Cursos de francês em Montréal

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Cursos de francês em Montréal

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6661
      fabiolabvalio
      Participante

      Pessoal, aqui em Montréal os imigrantes conseguem fazer cursos de francês bem baratos através da CSDM
      Comission Scolaire de Montréal

      (Formation adultes, cours de francisation)

      Eu, por exemplo, estou fazendo o curso de verão (julho e agosto), 16 horas por semana à noite (existem cursos de até 30h e durante o dia), por 40 dólares (o curso inteiro). E se eu quiser continuar estudando, na sessão de setembro até dezembro, é só apresentar o recibo e eu não precisarei pagar novamente (e eu ainda posso escolher outra escola da comissão para fazer o próximo curso, se quiser).

      Vale a pena para melhorar o francês ou então enquanto esperamos a francisação.  :lol:

    • #35951
      Jujuba-SP
      Participante

      Oi Fabiola!!

      Que legal!!! Valeu pela informação!
      Beijos
      Juliana :D  :D  :D

    • #35956
      RonaldoMaciel
      Participante

      Ótima informação Fabiola. E vc está esperando a francisação? Vc está em Montreal? Como anda a fila? Existem também cursos de inglês assim com preços mais baratos?

      Abraço
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #35958
      fabiolabvalio
      Participante

      Olá, Ronaldo!

      Eu estou em Montréal sim, aguardando a francisão. Uma turma nova começará em agosto, mas eu não sei se conseguirei vaga… O meu teste de nível é daqui 2 semanas (demorou 1 mês entre o envio do pedido da francisão e a data do teste, mas eu tenho amigos que enviaram bem depois de mim e que farão a prova antes   8O :?: ).

      Quanto a cursos de inglês eu ainda estou pesquisando… eu vi um por 30 dólares mas ainda não sei nada sobre ele. Eu acredito que a própria Comission Scolaire tenha alguma coisa do tipo. Quando eu tiver essa informação eu posto aqui!

    • #36025
      badaga
      Participante

      Eu estou fazendo Francês e o meu marido está fazendo Ingles no College Dawson.
      http://www.dawsoncollege.qc.ca/

      Cada módulo custa 250 dolares. Eu gostei de lá. Fica perto do lugar onde eu moro.

    • #39907
      tatinana
      Participante

      Pessoal, estou reativando esse tópico, pois gostaria da ajuda de vocês sobre cursos de Francês em Montreal para não imigrantes.
      Pretendo ir para lá estudar Francês enquanto espero a finalização do processo federal.
      Se alguem puder me ajudar eu agradeço.
      Abraços

      Tatiana :bigups:

    • #39942
      Ventura
      Participante

      Olá Turma,

      gostaria de perguntar para a pessoas que fizeram aula de frances na Comission Scolaire de Montréal quanto tempo demoraram para comecar as aulas apos fazerem a solicitação. É possível chegar em montreal , fazer logo o pedido e comecar a cursar em menos de 1 mes?

      Desde ja agradeço.

      Abs.

      Ventura

    • #55752
      taiefredo
      Participante

      Pessoal,
      Na espera pela convocação da entrevista estamos pensando em ir para o Québec nos próximos meses para melhorar o francês e com isto estamos pesquisando as diferentes escolas.
      Estamos pensando em ficar lá um mês, quem sabe um pouco mais.
      Gostaria da opinião dos que fizeram isto quanto as escolas, qual seria a escola ideal para isto?
      Agradecemos desde já toda a ajuda.
      Abraços,

    • #55758
      gabi-infirmiere
      Participante

      Oi Tais e Alfredo

      quando eu vim em 2006, na visita de reconhecimento, fiz 2 semaninhas de reforço em francês na LSC e foi bem bacana. Nenhum brasileiro na sala (ao contrario das salas de inglês!) e professores excelentes, valeu muito a pena.
      Fiquei em casa de familia e a imersao foi total.

      Muitos fazem na YMCA, mas ha muuuuuuuuuuuuitos brasileiros que frequentam a Y.

    • #55759
      taiefredo
      Participante

      Olá Gabi,

      Estamos mesmo procurando este tipo de informação, de alguém que estudou. Existem muitas escolas em Montréal e ficamos sem saber bem qual escolher.
      Obrigado pela informação.
      Alguém mais poderia nos dar dicas?
      Abraços,

    • #55765
      RonaldoMaciel
      Participante

      Existe a possibilidade de fazer o curso nas universidades, onde geralmente a qualidade é superior aos cursos das comissões escolares. Nas comissões, as salas são lotadas e o ritmo é muito lento.

      Vc poderia fazer ainda algumas matérias (ou até o curso completo) de francês língua-segunda por exemplo.

