Cultura, costumes, curiosidades

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Cultura, costumes, curiosidades

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7160
      iaiaenando
      Participante

      Uma das coisas que mais penso é sobre a questão da cultura. Busco bastante nos blogs sobre curiosidades, costumes, porque acho super interessante e necessário ler a respeito.

      Por exemplo:
      Hoje em dia no Brasil, dependendo da situação e do lugar, tratar uma pessoa por você acaba sendo mais simpático do que tratar por ‘senhor(a)’ certo? Muitas pessoas acham desagradável o excesso de polidez na hora do tratamento.
      No Canadá, li que tratar outra pessoa por tu – que obviamente não ‘deva’ ser tratado assim – pode ser até uma ofensa.

      Isso é só um exemplo.

      Como saber se portar se você não tem um parâmetro? Como saber se você vai estar sendo antipático ou simpático caso se porte de tal jeito?

      Obviamente, a grande maioria das coisas vão ser adquiridas lá, na observação ou até mesmo perguntando a pessoas próximas. Mas o que puder ser aprendido daqui já é de grande valor, alguém tem dicas? =]

      Beijinhos!

    • #42469
      Carlos_Santos
      Participante

      Boa iniciativa !

      Bons costumes sao validos em varias culturas, como por exemplo, ser educado!

      Porém habitos da nossa cultura que aqui nao sao bem vistos:

      1) Visitar alguém sem marcar antecipadamente um encontro.

      2) Chegar num banco e querer resolver um problema na hora, sem ter marcado antecipamente com o responsavel (gerente).

      3) No transito, mudar de via em cima da hora e sem usar a seta :bangwall:

      Quanto ao “VOUS” e o “TU”, comece pelo “VOUS” e pergunte se a pessoa se incomoda que vc o trate por “TU”.

      Lembrando de outros eu escrevo depois ;-)

    • #42471
      cvbernardi
      Participante

      Ola Iaiaenando,

      Acho que a questão de hierarquia aqui é mais flexivel do que na França. Ou seja, a gente passa do “vous”para o “tu”com mais facilidade.

      Mas como o Carlos mencionou, é legal deixar que a pessoa com quem estamos conversando decida. Algumas já falam meio de cara que não ha necessidade de formalidades, mas outras se sentem bem assim. Simplesmente soa mais cordial. De qualquer forma, o contexto já vai lhe dar algumas dicas.

      Outras particularidades:

      SEMPRE tirar os sapatos quando entrar na casa de alguem (mesmo no verão);

      O pessoal costuma jantar bem mais cedo que no Brasil (entre 17:30 e 18:30). Assim, ficar até tarde na casa do anfitrião é meio falta de educação (lá por umas 20:30, no máximo 21:00, já costuma dar a hora de desejar boas noites);

      No supermercado ha uns tipos de reguas que colocamos na esteira do caixa pra demarcar onde começa e termina as compras de cada cliente que aguarda pra pagar. A pessoa atras da gente só coloca as compras depois que a régua / varinha é colocada na esteira. É sinal de consideração liberar espaço logo que disponivel;

      Brasileiros tem o habito de observar os outros (roupa, cabelos, sapatos, etc.) é algo automatico nosso. Mas aqui isso não é legal;

      Em diversos estabelecimentos comerciais, é o cliente que passa o cartão de débito na hora de pagar a conta. E as vezes o de crédito também, se o cartão tiver paypass ;)

      A não ser que haja alguma clara indicação no posto de gasolina, o motorista é quem deve abastecer o carro.

      Bem, é o que me ocorre agora. Lembrando de mais algo, aviso, ok?

      Abs,

    • #42472
      iaiaenando
      Participante

      São justamente essas coisinhas do dia-a-dia que fazem a diferença. Imagina fazer algo achando que está sendo educado e no fim acaba sendo o contrário?

      Obrigada pelas informações. Acho que todo mundo que ainda vai tem muito com o que beneficiar com essas dicas!

      E olha:

      Brasileiros tem o habito de observar os outros (roupa, cabelos, sapatos, etc.) é algo automatico nosso. Mas aqui isso não é legal;

      Isso aqui realmente me deixou FELIZ. Essa mania de se preocupar com o que os outros vestem, usam e ainda comentar, cochichar é irritante! É uma questão de tolêrancia né?

      Eu geralmente sou afetuosa e me pergunto como pode soar isso no Quebec. Mas acho que o fato de ser brasileiro de de brasileiro por si só já ter a fama de ser mais ‘aberto’ pode ser um ponto positivo.

      Mas educação, essas coisas óbvias, é universal né? =]
      Bisous!!

    • #42478
      Leigos
      Participante

      @iaiaenando wrote:

      a grande maioria das coisas vão ser adquiridas lá, na observação ou até mesmo perguntando a pessoas próximas

      Li seu post antes de assistir o vídeo que vc recomendou neste tópico – http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/10/4180.html
      e depois de assistir achei interessante deixar este link neste tópico, pois ao meu ver ele fala exatamente sobre “os padrões canadenses de ver e avaliar as coisas”

      Adorei as observações de outros participantes. Também acho importante saber um pouco da cultura de outros países antes de chegar lá. :mrgreen:

    • #42480
      Carlos_Santos
      Participante

      Uma coisa que ainda nao me habituei mas chego lá é a forma menos calorosa de cumprimentar alguém que vc conhece apertando a mao, principalmente quando somos apresentados à uma esposa (namorada, amiga, etc….) de um colega.

