Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › CSQ › CQS acelerado – Programme de l’expérience québécoise (PEQ)
- Este tópico contém 16 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 1 mês atrás por danilosrs.
-
AutorPosts
-
-
3 de abril de 2012 às 01:35 #8030jgiacoParticipante
Olá,
Faz um tempo que acompanho o forum e essa é minha primeira postagem. Como tantos outros, fui pego de surpresa com a documentação quase pronta e as alterações do processo em dezembro/11 e em março/12. Pelas novas regras eu me enquadro no grupo 2 e não estou otimista quanto aos prazos para quem vai iniciar o processo agora.
Pesquisando, li a respeito do “Programme de l’expérience québécoise (PEQ)” destinado a pessoas que trabalharam durante 12 meses ou que obtiveram alguns tipos diploma do Quebec. Vejam links (em frances) abaixo:
e
Alguem tem algum relato sobre esse programa?
obrigado,
-
7 de abril de 2012 às 14:36 #52248jgiacoParticipante
…mais um detalhe sobre esse programa é que os participantes entram direto no grupo 1, tipo diploma prioritário. Alguém tem relatos sobre esse programa?
abraço
-
11 de abril de 2012 às 19:48 #52365Carlos_SantosParticipante
Seja bem vindo ao nosso forum jgiaco!
Nao acredito que encontre colegas que tenham feito este processo aqui na CBQ, simplesmente porque estudar aqui antes de pedir a cidadania custa bem caro e quando alguém veem, chega aqui com uma bolsa do Brasil e nao canadense. Entao tem que voltar depois.
Conheci rapidamente em alguns encontros no MICC, SOIIT, etc… alguns estudantes de outros paises que o fizeram.
Nao sei o que busca exatamente, mas se estiver ao meu alcance ou conhecimento, pergunte e vejo se posso responder.
Atenciosamente
-
22 de agosto de 2013 às 02:00 #63199williamanaParticipante
Já que tem mais de um ano a última resposta, pergunto: alguém está atualmente cogitando o PEQ?
Eu comparei ele com o Canadian Experience, que é o programa semelhante pro resto do Canadá (nível federal), aqui vai os textinhos que fiz:
Programme de l’expérience québécoise (PEQ): trabalhar por um ano ou ganhar um diploma do québec; prova de lingua não é necessária se tiver o diploma. A ideia é pedir o visto de post-graduation work permit assim que acabar o curso, e ao mesmo tempo fazer o pedido do CSQ via PEQ. Quando chegar CSQ, só pedir o visto de residente permanente daí. O conjugue que tem o open work permit não pode ser o aplicante principal. Os dois ganham CSQ, nesse processo sendo que só o aplicante principal é avaliado, o conjugue não precisa fazer nada.
Pelo menos $910 nesse processo
Canadian Experience: trabalhar por um ano, ambos devem fazer o IELTS tirando mínimo de 6.0 nos quatro campos. Ganha visto de residente permanente no fim, direto. O estudante que tiver o diploma também pode pedir o post-graduate work permit ao término do curso. Qualquer um dos dois pode ser candidato principal nesse programa.
Pelo menos $1100 nesse programa
Enfim. Eu estou cogitando ir fazer um CEGEP pra daí pegar o CSQ de lá mesmo, aí já começar a trabalhar. É ótimo que o conjugue pode trabalhar tambem. O que acham desses processos como um todo? Parece menos sofrido que o sistema de pontuação, se você tiver disposto a economizar o suficiente pra isso (é um processo bem mais caro).
-
22 de agosto de 2013 às 02:44 #63200CarolbecaParticipante
Oi de novo William e Ana;
Já vi que seus planos são bem similares aos meus, na última palestra que tive com a Perla (online) esclareci algumas dúvidas que eu tinha com relação ao PEQ, então vamos lá:
O curso que teremos que escolher para fazer na Cégep, tem que ser uma profissão que seja prioritária, assim como aqueles que trabalham 12 meses, só pode dar entrada no PEQ se a ocupação que foi exercida neste período tb foi prioritária. (Não será trabalhando 1 ano de garçom, por exemplo, que vamos conseguir dar entrada no PEQ).
