Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › CURSO TECNICO??
- Este tópico contém 22 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 11 meses atrás por wilson_silvarj.
-
AutorPosts
-
-
11 de agosto de 2011 às 16:59 #7575fbifiapoParticipante
Olá, alguem sabe alguma informação mais precisa sobre o curso Tecnico em Mecanica ou Tecnico em Mecatrônica?
Observei no site da imigração e ao que pude observar, o curso de “Technicien d`usinage” está em demanda. Por serem cursados no mesmo numeros de horas aula, (1800Hs/Aula), teriam equivalencia entre eles? Ao que pude ver o conteúdo programático é muito semelhante ao do Tecnico Mecanico, mas não são exatamente iguais. Como posso saber se os cursos se equivalem? Alguém imigrou, aplicou, esta em processo usando esse curso como formação do aplicante principal???
Abraços a todos e desde já muito Obrigado pelas informações.
Fiapo.
-
16 de agosto de 2011 às 02:00 #46523fbifiapoParticipante
:| :| :| :| :| :| :| :| :| :| :| :| :|
-
16 de agosto de 2011 às 13:26 #46532Carlos_SantosParticipante
nunca ouvi falar desta sua profissao antes de sua postagem…
como saber se elas sao equivalentes, so fazendo o processo de equivalencia do MICC….
Aqui no forum eu nao acredito que vc ache um colega de trabalho, mas “…esperanca é a ultima que morre”
Boa sorte!
-
16 de agosto de 2011 às 16:15 #46545fbifiapoParticipante
Valeu Carlos!!! Eu sigo na luta. Embora eu tenha visto no site da imigração, grades de comparação, “boas” informações sobre minha profissão e tudo mais, gostaria de encontrar relatos com experiencias positivas ou não. Enfim, espero logo poder postar boas noticias sobre nossa imigração para o Quebec.
Abraços e Obrigado a todos que tentam de alguma forma ajudarem a comunidade.
Fiapo.
-
17 de agosto de 2011 às 11:17 #46579gomeshpParticipante
Olá, já li bastante coisa tanto aqui como nas comunidades do Orkut e amanhã estarei em Campinas na Palestra sobre o Quebec.
Minha dúvida acho que cabe neste tópico…
Sou técnico em secretariado (fiz o curso o ensino médio) em um órgão público, este serviço é regulamentado, temos que ter registro junto à DRT ( Delegacia Regional do Trabalho), mas não conta nenhum ponto a mais na lista de domínio.
Já Accounting (DVS – 1,350 hours / 1.5 years) conta 6 pontos a mais, explicado isto vem a dúvida, temos um curso técnico de contabilidade a distância que dá direito ao registro no Conselho Regional de Contabilidade, só que ele tem carga horária de 1070h. Esta questão de horas tem que ser igual? Se isto melhorar o meu processo, penso em fazer este curso e obter o registro já que antes de ser secretário também tive experiência na área financeira dentro do mesmo órgão público.
Obrigado.
-
17 de agosto de 2011 às 14:18 #46587Carlos_SantosParticipante
Ola Gomeshp,
vc menciona regulamentacao e comparacao de cursos ai no Brasil. Mas aqui eles podem ser reconhecidos diferentemente, dependendo da natureza do trabalho.
Sei que contabilidade aqui nao é simples, pois tem uma ordem.
Se eu fosse vc olharia com carinho o que vc pode fazer aqui como profissao antes de investir em cursos no Brasil. Pode ser que aqui vc tenha que recomeca-los ;-)
Veja no topico: “l’outil de travailler au Canada” as profissoes que podem te interessar e veja as formacoes respectivas. :idea:
Boa pesquisa.
-
17 de agosto de 2011 às 18:38 #46617gomeshpParticipante
Olá Carlos,
Obrigado. Já tinha visto o “l’outil de travailler au Canada” e também o GUIDE DES PROCÉDURES D’IMMIGRATION, mas minha duvida é em relação ao processo de imigração. Acho que escrevi demais e ficou confuso o meu post…vou tentar de novo.
Falei deste técnico em contabilidade pois ele acrescenta 6 pontos a mais e com ele teoricamente fica mais tranquilo eu “passar”. Ele faz parte da 2009 LIST OF AREAS OF TRAINING
POINTS FOR THE AREA OF TRAINING CRITERION ON THE
SELECTION GRID FOR QUALIFIED WORKERS
PART I – PART II –
Foreign Degrees – SECTION C –
Principal applicant: 6 pointsNeste documento consta Accounting (DVS – 1,350 hours / 1.5 years) e o que estou vendo no Brasil tem 1070 horas e terei o CRC. Enfim, esta diferença de carga horária atrapalharia eu conseguir estes “Principal applicant: 6 points” ? Neste momento é neles que eu penso e assim teria uma certa folga.
Para trabalhar no Quebec sei que é diferente…
Obrigado de novo.
