Crise Americana

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
      rafasgomes
      Participante

Olá a todos,
      ontém um amigo meu recebeu uma pessoa que mora no Canadá (mas não no Quebec). Essa pessoa disse que as coisas estão meio feias por lá, devido à crise americana.
      Disse que os americanos estão migrando em massa pro Canadá, ao contrário do que ocorria anteriormente.
      Isso pode mudar o panorama do mercado de trabalho para os próximos anos.

O que vocês acham disso? Alguém sentiu diretamente algum efeito dessa crise?

Obrigado !

JF
      Participante

Rafasgomes,

Seu amigo está se referindo ainda aos efeitos da crise de 2008 ou da “nova” crise (na verdade, um reflexo da mesma)?
      Caso seja sobre os acontecimentos dos últimos dias, não é um pouco cedo para afirmar que os americanos já estão “migrando em massa” para o Canadá?
      Onde mora esse seu amigo?

Carlos_Santos
      Participante

me lembro do meu cunhado me dizer que o Canada nao aceitava imigrantes americanos (ele é americano hoje!).

De qualquer forma aqui na cidade aonde moro, uma parte francofone, nao vejo isso. Nem vi isso na TV, normalmente fala-se da crise americana e a dificuldade da negociacao da divida americana no congresso.

E as bolsas de valores que estao despencando aqui e na europa. Isso afeta todo mundo….

rafasgomes
      Participante

J+F

Realmente acho cedo para falar dessas coisas… mas a pessoalfalou. Mas falou mais em relação aos EUA… realmente deve estar um pouco duro por lá desde o início da crise…
      disse que muitas industrias fecharam as portas, mto desemprego e etc… isso no EUA.
      Não sei onde mora esse amigo do meu amigo, rs. E quanto à migração em massa, vc sabe, as pessoas aumentam as coisas, rs

Carlos, realmente a crise afeta a todos… e enfim, acho que se alguns americanos migrarem para o Canada, creio que não será para a parte francesa, devido à lingua.

javabeats
      Participante

Os efeitos que a crise tem sobre uma economia são muitos relativos; dependendo da área em que atua o profissional, eles são acentuados, mas via de regra, se o profissional é qualificado, haverá espaço para ele. Aí entra a questão da definição de “qualificado” – certamente mais rigorosa para um imigrante. Cabem aqui os comentários feitos nas palestras do Lionel (cujos links estão no grupo do CBQ no LinkedIn).

Eu estou vivendo uma realidade alternativa, do mercado do TI no Brasil, onde a demanda por profissional supera e muita a oferta de vagas, e os profissionais qualificados têm o privilégio de poder escolher entre as melhores oportunidades, e com bons salários.

Mas se avaliarmos a situação à fundo, essa “bonança” é uma grande ilusão – o que nós profissionais de TI temos nas mãos hoje, aqui no Brasil, é simplesmente uma quantia maior de ‘dinheiro’ para suprir as necessidades que o Estado não cobre com os impostos que pagamos.

Enquanto que no Canadá, apesar de uma eventual crise, a qualidade de vida do cidadão não é tão profundamente afetada, já no Brasil, uma crise avassaladora tem o efeito de devolver toda essa “nova classe média” ascendente de volta para a miséria. Facilmente.

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.