Crise nos EUA – Subprime

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Crise nos EUA – Subprime

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
      Malaman
      Participante

Olá !

Para quem está em Québec, eu gostaria de saber o que mudou no dia-a-dia, desde o início da recente crise dos EUA ? Quais as expectativas e quais os comentários sobre isto aí em Québec ? Por aqui, está cheio de reportagens de imigrantes brasileiros que estão deixando os EUA devido a crise.

55021
      Participante

Olá Malman!
      Acredito que isso não é um fator que se aplique muito aos imigrantes no Quebéc, pois pelo que entendi, os imigrantes que estão saindo dos EUA não estão lá com o green card, são pessoas que entraram ilegalmente nos EUA e corriam todos os riscos possíveis com o departamento de imigração para ganhar uma graninha a mais  e ajudar a familia que continua no Brasil, em nossa comunidade todos estão em busca de qualidade de vida. Por este motivos perdermos pedaços de unhas e em seguida os dedos! rs
      Espero ter ajudado!
      abração

Thiagocosta
      Participante

Olá Malaman,

No meu ponto de vista, é importante acompanharmos a cotação do dólar canadense, pra ver se ele vai acompanhar a desvalorização do dólar americano ou vai se manter estável.

Se o valor do dólar canadense cair, é bom pra quem estiver indo, como nós, que vamos chegar no Québec com mais dinheiro.

Mas isso não vai ser bom para quem já está lá e manda dinheiro pro Brasil.

Sds,

Pessoa
      Participante

Não vejo relação com a crise do subprime com os imigrantes ilegais nos EUA.

O que aconteceu nos EUA foi o aumento do controle sobre os imigrantes ILEGAIS que estão sendo presos e deportados.

A crise afetou o crédito, o mercado imobiliário e tenho certeza que os imigrantes ilegais não tinham acesso a este crédito e nem aos financiamentos de bancos para comprar a casa própria.

lucianab
      Participante

Boa tarde,

Hoje mesmo minha irmã foi num restaurante brasileiro em Orlando – Flórida e leu um jornal da comunidade brasileira nos EUA. Ele dizia: É hora de voltar p/ casa ou não? ele apontou vários problemas daqui como altos impostos, falta de segurança, estradas ruins, violência, corrupção etc como coisas que os brasileiros que estão fora do Brasil há muito tempo esquecem que existem e ressalta que mesmo os EUA em crise é melhor ficar lá do que voltar enfrentar todos esses problems. A maioria dos brasileiros que estão voltando são aqueles que trabalhavam na construção civil ilegais e que que agora estão sem trabalho e sem documento, mas isso não deverá afetar o Canadá.

Abraços,

Luciana

lucianab
      Participante

Boa tarde,

Hoje mesmo minha irmã foi num restaurante brasileiro em Orlando – Flórida e leu um jornal da comunidade brasileira nos EUA. Ele dizia: É hora de voltar p/ casa ou não? ele apontou vários problemas daqui como altos impostos, falta de segurança, estradas ruins, violência, corrupção etc como coisas que os brasileiros que estão fora do Brasil há muito tempo esquecem que existem e ressalta que mesmo os EUA em crise é melhor ficar lá do que voltar enfrentar todos esses problems. A maioria dos brasileiros que estão voltando são aqueles que trabalhavam na construção civil ilegais e que que agora estão sem trabalho e sem documento, mas isso não deverá afetar o Canadá.

Abraços,

Luciana

eurohugo
      Participante

Olá pessoal.

Ouvi dizer que devido a essa crise, muitos brasileiros estão saindo dos EUA e indo para grandes cidades canadenses da parte inglesa, principalmente Toronto,
      mas pessoalmente creio que isso não venha a nos influenciar (On a chosi le Québec…).

Felicidades a todos!  :bigups:

maurorepacci
      Participante

Malaman e todos os interessados,

A crise hipotecária nos EUA afeta o mundo inteiro inclusive o Canadá. Vários grandes bancos aqui do Canadá tinham posições nas hipotecas americanas e agora estão tendo grandes perdas e contratando menos pessoas (para mim que trabalho na área é uma má notícia). Isso afeta a taxa de juros do Canadá que deve acompanhar as taxa americanas e pode sim dificultar o acesso ao crédito aqui. Mas, se voce dar uma olhada na evolução das taxas:

http://www.canequity.com/mortgage_rate_history.stm

Desde do início da crise as taxas subiram cerca de 1% (de 5.14% à 6.04%), que para a média de 200,000 que as pessoas pegam de empréstimo no Quebec pode aumentar seu pagamento mensal de 1100 para 1200 por mês. Claro que não é nenhum absurdo mas significa menos dinheiro em caixa.

Outro problema é uma pequena mudanças nos critérios para conseguir as hipotecas. Mas se voce tiver cerca de 6 meses em um emprego e cerca de 10% do valor do empréstimo em espécie voce pode qualificar para uma hipoteca de acordo com o seu nível salarial.

