CouchSurfing

Home Fórum Off-Topic Literalmente Off topic CouchSurfing

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
      Vivs
      Participante

Olá, pessoas!
      stou querendo dividir uma experiência muito positiva que estou tendo com o movimento do Couchsurfing. Se trata de um grupo que inclui gente do mundo inteiro para conhecer viajantes bem como fazer conexões com a comunidade de algum lugar que pretendemos visitar. Explicando melhor de um jeito mais informal. Se trata de um grupo que você pode se cadastrar para disponibilizar o seu sofá (que se traduz em qq cantinho na sua casa onde vc possa hospedar alguém) para algum viajante que esteja querendo conhecer o seu país. Da mesma forma, vc pode procurar um sofá de alguém que more no país que vc pretende visitar.
      Admito que no começo fiquei muito desconfiada. Achei que iria ser só para pessoas folgadas que não estavam a fim de pagar um hotel ou mesmo pessoas não confiáveis, que poderiam estar querendo tirar alguma vantagem. Só entrei depois que minha irmã fez parte e começou a conhecer pessoas muito interessantes. E eu vi que não poderia estar mais errada. Os viajantes se tratam sempre de gente que quer fazer amizade e se socializar durante a viagem, são pessoas que às vezes juntam grana durante meses para poder conhecer muitos lugares aqui no Brasil, e são sempre bem intencionadas e divertidas, querendo compartilhar um pouquinho da vida e da experiência delas. O grupo trabalha sempre com referências e votos de confiança à medida que você hospeda e é hospedado (vale para os dois lados). É excelente para fazer contatos e praticar o inglês, francês, espanhol, etc. Eu me cadastrei no ano passado e já recebi o Chris, um inglês super gente fina, um casal de quebequenses, Émilie e Benoît, que foi maravilhoso para aprender sobre o Québec (eles deram a maior força com a nossa imigração) e praticar francês, e agora estou hospedando um outro casal, uma equatoriana e um francês, Thereza e Michaël. A estadia é sempre curta (de dois a cinco dias), pois mochileiro que se preze quer conhecer o máximo de lugares possível, mas muito prazerosa e preciosa. Recomendo a todos que pretendem sair do país já começar a conhecer gente de fora, fazer novas amizades e compartilhar experiêcias, bem como praticar principalmente francês e inglês.
      O grupo é o seguinte:
      http://www.couchsurfing.org/
      E meu perfil é esse (tem os depoimentos de quem eu já hospedei):
      http://www.couchsurfing.org/people/vivs_berlim/

JF
      Participante

Oi Vivs!

Muito boa dica!

Quando morei na Holanda, logo no primeiro fim de semana fui “arrastada” a um encontro do Couchsurfing. Também não sabia muito bem o que era e achei meio estranho, mas conheci muita gente freqüentando esses encontros e acabei sendo hospedada algumas vezes pela Europa – todas foram ótimas experiências!

Além da hospedagem em si, uma coisa muito legal são os encontros organizados em algumas cidades. Como a cidade onde eu morava tinha muito estrangeiro, sempre tinha encontros em algum barzinho para o pessoal se conhecer e jogar conversa fora. Era bem legal e normalmente tinha de 10 a 20 pessoas de vários países (inclusive da própria cidade), todo mundo bem falante e disposto a conhecer gente nova. Como eu estava sozinha na cidade e não conhecia ninguém, foi fantástico para começar a criar uma rede de contatos e eventualmente alguns viraram amigos e companheiros para viagens e outros programas.

O site tem um fórum por cidade onde as pessoas podem publicar mensagens com dúvidas ou simplesmente para marcar algum programa. Coisas bem genéricas como “quem quer tomar uma cerveja hoje à noite?” até mais específicas, como quando conheci um grupo de escalada e nos organizamos para escalar em uma cidade próxima e foi uma experiência bem legal!

Acho que eu usava mais o couchsurfing do que o facebook quando estava lá. Minha vida social dependia dele! :-)

Depois que voltei pro Brasil acabei não usando mais o site, mas recentemente atualizei meu perfil para ver se consigo hospedar pessoas que falem francês para praticar um pouco.

Já dei uma olhadinha na comunidade de Montreal e eles parecem bem ativos também. Chegando lá, vou ver se consigo participar de alguns encontros!

FCelso
      Participante

Não seria o caso de mudar esse tópico para “utilidades”?

Me parece bastante útil para quem pretende fazer uma visita de reconhecimento antes de imigrar.

Abraço,
      Fabrício

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.