Consideraçoes sobre o clima no Québec

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Consideraçoes sobre o clima no Québec

Visualizando 52 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6976
      FCelso
      Participante

      @ka3 wrote:

      Acho que a palestra foi muito realista sem criar uma expectativa além da segurança e qualidade de vida. Claro que muitos consideram estar a -18º falta de qualidade de vida, mas tem que ver no contexto.

      O apresentador só “esqueceu” de mencionar alguns detalhes, como:

      – A temperatura de -18oC foi num dos dias normais para um dia de um inverno anormalmente quente;

      – Num inverno normal, a temperatura máxima nos meses de janeiro e fevereiro dificilmente fica acima dos – 10oC;

      – Não foi feita menção alguma ao maior recurso natural existente no Québec: o vento constante com média em torno de 15 km/h; esse vento torna a sensação térmica bem mais baixa, principalmente nos meses de primavera, outono e inverno;

      – Nos meses quentes, fazem geralmente dois dias com sol (e normalmente com algum vento), os demais dias chove ou fica nublado.

      – Muitos quebequenses acreditam que dias bonitos no verão deveriam ser considerados feriado, devido à sua pouca incidência

      Assim sendo, pode-se notar que o apresentador não deixou muito claro o que o imigrante enfrentará em relação ao clima, e sua adaptabilidade em viver bastante tempo “entocado” :alright:

      Há quem considere viver assim, qualidade de vida. Eu, que fui criado na colônia no interior do RS, não me convenço.

      :discuss:

    • #40496
      SANDROMS
      Participante

      @FCelso wrote:

      – Nos meses quentes, fazem geralmente dois dias com sol (e normalmente com algum vento), os demais dias chove ou fica nublado.

      – Muitos quebequenses acreditam que dias bonitos no verão deveriam ser considerados feriado, devido à sua pouca incidência

      FCelso,

      Me desculpe FCelso, mas não posso concordar com essas duas afirmações citadas acima. É o segundo verão que eu passo aqui, e tem feito calor e sol quase todos os dias.

      Meu filho passeia todo dia com a turminha da garderie e tá muito mais moreno do que jamais esteve em Curitiba. E as professoras pedem que passemos filtro solar nas crianças todos os dias.

      Agora sejamos sinceros, só faz calor em junho, julho e agosto. E mais concentrado em julho. :cry:

      Outra coisa, sempre ouço as pessoas aqui falando aqui que Montreal é geralmente 4 graus mais quente que Ville de Quebec. E acho que venta menos também.

    • #40497
      Carlos_Santos
      Participante

      Talvez tenhamos de separar este topico so para discutir do clima no Québec :idea:

      acabo de fazê-lo ;-)

      @SANDROMS wrote:


      Outra coisa, sempre ouço as pessoas aqui falando aqui que Montreal é geralmente 4 graus mais quente que Ville de Quebec. E acho que venta menos também.

      sempre ouço que aqui (ville de québec) tem mais neve que ai em Montréal.

      Quanto ao clima, uma coisa complicada de afirmar, pois o clima anda “louco” no mundo todo…. o que é normal atualmente? 42 graus na Russia?

      Mas uma coisa que sempre observei aqui é que o tempo muda muito rapido e as temperaturas variam mais de 10 graus de um dia para outro. Estávamos com “chaleur accablante” (http://www.santepub-mtl.qc.ca/Environnement/chaleur/index.html ou http://communiques.gouv.qc.ca/gouvqc/communiques/GPQF/Juillet2010/07/c2800.html)

      e em pouco tempo estavamos pegando 11 graus pela manha.

      Hoje cedo estava 18 graus no termometro do carro!

      Nao reclamo do clima, mesmo sendo deste jeito, minha opcao de vir para ca ;-)

      Mas é sempre bom ser honesto com relacao ao clima do Québec aos que assistem as palestras, concordo com o Celso.

      sobre a quantidade de sol por mês, statisticas e etc…, sugiro dar uma olhada neste site:

      http://www.meteomedia.com/statistics/suncloud/cl7016294

      abraços

    • #40499
      Darlene
      Participante

      Aaah rapazes…vcs todos são ótimos!
      Tudo bem que o clima do Canada é muito frio e tudo mais e não se compara com o do Brasil,mas para quem vive em São Paulo com as 4 estações do ano em um unico dia, não tendo a certeza de nada de como se vestir para se proteger e tal, eu acho muito melhor a escolha de Qualidade de Vida no Quebec!hehehe
      E sim…o tempo esta completamente louco no mundo inteiro!
      Será o fim do mundo?!?!?! 8O
      Mas na verdade ja tivemos isto antes, certo?!?! as El Nina e os El Ninos da vida!
      eita (estes meninos e estas meninas que mudam todo o tempo!!)
      Abraços
      boa semana a todos!
      Darlene

    • #40506
      Kathia
      Participante

      Olá pessoal!

      Estou indo em Setembro. Estou vendo nesses sites de previsão do tempo que em Setembro a mínima é 10ºC e a máxima 20ºC. Confere? Não é tão frio né?

    • #40511
      Patinha11
      Participante

      Oi Kathia,

      Sobre setembro,não sei como será esse ano já que o clima tem mudado muito no mundo todo.

      Posso dizer que está quente em Montreal,não insuportável apesar de ter tido 2 semanas bem desagradáveis em julho(1ªquinzena).Quando rolou uma busca doida atreas de ar condicionados pelas cidades.

      Saimos todos os dias de shorts,bermudas,camisetas regatas e não passamos frio.
      Teve um dia que refrescou mais no fim do dia,mas ja passou.

      Vamos a piscina a semana toda exceto quando nubla ou chove mesmo.
      Está sempre cheia.Ficamos até as 19:00 em média.(estamos em férias aqui em casa).

      Entramos em agosto e hoje não fui pq chegamos de viagem ontem a noite.

      Ano passado não foi assim, apesar de quente,estava mais chuvoso.Bem diferente desse ano que tivemos neve até na primavera!

      Continue observando o clima pelos sites pq vai tendo uma idéia.Outra sugestão é observar as roupas que o povo está usando nas fotos dos blogs nas últimas postagens.

      Inverno:
      Não sou expert ainda pois só temos 2 invernos de experiência.Porém posso dizer que o 1º foi mais frio e com muitos dias ensolarados e o 2º menos frio porém muito nublado e não gostei da última experiência;prefiro sol com mais frio pois não mexe com nosso humor,vc se agasalha mais e pronto!
      Ventos: tem sim, mas não o tempo todo,graças a Deus.

      Se fosse comparar ao clima de onde vivemos no Brasil, prefiro o frio abaixo de 15º(que não é uma constante)do que o calor enlouquecido de 44º com 100% de umidade que faz em Joinville.Sinceramente.

      Espero ter ajudado. 8)

    • #40513
      Anonymous
      Participante

      Oi gente,

      Não acredito que quem está participando do processo de imigração não tenha uma leve idéia que faz muito frio no Canadá. Isso é notório. Quem quer ir aceita esse fato, mesmo sem nunca ter passado por experiência igual.

      Mas para mim, que não fui criada no frio (sou de Recife), faz toda a diferença quando vc está numa cidade com infra estrutura para suportar o frio de modo agradável.

      Já morei na Suíça (onde não faz tanto frio como no Canadá) e agora moro em SP (onde faz menos frio que na Suíça). Se vcs me perguntarem onde foi mais desagradável viver no frio responderei que foi em SP!!!! Nessa cidade não há a menor condição de se viver bem no frio. Não há janelas vedadas, calefação, água quente nas torneiras (ao menos para as pessoas que não são ricas). Na Suíça me sentia muito confortável em casa e nos ambientes fechados quando o termômetro marcava zero grau. Em SP literalmente congelo em casa quando faz 15 graus!!!!!

