Conversação em Francês – Belo Horizonte (Quoi?)

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Conversação em Francês – Belo Horizonte (Quoi?)

Visualizando 30 respostas da discussão
  • Autor
      danisergio
      Participante

Oi vizinhos,

Estou abrindo um novo tópico para nosso grupo de conversação. Já é o terceiro, mas separar de vez em quando contribui para não deixar a CBQ lenta. Também, no XVI Encontro um participante disse ter tido dificuldade em encontrar as informações sobre o nosso grupo, por isso vou explicar tudo direitinho.

O tópico original era
      Grupo de estudos de Francês em Belo Horizonte

Depois abrimos o Grupo de Conversação em Francês em Belo Horizonte

A história já contei nos dois outros tópicos mas copio aqui. Durante o XIII Encontro de imigrantes em Belo Horizonte, de uma conversa surgiu uma idéia que colocamos em prática em novembro de 2007. Criamos um grupo de estudos e conversação em francês, informal, sem custo, para que possamos treinar a conversação, nos preparar para a entrevista e trocar experiências. O resultado secundário mas não menos importante é a amizade que temos desenvolvido e um forte sentimento de família entre as pessoas. Acho que isso nos ajudará muito ao chegarmos no Canadá.

Tentamos falar o máximo possível em francês, mas obviamente há momentos que acabamos recorrendo ao português. Nessas horas, sempre tem algum xerife (sendo o Jean o detentor oficial do cargo) que chega e pergunta: Quoi? Por isso o Rafa, que é publicitário e designer, criou a nossa logo, que a Vanusa transformou na famosa camiseta azul. Assim, Sérgio e eu somos os orgulhosos pais e Rafa e Tininha os padrinhos, já que veio deles o nome   :lol2:   Mas o Quoi existe em cada participante, desde aqueles que não aparecem com muita frequência até os que raramente faltam.

Regra geral, nos reunimos toda semana, e vai quem tiver disponibilidade naquela data, sem obrigatoriedade. Já teve dia de estarmos Sérgio, Jean e eu, e foi ótimo. Outros dias faltou sofá pra tanta gente, mas a turma aperta e se acomoda. Muitas vezes a gente se encontra no meu apartamento, mas já foi na casa do Luís e da Marina e também na casa do Renato. O lugar pode rodar, não tem problema.

Inicialmente marcávamos às sextas, mas ultimamente temos feito aos sábados, o que aumentou o tempo de permanência e também possibilita a vinda das crianças. Elas têm formado um grupinho muito bacana e solidificado a amizade entre eles. O encontro começa às 16:00 e vai até as 21:00 ou 22:00. Cada um traz o que tem costume de beber e normalmente algum aperitivo, algo que não dê muito trabalho e despesa. Afinal, nosso objetivo é o francês, e não dá pra falar de boca cheia   :wink:

Estamos abertos a quem quiser participar, seja membro da CBQ ou não, em qualquer etapa do processo, até antes de dar entrada nos papéis. Mesmo quem não tem francês avançado pode participar também. Há participantes de todos os níveis, desde os que acabaram de entrar no francês até quem já está estudando há algum tempo mas ainda tem muito a aprender.

Aguardo o contato de vocês, aqui pela comunidade ou pelos telefones 3292.7662 ou 9626.4633, para quem precisar do endereço.

Grande abraço,

Dani, Sérgio, Pedro e Tiago

BeatrizM
      Participante

Dani,
      eu quero agradecer a sua disponibilidade e do Sergio em abrir sua casa pra nos receber semanalmente, fico admirada!
      E conte conosco no QUOI até janeiro!
      Beijos,
      Bia

danisergio
      Participante

Oi Bia,

Para nós é realmente um prazer. Você nos recebeu na sua casa e viu como é. Eu espero o sábado chegar com alegria toda semana.

Espero todo mundo esse sábado, como de costume, a partir das 16:00.

Dani Mello

Butox
      Participante

Vanusa et Diego sont en voyage, mais je serai là.

Comme nous avons parlé au rendez-vous passé, nous pourrions fixer une horaire où le portuguais serait vraiment interdit!

Par exemple de 17:00 à 20:00. À cette horaire là, nous ne pourrons pas parler ni un mot en portuguais, même qu’on dépense beaucoup de temps pour conclure une phrase en consultant le dictionnaire tout le temps.   :wink:

Qu’est-ce que vous pensez sur ça? Vous êtes d’accord?   :hmm:

Bien à vous

Rodrigo

Anonymous
      Participante

Salut,

Je suis d’acord. Le samedi prochain je serait la bas jusqu’a 19:00 parce sera le derniere anniversaire de mon frère avant aller au Canadá.

à samedi,

Jean

BeatrizM
      Participante

Gente,
      no sábado é niver da Lulu, faremos o possível pra comparecer, mas se nao der, semana que vem estaremos lá.
      Bjs,
      Bia

danisergio
      Participante

Oi pessoal,

A missa de 7º dia do Bruno foi marcada para este sábado, às 17:00, por isso estou desmarcando o Quoi aqui em casa. Se vocês quiserem se encontrar em outro lugar, fica aberta a semana para sugestões.

