Custo de vida

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Custo de vida

Visualizando 42 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6831
      robert.mena
      Participante

      Olá,

      Vi em alguns posts informações sobre o custo de vida. Sei que isso é muito subjetivo e relacionado com o padrão de consumo que você deseja manter.

      Mas gostaria de contar com os membros deste grupo para complementar e enriquecer com as experiências reais.

      Peguei o que encontrei na net em blogs, sites oficiais e nas buscas do forum. Para valores anuais dividi por 12 para ter idéia do custo mensal. Seremos 2 adultos e 2 crianças.

      Escola $100/criança (para guarda e alimentação)
      Saúde $17/casal ($200 por ano casal divido por 12)
      Aluguel $1000 (vi valores de 750 a 1100 para 5 1/2 que imagino ser 3 quartos, sala, cozinha e banheiro)
      Carteira motorista $7.5/pessoa ($96 anual assumindo que não terei multas)
      Renovação do carro $21.75/carro ($261 anual)
      Seguro do carro ?
      Alimentação ?
      Luz ?
      Aquecimento ?
      Telefone/Televisão/Internet ? (imagino que seja um bundle)
      (o que esqueci) ?

      Não coloquei diversão/vestuário/gasolina por achar que é subjetivo demais 8) .

    • #39507
      SANDROMS
      Participante

      @robert.mena wrote:

      Olá,

      Vi em alguns posts informações sobre o custo de vida. Sei que isso é muito subjetivo e relacionado com o padrão de consumo que você deseja manter.

      Mas gostaria de contar com os membros deste grupo para complementar e enriquecer com as experiências reais.

      Peguei o que encontrei na net em blogs, sites oficiais e nas buscas do forum. Para valores anuais dividi por 12 para ter idéia do custo mensal. Seremos 2 adultos e 2 crianças.

      Escola $100/criança (para guarda e alimentação)
      Saúde $17/casal ($200 por ano casal divido por 12)
      Aluguel $1000 (vi valores de 750 a 1100 para 5 1/2 que imagino ser 3 quartos, sala, cozinha e banheiro)
      Carteira motorista $7.5/pessoa ($96 anual assumindo que não terei multas)
      Renovação do carro $21.75/carro ($261 anual)
      Seguro do carro ?
      Alimentação ?
      Luz ?
      Aquecimento ?
      Telefone/Televisão/Internet ? (imagino que seja um bundle)
      (o que esqueci) ?

      Não coloquei diversão/vestuário/gasolina por achar que é subjetivo demais 8) .

      Contibuindo: (tudo valor por mês)

      Seguro do carro: 33$ (só para terceiros até 2milhões$) se segurar o carro (meu caso não compensa) sai uns 80$
      Alimentação: varia muito do que se compra… acho que de 500 a 800$ dolares.. de supermercado, que além da comida inclui produtos de limpeza, fraldas, coisinha pra casa etc…
      Luz: 25$ por mes – se o chaufage estiver incluído no aluguel
      Aquecimento: geralmente incluído no aluguel. Não sei qto sai se for por fora. Acho que a conta de luz sobe para uns 80$.
      Telefone/Televisão/Internet : 120$ dá para ter tv a cabo, telefone com chamadas locais ilimitadas e internet (7 mega)
      Celular: 30$ a 70$ por telefone. Depende do plano, se é smartphone ou não

      (o que esqueci) ?

      Garagem de 60$ a 80$
      Manutenção do carro: guarde uns 50$ por mês para trocas de óleo, troca dos pneus de invernos, anti-congelante etc…
      Gasolina: 40$ por tanque – eu gasto uns 2 por mês.
      Tarifas bancárias: 25$
      Gás (as vezes o fogão é eletrico): 15$

      Alguem lembra mais alguma coisa????

    • #39509
      Carlos_Santos
      Participante

      So para lembrar algumas coisas relativas:

      Seguro do carro:

      depende do valor do carro, claro! mas também se vc JA TEM A CARTEIRA DO QUÉBEC! e se nela contém os anos de experiência do Brasil (para isso precisa traduzir a carteira e entregar junto com a documentacao para a troca pela québécois!).

      um colega chegou aqui ja comprando um carro e sem ter trocado a carteira de motorista, acabou pagando BEM MAIS CARO no seguro!

      eu pago bem mais do que 33$ por mês.

      Seguro habitacao

      Nao é obrigatório, mas se sua maquina de lavar der pane, seu vizinho de baixo nao vai gostar de receber agua por todo o teto e um seguro de responsabilidade civil (incluido no seguro habitacao) é bem util!

      além dos mais, vc pode incluir todos os seus pertences, pois aqui as contrucoes sao de “papelao”, pega fogo rapido e nao sobra nada. Para estes casos (vire e mexe acontece um, mesmo no inverno!), é sempre bom pagar um seguro. Assim vc nao precisa recomecar a zero sua casa. A grana cobre este prejuizo!

      pago uns 23 dolares por uma cobertura de 1 milhao para terceiros (responsabilidade civil) e uns 50 mil para os bens pessoais.

      Eletricidade

      existem opcoes aonde ela esta incluida no aluguel. Questao de procurar e achar.

      nao pago no meu apto.

