Home › Fórum › Ainda no Brasil › Documentos › Comprovante uniao estável
- Este tópico contém 16 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos atrás por _TAZ_.
-
AutorPosts
-
-
10 de março de 2011 às 19:19 #7281davidceminParticipante
Olá pessoal,
procurei em vários topicos sobre o assunto e nao achei nada sobre meu problema, entao resolvi abrir um novo.
Minha namorada e eu moramos juntos ha pelo menos 3 anos. Bom, idealmente bastaria termos dois comprovantes, um no nome de cada um, no mesmo endereço, com mais de um ano, certo?
Pois bem, meu problema é o seguinte:
Eu tenho comprovantes de mais de um ano atrás no meu nome, mas a minha namorada nao tem nenhum, somente contas de energia elétrica no nome do pai dela. Alguém saberia me dizer se teria como ser feito algum tipo de declaração do pai dela, dizendo que é ela quem mora ali? Ou alguma outra coisa parecida ….Obrigado!
-
10 de março de 2011 às 20:25 #43538mCerqueiraParticipante
Boa tarde David,
Não sei se isso seria um problema pra vcs, mas já pensou em ir num cartório e oficializar essa união estável ou mesmo fazer o casamento civil? Dessa forma eu entendo que a necessidade de comprovação de moradia de um ano deixa de existir … quer dizer, eu ACHO que não precisa.
abraços,
Marcos -
11 de março de 2011 às 00:10 #43539Carlos_SantosParticipante
Ola David,
vc olhou o topico:
- Dúvida urgente sobre união estável em
http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/2/3386.html?p=30986Me parece que o problema é o mesmo ;-)
Veja as respostas dos colegas ;-)
tem estes aqui tb:
-
11 de março de 2011 às 00:28 #43540davidceminParticipante
Bah!
Nao tinha visto estes tópicos .
Bom, muito obrigado! -
14 de março de 2011 às 01:18 #43559lilia.wangParticipante
Ola David,
Tive uma experiencia parecida com a sua….e nao aceitaram minha uniao estavel , oficializada em cartorio … eu tinha como comprovante uma conta conjunta tambem….mas a carta do consulado disse que nao aceitaria estas formas de comprovacao e que o processo iria ocorrer separadamente….foi quando decidimos oficializar o casamento , somente no civil…e dai sim , aceitaram o documento e o processo esta correndo junto….
espero ter ajudado.
abco e boa sorte. -
14 de março de 2011 às 15:30 #43564Carlos_SantosParticipante
Obrigado lilia.wang pela contribuicao!
Estas informacoes nao achamos facilmente!
Atenciosamente
-
14 de março de 2011 às 16:07 #43566thiagoelizieParticipante
mCerqueira,
Esse seu problema é ainda no processo de Québec ou já no Federal?
-
14 de março de 2011 às 16:18 #43567_TAZ_Participante
@thiagoelizie wrote:
mCerqueira,
Esse seu problema é ainda no processo de Québec ou já no Federal?
Com certeza é no de Québec, dadas as respostas e a possibilidade dos processos correrem em separado.
A união estável não é brincadeira e eles são bastante rígidos quanto a isso. Se vocês acham que o bureau do Québec é chato, esperem pra ver o consulado do Canadá. Tenho amigos que tiveram comprovantes de união aceitos por Québec mas que tiveram que dar um monte de provas a mais pro consulado na etapa federal.
É simples assim. Não tem documentos que comprovem que os dois moram no mesmo endereço? Só casando no civil para eles aceitarem. Sem jeitinho brasileiro. -
14 de março de 2011 às 16:22 #43568thiagoelizieParticipante
Taz, é por isso mesmo q eu perguntei… temo q os nossos comprovantes não sejam aceitos. Ainda não obtivemos nenhuma respostas, agora é aguardar e torcer. Mandamos o q foi pedido, agora se vão “encrencar” com a gente é outra história… ahahah!
-
5 de maio de 2011 às 09:55 #44549GabiLocatelliParticipante
Essa questao da uniao estavel pega mesmo…
tenho um relacionamento de 3 anos e quando resolvemos juntar os trapinhos… nao deu um mes eu arrumei emprego em outra cidade. perto; mas nao da prta ir e voltar todo dia.
mesmo com as minhas contas indo pra minha casa “oficial” e a declaracao de residencia feita pela proprietaria, acho que vou esperar mais um ano depois que eu voltar a morar la pra entrar com o processo… vai demoraaaar… :roll: -
5 de maio de 2011 às 12:37 #44552rodersParticipante
Irei contar o quê aconteceu comigo e com a minha esposa.