Se vc der entrada no Processo de Imigração Provincial (tradicional) e após 3 anos (termino da Cégep) seu processo não tiver saído, vc pode sem problemas de lá dar entrada no PEQ, ela falou que dura em torno 6 meses o processo pelo PEQ.
Enfim, como agora para pontuar no processo tradicional tem que ter pelo menos B2, e para entrar na Cégep tem que ter um B2 também, estou estudando para a Cegép, mas antes de ir vou enviar meu dossiê, para ver se as coisas não melhoram com essas mudanças e antes dos 3 anos eu já esteja com o RP na mão, se não vou dar entrada pelo PEQ mesmo.
Difícil será manter os custos da Cégep, transporte, aluguel, alimentação, lazer, etc. com apenas um trabalhando, mas acho válido se planejar e ir, não temos nada a perder, só teremos ganhos. Além do diploma, o conjugue já terá uma boa experiência de trabalho, estaremos fluentes e adaptados para quando obtermos o RP e iniciar nossa carreira por lá quando tivermos a permissão de trabalho.
E claro, não sofreremos de ansiedade, como acontecerá se esperarmos o processo todo daqui do Brasil.
Abraços;
Carol -
22 de agosto de 2013 às 03:01 #63201williamanaParticipante
Com certeza a parte da ansiedade melhora se fizer desse jeito! É uma opção a questão de mandar o dossiê e depois ir fazer o CÉGEP, se der certo parece uma boa ideia! Deve agilizar as coisas. Eu só não faria isso porque é meio caro a questão do dossiê, vou fazer só pelo PEQ mesmo se o plano continuar. Quanto à custos, lembre-se que tem alguns DEC’s que são de 2 anos, sai mais em conta daí, são os DEC”s pré-universitários, os de 3 anos são os DEC’s técnicos. Tem os AEC’s tambem, não sei se você chegou a ver, são cursos de 1 ano a 1 ano e meio, dependendo do caso vale a pena, só fica meio corrido daí.
Não sabia que chegava a demorar 6 meses o PEQ. Mas se você fizer um curso no CEGEP de no mínimo 2 anos, você pode pedir um visto de trabalho no final do curso (post-graduate work permit)com validade de 3 anos! Então é tranquilo. Quanto à questão da profissão prioritária, fiquei confuso.Pelo que tem no site oficial, a exigência de experiencia de trabalho é das profissões prioritárias do nível federal, e não do Québec. Pelo que diz aqui nesse link http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/temporary-workers/stay-quebec/application-csq/workers-peq/jobs-eligible.html é só você trabalhar em um ramo que seja do B pra cima dessa lista http://www5.hrsdc.gc.ca/NOC/English/NOC/2011/html/Matrix.html
No C tem por exemplo “651 Occupations in food and beverage service”, que imagino que o garçom se inclua mesmo, o que realmente não poderia :alright:
Mas a questão do curso ser de profissão prioritária não sei se procede Carol! Pelo que diz aqui http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/students/stay-quebec/application-csq/students-peq/conditions-steps.html e aqui http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/students/stay-quebec/application-csq/students-peq/diploma-eligible.html, basta você se formar em qualquer DEC, DEP com 1800h, bacharelado, etc.
Pesquisei isso tipo hoje, então me corrijam se estiver errado, é o que está no site oficial.
-
22 de agosto de 2013 às 03:19 #63202CarolbecaParticipante
Sua pesquisa está mais atualizada que a minha, então prefiro acreditar no que vc me disse que está no site oficial do que a Perla falou em uma palestra online.
Eu vi sobre os cursos DEC”s pré-universitários e os AEC’s, mas como quero fazer um que seja DEC+BAC será o de 3 anos mesmo! Acabei que só vi o custo deste, não vi os que são com menor tempo, se vc vai fazer um desse, melhor!!! Economiza tempo e dinheiro!!! :bigups:
Terá uma nova palestra dia 27/08, e eu me inscrevi para saber como andam as coisas depois das mudanças de 1º de Agosto. Vou aproveitar e no final (momento das perguntas!) vou perguntar pra ver o que ela diz agora.
