Comprovação da experiência de trabalho

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Comprovação da experiência de trabalho

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
      alerodsi
      Participante

Olá pessoal,

Tanto aqui no Brasil como aí no Québec, na procura por um emprego, basicamente nós fazemos nosso curriculum informando nossas experiências em determinada função. Para comprová-las, apresentamos aqui no Brasil nossa carteira de trabalho, por exemplo.
      Gostaria de saber de quem já está aí em Québec como é feita aí essa comprovação da experiência de trabalho adquirida aqui no Brasil.
      Obrigado,

Alexandre.

SANDROMS
      Participante

Alexandre,

Cada caso é um caso e acho que depende da profissão. No meu caso, (“informático”), a comprovação foi feita por verificação de referências, isto é, me pediram contatos de ex-chefes, clientes, etc… e ligaram nas empresas onde eu trabalhei. Só fazem isso depois de terem escolhido vc para o cargo,e é a última etapa do processo.

Muitas empresas não tem como testar referências no Brasil pela questão do português e isso é uma dificuldade para o recém chegado. Mas dependendo da profissão vc pode apresentar portfólio, ou fazer testes e certificações que comprovam que vc tem determinada experiência.

Carlos_Santos
      Participante

eles nao quiseram uma comprovacao de experiencia de trabalho, eles queriam, como disse o Sandroms, uma pessoa que pudesse atestar o que estava no CV e mesmo fazer perguntas adicionais.

As pessoas que servem de referências precisam realmente ter trabalhado contigo E ter tido uma boa impressao do seu trabalho. Além disso AVISE-A que ela podera ser contactada, mesmo ai no Brasil!

Claro que ajuda e muito quando esta pessoa de referencia sabe falar Inglês ou Francês. No meu RH, como somos mais de 7 brasileiros, o RH pede a um de nos para réalisar em português esta pesquisa!

Espero ter ajudado!

Atenciosamente

csleite
      Participante

Olá amigos da CBQ,

Sei que no Québec muitos empregadores pedem cartas de referência ou contatos de ex-empregadores no Brasil e como minha situação é um pouco particular não sei o que faço quanto a isso. Gostaria da ajuda / opinião de vocês por favor.

Minha situação: tenho uma microempresa no Brasil (um Buffet Infantil) desde 2003. No meu último ano de faculdade abri a empresa com a ajuda dos meus pais e nunca trabalhei em outra coisa. Portanto nunca tive empregadores ou colegas de trabalho. Tenho funcionários registrados (são ajudantes de cozinha, faxineira, etc ), fornecedores, contador e clientes.
      Como eu devo proceder? Devo fornecer os contatos dos meus fornecedores como “prova de trabalho”, devo apresentar meu IRPJ?

OBS: Ao deixar o Brasil minha irmã ficará com a empresa. Estamos vendo neste momento documentação para transferência para o nome dela, etc, mas tudo continuará funcionando da mesma maneira de antes. Temos site, pagina no facebook, e levarei cópias dos documentos legais da mesma. Será que isso ajuda de alguma maneira?

Se alguém já passou pela mesma situação ou conhece caso semelhante, help!
      Abraços
      Camila

SANDROMS
      Participante

Camila,

Existe uma grande diferença entre a cultura brasileira e a do Quebec. Aqui a palavra vale muito, entre um documento brasileiro que comprove sua experiência e a palavra de um ex-chefe, ex-sócio ou ex-cliente, eles preferem a palavra. Ou seja, eles vão acreditar no seu CV e se precisarem de uma confirmação vão te pedir um contato.

Como você tinha micro-empresa as opções são: contato de clientes, sócios, ou até do contador.

É importante você definir desde já quem são seus possíveis contatos, combinar com eles, e ter certeza que eles falam um mínimo de inglês.

No meu primeiro emprego aqui eles pediram contatos no Brasil e passei o telefone de ex-clientes, mas foi mais fácil pois havia um diretor que era português e ligou para lá falando português mesmo. Mas nem sempre essa opção está disponível.

Se você sentir que isso está sendo um impedimento para conseguir a primeira experiência Canadense, faça algum tipo de voluntariado, um contato de alguém local vale mais do que um contato “além mar”.

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.