CSQ + visto de estudante = francização?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ CSQ CSQ + visto de estudante = francização?

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
      teymeny
      Participante

Olá,
      de acordo com esta informação do site de imigração:
      “you are a foreign student and you hold a Certificat de sélection du Québec (CSQ – Québec Selection Certificate)”
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/french-language/glossary.html#parttime

seria possível ir para o canada, com csq e com visto de estudante, e fazer o curso gratuito (meio periodo) de frances, mesmo antes de obter o visto de residente permanente.
      A ideia seria ir para o canada apos obter o csq e antes do visto de permanente, durante aqueles 6 a 8 meses de espera no processo federal.

Alguem sabe algo a respeito ou sabe de alguem que tentou isto?

Agradeço qualquer informação.

jujunogueira
      Participante

Bom, não conheço ninguém que tenha feito isso, mas ser alguém souber me interessa muito tbm, até pq esse antigo prazo de 6 a 8 meses do federal mudou pra “apenas” 14!!!!

Liliana
      Participante

Olá pessoal,

Conversei com um amigo sobre isso essa semana e ele disse que se vc tiver o CSQ (mesmo ainda ser ter o visto de residente permanente, mas possuindo um visto de residência válido, como o de estudante por exemplo) pode beneficiar-se da francisação enquanto aguarda o término do processo federal.

Ele citou ainda um casal amigo dele que foi para Montréal depois do CSQ e com o visto de estudante. O blog deles é o seguinte:

http://chucksarahauquebec.blogspot.com/

Abs
      Liliana

Liliana
      Participante

Oi pessoal,

Voltando ao assunto, achei o post onde eles falam exatamente sobre o assunto:
      http://chucksarahauquebec.blogspot.com/2011_02_27_archive.html

E olha que eles foram com o visto de turismo pois o curso de francês tinha duração de menos de 6 meses.

O CSQ vale ouro!!!

Abs
      Liliana

jujunogueira
      Participante

Olá
      Se realmente der pra fazer isso, será ótimo….

Agora tenho algumas duvidas, será que alguém consegue esclarecer!!?!?!?

Quando fui pro Canada, a 8 anos atrás, tive que tirar o visto 2 meses antes da viagem. Não podia tirar antes. Alguém sabe se ainda tem prazo de antecedência para entrar com o pedido de visto de turista???

Outra coisa, caso eu precise renovar o visto de turista estando no Canadá, é possível? Pensamos em ir lá pra outubro/novembro, quando completaremos 1 ano de Federal, mas do jeito que andam as coisas tenho medo de esse processo durar até 2 anos ou mais como já aconteceu no passado.

Obrigada!!!

Liliana
      Participante

Oi jujunogueira,

Se eu não me engano, esse mesmo casal do blog que indiquei falaram que o visto de turista só pode ser solicitado pelo menos 2 ou 3 meses antes da viagem (não lembro ao certo).

Já o de estudante só pode ser solicitado 3 meses antes do início das aulas.

Dê uma olhada no site do consulado pois lá as informações são seguras.

Quanto à renovação do visto de turismo por lá, não sei te responder.
      Manda um email pro consulado que, mesmo demorando, eles te respondem.

Abs
      Liliana

jujunogueira
      Participante

Realmente o procedimento é o mesmo ainda… o visto só pode ser solicitado 90 dias antes da viagem. Não tinha isso muito claro no site, e consegui falar lá no consulado e me confirmaram. Até aqui sem problemas.

Quanto a prorrogação do visto no Canadá, é possível sim. Achei melhor não perguntar sobre isso pra eles, sei lá, fiquei com receio, rsrsrsrs, mas já vi que é possível!
      Nesse link aqui tem o passo a passo e deve ser feito 1 mês do vencimento do visto de turismo/temporário…

http://www.cic.gc.ca/english/visit/extend-stay.asp

Bom, parece uma alternativa bem interessante para quem quer começar a francisação, mesmo sendo em tempo parcial, e pretende ir já preparado pra ficar alguns meses sem trabalho, como é o nosso caso.

Estou cogitando seriamente essa possibilidade, já que a estimativa de finalização do nosso federal é péssima e queremos ir antes pra se dedicar somente aos estudos!!!

javabeats
      Participante

Esta é justamente a nossa situação! Já contamos com a necessidade de ficar alguns meses sem trabalhar, apenas aperfeiçoando o Francês e adaptando-se ao Québec. Se houver um meio de adiantar esse período, será ótimo.

Entretanto, como fica o processo federal por aqui? Podemos utilizar um endereço canadense como endereço de correspondência enquanto aguardamos? Quando os exames forem solicitados, poderíamos fazê-los no Québec?

