pontos separados.
      Vc ganha 1 pelo seu diploma Niveau de scolarité (se é nivel tecnico, tecnologo, universiario…)
      Vc gaha pontos pelo seu domínio de formação Domaine de formation (enfermeiro, engenheiro, etc…)
      *** Se seu diploma for mais velho que 5 anos, se nao me engano, vc tem que ter mais de 1 ano de experiencia pertinente no seu domino de formação para ganhar esses pontos.

      Só esses pontos vc ganha.

      Ah, + a experiencia na área, que também da pontos. =)

      Fiquei com duvida com relação ao dominio de formação, como eles avaliam seu grau de dominio da sua formação? Meu caso sou tecnologo em TI, com pelo menos 4-5 anos de experiencia comprovada em carteira de trabalho. Como eles avaliariam meu dominio?

    • #64222
      rafasgomes
      Participante

      @lbernardo wrote:

      @rafasgomes wrote:

      @lbernardo wrote:

      Amigos desculpe me ressuscitar esse topico, mas fiquei com uma duvida ao analisar essa tabela: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf

      Até o momento nao consegui ver nenhuma palestra sobre imigração e fiquei com a duvida na primeira parte, Formation, o Niveau de scolarité e o Domaine de formation contam pontos separados? Por exemplo, é possivel ganhar 12 pontos em um quisito e mais 12 em outro?

      São pontos separados.
      Vc ganha 1 pelo seu diploma Niveau de scolarité (se é nivel tecnico, tecnologo, universiario…)
      Vc gaha pontos pelo seu domínio de formação Domaine de formation (enfermeiro, engenheiro, etc…)
      *** Se seu diploma for mais velho que 5 anos, se nao me engano, vc tem que ter mais de 1 ano de experiencia pertinente no seu domino de formação para ganhar esses pontos.

      Só esses pontos vc ganha.

      Ah, + a experiencia na área, que também da pontos. =)

      Fiquei com duvida com relação ao dominio de formação, como eles avaliam seu grau de dominio da sua formação? Meu caso sou tecnologo em TI, com pelo menos 4-5 anos de experiencia comprovada em carteira de trabalho. Como eles avaliariam meu dominio?

      Cara, vou me atrever a escrever algo aqui, mas eu nao tenho certeza, ta?
      Cada profissao, dominio de formação, tem uma lista de atividades que seriam pertinentes a esse domínio. Tem uma descrição das atividade no IMT en ligne, mas nao sei se eles se baseam naquela lista la. Sendo assim, vc declara um dominio de formação, e sua experiencia profissional tem que estar de acordo com o dominio que vc listou. Isso para ganhar os pontos quando seu diploma é antigo (+ 5anos). No caso de diploma fresco, acredito eu, que eles pegam a grade do seu curso e tentam encaixar isso no dominio de formacao.
      Eu tb tenho muitas duvidas nesse ponto, alias, é onde mais tenho. Por isso escrevi isso sem mta certeza. Se algum puder corrigir ou complementar eu agradeço. :bangwall:

    • #64236
      lbernardo
      Participante

      Boa noite, alguem por gentileza consegue confirmar a resposta do amigo acima?
      Aproveitando, peço a opiniao de voce sobre o seguinte, sou tecnologo formado pela faculdade do estado de sp (FATEC) 3 anos de curso, com diploma MBA gestao de projetos pela FGV (480 horas de curso), sempre trabalhei na minha area de formacao e tenho aproximadamente 5 anos de experiencia comprovada, qts pontos eu pegaria no quisito FORMATION?

      Outra duvida, oque seria o quisito ADAPTABILITÉ?

    • #64245
      SANDROMS
      Participante

      @lbernardo wrote:

      Boa noite, alguem por gentileza consegue confirmar a resposta do amigo acima?
      Aproveitando, peço a opiniao de voce sobre o seguinte, sou tecnologo formado pela faculdade do estado de sp (FATEC) 3 anos de curso, com diploma MBA gestao de projetos pela FGV (480 horas de curso), sempre trabalhei na minha area de formacao e tenho aproximadamente 5 anos de experiencia comprovada, qts pontos eu pegaria no quisito FORMATION?