-
17 de agosto de 2011 às 18:56 #46618Carlos_SantosParticipante
se eu entendi entao, vc quer fazer uma outra formacao para poder ganhar mais pontos para o CSQ….
Bom, si é isso, como um curso de 1070 horas pode ser equivalente à um de 1350 horas ?
mas sendo um outra formacao, deve contar alguns pontos mas nao sei se o que vc esta contando (6).
Atenciosamente
-
17 de agosto de 2011 às 20:01 #46620gomeshpParticipante
@Carlos_Santos wrote:
se eu entendi entao, vc quer fazer uma outra formacao para poder ganhar mais pontos para o CSQ….
Isto mesmo, Carlos!
@Carlos_Santos wrote:
Bom, si é isso, como um curso de 1070 horas pode ser equivalente à um de 1350 horas ?
Pois é, pensei em como é técnico aqui contaria pelo menos para o acréscimo dos pontos.
@Carlos_Santos wrote:
mas sendo um outra formacao, deve contar alguns pontos mas nao sei se o que vc esta contando (6).
Atenciosamente
Estou usando as informações deste link; http://www.canadavisa.com/quebec-immigration-education.html
Obrigado.
-
18 de agosto de 2011 às 17:37 #46638Carlos_SantosParticipante
Ola Paulo,
eu usaria a fonte oficial aonde vc encontra a tabela de pontos:
http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf
Boa sorte!
-
23 de agosto de 2011 às 18:47 #46708Nanda2302Participante
Ola pessoal bom meu nome é Fernanda tenho 17 anos.Esse ano irei concluir o curso técnico em Processamento de dados (3anos) e tenho 129 horas de frances e nada de inglês trabalho faz 3 meses de carteira assinada como “jovem aprediz” em uma empresa de infórmatica eu irei sozinha fiz o teste e não passei o que na opnião de vocês eu devo melhorar?OBS: No teste eu colocou que conclui o o curso técnico.
toda a ajuda é bem vinda!!! -
23 de agosto de 2011 às 20:08 #46714mCerqueiraParticipante
Nanda,
Acho que a idade mínima para o aplicante principal é de 21 anos (corrijam-me se eu estiver errado). Outros aspectos que vc deve observar: estudos e formação (AKA diploma) e mínimo de 1 ano de experiência comprovada na área. Creio que estágios não contam, infelizmente.
Espero ter ajudado,
Marcos -
23 de agosto de 2011 às 23:16 #46720Nanda2302Participante
Sim toda ajuda é muito bem vinda eu pretendo fazer o processo mais futuramente mesmo pois quero ter experiencia profissional e fazer um curso superior ,mas estou planejando desde agora para não ficar meio que “correndo” , ainda tenho 4 anos de “sobra” haha ate os 21 anos
-
24 de agosto de 2011 às 17:19 #46733Carlos_SantosParticipante
Ola Nanda,
@Nanda2302 wrote:
… fiz o teste e não passei o que na opnião de vocês eu devo melhorar?…
use o teste online para saber o que te falta!
– coloque um item novo à cada teste
– coloque nivel de francês mais alto, se nao der coloque mais até chegar em fluente!
– coloque experiencia de trabalho de 6 meses, se nao der, coloque um ano, até mais se for o caso!
– coloque um outro curso técnico ou um universitario
– …Ou seja, coloque aspectos que te permitam realizar, claro!
Boa sorte!
-
4 de novembro de 2011 às 16:58 #48032MelwinParticipante
Olá Pessoal!
se houver alguém que tenha conhecimento no assunto a seguir agradeço qualquer informação.
Vi uma entrevista feita à diretora do BIQ Soraia Tandel pela justtv onde ela menciona que Quebec procura por pessoas que possuam curso superior ou tecnólogo e são poucos os cursos técnicos reconhecidos para o processo. Numa palestra ele fez as mesmas ressalvas quanto aos cursos técnicos.
Eu tenho curso técnico em edificações que tem uma duração de 2 anos + estagio
supervisionado, com uma carga horária de 2000h (1600 h do curso + 400 do estagio).Quando faço o teste on line, na lista de profissões tem a opção “Dessin de bâtiment (DEP – 1800 hres / 2 ans)”.
Já pesquisei e tudo indica que se trata do mesmo curso, obviamente com algumas diferenças, mas, sempre fica um pouco de incerteza e como a minha aprovação depende do reconhecimento do meu diploma… a paranóia aumenta.
Tenho a mesma dúvida em relação aos estudos da minha esposa, ela tem o diploma de Técnico em desenvolvimento web e esta fazendo o estagio para obter um segundo diploma como Tecnica em informática. No teste on line tem a opção “Soutien informatique (DEP – 1800 hres / 2 ans)”. Na aplicação vamos colocar o primeiro, pois queremos mandar a documentação ainda este ano e não da tempo para aguardar pelo diploma.