      Aquecimento

      se ele é elétrico vem na fatura de eletricidade, bem mais salgada no inverno.

      também nao pago. esta no preço do aluguel.

      Saude

      depende se sua empresa paga um plano para vc. Neste caso vc paga mais imposto de renda (vantagens sociais da empresa) e neste caso esta despesa some do orcamento.

      Escola

      se vc fala guarda = creche de 7$, entao a conta é um pouco mais cara, pois :

      7$ x 22 dias (mês) = 154 por crianca! fora a alimentacao.

      Se vc conseguir uma a 7$, coisa complicada!

      de fato alguns colegas pagam muito mais do que isso nas creches nao subvencionadas (30 à 60 $ por dia 8O )

      Isso depende da idade, claro!

      se estiver no primario, nao me lmbro direito mas era algo como 110$ por ano fora as atividades extras.

      No secundario varia um pouco também em funcao do ano e perfil (esporte, linguas, internacional), em geral uns 200 dolares por ano (sem ser internacional, que é bem mais salgado, claro!)

      Acho que é so o que eu me lembro!

      Bons preparativos!

    • #39531
      robert.mena
      Participante

      Obrigado.

      Realmente o seguro para esse tipo de situação é muito bom.

      @Carlos_Santos wrote:

      So para lembrar algumas coisas relativas:

      Seguro habitacao

      Nao é obrigatório, mas se sua maquina de lavar der pane, seu vizinho de baixo nao vai gostar de receber agua por todo o teto e um seguro de responsabilidade civil (incluido no seguro habitacao) é bem util!

      além dos mais, vc pode incluir todos os seus pertences, pois aqui as contrucoes sao de “papelao”, pega fogo rapido e nao sobra nada. Para estes casos (vire e mexe acontece um, mesmo no inverno!), é sempre bom pagar um seguro. Assim vc nao precisa recomecar a zero sua casa. A grana cobre este prejuizo!

      pago uns 23 dolares por uma cobertura de 1 milhao para terceiros (responsabilidade civil) e uns 50 mil para os bens pessoais.

      Pergunta. Esse valor de 1000 para um 5 e 1/2 é realmente razoavel?

      @Carlos_Santos wrote:

      Eletricidade

      existem opcoes aonde ela esta incluida no aluguel. Questao de procurar e achar.

      nao pago no meu apto.

      Mais salgado quanto? Tipo o dobro?

      @Carlos_Santos wrote:

      Aquecimento

      se ele é elétrico vem na fatura de eletricidade, bem mais salgada no inverno.

      também nao pago. esta no preço do aluguel.

      Quando busquei por impostos encontrei o post abaixo
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=42&t=3817&p=35890&hilit=impostos#p35890

      Encontrei esse valor de 100 por criança.

      Educação: Escola primária e secundária são gratuitas, mas o serviço de guarda (antes e após as aulas, e no horário de almoço) são pagos. Ponha na conta uns 100$ mensal por criança.

      Dai tirei esse valor :)

      @Carlos_Santos wrote:

      Escola

      se vc fala guarda = creche de 7$, entao a conta é um pouco mais cara, pois :

      7$ x 22 dias (mês) = 154 por crianca! fora a alimentacao.

      Se vc conseguir uma a 7$, coisa complicada!

      de fato alguns colegas pagam muito mais do que isso nas creches nao subvencionadas (30 à 60 $ por dia 8O )

      Isso depende da idade, claro!

      se estiver no primario, nao me lmbro direito mas era algo como 110$ por ano fora as atividades extras.

      No secundario varia um pouco também em funcao do ano e perfil (esporte, linguas, internacional), em geral uns 200 dolares por ano (sem ser internacional, que é bem mais salgado, claro!)

      Acho que é so o que eu me lembro!

      Bons preparativos!

    • #39534
      Carlos_Santos
      Participante

      @robert.mena wrote:

      Pergunta. Esse valor de 1000 para um 5 e 1/2 é realmente razoavel?

      dependendo do bairro e da cidade, sim e mesmo um pouco mais.

      @robert.mena wrote:

      Mais salgado quanto? Tipo o dobro?

      nos meses de inverno, eu colocaria o dobro so para fazer uma conta redonda ;-)

      @robert.mena wrote:

      Quando busquei por impostos encontrei o post abaixo
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=42&t=3817&p=35890&hilit=impostos#p35890

      Encontrei esse valor de 100 por criança.

      neste mesmo topico esta escrito:

      Educação: Escola primária e secundária são gratuitas, mas o serviço de guarda (antes e após as aulas, e no horário de almoço) são pagos. Ponha na conta uns 100$ mensal por criança.

      Garderie (para menor de 5 anos): vai de 154 (subsidiado pelo governo) até uns 600$. Mas nesse último caso o governo reembolsa parte do valor até chegar em 154$.

      Boa sorte!

    • #39544
      SANDROMS
      Participante

      @robert.mena wrote:

      @robert.mena wrote:

      Mais salgado quanto? Tipo o dobro?

      nos meses de inverno, eu colocaria o dobro so para fazer uma conta redonda ;-)

      Apenas lembrando que a Hydro Quebec tem um plano em que vc paga o mesmo valor mensal (ou bimenstral) durante todo o ano para compensar no verão os gastos mais altos no inverno. Mesmo para quem não paga o aquecimento elétrico o gasto de energia é mais alto no inverno visto que as 16h30 já é noite.

