Custos para residentes permanentes

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Custos para residentes permanentes

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
      visionnaire
      Participante

Olá a todos!

Tenho uma dúvida que surgiu a partir de pesquisas que tenho feito sobre cursos de mestrados no Québec. Notei que a UQAM possui um sistema de Demande d’Admission diferenciado e com taxa mais cara para estudantes estrangeiros, e isso também inclui residentes permanentes e imigrantes que já possuam a cidadania canadense.

Já havia me deparado antes com a informação de que imigrantes têm direito a pagar o mesmo que os quebequense pagam por educação, o que fez com que eu ficasse com a pulga atrás da orelha depois de pesquisar o site da UQAM.

Afinal, como isso funciona?
      Um imigrante que deseja estudar no Québec está sujeito a pagar taxas mais altas como as que são destinadas a intercambistas ou estrangeiros que tenham apenas visto de estudante, ou a Carte de Residence Permanente nos dá direito a custos mais acessíveis?

vanderconrado
      Participante

A carta lhe da os mesmos direitos de um cidadão. Inclusive com relação aos custos de educação

Carlos_Santos
      Participante

Nao so a UQAM “possui um sistema de Demande d’Admission diferenciado e com taxa mais cara para estudantes estrangeiros”, todas as univiversidades do Québec possuem esta diferenciacao!

Afinal aqui nos pagamos mais impostos que em outra provincia. Mesmo um estudante Canadense (nao québécois) paga mais caro!

veja “Service des Comptes étudiants – Droits de scolarité et autres frais – Université du Québec à Montréal” em

http://www.unites.uqam.ca/ifinance/frais.html

1)o valor do crédito é de 62,27 $/crédit para québécois;

2) o valor do crédito para “ÉTUDIANTS CANADIENS NON-RÉSIDENTS DU QUÉBEC (2008-2009)”

Montant forfaitaire exigible des étudiants canadiens non-résidents du Québec :  En plus des frais du Tableau A ci-dessus,il faut ajouter 117,01 $ par crédit .

3)o valor do crédito para ” ÉTUDIANTS ÉTRANGERS (2008-2009)”

Ajouter 357,50 $ par crédit.
        A informacao do vanderconrado esta correta.

Boa pesquisa

daniellaab
      Participante

Durante a admissao, seu pedido é tratado como de um estrangeiro por se tratar de diploma obtido fora do Canadà. Na matrìcula, você apresenta CSQ e cartao de residente para alterar seu estatuto e pagar as taxas como quebequense. Tenho uma amiga que està tentando fazer o pedido de admissao jà como residente, pois as datas e os valores mudam, mas pelo sistema nao è possivel.

kanatakebek
      Participante

Tsssss c ffffffffffff

Anonymous
      Participante

kanatakebek,

Eu vou para trabalhar, mas penso também em não estagnar minha carreira profissional, pretendo ainda fazer um mestrado e ate um doutorado, porque não??

Att.

Jean

Erasmo
      Participante

Atentem-se também ao fato de que, em alguns casos – eu passei por isso na Poly Montréal – eles pedem, além do CSQ, uma prova de sua residência no Québec.

Eu, por exemplo, anexei ao meu dossiê faturas da Hydro-Québec e mesmo uma cópia do contrato de aluguel, além de uma carta do empregador (este último por minha conta)… como faço Pós-graduação, não sei se vale para outros ciclos e outros cursos/escolas, e nem mesmo quais as condições ou se isso é um procedimento normal.

Mas fica a dica… melhor pecar por excesso que por falta…

Abraços!

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.