da França para o Quebec

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! da França para o Quebec

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
      July_couto
      Participante

Salut!,

Me chamo Juliana e moro a 4 anos na França (esse ano pego minha carta de residente 10 anos). Porém, ja a algum tempo, meu marido e eu decidimos mudar de ares e partir para um outro pais e poder dar uma vida diferente para o nosso filho.

Eis a questao… alguém ja imigrou para o quebec a partir de um outro pais?

preciso de ajuda, pois ja tive resposta favoraveis para dois empregos, mas as empresas nao querem esperar pelo processo de imigraçao e como turista (se for como aki na frança) nao posso trabalhar…. sera que estando no pais como turista e conseguindo trabalho, existe uma forma de se legalizar a partir do quebec?

Bom é isso, se alguém puder me ajudar estarei aguardando…

à bientôt!

RonaldoMaciel
      Participante

Olá Julie, tente pedir um visto de trabalho (no Québec seria o CAQ), com uma oferta formal de trabalho nas mãos certamente o consulado agilizará o seu processo. E como o Québec tem relações bastante estreitas com a França acredito que será bem rápido.

http://www.cic.gc.ca/francais/travailler/index.asp

E então vc poderá pedir a residência entrando na categoria de experiência canadense. Veja mais detalhes aqui:

http://www.cic.gc.ca/francais/immigrer/cec/index.asp

Bonne chance.

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

mrodolfo
      Participante

Complementando aquilo que o Ronaldo escreveu, você encontrará informações sobre a parte quebequense do processo acessando o seguinte link:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-temporaires/index.html

Agora, sobre o processo de residente permanente, caso deseje iniciá-lo você pode dar entrada em seus documentos a partir da França, uma vez que você é residente permanente lá. Inclusive, a presença de uma oferta válida de emprego acelera as coisas, tento tratamento prioritário. Entre em contato com o BIQ responsável pelo sua região para se informar melhor sobre os prazos de cada um dos documentos: CSQ (para residência permanente) ou CAQ (para trabalhador temporário).

Bonne chance!

July_couto
      Participante

Merci les amis…

Depois de ter lido as respostas de vocês e consultado os links aconselhados, entrei em contato com a empresa que me propôs a vaga. Mas infelizmente ela nao quis esperar o processo rsrsrs. Ce n’est pas grave! De qualquer maneira lancei o pedido de imigraçao e vamos ver no que da…. se começar a demorar muito vou para o canada, tento encontrar um emprego e faço o pedido a partir do quebec acredito que é mais facil estando fisicamente…. Se alguem tiver alguma experiência nesse sentido…

Carlos_Santos
      Participante

Ola Juliana,

estar aqui no Québec como turista, so agiliza a entrevsta de emprego, mas de qualquer forma a empresa vai ter que pedir um CAQ ao governo (MICC) e ai o tempo de espera pode ser diferente do tempo do seu visto de turista.

A Melhor forma é mesmo que a empresa esteja interessada ao ponto de te dar um CAQ enquanto vc esta ainda ai na Franca.

Sei pois estou tentando ajudar um colega aqui da CBQ que esta aqui como vc, turista e nao muda muito, apenas que ele pode passar a entrevista pessoalmente e nao por SKYPE como os demais colegas que estao ai no Brasil e em outros paises.

Bom, esta é a minha experiência…. foi o que vc perguntou!

Sempre acho que cada um sabe o que é melhor para si ;-)

Atenciosamente

July_couto
      Participante

Ola Carlos,

Obrigada pela dica, eu realmente achei que estando ai seria mais rapido de conseguir a papelada, ou pelo menos, mais rapido do que pedir na França.

Nao acreditei que existe no mundo um pais mais burocratico do que a França!!! kkk, mas bom, toda experiência é valida.

Tive uma outra proposta, porém em Toronto…. vamos ver no que da…

… de qq forma estou muito contente de ter encontrado esse site, as pessoas realmente participam e se interessam pelas duvidas alheias, isso é otimo!

Obrigada a todos os que me responderam e assim que eu tiver novidades a respeito da minha jornada vers le Quebéc eu volto aki para contar!

Bonne journée à tous! et à bientôt… j’espère!

SANDROMS
      Participante

@July_couto wrote:

Obrigada pela dica, eu realmente achei que estando ai seria mais rapido de conseguir a papelada, ou pelo menos, mais rapido do que pedir na França.

July,

Se vc ver como trabalhador temporário, pode ser ajudar aqui no processo, vir como turista só complica as coisas. Fazendo o processo aqui ou fora vc terá que providenciar documentação dos lugares onde morou.

Só para ter uma ideia o processo na França está levando 12 meses na fase Quebec mais 12 meses na fase federal. Fontes:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/permanent-workers/official-immigration-application/immigration-application/processing-times-table.html#paris2
      http://www.cic.gc.ca/francais/information/delais/perm/qualifies-que.asp

July_couto
      Participante

Nossa… eu acreditei que fossem 12 meses todo o processo! senhor Jesus! que loongo…. que demora rs, mas obrigada pelas informaçoes. Ja lancei o processo por aki mesmo, agora so me resta esperar ou ter muita sorte de conseguir uma empresa que me dê uma forcinha…

MERCI BCP!

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.