      Então a HydroQuebec calcula a média de consumo segundo o perfil da casa e da família e divide por 12 (ou por 6 para quem faz o pagamento bimestral). Eventuais diferenças entre a “média” calculada e o eletricidade realmente consumido entram como crédito ou débito na conta do ano seguinte. Assim evita-se sobressaltos no inverno.

    • #39675
      FCelso
      Participante

      Aqui tem uma noção dos custos médios para casal de classe média média:

      http://www.pause.pquebec.com/cout_de_la_vie.php

      Gostaria de mencionar atenção especial aos salários e impostos: Por exemplo, analista de sistemas 75 mil CAD bruto / ano, chegando a 50% de imposto.

      Atenção também aos dados de desemprego na província: 7% (para os quebequenses, pois entre os imigrantes pode chegar a 13% ou mais)

      Em números absolutos:

      População do Québec 7 750 000 (7% = 542 500 desempregados)

      População do Brasil: 193 000 000 (7,5% = 14 475 000 desempregados)
      Rio Grande do Sul: 11 000 000 (5% = 550 000 desempregados)

      Notem que no RS, embora a taxa de desemprego seja menor, o número absoluto de desempregados é maior do que no Québec, pois a população do RS é maior. Mas na prática, dá quase na mesma. Só para constar, o desemprego tem diminuído por aqui (RS), e poderia ser ainda menor se tivéssemos pessoas qualificadas para os empregos que estão em aberto, tanto na área de informática (TI) como em outras (indústria e educação, principalmente nos grandes centros e saúde nas cidades menores).

      P.S. Esses dados de QC são de 2006 e os do Brasil e RS são da semana passada, referentes a este ano. Em 2009 teve um agravamento maior no QC. Mas creio que ainda assim se possa ter uma base para comparar.

    • #40706
      Anonymous
      Participante

      Para aqueles que acham o imposto cobrado no salário no Canadá alto, acabou de sair no Jornal Nacional que o imposto cobrado no salário brasileiro é de 67%.
      Amanhã, 18/08, a reportagem deve estar disponível no site do Jornal Nacional http://g1.globo.com/jornal-nacional/

    • #40707
      Baratinha
      Participante

      Ola.

      Respondendo à questao do inicio do topico, dou como exemplo o que gasto para que as pessoas possam ter uma ideia.

      Seguro do carro ?
      Meu primeiro carro era um Buick velho por isso so fiz o seguro contra terceiros que custava 25,00 por mes , depois de um ano passou para 18,00 por mes .
      O novo pago 85,00 (seguro completo)

      Alimentação ?
      Uma media de 90,00 dolares por semana com mercado (somos um casal sem ilhos e fazemos quase todas as compras no Maxi)

      Luz ?
      Aquecimento ?
      Telefone/Televisão/Internet ? (imagino que seja um bundle)
      (o que esqueci) ?
      Eu aluguei um seis e demie que custa 600,00 tudo incluso (telefone, internet, chauffage et eletricidade e a casa e mobiliada)
      Obs : Moro em Trois-Rivieres.

      Espero ter contribuido.

    • #40713
      FCelso
      Participante

      Geminho,

      No caso da reportagem que você mencionou, o que está envolvido aí são os bens de consumo, ou seja, não se refere diretamente ao imposto incidente no sálario. O imposto sobre produtos industializados é com certeza muito maior no Brasil do que em muitos outros países, não somente em relação Canadá.
      O que não se pode confundir custo de vida com poder de consumo. O custo de vida é relaivo ao que se precisa para sobreviver e, para quem está imigrando, é fundamental para calcular quanto gastará em unidades monetárias para poder realizar seu planejameto sem passar sufoco. É a partir desses dados que pode-e planejar ficar economizando antes de ir, ou ir já quando se aingiu a quantidade de recursos adequada para seu planejamento. Pode haver bastante diferença conforme a cidade para onde se vai, e a cidade de onde se está partindo. Numa cidade no interior do RS, pode-se ter um custo de vida bem baixo (básico do básico, para estudante solteiro) em torno de R$ 600,00 com alimentação e moradia, andando a pé, enquanto que em São Paulo – Capital, só o aluguel pode já passar desse valor. Outro exemplo, ainda na cidade do interior do RS, R$ 2.000,00 é o valor que gasta uma família de 2 adultos e 2 crianças, mantendo carro (Gol ou Astra usado – 5 anos) e pagando prestação da casa própria. No Québec há também essa diferença, em Montréal tende ser mais alto o custo de vida, certamente que em cidades menores, não é tão alto.

      Nesse sentido, vai minha contribuição:

      Pessoa sozinha – estudante – Cidade do Québec.
      Alugando um quarto para estudante em Sillery ou Ste-Foy (próximo à ULaval), se gasta em torno de 450 em aluguel (pode ter tudo incluido, luz, aquecimento, telefone local, internet, local para armazenar comida, frigobar, cozinha completa, etc).