      Portanto, mesmo que o tempo no Canadá não seja dos melhores, me tranquiliza o fato de saber que há uma super infra estrutura para se viver bem mesmo a -20 graus. Se não fosse assim lá só haveria inuits !!!!

      Abs
      Liliana

    • #40515
      renancza
      Participante

      @Liliana Rocha wrote:

      Se vcs me perguntarem onde foi mais desagradável viver no frio responderei que foi em SP!!!! Nessa cidade não há a menor condição de se viver bem no frio. Não há janelas vedadas, calefação, água quente nas torneiras (ao menos para as pessoas que não são ricas).
      Liliana

      Imagine então aqui em Curitiba, que tem o mesmo despreparo para o frio. Agora no inverno daqui tenho que tomar banho com uma temperatura 10º e menos, o banheiro tem a temperatura externa! detalhe que a rede elétrica do meu prédio não suporta o chuveiro na temperatura “quente”, então tenho que desligar TODOS os equipamentos elétricos da casa (geladeira, computadores, TV, lampadas) e tomar banho em menos de 4 minutos, passando disso a energia cai, e eu tenho que terminar o banho no escuro e descer 2 andares para ligar o fuzível devolta. É mole?

      Agora…quanto aos dias nublados/sem sol que foi comentado…se alguém que saiu de Curitiba e foi pro Quebéc, me disser que lá tem muito dia nublado, daí eu acredito! xD
      (não vale ter saído dum cerradão com inverno de 6 meses que não chove e faz 30º todo dia, heheheh) 8)

    • #40519
      SANDROMS
      Participante

      @Patinha11 wrote:

      Se fosse comparar ao clima de onde vivemos no Brasil, prefiro o frio abaixo de 15º(que não é uma constante)do que o calor enlouquecido de 44º com 100% de umidade que faz em Joinville…

      Patinha,

      Joinville nessa época do ano tá congelando… um dia desses falei pelo Skype com uma prima que mora lá e ela estava cheia de casacos com cachecol e tudo. Perguntei se ela estava saindo ela disse que não. É que a casa estava gelada mesmo….

      Ou seja, é melhor estar a -20 graus lá fora e 24 graus dentro do que estar 8 graus lá fora e 9 dentro de casa! Mas tenho que admitir que sair na rua a pé com temperatura abaixo de -10 graus é “quelque chose”….

      @renancza wrote:

      Imagine então aqui em Curitiba, que tem o mesmo despreparo para o frio. Agora no inverno daqui tenho que tomar banho com uma temperatura 10º e menos, o banheiro tem a temperatura externa!
      ….
      Agora…quanto aos dias nublados/sem sol que foi comentado…se alguém que saiu de Curitiba e foi pro Quebéc, me disser que lá tem muito dia nublado, daí eu acredito! xD

      renancza,

      Nós viemos de Curitiba e as crianças passavam o inverno todo gripados e com bronquite, pq o quarto deles ficava gelado durante a noite. E quanto ao sol, esse verão está uma delícia, e não tem por aqui aquele negócio de frente fria, típica de Curitiba e de SP, quando passa uma semana sem a gente ver o sol. Aqui quando chove, chove e abre… tem tido algumas pancadas de verão no final da tarde… que duram no máximo uma hora e logo aparece o sol de novo… mas esse é o verão!!! :roll:

    • #40523
      FCelso
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Me desculpe FCelso, mas não posso concordar com essas duas afirmações citadas acima. É o segundo verão que eu passo aqui, e tem feito calor e sol quase todos os dias.

      Meu filho passeia todo dia com a turminha da garderie e tá muito mais moreno do que jamais esteve em Curitiba. E as professoras pedem que passemos filtro solar nas crianças todos os dias.

      Agora sejamos sinceros, só faz calor em junho, julho e agosto. E mais concentrado em julho. :cry:

      Outra coisa, sempre ouço as pessoas aqui falando aqui que Montreal é geralmente 4 graus mais quente que Ville de Quebec. E acho que venta menos também.

      Sandro,

      Não estou mais no QC, mas as informações que eu obtive sobre a regularidade do clima é de que se assemelha mais com a descrição que postei aqui do que a que tu estás falando para o verão.
      Isso quer dizer que há verões e VERÕES, como há invernos e INVERNOS. Você que esteve aí no verão passado e nesse que está passando, não foi horrível o primeiro de 2009 e maravilhoso o segundo de 2010???
      O mesmo vale para o inverno, em 2009 estava bem frio (peguei mínima de -35oC indo para o trabalho de manhã) e em 2010 o inverno foi relativamente curto e “quente”…
      O senhor (de 65 anos) que me recebeu em sua casa, na Cidade do Québec, e não em Montréal, me disse que o verão 2009 estava horrível (chuvoso e frio para a época). O mesmo senhor me informou que em 2007 foi um dos melhores verões da sua vida. E eu estive lá no verão de 2008, que ele me disse que era um verão convencional, por isso utilizei ele como padrão de comparação.

      Um detalhe: clima não adianta concordarmos ou discordarmos, quando muito podemos descrevê-lo e relatá-lo, para que os demais possam ter uma vaga ideia do que há pela frente :bigups:

    • #40526
      FCelso
      Participante

      Para quem ainda não passou uma temporada completa (1 ano) de Canadá, gostaria de sugerir que se preparem espiritualmente para longos tempos em ambientes fechados. Isso é algo que não acontece no Brasil e, independente da temperatura, me afetou bastante. Embora não se sinta tanto o frio,a sensação de enclausuramento é bastante grande, pois mesmo dispondo de tempo e $ para praticar os ditos esportes de inverno ao ar livre, como esqui, patinação no gelo e caminhada com raquetes, acaba-se passando muito tempo em lugares fechados. Sem falar do tira e bota de roupas, botas, luvas, toucas, cachecóis… Não apenas no inverno, mas na primavera e no outono também. Além disso, há os dias chatos no verão, e como eu disse antes, há verões e VERÕES. É por essa razão que se nota a tendência dos quebecas em AMAR os terraços, as atividades ao ar livre no verão e aproveitarem ao máximo quando o clima está bom.

      Se o aquecimento global realmente se instalar e o QC tiver um clima decente, aí sim, quem sabe eu cogite a possbilidade de imigrar. Isso se houver espaço no meio de tantos imigrantes do sul (EUA) que subirão para a nova terra prometida (descongelada) :bigups:

    • #40528
      Patinha11
      Participante

      Então Sandro..minha mãe está lá e tem passado um frio do cão esse inverno,o detalhe é que os aps e casas tem pisos cerâmicos na maioria por conta do calor que predomina.
      Vivemos 5 anos naquela cidade,com certeza sei do que falo sobre o clima ruim de lá,rsrs.. quero distância mesmo!!
      Era ar condicionado o ano quase todo! Lembro que pulava da porta de casa para dentro do carro já com ar ligado,rsrs..
      Inverno então era piada chamar de inverno uns 10 dias de frio que mal dava pra usar um sobretudo a noite! Agora esta tendo inverno,mas no verão que passou teve sensação térmica de 52º acredita nisso??

      O que gosto daqui supera os desconfortos dos dias mais frios e com certeza a estrutura ajuda muuuito a suportar sem tantas reclamações (minha opinião).

      Legal escolher bem onde morar,perto de ponto de ônibus,metrô,mercadinhos..etc.. vai ajudar com certeza a não precisar se expor tanto ao frio nos dias mais gelados.
      Não tenho vontade de passear em cidades mais frias que Montreal no inverno não,prefiro ir fora do inverno,fomos no reveillon a Ville de Quebec,linda linda!Pessoas queridas temos por lá como amigos,mas prefiro voltar fora do inverno da próxima vez! :wink:

      Uma das razões dentre muitas outras de nossa escolha ter sido Montreal foi a ter aqui a estrutura da cidade subterrânea que quebra o maior galhão!Não posso negar isso.
      Vamos ver como será esse outono,espero que menos nublado que o último.
      Por enquanto viva o verão de 2010!!

