Comprovação de FR

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
      CaduPimenta
      Participante

Pessoal,
      Estou com uma dúvida, se alguém tiver alguma opinião agradeço.

Fato1:O tempo médio entre a parte de entrada na documentação em SP e a entrevista está em 5 meses.
      Fato2: Para a minha área (TI), segundo a avaliação online, tem de ter francês apenas básico e inglês fluente (meu caso em ambos idiomas).

Baseado nisso, quero dar entrada dia 01/07, com umas 35 horas de curso de francês, pois deste modo a entrevista coincidirá com o final do curso de 150 horas.
      Vocês acham que estou arriscando muito ? Pois a entrevista pode acontecer antes, e neste caso, terei de respirar francês no tempo que restar entre a data de recebimento da confirmação da entrevista e a dita cuja. (+- 1 mês).
      O motivo da pressa é ter o processo na parte federal o quanto antes.

janeneves
      Participante

Olá Cadu,

eu entendo que as 150h são apenas referência.

Se você com 35h de francês tem o básico (que é o requisito para você), vai em frente, e informe no CV que vc está matriculado na escola tal estudando nível x. Na entrevista vc leva a declaração atualizada da escola, onde constará mais horas de estudo…
      Mas não adianta nada acumular horas, e não conseguir se comunicar em francês no nível declarado.
      No próprio site da avaliação on-line se vc clicar na ajuda para a questão nível de francês, vai indicar o que vc tem que conseguir falar/entender para cada nível.
      Eu me guiei por este material, e apesar de comprovar poucas horas de francês pois fiz aulas particulares e não apresentei comprovante para elas, deu tudo certo.

Boa sorte!

Jane.

Carlos_Santos
      Participante

a resposta da Jane esta perfeita, apenas SE você é aprovado no teste online com 35 horas.

do contrario, vc pode ter seu pedido rejeitado ;-)

Atenciosamente

CaduPimenta
      Participante

Valeu a ajuda …

Eu refiz o teste online, mas desta vez me baseando pela escala de notas de idioma disponível no próprio site do BIQ, informando francês básico, e passei. Na entrevista espero estar com pelo menos basico intermediário (level 5-6).
      O básico dessa escala é básico mesmo, acho que em 20 horas você já passou dessa fase … rs

Acho que darei entrada antes … Se tudo correr dentro do previsto, em uma situação normal, pego o visto em Setembro/2012. Sendo otimista, Julho ou Agosto/2012, e Pessimistra, Outubro/Novembro (neste caso é complicado, pois chegar lá com menos de 0 graus pra quem nunca ficou na VIDA em um ambiente abaixo de 5 graus é complicado ….

Abs !!!

luferj
      Participante

Cadu, mas não se importe com isso, pois pelo que eu vi até agora após td sair vc tem um ano pra poder viajar. Sendo assim vc não precisaria ja viajar na época fria rs.

Abs

CaduPimenta
      Participante

Entendo, mas no meu caso, eu gostaria de ir o quanto antes … Por isso estou correndo contra o tempo para ir antes do frio, assim uma vez lá o frio vai chegando devagar kkkk … Mas se tiver que ir no frio extremo, vamo que vamo !!! Eu pretendo viajar assim que chegar o visto …
      Valeu o comment ! :)

Abs

roders
      Participante

caduPimenta,
      Irei te dar um conselho, que me foi dado na época, porém não quis ouvir.
      Não de prazo para si mesmo, quando eu iniciei o meu processo de imigração (out de 2009) eu achava que tudo seria muito rápido e que em junho de 2010 eu já estaria no Canadá, enfim criei uma expectativa muito grande e acabei me chateando. Uma coisa que estou aprendendo durante todo este processo é ter calma, pois muitas coisas não dependem de nós.
      Sucesso !!!

janeneves
      Participante

Cadu,

o roders tem razão.

Você está certo em focar no francês, se planejar e fazer o “dever de casa” com antecedência pra não perder tempo depois. Mas dá uma segurada nas expectativas… pois muita coisa depende dos órgãos oficiais, que têm uma agenda própria e vão trabalhar no timing deles, não no seu…

Boa sorte!

Jane.

_TAZ_
      Participante

Só uma observação. Se você vem para o Québec e quer conseguir um emprego que pague o que você vale, fale francês muito bem.
      Passar com francês básico na entrevista e se apoiar no inglês somente é pedir para se decepcionar. Lembre-se, Montréal (onde o inglês seria suficiente para se viver) é bilíngue. E os candidatos que vão concorrer com você também serão.

CaduPimenta
      Participante

Valeu as dicas. Vocês estão certíssimos.
      Continuarei o processo fazendo a minha parte, e deixar a coisa fluir naturalmente.

Abs !!!

claudiorrb
      Participante

Onde faço este teste online ?

abraço a todos

Claudio

rodrigoo
      Participante

@claudiorrb wrote:

abraço a todos

Claudio

Boa noite Cláudio,

Segue o link da avaliação: http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/index.jsp?languageCode=fr

Você pode fazê-la em inglês e espanhol também, é só clicar no idioma na parte superior direita da tela.

Para maiores informações busque também na fonte oficial: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca

Abs,

Rodrigo.

Carlos_Santos
      Participante

Ola Claudio,

@claudiorrb wrote:

olhe o topico:

Atenciosamente

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.