      Alimentação, preparando em casa fica na faixa dos CAD$ 60.00 por semana, sem bebida alcóolica e com pouco leite (menos de 1 litro por dia). Passe livre de ônibus fica em torno de CAD$ 60.00 por mês, mas pode-se ir a pé para a Universidade.

      Básico do básico (moradia, alimentação e transporte), seria uns CAD$ 850,00 (que dá uns R$ 1500,00) ao mês.

    • #40817
      robert.mena
      Participante

      @Baratinha wrote:

      Ola.

      Respondendo à questao do inicio do topico, dou como exemplo o que gasto para que as pessoas possam ter uma ideia.

      Seguro do carro ?
      Meu primeiro carro era um Buick velho por isso so fiz o seguro contra terceiros que custava 25,00 por mes , depois de um ano passou para 18,00 por mes .
      O novo pago 85,00 (seguro completo)

      Interessante. Qual o valor do carro (para ter uma idéia da relação com o seguro)?

      @Baratinha wrote:

      Alimentação ?
      Uma media de 90,00 dolares por semana com mercado (somos um casal sem ilhos e fazemos quase todas as compras no Maxi)

      Meu caso é uma familia de 4 ao total. Razoável esperar o dobro disso?

      @Baratinha wrote:

      Luz ?
      Aquecimento ?
      Telefone/Televisão/Internet ? (imagino que seja um bundle)
      (o que esqueci) ?
      Eu aluguei um seis e demie que custa 600,00 tudo incluso (telefone, internet, chauffage et eletricidade e a casa e mobiliada)
      Obs : Moro em Trois-Rivieres.

      Isso parece um jogo de xadrez. Vejo todos os tipos de preços e fico confuso com a relação entre o valor, as “utilities” oferecidas, localização, conservação etc. Pelo visto vai ser aquela emoção do primeiro mês de todo mundo (querendo se ver livre o beri suites)

      Esse 6 e demie corresponde a quantos metros quadrados/divisão? Ex. 1 cozinha, 1 sala, … Pelo que entendi o 1/2 é sempre o banheiro não é?

      @Baratinha wrote:

      Espero ter contribuido.

      Com certeza.

    • #40822
      SANDROMS
      Participante

      Robert,

      vou deixar a Baratinha responder a sua pergunta, mas quanto ao seguro, ela fez apenas o seguro contra terceiros o que não varia conforme o valor do carro. O seguro contra terceiros é obrigatório. O seguro do seu próprio carro é opcional.

      Para vc ter uma idéia, um seguro completo para um carro de 11.000CAD$ sai no máximo uns 1200$ por ano.

    • #40833
      Baratinha
      Participante

      Ola.

      Respondendo à sua pergunta com relacao ao carro, como o primeiro me custou 2500,oo , nao valia a pena segurar pois em um ano teria pago quase a metade do valor do carro so em seguro. Acho que vale a pena pagar um seguro melhor quando o carro custa a partir de us 4500,oo … (mas isso é um achismo ta, cada um deve fazer uma avaliacao pessoal)

      No que tange a comida, depende do que vc consome (eu quase sempre pego os itens que estao mais em conta, “Presidents choice” et “sans name” come solto la em casa ..hehehehehehe). Mas acredi eu que uns 180 a 200 para quatro pessoas por semana seja razoavel….

      Seis e demie quer dizer que a minha casa tem quatro quartos em cima, uma sala e uma cozinha grande embaixo e um BWC. E uma casa separada com um jardim atras. E uma casa boa e eu gosto dela.

      So para falar, Trois Rivieres e uma cidade da regiao da Mauricie, nao e um bairro de Montreal. (desculpe se estou falando uma coisa que vc ja sabia, pois nao entendi se vc sabia disso ou nao)

      Muito sucesso.

    • #40838
      robert.mena
      Participante

      @Baratinha wrote:

      Ola.

      Respondendo à sua pergunta com relacao ao carro, como o primeiro me custou 2500,oo , nao valia a pena segurar pois em um ano teria pago quase a metade do valor do carro so em seguro. Acho que vale a pena pagar um seguro melhor quando o carro custa a partir de us 4500,oo … (mas isso é um achismo ta, cada um deve fazer uma avaliacao pessoal)

      No que tange a comida, depende do que vc consome (eu quase sempre pego os itens que estao mais em conta, “Presidents choice” et “sans name” come solto la em casa ..hehehehehehe). Mas acredi eu que uns 180 a 200 para quatro pessoas por semana seja razoavel….

      Ok. ok. isso vai depender se eu quiser viver a base de miojo :) Mas sua avaliação está razoável.

      @Baratinha wrote:

      Seis e demie quer dizer que a minha casa tem quatro quartos em cima, uma sala e uma cozinha grande embaixo e um BWC. E uma casa separada com um jardim atras. E uma casa boa e eu gosto dela.

      So para falar, Trois Rivieres e uma cidade da regiao da Mauricie, nao e um bairro de Montreal. (desculpe se estou falando uma coisa que vc ja sabia, pois nao entendi se vc sabia disso ou nao)

      Muito sucesso.

      Obrigado. Não sabia mas olhando no google maps ficou mais claro pela distância.