PS: quem tiver interesse em escutar a palestra, este é o endereço:
http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/2010/05/27/palestra-imigracao-ao-quebec/Obrigado
-
4 de novembro de 2011 às 20:11 #48037RonaldoMacielParticipante
Olá Melwin, acredito que o problema com relação aos cursos técnicos é que alguns substituem o ensino médio. Assim, vc teria menos anos de escolaridade.
Agora este curso que vc fez foi após o ensino médio?Veja a grille de séléction du Québec mais atualizada (Out/2009). Isso talvez possa te ajudar tb.
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
4 de novembro de 2011 às 23:05 #48039MelwinParticipante
Oi Ronaldo e Susana,
Obrigado pela contribuição. Com relação ao meu curso, eu fiz ele depois de concluir o ensino médio.
-
5 de novembro de 2011 às 02:14 #48040Lu_campinasParticipante
Olá pessoal,
Meu marido e eu também fizemos o curso técnico integrado ao segundo grau, o meu curso durou 3 anos e o curso do meu marido durou 4 anos além de estágio obrigatório.
Agora depois de vários anos, quando liguei na escola para solicitar nossos diplomas (para montar o dossier) fui informada que só ele tem diploma o meu curso confere apenas um certificado de conclusão.
Alguém saberia me informar se terá o mesmo valor ?
Um abraço a todos,Luciana
-
5 de novembro de 2011 às 10:37 #48042janenevesParticipante
Olá Luciana,
Creio que é necessário diploma, pelo menos para o BIQ.
O certificado qualquer escola emite para qualquer curso, mas para emitir o diploma o curso tem que ser reconhecido pelo MEC.Para o exercício da profissão no QC já não sei, acho que depende da regulamentação para a sua área, mas na impossibilidade de validar o certificado, seria possível tentar um reconhecimento de competencias. (tem um post aqui no fórum que fala do assunto mas não achei… segue o link que tenho para o RAC na região de Mauricie http://www.racmauricie.com/).
Abraços!
Jane.
-
5 de novembro de 2011 às 10:57 #48043Lu_campinasParticipante
Olá Jane
Obrigada pela ajuda, na verdade o curso é sim reconhecido pelo MEC, foi feito em uma ETEC (escola técnica estadual), mas pelo que a secretária da escola me disse, o meu curso (Desenho Mêcanico) não fornece habilitação técnica plena (por não ser obrigatório o estágio), apenas uma habilitação de auxiliar técnico, bem este não é problema, pois fiz um curso superior em outra área (na qual atuo), mas fiquei preocupada com a questão da validação do do curso perante o BIC, pois foi lá que cursei o ensino médio juntamente com o Técnico.
Vou ligar lá novamente e explicar a situação e ver se consigo alguma informação diferente.
Outra vez, obrigada pela ajuda.
Um abraço
Lu -
5 de novembro de 2011 às 11:31 #48045janenevesParticipante
Oi Lu,
se vc já tem curso superior não precisa apresentar diploma do ensino médio.
Vale a titulação mais alta, portanto o diploma da faculdade é suficiente.O diploma do ensino médio seria necessário apenas se fosse sua titulação mais alta, ou se vc tivesse interesse na pontuação do técnico de nível médio.
Bonne chance :)
Jane.
-
5 de novembro de 2011 às 22:22 #48046Lu_campinasParticipante
Jane,
Que notícia excelente !!!
Eu estou juntando a papelada para mandar ainda este ano (temos que correr, pois falta o diploma do marido), mas já estamos agilizando…sabe como são estas coisas de última hora, afinal só faz 16 anos que ele terminou o curso técnico :lol:
Muito obrigada,
Lu -
24 de janeiro de 2013 às 00:31 #59924wilson_silvarjParticipante
Sou formado em Engenharia ambiental e sanitária ( 5 anos ) e pós graduado em Engenharia de Segurança (1 e 4 meses. 600h) do Trabalho e possuo curso técnico em segurança do trabalho.
Minha dúvida é sobre o curso técnico vou postar neste tópico, OK ?
Tenho uma graduação ( não está na lista ) e farei técnico em enfermagem ( que está na lista ). de acordo com a tabela, eu tenho 10 pontos só por ter o nível universitário ? ou meu nível universitário não irá contar ? pois pensei que eu deveria contar do nível mais alto.
Perguntei isso na palestra online, mas é muito difícil conversar com a palestrante e ela responde tudo correndo !! vejam o exemplo
Formation: Meu Niveau de scolarité é Universitaire 1er cycle 3 ans ou + ( mas não está na lista – ). 10 pontos
Domaine de formation: Meu técnico está na lista vale 06 pontos. tenho 16 pontos no total ?
Meu curso técnico é diferente da graduação ( q não está na lista ) aí fica a dúvida é como se eu não tivesse uma graduação ?, tenho que colocar no campo Formation que tenho apenas o nível técnico ?
Se minha graduação não contar então terei 06 pontos por ter curso técnico + 06 pontos por estar na lista 6+6 = 12
Se minha graduação contar terei 10 pts da graduação + 06 pontos do técnico = 16 pontos.
Me ajudem por favor.
At.
Wilson
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.