Mas para os que não vão fazer uma hipoteca nos próximos 12 meses, essa crise tem pouco significado. E voce também pode conseguir um empréstimo com taxas flexíveis ou fixa de acordo com o que voce acha que vai acontecer com o mercado.

Pessoa,  

A relação da crise nos EUA com a saídas dos brasileiros tem a ver com os seguintes pontos:
      1 – alguns deles tinham hipotecas e com aumento nos juros tão tendo dificuldade para pagar
      2 – como os bancos estavam emprestando pra todo mundo (por isso chama subprime), eles tavam emprestando para os imigrantes ilegais com baixo salário que nao podem pagar mais
      3 – muitos brasileiros trabalhavam na construção civil (área que mais contrata ilegal) e com a crise nao se está construindo tanto e eles perderam os empregos e agora nao conseguem arrumar outro
      4 – voce ta certo sobre o aumento da fiscalizacao e isso é ótimo para nós imigrantes legais porque esses ilegais queimam a imagem do brasil no exterior.

Aos Brasileiros que moram nos EUA e pensam em voltar, eu acho que vale pensar no seguinte: a crise nos EUA é temporária (o capitalismo é assim, a cada 5,7 ou 10 anos tem uma crise) e a crise do BRASIL é temporária?

Bom é essa a minha opinião.

Abraço a todos e boa sorte nos seus processos.

Felipewise
      Participante

Bom, posso estar enganado, mas acredito que o fato desses brasileiros estarem voltando dos EUA nao tem nada a ver com o subprime.
      Num primeiro momento essa crise tem mais impactos no mercado financeiro como um todo, nao reflete imediatamente no dia-a-dia.
      A principal consequencia e o encarecimento do credito… esses brasileiros ilegais ja nao tem acesso a credito entao nao vejo muita ligacao entre as duas coisas…

Quanto as perspectivas… a chance dessa crise atingir o Canada e menor… apesar dos EUA estarem numa situacao delicada, o Canada esta bem menos exposto porque o volume de subprime no pais eh bem menor… exemplo: enquanto nos EUA 21% das hipotecas sao em subprime, no Canada so 5% estao negociadas nesse capital de risco. Alem disso, no Canada, quando o financiamento envolve mais de 80% do valor do imovel, o contratante e obrigado a contratar um seguro e isso protege o credor.

Nao to falando que nao vai acontecer, mas as chances nao sao enormes…

Pessoa
      Participante

@maurorepacci”;p=”17511 wrote:

Pessoa,  

A relação da crise nos EUA com a saídas dos brasileiros tem a ver com os seguintes pontos:
      1 – alguns deles tinham hipotecas e com aumento nos juros tão tendo dificuldade para pagar
      2 – como os bancos estavam emprestando pra todo mundo (por isso chama subprime), eles tavam emprestando para os imigrantes ilegais com baixo salário que nao podem pagar mais
      3 – muitos brasileiros trabalhavam na construção civil (área que mais contrata ilegal) e com a crise nao se está construindo tanto e eles perderam os empregos e agora nao conseguem arrumar outro
      4 – voce ta certo sobre o aumento da fiscalizacao e isso é ótimo para nós imigrantes legais porque esses ilegais queimam a imagem do brasil no exterior.

Mauro,

Concordo com você que estes fatores podem influenciar, porém eu não consigo entender como um imigrante ilegal sem social security, com visto de turismo consegue um financiamento para comprar uma casa. Sim subprime é o emprestimo para pessoas que possuem crédito não muito confiáveis, de risco, mas será que os bancos estavam emprestando para imigrantes ilegais sem green card, sem social security. Isto não seria considerado crime? Podendo causar ao banco multas?

Como eu entendo que o imigrante ilegal apenas trabalha para juntar dinheiro e pagar o aluguel de sua casa temporária, eu não consigo ver como esta crise poderia influenciar, até pelo fato do pessoal ir de uma profissão para outra sem problema como ir da construção civil para a lanchonete, cozinha etc fatos comuns.

Eu não consigo imaginar um banco americano emprestando dinheiro para uma pessoa sem a documentação em ordem ou usando até mesmo documentação falsa. Também não consigo imaginar um imigrante ilegal comprando uma casa sabendo que a qualquer momento ele pode ser descoberto e perder tudo. Mas se isto estava acontecendo, eu concordo que o subprime possa ter causado a volta de alguns imigrantes ilegais, mas digo de alguns, pois entendo que a grande maioria dos ilegais quer ganhar um dinheiro para depois voltar, então não pensam em comprar casa por lá e vão mudar de emprego a qualquer custo para continuar fazendo o pé de meia.

maurorepacci
      Participante

Pessoa:

Dê uma lida nos links abaixo.
      http://txt.estado.com.br/editorias/2007/08/22/eco-1.93.4.20070822.27.1.xml
      http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u323055.shtml
      http://www.tiosam.com/noticias/noticias.asp?NOTCod=398799

Os bancos emprestavam sim para os Brasileiros ilegai:

“Os latinos, entre eles os brasileiros, foram o foco do mercado subprime nos últimos anos, porque muitos não têm histórico de crédito impecável ou meios de comprovar emprego. Empresas de hipoteca cortejaram os brasileiros, oferecendo financiamentos sem necessidade de muita documentação ou comprovação de renda.”