    • #41255
      FCelso
      Participante

      E esse ano com verão quente “anormal” para o Québec praticamente já terminou, as tempeaturas agora em setembro estão chegando na faixa do outono (8oC pela manhã e 15oC pela tarde). No ano que estive na Cidade do Québec, setembro foi um dos melhores meses, temperaturas amenas (mínimas de 12oC e máximas de 25oC), com sol todos os dias. Esse ano, está diferente, ao que parece o inverno começará antes.

    • #41264
      FCelso
      Participante

      Tendências do outono 2010 :alright:

      http://www.meteomedia.com/news/storm_watch_stories3&stormfile=apercu_de_lautomne_2010_310810?ref=ccbox_weather_topstories

      Outono regular:

      Indicadores-

      – Fim do calor constante: Metade de setembro no sul de Québec (que é onde mora a grande parte da população – em Iqualuit é que não moram :mrgreen: )

      – Primeira geada: final de setembro ou início de outubro

      – Verão indígena (3 dias seguidos com “calor” acima do normal para estação): Em torno da segunda semana de outubro

      – Primeiros flocos de neve: metade de outubro

    • #41272
      Carlos_Santos
      Participante

      pois é Celso, ja retirei um dos meus ar-condicionados da casa e este final de semana se nao chover nem estiver muito frio, vou na varanda retirar o segundo ;-)

      Pelo visto o tempo “fresco” ja esta nas nossas portas!

      So as cores das arvores ainda nao estao realmente no outono!

      Mas ja começam a ficar ….

      Obrigado pela previsoes ;-)

    • #41285
      RickSimon
      Participante

      Galera da CBQ,

      Então, esse lance do clima de fato é muito louco, me lembro em 2007 quando eu e a Ro conhecemos a École Québec, fomos conversar com a Catherine, professora e uma das donas da escola, ela disse que escola começou em Curitiba, entretanto eles (as quebecoises e quebecois) não aguentaram o frio de lá e por isso foram para São Paulo. Como é???!!! Na hora achei que fosse piada, mas o fato é que é isso mesmo, o frio no Brasil é muito úmido e a grande maioria dos ambientes não tem calefação, além do que nossas construções são em tijolos, isso contribui em muito para aumentar a sensação de frio dentro de casa.
      Antes de vir pra cá, eu e a Ro ficamos uma semana na casa de minha mãe que fica em São Paulo, isso foi começo de junho/2009, pois é a temperatura chegou aos 18 graus positivos e nós estávamos “morrendo” de frio dentro de casa, mas passamos muito frio mesmo. Me lembro até da Ro comentar, “imagina no Québec então, vamos morrer!!”
      Entretanto aqui no Québec, estamos em Laval, com temperatura na casa dos 15 graus positivos andamos de camiseta sem problemas, especialmente se tem sol, aí então é de boa.
      Esse é nosso segundo verão aqui e vou dizer, especialmente esse último foi quente pra caramba, muito sol, dias lindos e longos, foi maravilhoso. Estamos agora caminhando para o segundo inverno e não estamos preocupados, o primeiro passamos tranquilamente, devidamente agasalhados, não teve crise, é muito frio, óbvio que sim, mas não é o fim do mundo e fora que tem muitas atividades de inverno, muitas mesmo que é para o povo não ficar em casa em depressão.
      E olha o povo sai mesmo, em Dezembro/09 fomos diversas vezes ao Mont Royal e não houve uma única vez que ele estivesse vazio, muito pelo contrário. No Centre de la Nature aqui em Laval então, o lago para patinação no gelo fica lotado de gente, fora um monte de outras atividades de inverno que ocorre lá.
      Então pessoal, é curtir cada estação do ano, cada uma tem sua beleza e é incrível acompanhar o ciclo da natureza, nós aqui simplesmente amamos isso!
      Grande abraço a todos.

    • #41286
      digudi
      Participante

      Grande RickSimon.

      Vlw mesmo por compartilhar as experiencias de vcs, eu estava aterrorizado com a ida agora nos próximos 2 meses para ai, mas com tuas informações me traquilizei.
      Ah eu andei fazendo uns contatos via blog com vcs, se vcs tiverem SKYPe ou MSN seria legal.

      Grande abraços
      :bigups:
      Digudi e Paula.

    • #41287
      SANDROMS
      Participante

      @RickSimon wrote:

      Então, esse lance do clima de fato é muito louco, me lembro em 2007 quando eu e a Ro conhecemos a École Québec, fomos conversar com a Catherine, professora e uma das donas da escola, ela disse que escola começou em Curitiba, entretanto eles (as quebecoises e quebecois) não aguentaram o frio de lá e por isso foram para São Paulo. Como é???!!!

      Algum meteorologista me explique, mas enquanto 5 graus em Montreal é frio, 5 graus em Curitiba é congelante. Não tem como explicar.

      Quanto ao frio dentro de casa, nem todos os imóveis tem isolamento adequado. Nos mudamos dia 1 de julho e é incrível como o imóvel novo é mais quente que o anterior (chauffage desligado claro). E o pior é que se não estiver frio no dia de alugar o imóvel, não há como saber!

    • #41288
      Anonymous
      Participante

      Eu vim de Curitiba também e ratifico a informação … 5 graus em Curita não são a mesma coisa que 5 graus em QC. Hoje aqui em Québec, por exemplo, estava fazendo 8 graus na rua e dentro de casa estava 23, somente com a isolação térmica.
      Não tem como comparar, em média a gente fica muito mais confortável aqui do que no frio do Brasil, já que só faz frio do lado de fora em qualquer local aonde a gente vá. O problema é que no Brasil, a gente até pode se descuidar e sair mal agasalhado e aqui não.
      Você vem de um local frio do Brasil, já morou na Europa? Esqueça, vc não sabe o que é frio … Eu morei na Alemanha e o inverno lá era de agradáveis -5, -10, no máximo de frio. O frio daqui não dá pra descrever, tem que sentir o drama, hehe
      O que mais pode pegar mesmo são os dias bem curtos e a sensação de enclausuramento como o Sandro disse. Por isso é que tem que inventar coisa pra fazer …

    • #41289
      Baratinha
      Participante

      Lagal a discussao.

      Isso me lembra o inverno passado, quando trabalhei na estabilizacao de um talude. Mes de janeiro e fevereiro. das 7:00 às 16:00 na rua (eu e a equipe de trabalho). Estava na beirada do Saint Laurent , o navio “quebra-gelo” passa o tempo todo.(um gelo so – época do Poisson de Chenaux) . Em feveiro quando o rio começa a descongelar, da pra ver os pedaços de mais de um metro de gelo se soltando…

      Muito legal a época de inverno.

      E esse ano vou trabalhar na rua de novo no inverno…

      Um abraço pra todo mundo.