      Imagino que uma razão do preço é em função da distância ao centro de montreal pois pelo tamanho/preço parece bom demais.

    • #40846
      Carlos_Santos
      Participante

      @robert.mena wrote:

      …Obrigado. Não sabia mas olhando no google maps ficou mais claro pela distância.

      Imagino que uma razão do preço é em função da distância ao centro de montreal pois pelo tamanho/preço parece bom demais.

      cidade menor é como no Brasil….. vc encontra seu vizinho ao atravessar a rua todo o tempo ;-) além do custo/beneficio, claro!

    • #40860
      Baratinha
      Participante

      É verdade Carlos…

      Sempre dou uma “prozeada” com o vizinho quando o encontro, seja em casa ou no depenneur da esquina. Gosto muito daqui. Realmente escolhi viver aqui por conta do custo ser mais baixo.

      Muito sucesso pra todo mundo!

    • #40861
      Carlos_Santos
      Participante

      para quem nao sabe o que é “dépanneur da esquina”, segue uma referência….

      http://fr.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9panneur

    • #40992
      robert.mena
      Participante

      Imaginei isso mesmo.

      Por que tenho visto que ap de 1 quarto em outremont (acho que se escreve assim) fica em $750 (sem tv/internet)!

      Eu queria algo como 2 a 3 quartos… Já sei que vou ter que pagar mais de 1000 se quiser ficar em motreal mesmo.

      @Carlos_Santos wrote:

      cidade menor é como no Brasil….. vc encontra seu vizinho ao atravessar a rua todo o tempo ;-) além do custo/beneficio, claro!

    • #40993
      SANDROMS
      Participante

      @robert.mena wrote:

      Imaginei isso mesmo.

      Por que tenho visto que ap de 1 quarto em outremont (acho que se escreve assim) fica em $750 (sem tv/internet)!

      Eu queria algo como 2 a 3 quartos… Já sei que vou ter que pagar mais de 1000 se quiser ficar em motreal mesmo.

      Mais de 1000!?!? 8O Não é bem assim… Montréal é bem grande e esse valor que vc viu eu Outremont é acima da média da ilha. Vc pode encontrar aps de 2 dormitórios por 750 em bairros afastados mas com acesso ao centro por metro, ou trem. Por 900$ vc vai encontrar bons aps de 2 dormitório em bairros excelentes.

      Mas se vc quer mesmo é 3 dormitórios… aí prepare o bolso :mrgreen:.

    • #40994
      Patinha11
      Participante

      Corretíssimo Sandro!

      Tem aps bem bons em Outremont,NDG perto de Westmount e até mesmo dentro de Westmount por menos de $1.000, com 2 quartos,mas com 3 já complica,mas não impossibilita!! Com aquecimento fica mais difícil,mas as vezes vem com máquinas de lavar e secar dentro do ap e sem ter que por as ”moedinhas”!!
      Temos amigos morando bem (ônibus na porta,metrô a 5 minutos de casa,mercados,etc)com tudo incluso(luz,aquecimento,água) em aps de 1 quarto pagando cerca de $700, por mês.
      Tudo é busca e sempre com paciência(de preferencia com ajuda de alguém que esteja perto do local escolhido).

      Boa sorte!!

    • #41070
      robert.mena
      Participante

      Ola Patinha,

      Obrigado pela resposta. Pelo que entendi com mais do que 2 o valor aumenta acima dos 1000 é isso?

      Sei que muitas oportunidades não são nem anunciadas, mas que sites você recomenda para uma busca?

      @Patinha11 wrote:

      Corretíssimo Sandro!

      Tem aps bem bons em Outremont,NDG perto de Westmount e até mesmo dentro de Westmount por menos de $1.000, com 2 quartos,mas com 3 já complica,mas não impossibilita!! Com aquecimento fica mais difícil,mas as vezes vem com máquinas de lavar e secar dentro do ap e sem ter que por as ”moedinhas”!!
      Temos amigos morando bem (ônibus na porta,metrô a 5 minutos de casa,mercados,etc)com tudo incluso(luz,aquecimento,água) em aps de 1 quarto pagando cerca de $700, por mês.
      Tudo é busca e sempre com paciência(de preferencia com ajuda de alguém que esteja perto do local escolhido).

      Boa sorte!!

    • #55196
      gabi-infirmiere
      Participante

      gente, tem mais *queijolatras* nessa terra?

      Como custa caro queijo no QC!

      ha muitas fromageries (eu frequento a Hamel) e aprendi = compro o queijo da promoçao!

      nao falo dos blocoes de 500g cheddar à 8 dolares, mas de queijos mais elaborados ….

      cada quadradinho minusculo (ou triangulozinho de 50g!) nao sao por menos de $7!

      uma soirée raclette para 4 pessoas nao sai por menos de 50$! (isso comendo pouco!)

      preparar um bom fondue, idem …….

      razoes para isso?

