Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Comprovação da experiência de trabalho
- Este tópico contém 4 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 10 meses atrás por SANDROMS.
-
AutorPosts
-
-
13 de abril de 2010 às 17:23 #6772alerodsiParticipante
Olá pessoal,
Tanto aqui no Brasil como aí no Québec, na procura por um emprego, basicamente nós fazemos nosso curriculum informando nossas experiências em determinada função. Para comprová-las, apresentamos aqui no Brasil nossa carteira de trabalho, por exemplo.
Gostaria de saber de quem já está aí em Québec como é feita aí essa comprovação da experiência de trabalho adquirida aqui no Brasil.
Obrigado,Alexandre.
-
13 de abril de 2010 às 18:22 #38296SANDROMSParticipante
Alexandre,
Cada caso é um caso e acho que depende da profissão. No meu caso, (“informático”), a comprovação foi feita por verificação de referências, isto é, me pediram contatos de ex-chefes, clientes, etc… e ligaram nas empresas onde eu trabalhei. Só fazem isso depois de terem escolhido vc para o cargo,e é a última etapa do processo.
Muitas empresas não tem como testar referências no Brasil pela questão do português e isso é uma dificuldade para o recém chegado. Mas dependendo da profissão vc pode apresentar portfólio, ou fazer testes e certificações que comprovam que vc tem determinada experiência.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
13 de abril de 2010 às 19:12 #38299Carlos_SantosParticipante
eles nao quiseram uma comprovacao de experiencia de trabalho, eles queriam, como disse o Sandroms, uma pessoa que pudesse atestar o que estava no CV e mesmo fazer perguntas adicionais.
As pessoas que servem de referências precisam realmente ter trabalhado contigo E ter tido uma boa impressao do seu trabalho. Além disso AVISE-A que ela podera ser contactada, mesmo ai no Brasil!
Claro que ajuda e muito quando esta pessoa de referencia sabe falar Inglês ou Francês. No meu RH, como somos mais de 7 brasileiros, o RH pede a um de nos para réalisar em português esta pesquisa!
Espero ter ajudado!
Atenciosamente
-
11 de janeiro de 2013 às 11:11 #59609csleiteParticipante
Olá amigos da CBQ,
Sei que no Québec muitos empregadores pedem cartas de referência ou contatos de ex-empregadores no Brasil e como minha situação é um pouco particular não sei o que faço quanto a isso. Gostaria da ajuda / opinião de vocês por favor.
Minha situação: tenho uma microempresa no Brasil (um Buffet Infantil) desde 2003. No meu último ano de faculdade abri a empresa com a ajuda dos meus pais e nunca trabalhei em outra coisa. Portanto nunca tive empregadores ou colegas de trabalho. Tenho funcionários registrados (são ajudantes de cozinha, faxineira, etc ), fornecedores, contador e clientes.
Como eu devo proceder? Devo fornecer os contatos dos meus fornecedores como “prova de trabalho”, devo apresentar meu IRPJ?OBS: Ao deixar o Brasil minha irmã ficará com a empresa. Estamos vendo neste momento documentação para transferência para o nome dela, etc, mas tudo continuará funcionando da mesma maneira de antes. Temos site, pagina no facebook, e levarei cópias dos documentos legais da mesma. Será que isso ajuda de alguma maneira?
Se alguém já passou pela mesma situação ou conhece caso semelhante, help!
Abraços
Camila -
11 de janeiro de 2013 às 14:14 #59615SANDROMSParticipante
Camila,
Existe uma grande diferença entre a cultura brasileira e a do Quebec. Aqui a palavra vale muito, entre um documento brasileiro que comprove sua experiência e a palavra de um ex-chefe, ex-sócio ou ex-cliente, eles preferem a palavra. Ou seja, eles vão acreditar no seu CV e se precisarem de uma confirmação vão te pedir um contato.
Como você tinha micro-empresa as opções são: contato de clientes, sócios, ou até do contador.
É importante você definir desde já quem são seus possíveis contatos, combinar com eles, e ter certeza que eles falam um mínimo de inglês.
No meu primeiro emprego aqui eles pediram contatos no Brasil e passei o telefone de ex-clientes, mas foi mais fácil pois havia um diretor que era português e ligou para lá falando português mesmo. Mas nem sempre essa opção está disponível.
Se você sentir que isso está sendo um impedimento para conseguir a primeira experiência Canadense, faça algum tipo de voluntariado, um contato de alguém local vale mais do que um contato “além mar”.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.