    • #41297
      renancza
      Participante

      O Canadá é tipo o paraíso dos viciados em video-game e computador. Enclausaramento? oba!
      Mas tenho certeza que, quem não gosta de frio, ou gosta muito de calor, não vai ser feliz por lá. A gente fala de isolamento e roupas adequadas, mas pra muitas pessoas isso não resolve. Uns não gostam de ficar dentro de casa, entram em depressão mesmo e isso não é brincadeira! Outros não gostam de se encher de roupa e ficar com aquele peso nos ombros.
      Pra mim que saio de casa no inverno de Curitiba com vontade de mostrar o dedo (não o polegar) pro sol de 22 graus, sendo que no final da tarde já vou estar precisando de um sobretudo (que eu gosto muito), que venham os -30!
      :mario: :wolverine: :2guns: :artist: :beer2: :lamo:

    • #41859
      FCelso
      Participante

      @renancza wrote:

      O Canadá é tipo o paraíso dos viciados em video-game e computador. Enclausaramento? oba!
      Mas tenho certeza que, quem não gosta de frio, ou gosta muito de calor, não vai ser feliz por lá. A gente fala de isolamento e roupas adequadas, mas pra muitas pessoas isso não resolve. Uns não gostam de ficar dentro de casa, entram em depressão mesmo e isso não é brincadeira! Outros não gostam de se encher de roupa e ficar com aquele peso nos ombros.
      Pra mim que saio de casa no inverno de Curitiba com vontade de mostrar o dedo (não o polegar) pro sol de 22 graus, sendo que no final da tarde já vou estar precisando de um sobretudo (que eu gosto muito), que venham os -30!
      :mario: :wolverine: :2guns: :artist: :beer2: :lamo:

      Esquecestes de falar da liberação do uso da maconha para consumo próprio (muitos usam em casa) e no alto consumo de álcool, mesmo com o imposto alto nas bebidas alcóolicas. Além disso, há também o desconforto de usar as roupas de inverno toda vez que vai sair de casa, de modo que parece que se coloca a roupa de astrounauta, mesmo para ir no armazém da esquina comprar cerveja e cigarro (sim, fumam, e muito). Mesmo as roupas sendo relativamente leves, a falta de mobilidade e liberdade de movimentos, além da possibilidade de escorregar no gelo e cair no chão, tolhe em muito a liberdade de dar um passeio agradável.

    • #41868
      erikabcoelho
      Participante

      Eu detestava inverno. Mal-humor era meu nome quando a temperatura ficava abaixo dos 20°C no Brasil. Quando “alguéns” aqui em casa cogitavam a possibilidade de passar férias em algum lugar com neve, minha resposta pronta era: “vao sem mim e divirtam-se!”
      Especialmente pq. na cidade onde eu morava, frio é sinonimo de tempo cinzento, nuvens baixas, neblina, sofrer para tomar banho, sofrer para sair das cobertas de manha, sofrer para entrar nelas a noite. Sinônimo de se vestir no estilo cebola e ainda assim congelar de frio.
      Achava que enfrentar o frio no Québec seria o maior de todos os desafios para mim.
      Ouvia falar nas estórias de depressoes e suicídios e tentava achar métodos para driblar isso tudo (sem recorrer a maconha e outros psicotrópicos, claro, pois nao sou chegada).
      Quando viemos para cá, já estava determinado que inverno seria para estudarmos muito, colocar as series de TV em dia (trouxemos nossas coleçoes compeltas para isso!).
      Chegando aqui, seguindo a dica de amigos que já tinham passado o inverno aqui, compramos roupas adequadas. Nao economizamos nesse quesito (ou melhor, até economizamos pq. compramos ainda no verao). Compramos roupas leves mas com boa capacidade de retençao termica, próprias para prática de esportes e nao apenas para ficar bonitinho (pratica de esportes exige liberdade de movimentos!).
      Quando o inverno chegou, em vez de ficarmos entocados como tinhamos imaginado, encontramos muitas atividades ao ar livre. Raros sao os finais de semana que ficamos sem um programa, seja inverno ou verao. Já fui fazer “skibunda” no centre de la nature num dia que nevava sem parar. E com o braço quebrado ainda por cima! Me diverti muito e posso garantir que o nível de serotonina vai muito bem obrigada. Se depender dela, depressao aqui vai passar a kilometros. Tenho a graça de um ganso sobre patins, mas “je lâche pas!”
      Quando dezenas de pessoas vem perto de mim com baixo astral pré-inverno, eu espanto o mau-agouro com as centenas de fotos lindas que já fizemos aqui em dois invernos. Me lembro que os pores-do-Sol conseguem ser ainda mais maravilhosos e a cor do céu é indescritível.
      No começo, saíamos e ficávamos pouco tempo na rua, no máximo 2 horas, pois mesmo com botas adequadas, ficávamos com frio nos pés. Depois que uma amiga recomendou uns adesivos que garantem 6 horas de pés quentinhos (durante o inverno sao vendidos no Canadian, no Jean coutu…), a diversao nao tem hora para acabar.
      Quando um quebecois me pergunta o que estou fazendo aqui, como pude trocar o Brasil, que tem sol, pelo QC, eu digo a ele que:
      1 – o Quebec durante o ano todo tem mais horas de iluminaçao solar que Sao Paulo
      (já fiz essa comparaçao usando dados da Meteomedia e na pratica, pq verao com chuva é o que mais tem na minha cidade natal, infelizmente. Frio com chuva, nem precisa falar né? ).
      E aqui faz frio sim, mas tem na maioria dos dias de inverno Sol e céu beeeem azul, o que me fez descobrir que na realidade, o que eu realmente detestava era céu cinzento e nao o frio. Ao menos nao frio com chauffagem, roupa quentinha, agua quente em todas as torneiras…Frio com frio realmente é de amargar.
      2 – Digo a eles que morava a 2 horas da minha praia favorita mas ia durante ao ano à praia menos que eles: só no final do ano e olha lá, pois o resto do ano tinha que trabalhar e nao topava pegar transito nos feriados. Que agora tá mais fácil eu tirar uma semana no verao e outra no inverno e pegar uma promoçao como eles e ir para o Caribe se quiser.
      3 -Reclamam da tempestade de neve porque nunca pegaram tempestade de verao com enchente na marginal Tiete, Pinheiros ou no tunel Anhangabau as 17 hs, com ou sem ar condicionado!
      4 – Reclamam de vestir roupa de inverno porque nao tinham que trabalhar na Paulista de Tailleurzinho, meia-calça e salto alto, se equilibrando nas pedrinhas (Agora sei que é cimentado!) e com um coque lindo ainda por cima. :lol: Sem borrar o rimel e de unhas impecáveis (sim, pq. além de diploma, experiência e nao ser psicopata, profissional no Brasil tb. tem que ter unhas impecáveis!). Tudo com acessórios com-bi-nan-do!!! afff… :lol:
      Quem fez isso por anos a fio, coloca sous-vetement e bota em 30 segundos, sorrindo!
      Abraços
      Erika
      leslapins.wordpress.com

    • #41870
      JF
      Participante

      Erika, sou sua fã!! :-)

      Ainda não cheguei no Québec, mas pelas minhas (poucas) experiências com neve, penso igual a você.

      Brasileiros friorentos tem medo de um frio que não conhecem, de um “monstro” que não existe.

      Não vejo a hora de passar meus invernos aí!! :-)

      Ju.

    • #41874
      van
      Participante

      Erika, amei o seu relato!
      Assino embaixo.

      Eu moro em Santos e como chove nesse lugar, meu Deus! Estou a uns 4 dias sem ver o sol!
      E nossa… como eu odeio essas calçadas de pedrinhas portuguesas! Elas, além de feias, causam acidentes. Já são cheias de buracos por natureza (entre uma pedra e outra), mas com a falta de manutenção as pedrinhas se soltam e os buracos crescem cada vez mais.
      E as calçadas-sabão??? Se aí se escorrega na neve-gelo, que é algo natural, aqui se escorrega na burrice dos outros: como pode alguém fazer calçadas de cerâmica, azulejo e afins?

      Ah, mas apesar de tudo isso, eu gosto de Santos! =)

      Bjs!

    • #41877
      FCelso
      Participante

      Boas Erika,

      Realmente não dá pra comparar com São Paulo, anda mais a capital que, a meu ver é o caos!

      Mas quem vai imigrar de outros lugares, como o sul do Brasil, a coisa é diferente! Tem lugares aqui que certamente tem mais sol que o QC, mesmo no “nosso” inverno sulino, com manhãs frias e ensolaradas, que na tarde chega a 20oC podendo dar uma corridinha. E quem se anima a esquiar vai pra Las Leñas ou Bariloche, na Cordilheira dos Andes, além de ter as praias de SC ao alcance de algumas horas no verão, o que não chega a ser mau negócio. Pessoal da classe media aqui é só se planejar que se consegue fazer isso tranquilo.