      * a produçao é pequena (por incrivel que pareça)
      * o leite custa caro (nao é subvencionado por atrativos fiscais)
      * quebecas nao ousam nos queijos, ficam no tradicional cheddar (e suas variaveis)
      * ha proteçao de mercado para queijos de outras provincias
      * as taxas de importaçao para queijos importados é muito alta

      quantos tipos de queijo quebeca vocês conhecem ? (blocao de cheddar nao vale rsrsrsr)

      para os *queijolatras*, o site fromages d’ici é uma tentaçao …..

      mas podia ser mais barato :alright:

    • #55199
      Helen Hartung
      Participante

      Gabi, vc sabe se tem queijos mais lights tipo cottage, ricota, algum tipo de queijo minas ou curado, enfim, queijos brancos pra galera com problemas de colesterol e de peso? E sabe se são muito caros tb?

    • #55201
      gabi-infirmiere
      Participante

      oi Helen,
      ha muitos queijos menos caloricos, cottage é uma delicia e tem até uns ja preparados com geleia de frutas no fundo!

      a ricota é um pouco diferente da que estamos acostumados, é menos granulosa e mais pastosa

      ha uma variedade enorme de queijo de cabra, alguns bem finos e outros mais pro dia-a-dia

      tem mussarella de bufala tb, que vem em saquinhos ou em caixinhas, *boiando*

      queijo tipo Minas nao tem, mas ha alguns parecidos, que sao encontrados nos mercados arabes

      e os *blocoes* possuem suas versoes lights (mussarela, cheddar de todos os niveis – claro, escuro, misto)

      sem falar dos queijinhos processados tipo Polenguinho, *P’tit Québec* ou *La vache qui rit* e do tipicamente quebeca fromage en grain (que é o ingrediente numero 2 da poutine)
      Ha queijinhos para crianças (embalados individualmente e que *desfiam*) e fatias proprias para o grilled cheese (meu marido faz um grilled cheese digno de comercial de queijo!)

      mas infelizmente, a regra do preço prevalece ….

      so os *blocoes* sao baratos :-(

    • #55204
      vivi0508
      Participante

      Eu tb adoro queijo, e desde que morei em Toronto peguei mania de ter sempre um babybel comigo, pois aqui qd bate a fome na rua no meio do dia nao tem pao de queijo… entao como queijo…
      No Brasil eu cheguei a ver ate por 15 reais o pacotinho (no Pao de Acucar)que se nao me engano vem 5, aqui eu pago 3,99…
      Adoro tb o cottage que custa mais ou menos esse valor um potinho razoavelmente grande.
      Mas como a Gabi falou os outros queijos sao bem mais caros e eu ainda nao pode me dar ao luxo…

    • #55207
      SANDROMS
      Participante

      Gabi,

      queijos finos são caros em qq lugar do mundo – uumm…. menos na França :lol:.

      Já provou o queijo Oka? Tem também alguns Bries muito gostosos que compramos por aqui. E são realmente caros.

    • #55209
      gabi-infirmiere
      Participante

      Esqueci do babybel! rs … é realmente um *mata-fome*, né? O problema é conseguir comer 1 so rsrsrsrs

      Sandro, meu sogro mora em OKA :-) Conheço sim os queijos deles.
      experimente os da Abbaye St-Benoît-du-Lac, sao muito bons! (e se for num domingo ainda pode ouvir canto gregoriano e passear no terreno da abadia, muito bom!)

      Eu, como disse, sou fa numero 1 das promoçoes, ja peguei Emmental à menos de 4 dolares, Bries e Camemberts inteiros à menos de 7 dolares (o redondo grandao, nao o pequeno!). Adoro descobrir novos queijos, meu marido adora queijos fortes…
      além da Hamel vamos no La Vieille Europe (rua St-Laurent) no le Marché des saveurs (Marché Jean Talon) na Boucherie Atlantique (Côte-des-Neiges) …
      e acho varias boas ofertas no IGA e no Loblaws de onde moro (Île des Soeurs)

      hum, um bom brie derretido com figos ou damascos ……………….
      :o

    • #55210
      SANDROMS
      Participante

      Muito bons esse preços, pensando bem, é bem mais barato que no Brasil onde o kg do Emental custa uns 50 reais…

      Receita da minha esposa:

      Torradinha de canapé, uma fatia de brie, um quadradinho de pera e um toque de érable por cima… :roll:

    • #55212
      JF
      Participante

      Adoro queijos, mas por aqui fico muito no P’tit Québec e ainda comemoro quando tem promoçao! Sao caros mesmo… bem que podiam ter herdado essa tradiçao francesa.

      Na semana passada compramos no Loblaws o Lady Laurier d’Arthabaska e o Sir Laurier d’Arthabaska, um casal muito simpatico e delicioso! ;-)
      Pagamos $5,99 na promoçao e valeu muito!!

    • #55217
      gabi-infirmiere
      Participante

      concordo.
      queijos deveriam ser *item de primeira necessidade*
      :lol:

      ainda sobre custo de vida, mudando um pouco de sujeito …
      academias tb podem ser muito caras!

      Frequentava a YMCA em Montréal, com kit completo de base, direito à todas unidades, piscina, cursos como spinning incluindos e pagava menos de 50$ ao mês.

      Dai fui ver o preço de uma Nautilus Plus, onde nao ha piscina, os cursos coletivos sao poucos e para a classe de spinning cobram uma taxa extra e quase cai da cadeira! Muito, muito mais caro!