Obrigada por esse esclarecimento, por isso gosto do CBQ, por aqui esclareço muitas dúvidas e sempre aprendo coisas novas!
Abraços;
Carol -
22 de agosto de 2013 às 03:28 #63203williamanaParticipante
Ahh legal que você vai fazer DEC+BAC. Eu não sei qual vou fazer ainda, mas será um de 2 ou de 3 anos, por causa da questão do visto de trabalho mesmo. Aqui vai o link que cita a duração desse visto pós-graduação, é bem interessante! A partir desse momento dá pra ter 2 rendas, a sua e a do conjugue :bigups:
http://www.cic.gc.ca/francais/etudier/travailler-post-qui.aspQuanto aos preços, não vi muuuito não, eu imaginei que é uma anuidade a menos né. Aliás! Você sabe como funciona o pagamento? Se você paga a anuidade de uma vez ou é mês a mês? Que pagar tudo de uma vez é tenso :oops:
Se liga nesse site, tem estimativas de custos dos cursos que estamos falando, é site oficial também (mas é estimativa, é sempre melhor ver com o CÉGEP diretamente como você fez):
http://w03.educationau-incanada.ca/index.aspx?action=programsearch-rechercheprogramme&lang=fraQuanto às coisas ditas nas palestras, apesar da preguiça as vzes, é sempre bom conferir os sites oficiais pra evitar ansiedade à toa 8O Quantas vezes já num pirei por causa de um detalhe besta.
-
22 de agosto de 2013 às 11:09 #63204ClaudiaParticipante
Olá William, Ana e Carol
No nosso caso demos entrada no processo em abril, sendo eu a requerente principal.Vocês, que já estão PHD no assunto, sabem me dizer se para agilizar o processo pelo PEQ, se é válido o estudante ser o cônjugue e não o requerente principal? Ou o PEQ não é pelos estudos e sim pelo tempo que estava lá e obteve a experiência.
Abs, Claudia
-
22 de agosto de 2013 às 14:17 #63208williamanaParticipante
Oi Cláudia,
No PEQ, o chato é que o conjugue que teria o work permit não pode ser o aplicante principal (isso só pode acontecer no Canadian Experience, que é o mesmo processo só que fora do Québec). Porém, ao contrário desse Canadian Experience que é só por experiência profissional (um ano), o PEQ aceita tanto um ano de experiência de trabalho como um diploma do Québec, com o plus de que o conjugue não precisa fazer nada pra ganhar o CSQ, ele ganha automaticamente o CSQ se o aplicante principal suceder no processo. A maior diferença dos 2 processos é que no Canadian Experience você já sai com o visto de residente permanente, ao invés do CSQ do Québec, o qual você ainda precisa ter um visto de trabalho aliado à ele.
Respondi sua pergunta?
-
9 de setembro de 2013 às 00:45 #63378JoaoquebecParticipante
Essa idéia de tentar o PEQ e mandar o dossiê também é boa. Mas é bom frisar mander o dossiê para trabalhador qualificado pode atrapalhar a obtenção de um bolsa para estrangeiros por exemplo.
-
27 de setembro de 2013 às 20:13 #63646Pedro WuParticipante
Pessoal vocês sabem se realmente esses cursos Pré-Universitários e AEC’s valem pro PEQ?
Outra dúvida, pode-se ir com o valor pra sobreviver só o primeiro ano e juntar o resto lá depois, seja o requerente principal ou o conjuge ou devemos juntar tudo antes de ir? Pois vejam o que achei no site immigration-québec:Afin d’obtenir les autorisations pour étudier au Québec, vous devez démontrer que vous serez en mesure d’assumer les droits de scolarité applicables et vos frais de subsistance, sans devoir travailler au Québec. Une fois au Québec, vous pourriez être autorisé à travailler à temps partiel durant vos études à certaines conditions.