    • #41880
      Cabeda
      Participante

      Erika:

      Eu sei que é muito relativo a pergunta que eu vou fazer e que existem muitas variáveis, mas tu podes dividir conosco qual foi o teu orçamento com as roupas de inverno ?

      Acho que é importante para o imigrante que ainda não tem experiencia com neve saber quanto ele tem que estar preparado para gastar por pessoa para um “kit-inicial”

      Obrigado !

    • #41881
      FCelso
      Participante

      @erikabcoelho wrote:

      Chegando aqui, seguindo a dica de amigos que já tinham passado o inverno aqui, compramos roupas adequadas. Nao economizamos nesse quesito (ou melhor, até economizamos pq. compramos ainda no verao). Compramos roupas leves mas com boa capacidade de retençao termica, próprias para prática de esportes e nao apenas para ficar bonitinho (pratica de esportes exige liberdade de movimentos!).
      Erika
      leslapins.wordpress.com

      Erika,

      Qual o preço promocional e o preço normal das roupas que vocês compraram? Se possível dê uma lista com todos os itens e preços, pois o pessoal que imigra nemsempre tem noção de quanto custa isso!

    • #41903
      erikabcoelho
      Participante

      FCelso,

      Respeito seu ponto de vista, mas ele é bem diferente do meu:
      Se só Sao Paulo fosse o caos, eu ainda estaria no Brasil, era bem fácil resolver.
      eu comentei de Sao Paulo pq. lá é a cidade que eu morava e nao gosto muito de ficar falando da cidade onde os outros moram.
      Conheço aqui no Quebec alguns paulistanos, mas muito mais gente de outros estados. Logo, deduzo que els tb. nao estavam satisfeitos lá a ponto de virem enfrentar o famoso frio e estarem se dando bem.

      Conheço bem o RS, SC (inclusive as praias!), PR…

      Prefiro 4 meses de calçadas nevadas aqui mas com conforto dentro de casa, no carro, no onibus e no metro do que uma semana de frio no RS. Frio com umidade e sem aquecimento…eu to fora!
      To falando disso por exemplo:
      http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3892243-EI8139,00.html
      http://www.climatempo.com.br/olhonotempo/72323/proximas_noticias

      Hoje peguei uma baita neblina para voltar para casa e comentei com marido: caraca, parece a neblina que peguei uma vez indo pra Bagé entre POA e Eldorado do Sul, na RS470 com um frio “da muléstia”!
      Já perdi a conta de quantas vezes nos ultimos anos ouço falar de enchentes “monstras” em Santa Catarina e em vários outros estados.

      Enfim, pelo conjunto da obra, eu vou ficando por aqui fazendo do limao a limonada, caipirinha, mousse de limao, etc… :wink:

      abraços
      Erika
      leslapins.wordpress.com

    • #41907
      Patinha11
      Participante

      Tô contigo Erika!!

      Sou do RJ como todos já devem saber pelo nome do meu blog..hehe..morei em Nova Friburgo por 8 anos(frio e umidade altos sem aquecimento em todos os lugares).
      Depois morei em SC,Joinville para ser mais exata.. que clima medonho!! quase sempre 100% de umidade..calor mais insuportável impossível,frio mais frio do que o normal só por conta da bendita umidade de 100% !!!
      Fui lá no mês passado,estava 18º,passei frio !!! saí daqui estava na mesma ou menos e não estava com frio ainda.
      Muito louco isso.

      Quando chegamos aqui em novembro de 2008,na semana seguinte vimos as notícias de uma das maiores enchentes no Estado e vimos do que tínhamos escapado;não por nós diretamente,mas pelas pessoas que veríamos de perto perderem tudo como vimos pela net.Foi muito triste.

      Complicado comparar climas,um lugar é muito frio,o outro muito quente..aqui temos conforto térmico em todos os lugares que vamos,não precisamos ”nos enclausurar”..
      Quando não quero andar pelas ruas no inverno,vou pra cidade subterrânea e resolvo tudo por lá mesmo. Se quero ver gente,subo e caminho pela Ste. Catherine..
      Não troco essa cidade(Montreal) por outra do Brasil (das 3 que morei)nem pelas outras tantas que conhecí(muuuitas pq amo viajar).
      Casacos bons vcs encontram nas lojas que a Erika indicou no blog dela há tempos,nos sites da Northface entre outros.
      Sobre preços minha contribuição : comprei um casaco semi longo da Northface por $350, (preço normal).Ele é fino,confortável e quando puder $ pretendo comprar meu 2º casaco bacana.
      Ps: tenho também um muito bom fino e confortável também que comprei de 2ª mão no Village des Valeurs(loja extremamente conhecida e frequentada por imigrantes recem chegados).Paguei $20,00.
      Ps 2: Comprei Omega 3 Equilibre emotionnel do laboratório Isodisnatura. Tomei 1x ao dia no final desse último inverno que por sinal estava mais nublado que o do ano anterior.Essa vitamina espanta o mau humor além de trazer outros benefícios para a saúde.Aqui ele é vendido a preços decentes e contém essa indicação na caixa(favorisent une élévation de l’humeur et une amélioration du bien-être émotionnel).

      Bom inverno pra todos!! :)

    • #41908
      erikabcoelho
      Participante

      Cabeda e FCelso,

      Vou citar valores sem impostos, basta adicionar 13% aos valores citados, ok?
      quando falei que nao economizei, na verdade nao economizei em casacos e em sous-vetements. Os outros itens dá para se arranjar com produtos meio termo.

      Casacos:
      compramos na Oberson: marcas Louis Garneau, NFA e North Face. Preços médios de cada: CAD 250,00. Se deixar para comprar no outono ou inverno considere no mínimo 2X isso.
      OBS: Nao tem que escolher só a marca. Uma mesma marca faz casacos com várias gramaturas de enchimento e até materiais diferentes no enchimento, para poder atingir vários públicos em diversas épocas do ano. Sugiro dizer ao vendedor que quer um para -30, impermeável (vendedor que conheça o inverno daqui, nao imigrante recém chegado, rsrs). O ideal na minha opiniao é casaco que vá até o joelho ao menos (o ziper abre de baixo pr acima e de cima pr abaixo).

      Sous-vetements – marca Orage – tb comprei na oberson em promoçao,$19,00 as blusas, $15 as calcas.
      no primeiro inverno acho que 2 calcas e 5 blusas para trabalhar foram suficientes, pq. as blusas usa-se como sueter. Eu uso só ela e casaco por cima para sair. Os mais friorentos (pior que eu acho difícil, mas…), podem usar mais uma malha.

      Cachecol = de 5,00 a 10,00 – na aubainerie, por exemplo
      Protetor de orelha: 1.00 – dolarama
      Gorro e luva de la acrilica = 5,00 a $10,00 cada na aubainerie, por exemplo
      Luva “mitaine”: de 15 = na aubainerie, por exemplo
      Meias: de 05 a 15,00 = na aubainerie, por exemplo

      Botas: as minhas atuais sao femininas “pébas”, compradas no Canadian e que uso a maior parte do inverno: 40.00 Sao de nylon e maleáveis, com solado de borracha anti-derrapante de uns 3 cm de altura. Passo uma camada extra de impermeabilizante a cada 2 semanas só para garantir o psicológico, rsrs ($8,00 no wal mart)
      Masculinas em torno de 70.
      Agora se quiser umas de super marcas, pode separar ai uns $150 a 200.
      Nao sei se aguentam realmente o frio sem o adesivo que esquenta o pé, nunca testei.