Liliana
      Participante

Oi pessoal,

Pelo que ouvi falar vc pode terminar o processo federal no Canadá sim.
      Segunda a Maura, dá para fazer os exames médicos em qualquer lugar do mundo onde haja médicos credenciados. O visto também pode ser posto no seu passaporte lá mesmo, aí bastaria apenas ir até a fronteira americana para dar uma saídinha do Canadá e entrar novamente como residente permanente.

Mas não esqueça de avisar ao consulado a sua mudança de endereço que para que eles possam enviar corretamente o pedido de exames.

Abs
      Liliana

teymeny
      Participante

Liliana, muito obrigado pelas respostas, era tudo que queria ouvir :)
      Estou esperando apenas a entrevista para obter o CSQ e então irei para Montreal.
      Quero estudar um pouco de ingles também, então a princípio iria com o visto de estudante, já matriculado para 1 ou 2 meses num curso de ingles, mas pelo que estou vendo nem será necessário o visto de estudante.

Se souberem de mais informações, agradeço.

[]’s

javabeats
      Participante

Pessoal,

Embora essa possibilidade exista, ela é recheada de detalhes. Vocês precisam pensar bem antes de decidir por este caminho. Explico:

1. Antes de mais nada, não é possível obter visto de estudante para fazer francisação! Que isso fique bem claro: o visto de estudante é dado para um curso particular, pago pelo aluno. E para períodos acima de 6 meses, é necessário obter um CAQ!
      2. Os cursos oferecidos têm normalmente a duração de 4 a 48 semanas (1 a 12 meses). É preciso programar a partida ao Canadá em sincronia com o andamento do processo federal, para não ter imprevistos – como ter de deixar o país em função da expiração do visto de estudante. No caso de extender a duração do visto de estudante, o aluno só poderá fazê-lo via obtenção de novo CAQ, atrelado à contratação de mais um período de curso (e portanto, novos custos);
      3. Durante este período, como bem sabem, não será possível trabalhar no Canadá. Caso não tenham uma fonte de renda no Brasil, terão de contar com uma reserva para se manterem por lá. Aí que vem a decisão: compensa aguardar e fazer a francisação (que é gratuita) depois do visto permanente, com uma boa reserva de dinheiro, ou arcar com as despesas do curso para poder viajar logo? Cada um sabem bem até onde pode ir nesse aspecto.

Enfim, para algumas pessoas, como acredito ser o meu caso, ainda é um bom negócio viajar antes do final do processo federal, pois adianta-se o período de adaptação e preparação linguística consideravelmente. Entretanto, esta escolha incorre em custos (essencialmente, o curso em si) que poderiam ser poupados se o imigrante aguardar pelo visto permanente.

Layne Faria
      Participante

Oi!!!
      Onde vc encontrou essa informação:

1. Antes de mais nada, não é possível obter visto de estudante para fazer francisação! Que isso fique bem claro: o visto de estudante é dado para um curso particular, pago pelo aluno. E para períodos acima de 6 meses, é necessário obter um CAQ!

Caso seja um site oficial, vc poderia colocar o link?

Obrigada
      Layne

javabeats
      Participante

É o que nos dizem, quando questionamos o consulado sobre o CSQ permitir a ida ao Canadá; não permite.

A confusão que se faz é a seguinte: o CSQ te dá direito á francisação. Ela se dá lá no Canadá, pode ser mesmo antes de você conseguir o visto permanente (situação do casal mencionado acima). Ou, ela pode ser feita pela internet (francisation en-ligne). O visto permanente não é requisito para tê-la.

Mas, até onde pude pesquisar, não é possível conseguir um visto de estudante para fazer a francisation. Isso sequer faria sentido; você ainda não foi aceito no Canadá. A francisation é um direito do futuro imigrante ao Québec, e o CSQ lhe garante isto, mas um visto de estudante é algo totalmente diferente. Para obter um visto de estudante, você precisa de um atestado da escola; para um visto maior que 6 meses, precisa também de um CAQ.

O que se discute aqui, é a possibilidade de esperar pelo fim do processo federal já no Canadá, com visto de turista ou estudante. Como estudante, é preciso matricular-se em um curso de francês, e pagar por ele. Não se trata aqui da francisation, que apesar de ser um direito seu, não lhe concede visto algum para entrar antecipadamente no país.

Esta é a conclusão a que cheguei pesquisando posts de colegas que já estão no Canadá, bem como as informações no site do MICC e da imm-gouv.ca. Posso estar enganado sobre alguns detalhes, mas tenho certeza que o CSQ, junto ao direito à francisation, não lhe garante entrada antecipada como estudante no Canadá.

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.