Se alguém quiser ir à missa, será na Igreja do Belvedere.

Grande abraço,

Dani Mello

BeatrizM
      Participante

Dani,
      sem problema.
      Semana que ve nos vemos, ne?
      Bjos,
      Bia

danisergio
      Participante

Oi Bia,

Com certeza!

Até semana que vem!

Dani

Leiloks
      Participante

Gente, só agora (sexta-feira, 17/10, às 17:45hs) estou vendo o recado de que o QUOI não será na casa da Dani… Alguma sugestão ou cancelamento?
      Abraços!
      Leila.

Anonymous
      Participante

Leila,

Como ninguem se pronunciou em ir para outro local, ficou cancelado.

Na semana que vem retornaremos o grupo.

Um abraço,

Jean

danisergio
      Participante

Oi pessoal,

Confirmado o Quoi aqui em casa, este sábado, a partir das 16:00h. Como de costume, estão todos convidados, mesmo quem nunca participou não se acanhe.

A turma que vai começar o inglês favor confirmar pelo meu e-mail daniela.mello@ymail ou pelo orkut para que eu possa providenciar o material de acordo com o número de pessoas. A aula será de 14 às 16. Tragam material de anotação.

Estou com saudades de vocês!

Dani Mello

RafaCalango
      Participante

Olá, queridos “quoimigos”!  :signduh:

Só passei para dar um oi e dizer que estamos com saudades!
      Mal podemos esperar pela chegada de todos aqui!

Beijos,

Rafael e Tininha

PS: Dizem que vai nevar um pouquinho essa madrugada e amanhã durante o dia… Será?! eu:  :clap:   tininha: :no:
      Enquanto isso a calefação vai nos assando dentro de casa…  :furious:

danisergio
      Participante

Ei meninos!

Saudades nós também! Vontade de chegar aí logo!

Me mandem seu telefone, vou ligar pra vocês.

Beijão!

Dani Mello

danisergio
      Participante

Oi pessoal,

Passei essa mensagem nos e-mails pessoais, mas a Vannusa não recebeu, por isso passo aqui também. Se alguém mais que já tenha vindo ao Quoi não recebeu, dê o grito porque pode ser que eu esteja com o endereço errado.

No último Quoi, conversamos sobre uma antiga idéia da Vanusa, de celebrar aqui os feriados e festas canadenses.

O Hallowe’en não é um feriado, mas é uma comemoração muito apreciada na América do Norte, especialemente pelas crianças.

Assim, sugiro fazermos esse sábado nossa festa de Hallowe’en, que esse ano cai na sexta. Venham fantasiados se estiverem no clima, mas não se sintam obrigados. Eu estarei de fantasia e os meninos também. Outra sugestão são as guloseimas para as crianças.

As fantasias não precisam necessariamente ser de algo horripilante, muitas vezes é uma caracterização de um filme famoso, um personagem de história ou herói. Vale qualquer improviso, é só pra gente se divertir. E fica bem na fita pra entrevista, quem ainda não fez  ;-)

Preparei um artigo em inglês para os meus alunos e um especial para os alunos de inglês do Quoi. Espero que gostem. Os alunos do Quoi devem dar uma lida e procurar as palavras desconhecidas no dicionário. Tragam esse material que o usaremos na aula de sábado.

Espero por vocês!

Grande abraço,

Dani Mello

RafaCalango
      Participante

quero ver fotos desse Halloween, hein?!

danisergio
      Participante

Queridos amigos,

Em conversa com o Jean, verificamos uma quase certeza de chuva na sexta. Aqui em casa com chuva vira o caos que vocês já viram. Assim, resolvemos passar o Quoi para domingo (sem previsão de chuva), começando no mesmo horário de 16:00.

Como é a última reunião antes da nossa entrevista, gostaria de pedir a quem tiver que venha com a camisa do Quoi para tirarmos uma foto bacana pra gente incluir no projeto.

Rafa, mando as fotos no seu e-mail.

Grande abraço e até domingo,

Dani Mello

Leiloks
      Participante

Pessoal, como vocês podem ver no início do tópico, temos um grupo de conversação em BH que chamamos de QUOI.

Esses encontros são muito importantes, encontramos informações de todos os tipos pois temos amigos que estão pensando na possibilidade de imigrar, amigos que ja entraram com o processo e estão aguardando a entrevista, amigos que ja passaram na entrevista e agora estão no processo federal e outros que já estão com o passaporte e com o visto canadense e aguardando só a data para pegar o vôo.

Temos a oportunidade também de formarmos um laço de amizade e mantermos isso com os amigos que já partiram para o Québec e acima de tudo temos a oportunidade de praticar o nosso querido francês.