      Botonas (aquelas que ficamos com jeito de astronauta, dizem aguentar -40): de $40 a $70, dependendo das liquidaçoes. Me arrendi de ter comprado, só usei uma vez e achei pesada, entao mesmo se for ficar amassando neve a -35, saio com a botinha péba do Canadian com adesivo e passo bem. Raramento o povo daqui usa uma dessa bota, acho que só quem trabalha na rua o dia inteiro ou pra escalar montanhas mesmo…

      Adesivo para pés: $1,30 o par no canadian tire(dá para 6 horas de uso, mas so usamos quando vamos passar bastante tempo amassando neve, rsrs). Entao aqui em casa sao uns 10 pares por pessoa por ano.
      http://leslapins.wordpress.com/2009/11/07/esquentando-os-pezinhos-no-inverno/
      Andadinhas de até 10 a15 minutos os MEUS pés costumam aguentar sem precisar colocar adesivo. Vai do frio de cada um.

      Saquinhos para esquentar mao (parece aquele pacotinho de silica que vem nas embalagens de eletrônicos e deve-se colocar dentro da luva) = mesma preço do adesivo, de 1.30 a 2,00 – Mas esse nunca usei, acho incomodo. Só a luvinha comum por baixo da mitaine resolve meu problema.

      Eu e marido nao conseguimos usar jeans no inverno. Nao sei pq., mas mesmo o Jeans sendo grosso, é pisar do lado de fora com calça jeans e a perna congela. Entao uso calça de malha comum (nao pergunta!!) ou de moleton por cima do sous-vetement e só.

      Alguns desses produtos coloquei um tempo atras foto no blog se alguém interessar.
      http://leslapins.wordpress.com/2009/01/09/se-aprontando-para-enfrentar-o-frio-la-fora/

      Com os valores acima, dá para ter uma boa idéia que o valor exigido dos imigrantes para virem para cá nao dá nem pro cheiro, ao menos para os que nao querem passar frio… mas isso é assunto de outro tópico, eu sei…

      abraços
      Erika

    • #41909
      erikabcoelho
      Participante

      PS: Eu odeio esse meu editor de textos que tira a letra de uma palavra e joga na do lado…como lidar??

      pr acima e de cima pr abaixo = pra cima e de cima pra baixo
      :roll:

    • #41911
      FCelso
      Participante

      Boas Erika e demais apreciadores do inverno quebeca,

      Realmente grande parte do RS, SC e PR não estão preparados para o frio, até porque não vale a pena para os construtores disponibilizar aquecimento e isolamento para um mês, quando muito, de dias relativamente frios. Te garanto que o gaúcho se preocupa mais se sua moradia terá churrasqueira do que se terá aquecimento :mrgreen:
      Mas temos muito que aprender com os hermanos. Das vezes que visitei a Argentina, trouxe a ideia que será implementada em breve na minha casa, que é um sistema de aquecimento baseado na combustão com gás, o mesmo que serve para aquecer a água (é diferente no QC porque usam muito mais a eletricidade). Para o próximo inverno estará operacional e a minha esposa poderá curtir um foundie em casa sem precisar estar de casaco dentro de casa :mrgreen:

      Há muita diferença de temperatura entre as cidades do RS e SC, se você for considerar São José dos Ausentes (olha o nome!) ou Vacaria, que são lugares altos e em campo aberto, o frio é mais intenso, ainda mais com o vento constante. Chega a dar 10oC de diferença com cidades mais amenas, como Porto Alegre, que quando muito chega a 3oC. Eu mesmo tive experiências no inverno quebeca e no gaúcho. Mesmo com roupas adequadas no inverno quebeca (na Cidade do Québec) eu achei mais incômodo do que ficar de calção e camiseta a 4oC e entrar na água saindo fumacinha às 7h da manhã em Cachoeira do Sul quando estive no exército. O frio aqui no sul, você se mexe um pouco e esquenta. Na terra do gelo de QC você precisa fazer exercício intenso para poder aquecer o corpo. E não existe ficar parado lagarteando no sol, ficou parado, congela! Mesmo com os tabletes de aquecimento para pés e mãos, para mim aqueceram demais do que devia, e acabava suando tanto mãos e pés, e olha que eu usava uma bota da GEOX Respira, uma das melhores no quesito em manter os pés na temperatura adequada. Essa bota passei para um amigo que está em Waterloo e ele me disse que dá conta do recado por lá, sem tabletes de aquecimento, apenas usando uma meia de espessura média.

      O preço dos itens que mencionastes estão dentro da realidade econômica dos quebecas, mas como você mesma frisou, estão longe do mínimo exigido para o imigrante. Serve de alerta aos futuros brasuquebecas, para prepararem melhor o bolso e evitar situações desagradáveis, como passar frio no ambiente externo e passar calor no ambiente interno, entre outros.

      O que tenho notado em relação ao imigrante médio é que geralmente está interessado em imigrar para melhorar os ganhos econômicos e eu indago sempre se não seria o caso do pretenso imigrante colocar na balança os custos e benefícios de imigração com os custos e benefícios de uma melhor qualificação profissional no Brasil, podendo ainda mudar para cidades menores no interior, que são cidades com melhor qualidade de vida. Por esse motivo que escolhi morar 1 ano na Cidade do Québec, que é menor que Montréal, fazendo um test drive. No frigir dos ovos, acabei escolhendo ficar no RS, minha ideia era morar em cidade pequena por aqui, mas devido ao emprego da esposa, terei que me contentar em morar na capital e visitar a colônia quando puder :wink:

    • #41914
      SANDROMS
      Participante

      Mais uma experiência:

      Aqui em casa conseguimos roupas um pouquinho mais em conta, ainda vamos comprar “aquele” casaco de primeira linha. Dizem que um casaco Northface ou Kanuk é pra vida toda, pela qualidade e pelo preço: é como um casamento. Então na dúvida partimos para soluções mais em conta, e conseguimos algumas pechinchas:

      1. Jaqueta feminina por 19$ do WalMart – impermeável e leve, aguenta bem até uns -15. Foi comprada no começo da primavera, quando já estavam vendendo a moda verão. Literalmente na bacia das almas;

      2. Manteaux masculino do Costco 70$ – esse é o meu casaco pra todas as horas – é em Duvet e sobrevivi a -20 (-29 sensação) com ele. Ele é impermeável mas é inferior as grandes marcas principalmente no quesito peso (deve pesar uns 5 quilos). Mas é quente o suficiente.

      3. Sous-vetement de esporte do Costco – 19$ – fica bem colado ao corpo como uma segunda pele e garante um bom aquecimento por debaixo da calça normal. Em conjunto com a calça de neve, vc pode passear, esquiar, fazer esporte de inverno tranquilo. Tb comprei lá uma luva de snowboard da Head pelo mesmo preço.

      Nota: para comprar no Costco precisa ser sócio (ou pegar carona na compra de um sócio)

      4. Calça de neve – Aubarnerie 49$ – é um preço normal para essa loja que tem bons produtos a um preço aceitável.

      5. Overall infantil – causa de neve que vai até o peito + casaco de neve – de 25 na Sears (novamente bacia das almas) a 80$ na Childrens Place.

      Mais detalhes e fotos aqui:
      http://www.truth.com.br/ospatos/2010/01/o-inverno-parte-3-enxoval-basico-de-sobrevivencia/

    • #41916
      Carlos_Santos
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      …. ainda vamos comprar “aquele” casaco de primeira linha. Dizem que um casaco Northface ….

      sao bons e duram.

      Porém nao é para a vida toda, pois eles sao feitos na China e depois de um ano batendo o inverno todo com ele, ja começou a ter sinais de desgaste nas costuras etc…

      Ainda vai dar para usar mais tempo, pois comprei outro para revezar….

      Atualmente na Sport Experts, alguns modelos estao por menos de 150$….

      Quanto ao Kanuk, este eu ainda nao tive coragem de pagar os mais de 400$

      Estes nao entram em promocao :(

    • #42022
      FCelso
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      @SANDROMS wrote:

      …. ainda vamos comprar “aquele” casaco de primeira linha. Dizem que um casaco Northface ….

      sao bons e duram.