      Como vc vai para Québec, ponho o link da Ulaval:

      Ulaval: http://www.elul.ulaval.ca/sgc/pid/9070

      Poderia também ver nos CÉGÉPs ou algum organismo de apoio ao imigrante.

      http://www.ville.quebec.qc.ca/nouveaux_arrivants/organismes/index.aspx

      Sorte
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #55772
      danigeri
      Participante

      @taiefredo wrote:

      Pessoal,
      Na espera pela convocação da entrevista estamos pensando em ir para o Québec nos próximos meses para melhorar o francês e com isto estamos pesquisando as diferentes escolas.
      Estamos pensando em ficar lá um mês, quem sabe um pouco mais.
      Gostaria da opinião dos que fizeram isto quanto as escolas, qual seria a escola ideal para isto?
      Agradecemos desde já toda a ajuda.
      Abraços,

      Oi Tais e Alfredo,

      Fui para Montréal junto com meu namorado no ano passado (25 de julho a 19 de agosto) e fizemos o curso na escola ILSC. Fizemos o curso integral, das 9:00 as 16:00 – 3 aulas por dia. Fechamos o curso pela CI (Central de Intercâmbios) e ficamos em casa de família. Gastamos em torno de R$ 6.000,00 cada, já com passagem aérea.

      Fomos para lá com apenas o primeiro nível A1.1, que fizemos na Aliança Francesa. Quando voltamos entraríamos no nível Intermediário (4 níveis acima), porém a unidade da AF onde fazemos aula não tinha vagas disponíveis no sábado. A professora que nos entrevistou acabou nos encaixando na turma dela, nível B2.2 (8 níveis acima). Mesmo entrando no nível avançado, não tivemos muita dificuldade, pois nosso francês estava em um nível em que conseguimos acompanhar a turma. Acabamos não estudando algumas matérias, como por exemplo subjuntivo, condicional, porém nada que um pouco de estudos em casa não ajude.

      Agora em Junho fizemos a prova DELF B2 e passamos!! /

      Acho que independente da escola em que vocês vão estudar, o importante é praticar fora da escola também e ter um pouco de dedicação.

      Abraços e boa sorte!! ^^

      Dani

    • #55774
      taiefredo
      Participante

      Ronaldo,
      Estive olhando os links que vc mandou, pela universidade de Laval o curso já está em andamento (que pena). Agora só em Julho que vem.
      Ainda estou pesquisando sobre os CEGEPs.
      Obrigado pelas dicas.

      Dani,
      Estamos mesmo querendo isto, dar um salto em nosso nível. Estamos pensando nestes cursos super intensivos, como vcs fizeram. Nossa, foi um grande salto, hein?
      Parabéns pelo DELF!
      Abraços,

      Alfredo.

    • #55777
      viniciusst
      Participante

      Bom dia a todos,

      Também estou querendo ir para montreal estudar.
      Me indicaram a escola Ali. Alguem conhece?

      Essa LSC é boa mesmo?

      E a YMCA?

      Duvidas e mais duvidas.

      Muito Obrigado.

      Vinicius Teixeira

    • #55780
      SANDROMS
      Participante

      Só ouço falar bem da ALI, a YMCA alguns gostam outros não, talvez dependa da qualidade do professor e da turma. Não conheço a LSC…

    • #55782
      viniciusst
      Participante

      Muito Obrigado.

      To pensando em estudar na ALI.
      Talvez 02 ou 03 meses.

      Muito Obrigado.

      Vinicius Teixeira

    • #55786
      taiefredo
      Participante

      Pelo que pesquisei até agora, a ALI tem sido uma das mais estruturadas em matéria de conteúdo e horas de aula.

    • #55788
      viniciusst
      Participante

      Pois é!
      To pensando em ir mais no final do ano.
      Parece q quase toda segunda começa uma turma.
      To pensando em começar em Novembro.

      Será que 2 meses da pra aprender muito?

      Muito Obrigado.

      Vinicius Teixeira

    • #55789
      daniel.p
      Participante

      Olá pessoal,

      Em 2010 fiz um mês de curso de francês na ACM. Achei o curso muito bom. O curso era dividido em 6 níveis, tinha feito o ciclo básico no senac antes de ir e fui parar no nível 4 em Montréal. Achei super bom, consegui acompanhar bem o curso e aproveitei bastante. A minha turma era composta de mais ou menos 15 pessoas, e além de mim só tinha mais um brasileiro. De resto tinham pessoas de todas as nacionalidades, inclusive 2 montrealaise anglófonos! A professora era muito boa, de origem francesa e muito atenciosa e prestativa. O livro que usamos eu comprei numa livraria perto do Mille End e era da mesma editora dos livros usados pelo Senac. Eu particularmente não tenho reclamações a fazer do curso.

      Voltando pro assunto original do tópico, alguém que já mora em Montréal poderia passar dicas de lugares e preços pra fazer cursos de francês que não sejam a francização do governo? Se tudo der certo chego no final de outubro e pelo calendário da francização a tempo integral a próxima turma se inicia em 14 de novembro, ou seja, dúvido que vá conseguir vaga numa turma dessas. Alguém tem alguma sugestão?

      Daniel

    • #55792
      SANDROMS
      Participante

      @daniel.p wrote:

      Se tudo der certo chego no final de outubro e pelo calendário da francização a tempo integral a próxima turma se inicia em 14 de novembro, ou seja, dúvido que vá conseguir vaga numa turma dessas. Alguém tem alguma sugestão?

      Se você não conseguir vaga na francisação pode optar por um curso pago como Ali, YMCA (ACM), etc…. ou por algo mais em conta oferecido pelo governo, como a comissão escolar:

      http://www.csdm.qc.ca/EducationAdultes/Programmes/FrancaisLangueSeconde.aspx

      Boa sorte,

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.