Home › Fórum › Off-Topic › Literalmente Off topic › Curiosidade sobre o exame de urina…
- Este tópico contém 5 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 12 meses atrás por Erasmo.
-
AutorPosts
-
-
28 de novembro de 2006 às 18:53 #4370ErasmoParticipante
Hoje li um comentário da Adriana em nosso blog (obrigado pela visita!) no qual ela diz que em BH o exame de urina é feito no Laboratório. Bom, aqui em SP, o próprio médico o faz, com o auxílio de uma fitinha colorida, chamada Tira Reagente para Teste Urinológico. Ele simplesmente coloca a fitinha em contato com a amostra de urina 8O e depois analisa em um equipamento específico ou compara as cores resultantes na escala de cores do próprio frasco, que vai desde uma amostra de urina “boa” :lol: até as cores que apresentam alguma alteração.
Parece bem simples, mas quem não conhece, como eu não conhecia, pode ficar surpreso com o que este teste pode, semiquantitativamente, indicar:– teores de glicose e cetona – associados ao teor de diabetes
– teores de proteínas, pH, sangue na urina (por isso, as mulheres devem fazer o exame fora do período menstrual), nitritos, leucócitos e densidade da urina – indicam perturbações funcionais e infecções de rins e da zona uro-genital;
– teores de bilirrubina e urobilinogênio – indicam doenças do fígado e da vesícula biliar.Como podemos ver, uma simples fitinha pode acusar tudo isto. É claro que, no caso de quaisquer alterações significativas, exames mais rigorosos devem ser solicitados…mas fica aqui a informação a título de curiosidade. :P
Fontes:
Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial
Chembiomed
Québec là nous allons!!! (nosso blog em francês)Abraços
Erasmo
-
28 de novembro de 2006 às 19:15 #10698Carol_e_GuParticipante
OI,
Só pra especificar
É que no laboratório eles usam a mesma fitinha pra fazer o exame, a diferença é que depois eles centrifugam a urina e colocam o sedimento no microscópio pra contar as hemácias, caso tenha sangue, olham o tipo de bactérias e a quantidade pra ver se é a flora normal ou se tem infecção, o que é comprovado com o teste da fitinha (presença de nitrito), e ainda a presença de oxalatos que indica se a pessoa tomou pouca água ou come muitos alimentos tipo tomate, contam o número de células descamativas, que mostra se a pessoa teve uma boa higiene antes de colher a urina e etc…
Acaba que o exame é o mesmo, só que um pouco mais detalhado.
Um abraço,
Carol -
28 de novembro de 2006 às 19:24 #10699Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá a todos,
Então, mas acho bem mais correto o teste realizado no laboratório… inclusive pela análise das hemácias presentes… inclusive no exame da minha amiga em SP mesmo, acusaram a presença de hemácias no exame do seu esposo, e se o médico não deixasse ele repetir o exame em outro dia e verificar assim que não era nada demais, ele teria que apresentar laudos do urologista, portanto por ser um exame mais detalhado creio ser o mais indicado pelo Canadá.
Claro que quanto menos chances tivermos de aparecer algo errado no exame melhor… mas acho que o correto seria o no laboratório como todos os outros médicos solicitam…
Em relação ao meu nivel de oxalato, deve ter dado anormal… naõ vivo sem tomate e sem catchup!!! :lol: :lol: :lol:
Abraços, [/align]
-
28 de novembro de 2006 às 20:40 #10700ErasmoParticipante
Olá a todos,
Bom, se usam a fitinha no laboratório também, significa que é um teste fidedigno…tanto que o médico aqui em Sampa (pelo menos o que nos atendeu) deve se basear apenas nele, pois assim que ele mergulha a fitinha na amostra de urina, já pede que nós a descartemos :? …mas, não dá para certificar isso.
Abraços
Erasmo
-
28 de novembro de 2006 às 21:03 #10701driaoquadradoParticipante
Olá Pessoal
O fato do exame ser feito com fitinha não quer dizer necessariamente que seja tão “fidedigno” como dito pelo Erasmo. A forma de conservação das fitas implica na confiabilidade do teste. Além do mais, o simples fato de dar hemácias na fita, não quer dizer que a pessoa realmente as tenha na urina. Isso porque as reações que ocorrem na fita são reações químicas e podem sofrer interferência de outros componentes na urina, como no caso da mioglobina (que é liberada na urina após exercício físico intenso). Nos laboratórios, quando há presença de hemácias na fita é feito o exame microscópico para termos certeza do resultado. Se de fato for procedente o resultado, liberamos de forma quantitativa esse número presente. Portanto, caso o exame seja feito no consultório médico como foi dito aqui, sugiro que ninguém faça muito exercício físico na véspera.
Espero ter contribuido para esclarecer essa dúvida.Um abraço a todos,
Adriana
-
28 de novembro de 2006 às 21:17 #10702ErasmoParticipante
Olá Adriana (driaoquadrado), realmente você tem razão…aqui na faculdade onde trabalho temos este teste de urina (descobri hoje :oops: ) e o prazo de validade dele é muito restrito…além disso, qualquer contato com ar/humidade/suor de quem manuseia/maneira como foi coletada a amostra etc. pode influenciar na qualidade do teste…mas, como eu disse antes, é uma análise semiquantitativa, ou seja, espera-se que, diante de quaisquer alterações, sejam solicitados exames mais detalhados…o bom disto tudo é que estas informações podem ser úteis caso alguém tenha problemas nos exames, ou mesmo dúvidas com o parecer médico, se for reprovado…e eu que achei que ninguém ia olhar :D ! Muito legal!!!
Abraços
Erasmo
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.