      Porém nao é para a vida toda, pois eles sao feitos na China e depois de um ano batendo o inverno todo com ele, ja começou a ter sinais de desgaste nas costuras etc…

      Boas Carlos,

      Realmente é bem nessas, comprei um North Face para outono (que uso no “inverno” do sul do Brasil) e o mesmo é fabricado na China. A grande maioria das roupas (e talvez todos os demais produtos de consumo de massa) são fabricados nos países asiáticos. Os poucos itens de produção local têm um valor muito mais alto e, evidentemente, espera-se uma durabilidade maior. Claro que a durabilidade também depende dos cuidados na conservação dos itens, como exemplo das botas onde é interessante passar impermeabilizantes e protetores. Um conjunto de corrida para outono no QC (novamente que uso inverno gaúcho), composto de calça tipo pijama colante (coisa linda! :lol:), casaco leve corta-vento e um tênis Mizuno (saindo de linha, não lanãmento) me custou na época (primavera de 2008) algo em torno de CAD 300,00. Detalhe que a calça e o casaco são fabricados no Canadá. O casaco North Face para outono, corta-vento, ficou na casa dos CAD 160,00 (comprado em fev 2009) e a bota Nort Face para até -15oC custou na faixa dos CAD 200,00.

    • #42029
      cvbernardi
      Participante

      Olas,

      Como sugestão de roupas de inverno mais em conta, vale a pena dar uma checada no Costco. Minhas luvas de inverno (que custaram 19.90), calça pra neve (32.99) e uma jaqueta com forro de 20% penas e 80% plumas (quentinho como um abraço de urso polar, por 76.99) vieram de lá.

      Quanto a North Face, tenho lá as minhas reservas… mas com certeza um casacão da Kanuk está na lista dos objetos de desejo (considerando os preços, algo provavelmente para um futuro distante).

      Abs,

    • #42031
      erikabcoelho
      Participante

      O coitadinho do Louis Garneau foi pau pra toda obra no meu primeiro inverno! Dia sim e dia também ele táva no batente, fora as horas extras que eu arrumava pra ele a noite!! :lol:
      Ja me conheciam de longe pelo casaco.
      No segundo inverno, o bichinho já teve um dublê e revezava um pouquinho, mas ele continuou sendo o meu queridinho de confiança!! E ele continua firme e forte indo pro 3° inverno sem nenhum dano.

      Se alguém quiser conhecer mais da marca, segue site deles (embora eu nao tenha comprado direto com eles, como ja comentei antes.)

      http://www.louisgarneau.com/ca-fr/products/308415/V

      Abraços
      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #43444
      SANDROMS
      Participante

      Vou reascender a discussão… ontem estive em Ville de Quebec para finalmente conhecer essa cidade tão bonita.

      Acontece que eu e minha família não conseguimos visitar o Chateau Frontenac. Porque morremos de frio!!!

      Já estamos no segundo inverno aqui, e tanto eu como meus filhos estamos acostumados a andar curtar distâncias em temperaturas abaixo de -20. E brincar ao ar livre com temperaturas entre 0 e -10 por horas. Mas ontem não conseguimos andar duas quadras e voltamos correndo para dentro do carro literalmente congelando.

      Ontem não foi um dia tão frio, inclusive havia um lindo sol brilhando. A temperatura estava entre -15 e -8. Coisa normal. Mas alguma combinação infeliz de umidade e vento fizeram a sensação térmica cair para o frio mais intenso que eu já senti na minha vida superando de longe os dias em que peguei -30 em Montreal.

      Algum metereologista amador de plantão para me explicar se Ville de Quebec é assim mesmo ou eu que dei azar? Ou será que o problema é só lá na cidade alta?

    • #43455
      Carlos_Santos
      Participante

      O fato de estar perto do rio, faz muita diferenca, pois ali sempre tem MUITO vento!

      Umidade também ;-)

      Mas curioso, quando voltei para casa ja era tarde (19h) e nao estava tao frio assim.

      Mas nao estava no mesmo local que vc, Sandroms ;-)

      Deixo os entendidos falarem ;-)

      Abraços

    • #43456
      FCelso
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Algum metereologista amador de plantão para me explicar se Ville de Quebec é assim mesmo ou eu que dei azar? Ou será que o problema é só lá na cidade alta?

      Boas Sandro,
      Não sou metereologista, mas de experiência própria (fiquei 1 ano na Cidade do Québec), quando do inverno de 2008/2009, especialmente no local próximo onde eu morei (Sillery, G1SK6, esquina da William com a Sheppard – veja no Google Maps) e na direção ao São Lourenço, bate um ventinho… O ano todo.
      Eu caminhei e andei de carro por toda a costa da Cidade do Québec e por Lévis também (fica do outro lado do rio São Lourenço).
      A experiência de atravessar o rio de balsa para ver a queima de fogos no Ano Novo foi bastante interessante: Minha esposa ficou 5 minutos no lado de fora esperando eu tirar a foto dela e simplesmente não quis mais saber de ir para fora do carro. Estava -20oC com sensação de -30oC, sem umidade (o que tinha de água, havia congelado).
      Na volta, resolvi vir pela estrada e pela ponte. Não podia passar de 60 km/h porque o vidro ficava coberto de ar gelado (congelava de dentro para fora), pois o aquecimento do carro, no máximo, não dava vencimento (e olha que era uma SUV compacta, Honda CRV 98).
      O local em si é muito bonito, tem casas legais (muitos ingleses de família tradicional se instalaram em Sillery) e tem a grande vantagem tática de estar numa posição elevada, o que facilita a observação. Porém, existe o custo a pagar, que é a existência de vento constante (que eu me recorde nunca foi menos de 15km/h), o que faz o pessoal ficar entocado, mesmo quando não é “inverno”. A impressão que se tem, passeando nessas áreas, é que é deserto. Há um certo movimento em dias acima de 20oC e com pouco vento, na parte onde há ciclovia, embaixo da encosta, na Boulevard Champlain.

      Esse é o Québec que eu conheço. :alright:

      No meu álbum de fotos no Orkut (Fabrício Celso) tem imagens nesse sentido.

    • #43457
      FCelso
      Participante

      Me perdi nos botões e repeti a mensagem. Moderadores, deletem essa, por favor.

    • #54441
      gabi-infirmiere
      Participante

      Atençao, pessoal, ha um pré alerta de chaleur accablante a partir de terça-feira (19 de junho)

      http://www.meteomedia.com/news/storm_watch_stories3&stormfile=Temp_ratures_chaudes_et_humides___venir_au_Qu_bec_17_06_2012?ref=ccbox_weather_topstories

      O que fazer =
      fonte MSSS http://www.msss.gouv.qc.ca/sujets/santepub/environnement/index.php?chaleur_accablante
      Les coups de chaleur peuvent être plus dangereux pour la santé. Les symptômes sont :

      fièvre (plus de 40 °C ou 104 °F)
      peau sèche, rouge et chaude, pâle et froide
      confusion
      perte de conscience brutale
      Dans ces cas, une consultation médicale d’urgence est nécessaire.

      Personnes à risque
      L’ensemble de la population doit prendre des précautions pour prévenir les conséquences néfastes de la chaleur sur la santé. Une vigilance accrue doit être exercée auprès des jeunes enfants, des gens âgés, des personnes souffrant de maladies chroniques, de problèmes de santé mentale ou prenant des médicaments.