Começamos a namorar em 2004 e em 2006 resolvemos morar juntos e amigar. Quando demos entrada no processo de Québec mandamos as contas informando que dividíamos o mesmo endereço.
No momento da entrevista, a entrevistadora olhou os nossos documentos e nos disse que para o processo federal seria interessante termos algum documento comprovado pelo cartório.
Alguns meses após, fomos ao cartório e fizemos um documento de união estável. -
5 de maio de 2011 às 21:38 #44577daniel.pParticipante
Oi David
Eu e meu namorado fizemos uniao estavel para podermos comprovar vinculo e ele poder entrar no meu processo como meu conjuge. Para isso precisamos fazer a uniao e esperar um ano para que o BIQ a considera-se legitima. Nao tinhamos comprovantes de residencia, conta conjunta, ou qualquer outro comprovante. Entao o caminho realmente foi a uniao estavel.
Na entrevista nao foi feita qualquer tipo de questionamente sobre o documento, a unica coisa que o entrevistador fez foi confirmar se havia mais de 1 ano de uniao. Quando ele viu que havia 1 ano e 2 meses ele simplesmente falou ok.
Como no seu caso existe a possibilidade de uniao civil, eu acho que vale mais a pena pois vc nao precisaria esperar um ano para dar entrada no processo, mas isso eh uma decisao muito individual, pois a uniao civil simbolicamente pesa mais rs.
Estou no aguardo dos exames medicos. Ate onde sei meu dossie ainda nao foi analisado pelo consulado, esta na longa fila de espera, entao nao sei exatamente se havera problemas com a minha uniao estavel, mas creio que nao. Acredito que tendo no minimo um ano o consulado nao criara problema.
Boa sorte!
Daniel -
29 de novembro de 2011 às 23:29 #48414Pamela SoaresParticipante
Olá,
Tenho uma dúvida semelhante, mas meu caso é o seguinte, eu moro junto a 2 anos com meu namorado e temos uma filha de 2 anos, mas nao tenho comprovaçao, somente uma matrícula de faculdade que prova q estamos juntos a um ano. Mas de abril pra ca temos conta de telefone e essas coisas juntos, mas queriamos mandar o processo antes de abril do ano que vem. Dai queria saber se é possível realizar um documento no cartório que eu declare que moro com ele desde o nascimento da minha filha, e se essa declaração de união estável sendo feita um pouco em cima da hora funcionaria, ja q li em alguns casos que alem dos documentos de comprovação foi feita a união estável depois da resposta do quebec.
Obrigada gente
-
30 de novembro de 2011 às 14:24 #48422mrodolfoParticipante
O fato de ter uma criança junto com o companheiro deve pesar muito na comprovação da união… Só um palpite…
De qualquer maneira, vocês devem ter correspondências em nome de um e do outro com o mesmo endereço com datas superiores a um ano… Extrato do banco, fatura do cartão, essas coisas… Tudo isso serve para ajudar a comprovação.
Bonne chance,
-
30 de novembro de 2011 às 21:50 #48425_TAZ_Participante
Ter filho junto não prova nada … Vocês têm que provar que possuem uma união estável há um ano pelo menos. O único documento emitido por cartório que o BIC aceita é a certidão de casamento …
Vocês não precisam esperar até abril … em 1 mês vocês acertam todos os trâmites para um casamento civil. Agora, se vocês não querem se casar, vão ter que conseguir as provas que habitam sob o mesmo teto há 1 ano pelo menos. -
1 de dezembro de 2011 às 01:30 #48429Pamela SoaresParticipante
Obrigada pelas respostas gente.
Mas no caso como Taz disse, o casamento no civil não precisa de comprovar também um ano de união?…só ele sozinho serve como documentação, no caso, sem nenhuma correspondencia ou tempo mínimo de união?
Agradeço mais uma vez a atenção
-
1 de dezembro de 2011 às 11:38 #48432_TAZ_Participante
Oi, Pamela.
No caso de casamento civil, não tem nenhuma “carência”. Assim, pode se casar e mandar o dossiê no mesmo dia se quiser :) . Não precisa comprovar nada mais, a certidão é suficiente.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.