Como vocês já devem ter visto, os encontros são semanais e atualmente eles são intinerantes, ou seja, cada semana uma pessoa recebe o grupo em sua casa. Encontramos também nos bares de BH.

Quem tiver interesse em nos conhecer, postem as mensagens aqui na CBQ e vamos trocando informações.

Já convido para vocês acessarem o tópico do XVIII Encontro de Imigrantes em BH e participarem também!

Abraços,

À bietôt!

Leiloks
      Participante

Pessoal,

o QUOI desta semana (20/06) vai ter uma carinha de festa junina, estão todos convidados!

Leiloks
      Participante

Só para lembrar!

Esta semana (27/06) sábado, não teremos o QUOI, mas todos estão convidados a participarem do XVII Encontro de Imigrantes!

Até lá!

Leila.

Leiloks
      Participante

Salut mes voisins!

Cette semaine, le rendez-vous serra chez moi.

Vous êtes tous invités à participer.

Date: samedi, 04/07/2009

Heure: de 16hs às 21hs

Mon téléphone: 9121-1318

À bientôt!

Leila.

Leiloks
      Participante

Pessoal,

Vai ter caldos e canjica!

Ainda estamos em clima de festa junina, hehehe!

Venham…

À bientôt!

pedrohenrique
      Participante

Leila,

Eu e a Florence estamos confirmados para Quoi? de amanhã.

À bientôt…

Anonymous
      Participante

Ola,

O Quoi desse sabado (3/07) foi bom, fizemos uma conferencia com os amigos de BH e foi muito interessante.

Não deixem de participar, praticar frances nunca é caro demais. ….

Um abraço,,

Jean

pedrohenrique
      Participante

Opa…

Realmente o Quoi?! desse sábado, dia 04/07, foi mto bom msm… falamos um pouco de francês e nossos amigos Jean e Dani, que já estão no Canadá, nos deram várias dicas, incentivos e explicações sobre a vida no hemisfério norte. Acho que o grupo é pra isso mesmo, um ajuda o outro, seja com informações e na melhora da língua. Sou suspeito pra falar, mas o grupo é uma peça mto importante para quem ainda está decidindo se mudar, pra quem já está no processo e pra quem já está la também.  Quem mora em BH e ainda nao frequenta o grupo sinta-se a vontade em nos procurar para que a família Quoi?! nao desapareça, pelo contrário, que continue crescendo, mais e mais…

Jean e Dani, obrigado pela paciência e pela ajuda com as informações… tomara q outras videoconferências aconteçam…

Abraços a todos

Leiloks
      Participante

Pedro,
      como vocês foram embora, falamos também com o Rodrigo, com a Vanusa e o Diego.

Pessoal daí de cima, obrigada por tudo!
      Vamos sim marcar outras vídeos conferências, vamos tentar em francês também.

Abraços.

Leila.

Leiloks
      Participante

Pessoal,

segue o convite da Cris Melo, att, Leila.

Boa Noite Quoi?! (Ou seria bom dia?rs)

Estou meio distante do grupo, mas ficou combinado que o encontro do Quoi!? do dia 11/07 seria chez moi, não é isso?

Então, gostaria apenas de reforçar o convite p/ este sábado, a partir das 16:30hrs.

Endereço: Rosinha Sigaud, 456/302 – Caiçaras

Contatos: 3412-3633 / 8863-3633

Estou muito feliz por poder receber vcs aqui!

Até lá então?

Bjs,

Cris Melo.

Bialuf
      Participante

Olá pessoal,

Somos novos por aqui.
      Achamos muito interessante a existência do Quoi em BH. Gostariamos de saber se existe algum grupo desses aqui em São Paulo.

abraços.

Francisco e Silvana

viviharumi
      Participante

Gente, este grupo ainda existe?
      Tenho muito interesse em participar!
      Abraços,
      Viviane

Lu_campinas
      Participante

Olá pessoal,

acho que este grupo já não existe mais…porém, acho que acho que agora tem um novo grupo de futuros imigrantes surgindo por aqui!
      então vamos nos encontrar no dia 20 de agosto, o local esta em votação no outro tópico (encontro em belo horizonte), lá poderemos iniciar um novo grupo de conversação, na verdade eu e meu marido estamos ainda bem no inicio do aprendizado, mas topamos participar.
      E ai? vamos agitar esta ideia?
      um abraço
      Luciana :discuss:

Lu_campinas
      Participante

Olá pessoal,

acho que este grupo já não existe mais…porém, acho que acho que agora tem um novo grupo de futuros imigrantes surgindo por aqui!
      então vamos nos encontrar no dia 20 de agosto, o local esta em votação no outro tópico (encontro em belo horizonte), lá poderemos iniciar um novo grupo de conversação, na verdade eu e meu marido estamos ainda bem no inicio do aprendizado, mas topamos participar.
      E ai? vamos agitar esta ideia?
      um abraço
      Luciana :discuss:

Visualizando 30 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.