      Ai no Brasil é normal dar dois, tres ou mais, dependendo do estado aonde vc mora ;-)

      Aqui é um aperto de mao!

      A turma quando se sente “mais intimo” faz como fazemos ai no Brasil, mas nao no inicio ;-)

    • #42540
      iaiaenando
      Participante

      Há um país que agora não me recordo qual é, que arrotar depois que come é sinal de que você gostou da comida.

      Fico imaginando uma pessoa desse país vir passear aqui no Brasil, ir pra um restaurante chique e soltar um arroto bem alto :lol:

    • #42546
      VictorDSoBom
      Participante

      @iaiaenando wrote:

      Há um país que agora não me recordo qual é, que arrotar depois que come é sinal de que você gostou da comida.

      Fico imaginando uma pessoa desse país vir passear aqui no Brasil, ir pra um restaurante chique e soltar um arroto bem alto :lol:

      Acho que é ou China ou Japão.
      Sei que na China se você comer tudo e não deixar nada no prato, dizem ser falta de educação. É como se você tivesse comido pouco ou não tivessem te servido direito. :o

    • #42550
      cvbernardi
      Participante

      Olas,

      Me ocorreram mais algumas curiosidades das terras geladas, como:

      No inverno, esteja preparado(a) pra levar diariamente ou, se possivel, deixar um par de sapatos sobressalentes no trabalho. As botas de inverno sempre carregam neve e sal e isso danifica o piso / carpete dos escritorios. De qquer forma, sapatos de inverno em ambientes aquecidos é super exagerado. Dependendo do lugar onde trabalha, não estranhe se alguns colegas preferirem ficar só de meias :)

      Marmitas: aqui as empresas não tem ticket refeição, assim, comer em restaurante todos os dias pode ser caro. Por isso, as lancheiras termicas são super populares e democraticas. Além disso, o pessoal não tem cerimonias na hora de comer. Não raro ha pessoas comendo nos onibus, parques e banquinhos das praças.

      Depois da revolução tranquila, se tornou comum que os casais ficassem juntos sem jamais oficializar a relação (lentamente, o casamento tradicional esta voltando à moda). Quando é esse o caso, mesmo que seja uma relação de varios anos e que ambos tenham filhos, é comum que a mulher se refira ao parceiro como “mon chum” e o homem à mulher como “ma blonde”.

      Bem, por enquanto é isso :D

      Abs,

      PS> Btw, um arroto sonoro depois das refeições é sinal de boa educação nos paises árabes. ;)

    • #42555
      Carlos_Santos
      Participante

      Pegando carona no texto da Carol….

      @cvbernardi wrote:

      ….
      No inverno, esteja preparado(a) …. As botas de inverno sempre carregam neve e sal e isso danifica o piso / carpete …

      quando se visita alguém é o mesmo problema no inverno. Deixamos os sapatos na entrada da casa. Logo levar uma pantufa ou outtro calcado limpo é uma boa dica e que a turma aqui faz!

      Atenciosamente

    • #43029
      iaiaenando
      Participante

      Uma coisa que lembrei é que eu sou uma pessoa meio paradoxal hauaha às vezes sou antisocial, mas às vezes sou meio efusiva. Eu não diria que sou aquela efusiva destrambelhada, que grita, que fala alto, mas que gosta de conversar, de calor humano, etc. E eu já percebi que parece que os quebecoises não são assim haauhauha

      Então é fato que eu vou ter que me segurar pra já não chegar abraçando, mandando beijos, perguntando coisas que aqui pode ser comum mas lá pessoal demais, sei lá. Isso meio me preocupa. Não quero ficar com a aparência de dada e/ou de conversadeira demais hahahah’

    • #43051
      _TAZ_
      Participante

      O brasileiro tem o costume de tocar no interlocutor. Aqui não existe isso. O québécois vai ficar super incomodado se você ficar dando tapinha nas costas dele ou tocando no braço, etc.

      Como imigrantes, podemos ter bastante contato com outros imigrantes … se você é do sexo masculino, JAMAIS encostar em uma moça muçulmana que porta o véu, nem de raspão. Já com os outros homens, é que nem no Brasil. Inclusive os árabes têm tendência a tocar mais que a gente, mas entre os homens e entre as mulheres. Dicas de um colega egípcio que eu tinha lá no Centre du Phénix

    • #43056
      FCelso
      Participante

      @_TAZ_ wrote:

      O brasileiro tem o costume de tocar no interlocutor. Aqui não existe isso. O québécois vai ficar super incomodado se você ficar dando tapinha nas costas dele ou tocando no braço, etc.

      Certamente TAZ,

      Numa primeira aproximação, o quebeca fica mais reservado, mas depois de certa convivência eles aceitam bem os tapas nas costas e elas abraçam e dão 2 beijos, um em cada lado do rosto.

    • #43073
      iaiaenando
      Participante

      Achei interessante uma coisa… E se sem querer ou por descuido um homem tocar numa mulçumana, que acontece? Já que ambos são imigrantes e têm culturas diferentes?

      Quanto aos quebequenses, eu já imaginava. Pouquíssimos lugares são como no Brasil. Aliás, no próprio Brasil a diferença já é absurda entre Salvador e Porto Alegre por exemplo.

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.