Comprovação de trabalho autônomo na entrevista.

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista Comprovação de trabalho autônomo na entrevista.

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
      lilianmagalhaes
      Participante

Olá pessoal,
      Finalmente, depois de 15 meses de processo, irei fazer minha entrevista dia 03 de Dezembro em Salvador. Como sou trabalhadora autônoma há seis anos, sou colaboradodora em um escritórios de projetos museográficos e faço também trabalhos como arquiteta, meus únicos comprovantes de trabalho (além da inha inscrição municipal de trabalhador autônomo) são varios contratos de projetos temporários e recibos de pagamento, sou isenta na faixa para declaração de imposto de renda, provavelmente minha primeira declaração será ano que vem, relativo a esse ano, que os negócios aqueceram mais. Obviamente recebo por projeto (produto) não por hora de trabalho, logo nos meus contratos só constam o inicio do trabalho e um prazo máximo para entrega de cada um deles. Minha dúvida é se isso será suficiente para comprovar meus anos de trabalho para pontuar no processo, uma vez que declarei, e tenho, mais de 5 anos de trabalho. Se alguém passou, passa ou conhece alguem com situação semelhante, por favor compartilhem essas informações, e se tiverem dicas de como comprovar melhor meu trabalho estas serão muitíssimas bem vindas! Obrigada

SANDROMS
      Participante

Lilian,

Quando fiz a entrevista em 2008 com (M. Leblanc), eu estava trabalhando por conta através de empresa, levei três coisas que em conjunto serviram para comprovar a minha experiência: contrato social mostrando que eu era sócio da empresa, contratos e cartas dos clientes, talão de notas-fiscais. Ele não me pediu imposto de renda.

Mas um amigo que era contador autônomo, fez entrevista na mesma semana, e a ele foi pedido o IR.

Se você tiver recibos acho bom levar também.

roders
      Participante

No Brasil eu sempre trabalhei como autonomo. No dia da minha entrevista levei os recibos dos meus pacientes, minha inscrição do CCM (cidade de São Paulo), o numero da minha guia da previdencia e uma copia do meu imposto de renda. De todos os documentos, o unico que a entrevistadora pediu foi o imposto de renda. Fiz a minha entrevista em junho de 2010.
      Sucesso

lilianmagalhaes
      Participante

O que eu tenho desse periodo são:
      -Todos os contratos e recibos dos projetos que fiz para essa empresa na qual sou colaboradora;
      -Não tenho imposto de renda, mas imprimi minha certidão negativa que diz que eu estou quite com a receita federal. (infelizmente ,ou felizmente, só vou precisar declarar imposto em 2013, relativo a 2012.
      -Uma declaração da empresa dizendo que presto serviços para eles desde 2008 e uma lista de todos os projetos que estou colaborando no momento e os que já colaborei com eles indicando o periodo relativo de cada um deles.
      -Minha inscrição municipal de trabalhador autônomo;
      -Um pequeno portifolio com os trabalhos mais importantes que realizei;
      -Anotações de responsabilidade técnica dos projetos de arquitetura que fiz desde 2006, emitidas pelo conselho de engenharia e arquitetura;
      -Inscrição e certidão negativa do Conselho de arquitetura;
      Obs: Tenhos raras e poucas notas fiscais, pq na maioria dos casos os clientes não querem a eu emita (típico..) ou em outros casos as empresas não aceitam de autônomo, então tenho que pedir pra uma empresa emitir nota por mim… coisas do Brasil…
      Bem, será que esta lista será suficiente para comprovar meu tempo de trabalho?
      Obrigada pela ajuda!

carlosecamila
      Participante

@lilianmagalhaes wrote:

O que eu tenho desse periodo são:
      -Todos os contratos e recibos dos projetos que fiz para essa empresa na qual sou colaboradora;
      -Uma declaração da empresa dizendo que presto serviços para eles desde 2008 e uma lista de todos os projetos que estou colaborando no momento e os que já colaborei com eles indicando o periodo relativo de cada um deles.

Lilian, eu acredito que tendo os contratos originais, os recibos dos projetos que já fez, portifolio de trabalhos já realizados, mais a declaração (Via Original) da empresa (Datada, Assinada e Carimbada) onde constam os projetos realizados no período, já serão suficientes. Acho que essas são comprovações mais do que suficientes para provar que você realmente trabalha para empresa, se você tiver algumas NF’s, Recibos de pagamento, leve-os contigo pois eles podem ser utéis caso apareça alguma outra pergunta, leve o máximo de documentos que tiver, porém vá preparada para comprovar sua experiência através de documentos A, B e C, com o discurso pronto para demonstrar através desses docs a sua experiência. Vá tranquila que tudo correrá bem.
      Abs
      Carlos

Carlos e Camila
      Timeline:
      18/09/11 - Envio DSC
      15/10/11 - Abertura Provincial
      11/10/12 - Convocação entrevista
      20/11/12 - Entrevista e CSQ
      27/11/12 - Envio do Federal
      17/01/13 - Abertura do Federal conforme e-cas
      14/01/14 - Solicitação de exames médicos
      20/01/14 - Exames médicos realizados
      07/02/14 - Solicitação de envio de Passaportes
      13/02/14 - Retirada dos passaportes

lilianmagalhaes
      Participante

carlosecamila, obrigada pela atenção e boa sorte na entrevista de vocês!

lilianmagalhaes
      Participante

carlosecamila, obrigada pela atenção e boa sorte na entrevista de vocês!

yuricostalima
      Participante

Olá pessoal,
      Alguém sabe me informar se esta comprovação de trabalho, seja ela para autonomos ou nao é exigido apenas para o aplicante principal ou também para o comjugue ?

Abs,

yuri Lima

yuricostalima
      Participante

Olá pessoal,
      Alguém sabe me informar se esta comprovação de trabalho, seja ela para autonomos ou nao é exigido apenas para o aplicante principal ou também para o conjugue ?

Abs,

yuri Lima

Helen Hartung
      Participante

Conosco a comprovação de trabalho foi para ambos. Acredito que se vcs querem a pontuação referente a experiência de trabalho, precisariam de comprovação.
      Na época da minha entrevista, eu era autônoma (fisioterapeuta) e meu marido funcionário público e requernete principal. Na minha época de entrevista uma carta da clínica que eu atendia foi suficiente para comprovar, além dos estágios pela universidade em clínicas, hospitais, etc…
      É melhor sempre sobrar comprovações do que faltar.
      Boa sorte!

yuricostalima
      Participante

Obrigado pela resposta Helem, levarei tudo o que puder.
      Grande abraço,

Yuri Lima

Rudney Santos
      Participante

Eu também tenho dúvida nessa área, porém em relação a Enfermagem. Bem.. pra quem não sabe o Enfermeiro é um profissional liberal, sendo assim eu pretendo trabalhar com Home Care ( cuidado domiciliar), trabalhando também como autônomo, já que não pretendo me ligar a nenhuma empresa, e sim trabalhar por conta própria. então a minha dúvida é a seguinte.. como posso comprovar essa experiência? recibos dos meus clientes? alguma outra forma?

Desde já antecipo o agradecimento! Abç :bigups:

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.