      Situations plus à risque
      Lors des premières chaleurs, car le corps n’y est pas habitué;
      Si la température élevée dure sans répit depuis quelques jours ou continue la nuit;
      Quand il fait très humide et en l’absence de vent;
      Si on habite au centre-ville, la chaleur est plus intense;
      Si on vit dans un milieu sans climatisation.
      Précautions
      Certaines précautions doivent être prises par l’ensemble de la population pour prévenir les conséquences néfastes de la chaleur :

      boire beaucoup d’eau
      porter un chapeau et des vêtements de couleur claire
      demeurer à l’ombre
      se rafraîchir par la baignade
      prendre une douche ou un bain tiède
      rechercher les endroits frais ou climatisés
      Bébés
      Prévenir la déshydratation;
      Rafraîchir l’enfant dans un bain tiède plusieurs fois par jour;
      Si vous devez sortir, habillez-le avec des vêtements légers et couvrez-lui la tête d’un chapeau à large bord;
      S’assurer que l’air circule bien autour du lit et éviter que le lit soit collé au mur;
      Faire boire plus souvent :

      Pour le bébé allaité, donner le sein plus souvent
      Pour le bébé nourri au biberon, offrir de l’eau entre les boires.
      Enfants
      Inciter le port de vêtements clairs et amples, de chapeaux à large bord;
      Encourager les enfants à boire toutes les 20 minutes, même en absence de sensation de soif;
      Limiter dans la mesure du possible ou faire cesser toute activité physique aux enfants qui souffrent de maladies aiguës ou chroniques;
      Annuler toutes compétitions sportives à l’extérieur, particulièrement celles d’endurance;
      Ne jamais laisser un enfant dans une voiture ou une pièce mal ventilée.
      Personnes âgées
      Passer quelques heures dans un endroit frais ou climatisé;
      Boire beaucoup d’eau sans attendre d’avoir soif, ou selon les quantités indiquées par le médecin;
      Réduire les efforts physiques;
      Donner des nouvelles à l’entourage;
      Prendre une douche ou un bain frais aussi souvent que nécessaire ou se rafraîchir avec une serviette humide.
      Signes à surveiller
      Bébés
      mouille moins de 4 couches en 24 heures
      urine moins et urines foncées
      peau, lèvres ou bouche sèches
      agitation anormale ou irritabilité
      dort beaucoup et est difficile à réveiller
      difficulté à respirer
      couleur anormale de la peau, pâle ou rouge
      température du corps élevée, 38,5°C et plus (rectal)
      maux de tête, vomissements ou diarrhée
      Enfants
      fatigue
      maux de tête
      hyperventilation
      pouls rapide
      vertiges
      agitation
      somnolence
      confusion
      nausées
      vomissements
      Personnes âgées
      étourdissements, fatigue
      maux de tête
      difficultés à respirer
      douleurs à la poitrine ou de jambes enflées

      especialmente para quem tem bebê e para os recém chegados, essas informaçoes sao importantes! :bigups:

    • #54451
      FCelso
      Participante

      Oi Gabi,

      Acredito que para os recém chegados, especialmente vindos do Brasil, é mais importante dar dicas para o clima frio. Para o calor acho que o brasileiro já sabe o que fazer :wink:

      Além do mais, 21oC como é a previsão para hoje, não chega a ser desconfortável. Sei que para o quebeca médio, é quente, mas não chega a incomodar. :mrgreen:

    • #54454
      RonaldoMaciel
      Participante

      canicule vindo, ainda bem que o AC ja está instalado. Vale mesmo a dica para os recém-chegados. Fala-se muito do frio daqui mas ninguém fala do calor insuportável que se faz em alguns dias em junho/julho…vc chega a se perguntar “e ainda neva neste lugar????” “mas comooo?”

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #54455
      FCelso
      Participante

      Ronaldo,

      No “verão” de 2008 em Ville de Québec, tive que utilizar três vezes a estratégia “padrão de pobre” (molhar o lençol ou uma toalha) contra o calor para dormir confortável. Foi um dia de Junho, um dia em Julho e um dia em Agosto, todos bem espaçados. Não passei por períodos de 3 ou 4 dias com calor à noite que me impedisse de dormir, isso sem ventilador. Outra estratégia que os quebecas usam é dormir no subsolo de casa.

    • #54460
      gabi-infirmiere
      Participante

      FCelso, acho que você se engana, viu?
      Eu trabalho no bairro de Parc-Extension, com grande concentraçao de imigrantes do sul asiatico, incluindo India e Bangladesh, e acredite, mesmo em familias originarias de paises quentes (e bem mais quentes que o Brasi) vejo casos de desidrataçao em bebês e idosos, além de vestimentas inadequadas e casas nao preparadas.
      Brasileiros morrem de medo do inverno e menosprezam o verao.

      Eu ADORO o inverno e DETESTO esse verao quente insuportavel …. :bangwall:

      mas (e as pedras cairao) ainda bem que o verao é curto rsrs
      :bigups:

      as dicas estao ai, quem quiser pode encontrar o réseau de canicule no CLSC local

    • #54464
      SANDROMS
      Participante

      @FCelso wrote:

      Além do mais, 21oC como é a previsão para hoje, não chega a ser desconfortável. Sei que para o quebeca médio, é quente, mas não chega a incomodar. :mrgreen:

      Oi FCelso, você foi irônico agora, quebeco nenhum se importa com 21º. Mas a previsão é de sensação de 45 graus na quarta-feira (34º à sombra). Eu vou correndo instalar o ar condicionado….

    • #54487
      FCelso
      Participante

      Bueno Sandro, decerto que exagerei um pouco, mas por exemplo o senhor dono da casa onde morei, com 27oC no verão ele destilava de calor sem camisa e eu andava de camiseta.

      Gabi, com certeza idosos e bebês são mais vulneráveis, no meu caso consigo me adaptar bem tanto no frio como no calor, embora prefira temperaturas em torno de 18oC, já fiz corrida e caminhada desde -10oC até 38oC. Aqui em POA é comum na primavera e no outono ter variação média de 15oC no dia. O mais importante é usar roupas certas e se manter bem hidratado/alimentado ;)

    • #54522
      gabi-infirmiere
      Participante

      a canicule ainda nao se instalou, estamos com uma *vague de chaleur* que trara Humidex de até 45 graus em alguns setores.

      dicas de sempre, muitas vezes menosprezadas ==
      Muita agua, roupas leves, chapéu e se for insuportavel, procurem um local com ar condicionado ….

      :wink:

    • #60503
      gabi-infirmiere
      Participante

      http://www.youtube.com/watch?v=EP_18Coymk0

      a versao quebeca sobre o inverno …..

      eu adoro, mas muitos quebecas odeiam e realmente ficam amaldiçoando o inverno. Sem contar a galera que viaja nessa época, a Florida vira uma sucursal daqui ……

    • #60527
      VitorVG
      Participante

      Muito legal!
      Eu já conhecia esse video, a minha professora de francês nos mostrou em aula.
      Só é um pouquinho difícil de entender para quem está começando.

      Eles têm um canal na web, vc conhece?
      http://www.tetesaclaques.tv/

      Aproveito para deixar um link legal sobre três mitos do inverno:
      http://video.tv5.ca/science-ou-fiction-3/hiver

      Abs

      VG

      Abertura Provincial: 06/06/2013
      CSQ: 11/09/2014
      Envio docs Federal: 15/09/2014
      Abertura federal: 23/01/2015
      Pedido de exames médicos: 18/02/2015
      Pedido de passaportes: 27/02/2015
      Vistos recebidos: 30/03/2015

    • #62268
      VitorVG
      Participante

      Mais um video legal sobre a eterna batalha Homem x Inverno:

      http://www.youtube.com/embed/xKy2lLNQYrI?rel=0

      VG

      Abertura Provincial: 06/06/2013
      CSQ: 11/09/2014
      Envio docs Federal: 15/09/2014
      Abertura federal: 23/01/2015
      Pedido de exames médicos: 18/02/2015
      Pedido de passaportes: 27/02/2015
      Vistos recebidos: 30/03/2015

Visualizando 52 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.