      Em Québec (capital) nao ha YMCA, entao gostaria de saber de quem esta por ai = qual a academia que oferece a melhor relaçao custo-beneficio?
      Estudarei na Université Laval, o complexo esportivo vale a pena ? (estilo CEPSUM da UdeM?)

      Pois queijo pode ser a maior delicia gastrônomica, mas engorda que é um danado, entao preciso malhar pra compensar minha *comilança queijistica* rs

    • #55234
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Gabi,

      se vc gosta de queijos finos, aqui uma lista dos que eu aprecio e do QC, mas so os compro em promocao (pelos motivos que vc ja citou!):

        Fromage Rondoux Triple Crème

        Nouveau venu chez Agropur Signature, le Rondoux triple crème est incomparable. Confectionné pour vous à base de lait et de crème fraîche, il s’agit d’un fromage fin des plus onctueux. Laissez-le affiner : sa texture n’en sera que plus crémeuse et fondante en bouche alors que sa riche saveur prendra du caractère.
        http://www.plaisirsetfromages.ca/fromages/rondoux-triple-creme

      A linha da AGropur eu aprecio outros também, depois eu posto aqui.

      Tem os quejos da Abadia de Saint Benoit

      http://www.fromagesdici.com/repertoire/fromageries/abbaye-de-saint-benoit-du-lac

      Comprei o Fontina – http://www.fromagesdici.com/repertoire/fontina-labbaye-st-benoit

      e o Mont Saint Benoit – http://www.fromagesdici.com/repertoire/mont-st-benoit

      Como sempre experiemento outros do Québec quando valem a pena comprar, claro!

      Esta semana por conta do 14 de julho na Franca, o IGA estava fazendo promocoes de varios queijos FRanceses:

      – Roquefort Papillon por 5,99 $ entre outros que aprecio ;-)

      Abraços

    • #55306
      FCelso
      Participante

      Oi Gabi,

      Das academias que encontrei próximo à ULaval, a mais em conta foi a do PEPS na ULaval mesmo. No site você encontra todos os preços atualizados. Como estudante, o preço fica melhor. O kit que eu peguei em 2008 para 6 meses custou em torno de 300 dolares canadianos para piscina livre, musculação livre, cardio e alongamento livre, corrida em circuito fechado com alguns horários disponíveis e descontos no aluguel de quadras (esse nunca usei). O que eu não gostei é que o lugar é fechado, tu não vês o exterior, parece que está dentro de um bunker (fortaleza) militar; na piscina alguns horários são muito cheios e às vezes chega a ter 4 pessoas por raia, e no fim de semana enche de crianças (pra brincar é bom, mas para treinar não), a temperatura da água fica em torno de 26oC ideal para treinamento; o cardio tem limite de tempo, em torno de 30 minutos por pessoa, se não tiver agendamento tu podes continuar mais tempo (por isso evitava horários de maiores movimento); o acompanhamento dos instrutores deixa um pouco a desejar em relação à academias que me inscrevi em POA, especialmente a da PUC-RS, que tem um trabalho mais diferenciado com diversos itens de avaliação física e acompanhamento nos treinos; a pista de corrida é estreita demais para quando ocorrem os grupos de corrida, é bem chato ter que correr junto com um monte de gente no mesmo espaço fechado, ainda mais se sentindo um ramster, mas essa era a opção alternativa aos -25oC no inverno; a parte da ginástica também estava inclusa mas não utilizei, somente assisti um pouco uma aula e não gostei, nesse caso o pessoal estava muito atrasado, era parecido com aeróbica tradicional anos 90, nada de localizada, GAP, Pump, Jump, Combat ou outras modalidades; o estacionamento é um item a ser considerado também, pois é bastante oneroso mesmo com desconto para alunos; eu achei muito importante usar estacionamento pois deixava o auto no estacionamento coberto do PEPS pela manhã e ia trabalhar no Pav. Adrien Pouliot, voltando à noite pro PEPS, e valia a pena porque eu deixava o auto o dia todo lá e se nevasse não precisava desenterrar o auto.

      No geral o PEPS foi a minha opção racional para tentar manter a atividade física e controlar o peso. Mesmo assim, ganhei uns 7 kg em um inverno…

      Abraço e boa escolha!

      Fabrício

    • #55356
      gabi-infirmiere
      Participante

      oi Fabricio, obrigada pelas dicas!

      dividir raia na piscina é algo rotineiro, nao é ?
      (ao menos na USP era assim, nas piscinas publicas de Montréal é assim, no YMCA é assim ….)

      enfim, vi no site e o acesso à piscina, quadras, pista de jogging e rinques esta incluido no meu passe de estudante e para a sala de musculaçao e cardiovascular, por 3 sessoes, o valor é de 93,94$.
      Realmente econômico!