“Muitos imigrantes ilegais conseguiram comprar casa própria, com os financiamentos No Docs, No Money Down e Ninja (No Income, No Jobs, No Assets). “

ISSO É UM ABSURDO MAS INFELIZMENTE OCORREU!

RickSimon
      Participante

Pessoal,

Eu morei nos Estados Unidos por 3 anos, no Estado de Massachusetts aonde há uma das maiores concentrações de Brasileiros.

A grande maioria dos Brasileiros que conheci lá estavam em situação de ilegalidade, mas de alguma forma conseguiram tirar seu ID ou carteira de motorista, e posso lhes garantir que muitos conseguirarm e conseguem créditos em diversos setores.

Muitos tinham carros financiados, muitos mesmo! Alguns deles estavam pagando crédito imobiliário.

Tive a oportunidade de conhecer um mineiro que foi pego pelo departamento de imigração e teve que partir deixando sua casa financiada para trás, isso apenas um caso, imaginem quantos não estão na mesma situação e o que isso não significa para quem concede o crédito.

No antigo Fleet Bank, hoje Bank of America, muitos empréstimos foram concedidos à imigrantes ilegais, o banco pede determinados documentos, a pessoa apresenta e consegue o crédito, desde que não haja restrições em seu histórico de crédito.

Trabalhei numa grande corporação de restaurantes aonde diversos imigrantes ilegais trabalhavam e ainda trabalham, entretanto para a corporação eles não são ilegais, pois apresentaram as documentações que lhes foram pedidas, se os documentos são falsos ou não, as empresas no geral não checam isso, a não ser que haja algum problema com o número do Social Security (como se fosse o nosso CPF).

Com isso esses imigrantes ilegais têm como comprovar renda, geralmente têm endereço fixo e pagam aluguel, o que ajuda na construção do histórico de crédito. Tendo emprego e endereço fixo eles podem abrir conta em banco, tendo conta em banco depois de algum tempo conseguem cartão de crédito e por aí vai.

Por isso concordo que a deportação de imigrantes ilegais é sim fator relevante para essa atual crise nos Estados Unidos, que aliás já deveriam ter tomado algum tipo de atitude para regularizar esses trabalhadores, uma vez que esse tipo de mão de obra não é, no geral, realizado por Americanos nativos.

Um abraço,

Ricardo Simone

Carlos_Santos
      Participante

Interessante relato Ricardo.   :wink:

não fazia a menor idéia de como isso acontece por la…

Obrigado por contribuir!

Pessoa
      Participante

Bom, vendo estas informações realmente “dinheiro não tem cheiro”, venha de onde vier os bancos aceitam.

Realmente o problema dos imigrantes ilegais nos EUA é um GRANDE problema, pois as instituições aceitam tais ilegais e com isto incentivam a prática.

Agora sim, posso entender o motivo do subprime ter afetado imigrantes ilegais. Eu jamais conseguiria viver nos EUA com medo, muito menos investir em uma casa que a qualquer momento pode ser tomada com tudo dentro. Fala sério.

eurohugo
      Participante

Muito interessante as contribuições do Mauro, Felipe e Ricardo…

Pessoa, vc é sensato e pensa assim, mas quem está lá nos EUA, entra no sistema do capitalismo e quer SUV, casa e etc. Eu também jamais conseguiria viver em algum país assim, temendo e correndo o risco de perder tudo.

Mês passado veio um americano visitar a empresa de meu vizinho e conversando com ele pude ver um pouco do american way of life: ele me disse q ia refinanciar a casa p derrubá-la e poder construir outra maior… Vcs acham q eles estão pensando em crise ou no dia do amanhã?

Com relação ao Canadá, Mme. Tandel já disse em suas palestras que há muitos clandestinos em Toronto, mas que isso não existe no Québec.

Alguém poderia confirmar isso? Será q é assim mesmo, onde até nos restaurantes todos funcionários são “on the books”?

Felicidades a todos, Euro

Malaman
      Participante

Obrigado a todos pela contribuição sobre o assunto !

Qualquer novidade sobre o assunto não deixem de postar, pois as expectativas de como ficarão as coisas se os EUA entrarem em uma crise é grande, principalmente para quem está se preparando para o processo de imigração a caminho de um País vizinho e importante parceiro comercial dos EUA.

Ontem os EUA anunciaram que as expectativas de abertura de novos empregos ficaram muito abaixo do esperado e isso refletiu no mundo todo, no Brasil a bolsa de valores (IBOVESPA) fechou em queda de -2,95%. Vamos aguardar e torcer para que tudo se resolva.

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.