-
1 de novembro de 2013 às 11:23 #64060hugothebasParticipante
@william+ana wrote:
Oi Cláudia,
No PEQ, o chato é que o conjugue que teria o work permit não pode ser o aplicante principal (isso só pode acontecer no Canadian Experience, que é o mesmo processo só que fora do Québec). Porém, ao contrário desse Canadian Experience que é só por experiência profissional (um ano), o PEQ aceita tanto um ano de experiência de trabalho como um diploma do Québec, com o plus de que o conjugue não precisa fazer nada pra ganhar o CSQ, ele ganha automaticamente o CSQ se o aplicante principal suceder no processo. A maior diferença dos 2 processos é que no Canadian Experience você já sai com o visto de residente permanente, ao invés do CSQ do Québec, o qual você ainda precisa ter um visto de trabalho aliado à ele.
Respondi sua pergunta?
Olá William, aproveitando esta sua resposta, sei que já faz um bom tempo, epero que ainda possa me responder. Sou novo aqui no forum e assim como a mairoria que está aqui e ainda não imigrou, estou tentando descobrir a forma mais rápida, menos custosa e com mais chance de sucesso, rs, sei q isso é difícil, mas vou juntar tudo e descobrir o melhor jeito…
Pesquisei muito e li muitos tópicos aqui desse forum, entendi mais ou menos como funciona o PEQ, minh dúvida é, após eu conseguir me matricular em um CEGEP (que já um caminho bem difícil a ser percorrido), e minha esposa tiver o open work permit, ou seja, ela vai poder ficar trabalhando lá, após um ano q ela estiver trabalhando, com essa permissão, ela poderia solicitar o visto de residencia permanente pelo processo federal, sendo a aplicante principal, por já ter 1 ano de experiência?
Não sei se fui claro, se houver dúvida, me avise.
Obrigado antecipadamente,
-
1 de novembro de 2013 às 13:29 #64063lbernardoParticipante
Caso alguem tenha pesquisado sobre algum curso na area de TI com duração de 1 ano que de direito a trabalho posteriormente, por favor compartilhe aqui :P
-
1 de novembro de 2013 às 15:30 #64069danilosrsParticipante
Para quem tem 1 ano de experiencia profissional aqui, o PEQ é a melhor opção atualmente…Eu ja moro em Québec, ja completei 1 ano aqui, conheci pessoas que aplicaram no PEQ e conseguiram o CSQ em 1 mês.
Eu provavelmente vou fazer isso em breve, mesmo porque estou totalmente desacreditado com o meu processo que dei entrada em 2011 no Brasil (escritorio de SP), ou seja, ja vou completar 2 anos de processo… -
1 de novembro de 2013 às 16:39 #64071lbernardoParticipante
@danilosrs wrote:
Para quem tem 1 ano de experiencia profissional aqui, o PEQ é a melhor opção atualmente…Eu ja moro em Québec, ja completei 1 ano aqui, conheci pessoas que aplicaram no PEQ e conseguiram o CSQ em 1 mês.
Eu provavelmente vou fazer isso em breve, mesmo porque estou totalmente desacreditado com o meu processo que dei entrada em 2011 no Brasil (escritorio de SP), ou seja, ja vou completar 2 anos de processo…Voce fez o curso de 1 ano ai? Pode nos contar detalhes de qual area trabalha e qual curso voce fez?
-
1 de novembro de 2013 às 17:37 #64076danilosrsParticipante
Não fiz curso nenhum aqui, eu fui contratado no Brasil por uma empresa de TI de Québec, vim pra ca com visto de trabalho temporario…
@lbernardo wrote:
@danilosrs wrote:
Eu provavelmente vou fazer isso em breve, mesmo porque estou totalmente desacreditado com o meu processo que dei entrada em 2011 no Brasil (escritorio de SP), ou seja, ja vou completar 2 anos de processo…Voce fez o curso de 1 ano ai? Pode nos contar detalhes de qual area trabalha e qual curso voce fez?
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.