      Para ter a carta estudante valida sao exigidos 12 créditos, entao estou tranquila pois tenho 14 na primeira sessao, 13 na segunda e 12 nas subsequentes …. (6 sessoes!)
      Vi que ha o curso de *cardio-vélo*, que é a versao francesa do spinning … mas para participar desse e de outros cursos, o valor fica em 51$ por sessao (por curso extra!) o que transforma o *good deal* em *bad deal*, pois numa YMCA todos os cursos estao incluidos no pacote …

      infelizmente nao ha YMCA em Québec :roll:

      mas como estarei com bolsa de estudos e marido ainda nao arrumou emprego em QC, nao vou gastar muito nao, farei provavelmente o pacote pra usar a sala de exercicios cardio + aparelhos de musculaçao, mas nao farei cursos extras ….

      e quero voltar pro curling, achei um clube que oferece taxas especiais para estudantes (EBA!)
      :mrgreen: :mrgreen:

    • #55359
      FCelso
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:

      dividir raia na piscina é algo rotineiro, nao é ?
      (ao menos na USP era assim, nas piscinas publicas de Montréal é assim, no YMCA é assim ….)

      Oi Gabi,

      Sim, é comum dividir as raias. Só que no PEPS geralmente é bem cheio (mínimo de 4 pessoas para 25 metros). Na PUC-RS onde estou frequentando atualmente, no horário que vou (entre 7h e 11h; varia conforme o dia) geralmente tem no máximo 3 pessoas para 50 metros em cada raia livre (que são 4 no total).

      Outra coisa que te sugiro fazer é verificar bem a grade de horários da piscina e também do estacionamento do PEPS, pois há horários gratuitos. Estou te falando do estacionamento porque é muito melhor ir de auto quando a gente tem uma maleta com o computado, uma mochila com os itens de esporte e outra mochila para levar a comida do dia (eu ficava das 7h às 21h na universidade aí).

      E lembre-se, Cidade do Québec é o que costumo chamar de COLÔNIA, ou seja, é uma cidade de interior; enquanto estiveres aí, evite comparar com Montréal porque só te vai fazer sofrer à toa.

      Bonne séance d’entraînement!
      Fabrício

    • #55360
      gabi-infirmiere
      Participante

      Fabricio, morei numa cidadezinha de 3mil habitantes em Abitibi-Témiscamingue (cidade de Témiscaming) cidade pequena nao me assusta rs

    • #55367
      FCelso
      Participante

      Certamente Gabi,

      A questão é a disponibilidade de serviços, claro que cidade menor tem menos opções. A Cidade do Québec a meu ver é uma boa opção por não ser muito grande ainda (comportamento de cidade pequena) e uma quantidade de serviços razoável (a qualidade peca um pouco). Em Montréal a disponibilidade é maior, mas não avaliei os serviços, pois fiquei baseado na Capital Nacional mesmo. Mas isso serve de referência para quem vai se mudar “para sempre”, o que não me parece ser o teu caso.

      Abç,
      Fabrício

    • #60721
      Doug Ramsey
      Participante

      Olá, pessoas!

      Li o tópico e resolvi fazer uma pesquisa atualizada em relação aos preços de algumas coisas (e aproveitar pra incluir isso no meu dossiê para entrevista). Alguém pode dizer se os valores mensais abaixo estão dentro ou fora da realidade, tomando por base uma pessoa sozinha em Montreal?

      Aluguel 1 1/2 : 560$
      Seguro residencial : 33$
      Eletricidade/aquecimento: 80$
      Assinatura Internet/TV/telefone fixo: 130$
      Celular: 75$
      Cartão do metrô: 75$
      Supermercado: 250$

      Agradeço muito a quem puder opinar!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #60733
      FCelso
      Participante

      Doug,

      Eu colocaria pelo menos CAD$ 350,00 mensais para alimentacao. Estava olhando minha planilha de 2008-2009 e o minimo que gastei foi 194,87 em novembro 2008 e 274,2 em outubro 2008. Nos outros meses, sempre acima de 300. E isso foi na Cidade do Quebec que eh teoricamente mais barata.

      Sds,
      Fabricio

    • #60743
      CasalEncrenca
      Participante

      oi Doug, acho que no site do Sandro tem informações atualizadas, da uma olhada e qualquer coisa ele ta sempre respondendo aqui no fórum:
      http://www.truth.com.br/ospatos/category/transporte/
      Boa sorte na entrevista, vai dar tudo certo ;)

    • #60747
      Doug Ramsey
      Participante

      FCelso, CasalEncrenca, muito obrigado pelas dicas! Levarei em conta essas informações.

      Se mais alguém quiser opinar ou souber se os valores que coloquei estão muito fora da realidade, ficarei extremamente grato!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #60761
      Lu_campinas
      Participante

      Olá pessoal,

      ha algum tempo eu vi aqui na CBQ um tópico que trazia uma tabela (tipo Excel) onde as pessoas que já estão no Quebec colocavam os valores dos seus gastos mensais, lembro que variava de acordo com o número de pessoas na família e a região.

      Alguém pode me ajudar a encontrar este tópico?

      Já utilizei a ferramenta de busca mas não achei…

      Muito obrigada,

      Luciana

    • #60794
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Lu,

      nao seria este topico aqui?


      Planilha de Despesas Mensais médias por cidade e tamanho

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/42/4970.html

    • #60801
      Lu_campinas
      Participante

      Oi Carlos!

      Perfeito! era este tópico mesmo!
      Muitíssimo obrigada!
      Grande abraço
      Luciana

Visualizando 42 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.