      Tecnologo em TI, certo?

      Diploma de Tecnologo: 8pts
      MBA 480h: 4pt
      não soma vale o maior* :alright:
      Formação = 8 pts

      Diploma equivalente no Quebec: Techniques de l’informatique (DEC) 
      Dominio de formação= 6pts

      Total Formação + domínio = 14pts.

      *Explicando o lance do MBA:

      O MBA no Quebec é considerado um certificado universitário, o que equivale a um terço de um BAC. Se você tiver apenas um certificado conta 4 pts, por que para o Quebec sua formação está incompleta (vc tem 1/3 de um BAC) nesse caso o que vale é a sua formação completa, ou seja, o diploma de Tecnólogo (8pts).

      A não ser que o seu diploma de MBA conste como Mestrado!!! É esse o seu caso? MBA, no resto mundo, é um mestrado (Master of Business Administration) mas no Brasil, aahh, no Brasil a gente dá um jeitinho….

      Se o seu diploma de MBA é um diploma de mestrado então a pontuação de formação vai pra 12pts.

      Fontes: http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_BR%C9SIL.pdf
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_Annexe_3_Grille_TQ.pdf

      @lbernardo wrote:

      Outra duvida, oque seria o quisito ADAPTABILITÉ?

      É uma pontuação totalmente subjetiva dada pelo entrevistador, baseada em seu conhecimento o seu campo profissional, cultura, no Quebec. Se na entrevista você mostra estar preparado, que estudou sobre o Quebec e que sabe o que está fazendo, vc pode esperar a pontuação máxima.

    • #64246
      lbernardo
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      @lbernardo wrote:

      Boa noite, alguem por gentileza consegue confirmar a resposta do amigo acima?
      Aproveitando, peço a opiniao de voce sobre o seguinte, sou tecnologo formado pela faculdade do estado de sp (FATEC) 3 anos de curso, com diploma MBA gestao de projetos pela FGV (480 horas de curso), sempre trabalhei na minha area de formacao e tenho aproximadamente 5 anos de experiencia comprovada, qts pontos eu pegaria no quisito FORMATION?

      Tecnologo em TI, certo?

      Diploma de Tecnologo: 8pts
      MBA 480h: 4pt
      não soma vale o maior* :alright:
      Formação = 8 pts

      Diploma equivalente no Quebec: Techniques de l’informatique (DEC) 
      Dominio de formação= 6pts

      Total Formação + domínio = 14pts.

      *Explicando o lance do MBA:

      O MBA no Quebec é considerado um certificado universitário, o que equivale a um terço de um BAC. Se você tiver apenas um certificado conta 4 pts, por que para o Quebec sua formação está incompleta (vc tem 1/3 de um BAC) nesse caso o que vale é a sua formação completa, ou seja, o diploma de Tecnólogo (8pts).

      A não ser que o seu diploma de MBA conste como Mestrado!!! É esse o seu caso? MBA, no resto mundo, é um mestrado (Master of Business Administration) mas no Brasil, aahh, no Brasil a gente dá um jeitinho….

      Se o seu diploma de MBA é um diploma de mestrado então a pontuação de formação vai pra 12pts.

      Fontes: http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_BR%C9SIL.pdf
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_Annexe_3_Grille_TQ.pdf

      @lbernardo wrote:

      Outra duvida, oque seria o quisito ADAPTABILITÉ?

      É uma pontuação totalmente subjetiva dada pelo entrevistador, baseada em seu conhecimento o seu campo profissional, cultura, no Quebec. Se na entrevista você mostra estar preparado, que estudou sobre o Quebec e que sabe o que está fazendo, vc pode esperar a pontuação máxima.

      Muito obrigado pelas informações, realmente ajudaram muito! Pelas minhas contas, ficaria com 57 pontos (isso considerando 0 no quisito ADAPTABILITÉ), mas como voce disse se eu me preparar bem para esse quisito acho que consigo os 6 pontos ne? Ainda mais que pretendo ficar 6 meses no quebec aperfeicoando o frances antes de enviar o dossie!

Visualizando 33 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.