Contabilidade e Engenharia de Produção

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Contabilidade e Engenharia de Produção

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
      quebec ao tucupi
      Participante

Caros Colegas,

Estamos com uma grande dúvida e contamos com vossa ajuda e opinião para que possamos tomar uma decisão.

Sou contabilista (bacharel em contabilidade) tenho mais de 5 anos de experiência e pretendo ser a aplicante principal. Meu marido está ainda cursando a faculdade de Eng. de Produção, está concluindo agora o 2º ano, faltam mais 3 anos para se formar, trabalha como gerente de produção e qualidade com experiência comprovada há mais de 6 anos.

Estamos estudando francês e inglês (Aliança Francesa e Minds Idiomas) e pretendemos aplicar no último trimestre de 2011.

Agora vem a dúvida cruel: Estamos levando em consideração que para termos nossas profissões regulamentadas no Québec, temos que fazer a equivalência de diplomas, entrar para a ordem e até inclusive termos que voltarmos a estudar para conseguir o tão almejado aceite pela ordem dos contabilistas e engenheiros.

Gostaria da opinião dos colegas se meu esposo continua cursando a faculdade de engenharia de produção (conclusão em dez/2013) e faz a equivalência e exame da ordem no Québec ou interrompe a faculdade (poupa uma boa grana, pois ele cursa universidade particular) e começa uma faculdade lá no Quebéc, usando o dinheiro que economizou aqui e tem o acesso a ordem “facilitado” já que fez a faculdade no Québec.

Contamos com vossa ajuda, agradecemos antecipadamente!

Loly

mrodolfo
      Participante

Loly,

Se você vai ser a demandante principal, acho ser mais viável seu companheiro terminar a faculdade aqui. Desse modo, ele já sai engenheiro júnior e nao tem que fazer os exames tecnicos da OIQ, apenas o exame profissional (e esse todo mundo tem que fazer, nao importando onde é formado).

Quanto a você, avalie desde já o que vai precisar para fazer parte de uma das ordem… Se você conseguir estudar um pouco da contabilidade daqui ainda no Brasil ou se especializar em normas contábeis internacionais, pode te ajudar na adaptaçao…

Bon courage en votre décision…

Patinha11
      Participante

Apenas complementando o que meu querido amigo Marcos falou,seu marido não só terá que prestar os exames para a OIQ como pegará todos!! ou seja de 4 a 5 (contando o de economia se for o caso) pois não terá experiência de pelo menos 5 anos para eliminar um exame ou mestrado para eliminar outro.. Com isso o nível de dificuldade aquí será ainda maior do que já é!!

Imagine fazer 4 ou 5 exames,um de cada vez a cada 6 meses ou até mesmo 2 a cada 6 meses?
      Ps: não aconselho a fazer 2 de uma vez,apesar de saber que alguém deve conseguir passar apesar de não conhecer entre nossos amigos e colegas.

Se formar aquí,faculdade Canadense,já com lingua fluente…= aceitação bem melhor no mercado de trabalho.

Boa sorte,espero ter ajudado! 8)

quebec ao tucupi
      Participante

Caros Colegas, Patinha11 e Mrodolfo,

Agradeço imensamente pelas valiosas informações, realmente tenho visto e acompanhado a dificuldade e trabalho que outros colegas enfrentam para ter suas profissões regulamentadas, mas para quem já está formado, o caminho é esse.

No caso de meu marido, estamos pensando seriamente em interromper os estudos aqui, dedicar ao máximo ao Francês para chegar aí e poder acompanhar as aulas e economizar mais dinheiro para levar.

Com essa decisão, poderemos até aplicar antes, pois não precisamos aguardar o final da faculdade (faltam 3 anos) para viajar, acredito que iremos aplicar no final de 2011, pois estaremos com 350/400 horas de francês e com inglês de intermediário para avançado.

Boa sorte para todos nós!

Loly

Patinha11
      Participante

No caso da engenharia e se vier para Montreal,Gatineau..não esqueçam do inglês também!!

Eles pedem bilinguismo direto!!!
      O próprio curso também não sei qual seria melhor para ele,se na Université ou na Concórdia.. Depende muito de suas pesquisas ainda em terras Brazilis!

Podendo ajudar,estamos aquí pra isso!

Boa sorte! 8)

quebec ao tucupi
      Participante

Carlos Colegas, bom dia!

Estamos diante de uma das mais sérias decisões que teremos que tomar, visto que o que decidirmos aqui, influenciará em todo o processo de imigração, desde a obtenção do CSQ e até depois na estada no Québec.

– Na opinião de vcs, qual a real possibilidade dele arrumar emprego no Canadá, chegando como eng. de produção formado com experiência há mais de 10 anos em sistema de gestão da qualidade – (as ISO-9000 entre outras) e em empresas processadoras de alimentos (amplo conhecimento e experiência em HACCP, GMP), processamento de alimentos orgânicos, etc. Para essas funções, esse tipo de trabalho, será que obrigatoriamente ele terá que estar aceito/inscrito na ordem dos engenheiros?

– Por outro lado, existe a possibilidade dele conseguir fazer a faculdade lá com algum tipo de auxílio (bolsa, financiamento, etc.)? É uma possibilidade viável ou quase nula?

Estamos pensando em irmos para Trois Riviere, até porque lá tem o curso de Eng. Industrial, caso ele precise fazer a faculdade por lá ou fazer alguma matéria que possivelmente seria necessária no caso de ir com a faculdade daqui. Poderiam sugestionar uma outra cidade ou região?

Desculpem pelos tantos questionamentos, mas como vcs sabem, é assim mesmo, um monte de dúvidas num processo que tudo é novidade para todos nós, agradecemos antecipadamente!

Loly e Jota

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.