curso Graduação 2 anos – em qual categoria se enquadra ?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos curso Graduação 2 anos – em qual categoria se enquadra ?

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5259
      JoieVivre
      Participante

      Mes amis ! Boujour !

      Eu aqui novamente tirando duvidas.

      bom, possuo diploma de graduação de 2 anos em banco de dados. total são 2000 horas. NÃO É SEQUENCIAL e também não sou bacharel.

      Eu obtive título de graduado em tecnologia de banco de dados.

      A minha dúvida cruel em qual categoria se enquadra o meu curso ao preencher o teste preliminares. ?

      1 -Título postsecundario técnico – 2 años (en Québec, el diploma se obtiene tras 13 años de estudios de tiempo completo)

      ou

      Título postsecundario técnico – Bachillerato – 3 años (en Québec, el diploma se obtiene tras 14 años de estudios de tiempo completo)

      Quem pode me dar essa informação agradeço.

      Merci.

    • #21739
      maurorepacci
      Participante

      pela descrição que voce deu…acho que seria o número 1..na área de downloads tem um pdf que compara o sistema educacional do quebec com o do brasil
      de uma olhada lá ou no google
      abs

    • #21741
      JoieVivre
      Participante

      Mauro valeu !

      Eu li o documento. O meu curso se enquadra em pre-universitario.  Ou seja, acho que são os Colleges.

      Abs

      Fidelis

    • #21742
      ibere81
      Participante

      Eu não tenho como te responder precisamente porque os nomes estão em espanhol, mas teoricamente é o “Título postsecundario técnico – 2 años”, pois este equivale a 13 anos de estudo: 8 anos de ensino fundamental, mais três do colegial mais 2 do curso de tecnologia de banco de dados. Ou seja: é um curso pós-secundário mas não é um bacharelado. Se o seu curso de tecnologia fosse de 3 anos, você provavelmente conseguiria cair na outra categoria (edição: pensando bem, acho que nem assim… porque não importa quantos anos de estudo você tem, cursos de tecnologia nunca são considerados bacharelado).

      Os estudos no Quebec tem uma estrutura diferente da nossa e são tipicamente assim:

      Escola primária (école primaire) – 1a à 6a série
      Escola secundária (école secondaire) – 7a à 11a série

      Ou seja, até aqui, apesar da estrutura ser diferente, alunos tanto do Quebec quanto do Brasil estão com o mesmo número de anos de estudo: 11 (no resto do Canadá o ensino vai até o 12o ano).

      Durante a escola secundária é possível ainda obter um DEP (Diplôme d’études professionnelles), que equivale tipicamente ao nosso “ensino médio técnico”.

      Depois de terminados os estudos secundários, o caminho típico seguido pelos alunos é o seguinte:

      CEGEP (Collège d’enseignement général et professionel – Colégio de educação geral e profissional) – após terminar os estudos secundários, os alunos podem começar os estudos pós-secundários nos CEGEPs, onde tipicamente eles escolhem entre estudos pré-universitários (em três áreas: ciências, artes ou humanidades), que duram 2 anos, ou um curso de formação profissional, que dura 3 anos. Após a conclusão de qualquer um desses dois, o aluno recebe um DEC: Diplôme d’études collégiales. Os DECs do curso de dois anos te dão direito a entrar em uma universidade e de quebra geralmente te deixam reduzir uma parte do curso universitário. Exemplo: na McGill, um curso de 120 créditos deixa você descontar 30 créditos se você tem um DEC, ou seja: você reduz um ano do curso. Alguns DECs dos cursos de formação profissional também te permitem continuar os estudos universitários, mas geralmente em cursos relacionados. Aqui tem uma lista com a maioria desses cursos de 3 anos oferecidos nos CEGEPs.

      Resumindo: cursos de tecnologos, que aqui são considerados de nível superior, lá estão em uma categoria chamada de “pós-secundário” (collégial), que fica entre o ensino médio e o ensino superior. Basicamente é como se você tivesse feito um CEGEP.

      Aqui tem um artigo muito interessante e detalhado sobre o sistema de educação québécois. Espero que ajude!

      O download que o Mauro indicou ajuda muito também, principalmente se você estiver preenchendo os documentos para enviar para BA e está querendo saber como colocar sua formação no formulário. Uma dica: seja conservador! Se estiver em dúvida, é melhor chutar sua formação um pouquinho pra baixo.

    • #21743
      JoieVivre
      Participante

      ibere81

      Valeu Merci !

      Obrigado pela excelente explicação. No meu caso realmente colocarei o pos-secundário. Ai o que pude ver terei que avancar um pouco mais no francês.

      Estarei lendo os docuemnto referenciado por vc.

      Merci .

    • #24143
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros Colegas,

      sobre este assunto, sugiro uma leitura do topico:

      A Educação no Quebec em poucas palavras

      Atenciosamente

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.