Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Comparação dos processos de imigração do Quebec e do Canadá
- Este tópico contém 14 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 8 meses atrás por
Dri_Torres.
-
AutorPosts
-
-
3 de agosto de 2007 às 14:36 #5034
Viegas
ParticipanteCaros colegas da comunidade, após entrar no link “fale conosco” e enviar uma mensagem, revirei o site e vi que provavelmente não obterei resposta individualizada das minhas questões. Por isso, resolvi torná-las públicas, que talvez mais pessoas possam me ajudar.
Há algum tempo venho buscando informações aqui e em outros sites relativos à imigração para o Quebec, e inclusive participei da palestra aqui em BH. Nesta, a responsável me fez entender que o processo do Quebec seria mais “vantajoso”, ou mais “certo” e mesmo mais “rápido” que para o restante do Canadá. Neste sentido, inclusive convenci ao meu irmão de irmos juntos, eu, minha esposa e meu filho, além dele e de sua esposa.
Entretanto, fiz contato com uma pessoa que vive em Toronto que foi taxativa: a imigração para o Quebec é mais difícil, tanto pela língua, que tem que dominar tanto o francês quanto o inglês, além de algumas dificuldades legais do próprio Quebec, que não existem para outras províncias.
Por favor, me respondam, qual o processo mais complicado, o do Quebec ou o do Canadá em geral? Depois que, eventualmente, optar por emigrar via Ontário (por exemplo) eu poderia me mudar para o Quebec?
Agradeço e deixo um abraço
Luiz Cláudio Viegas
ps: esta é a primeira vez que escrevo e, mesmo após ler as diretrizes do site, ainda não tenho certeza de estar no tópico ou fórum adequado. Qualquer coisa, corrijam-me, ok? -
3 de agosto de 2007 às 16:36 #19162
fscolese
ParticipanteOlá Viegas,
Tenho um primo que mora em Vancouver e ele falou que cada caso é um caso, ou seja, cada processo de imigração, independentemente para onde você estiver submetendo o seu processo, ele será diferente de uma outra pessoa. Pode ser que para o seu processo seja mais fácil ou difícil de uma outra pessoa, a depender dos critérios que estão sendo adotados para cada processo.
O que realmente é bom checar são as obrigatoriedades para cada processo. Por exemplo, acho que pelo processo do Canadá em geral, é necessário a tradução dos documentos para a língua inglesa. Para o Quebec, não é necessário. Não tenho certeza disso, é bom se alguém pudesse informar o que é realmente obrigatório para cada processo.
Flavio
-
3 de agosto de 2007 às 16:50 #19163
Carlos_Santos
Participanteexiste um documento que explica as diferenças entre os dois processos na seção artigos da lista canadaimigration do YAHOO!
este assunto ja foi abordado na comunidade Orkut Quero ir para Quebec…. aqui na CBQ eu nao me lembro… :oops:
mas a informação existe e esta disponivel é so procurar nas referências acimas!
boa pesquisa!
-
3 de agosto de 2007 às 18:48 #19179
Ventura
ParticipanteOlá Viegas,
Como outros ja disseram, esta comparação é relativa, pois depende muito do perfil dos candidatos. Por exemplo, no critério faixa de idade o Quebec é mais rigoroso, enquanto o resto do Canada facilita a imigração ate 40 anos, a idade ideal para o Quebec é até 35 anos. Você tem que olhar os critérios dos dois processos e ver me qual você se enquadra melhor.
Espero ter ajudado… Forte Abraço, a todos!
Alexandre
-
5 de agosto de 2007 às 13:43 #19237
otto
ParticipantePara o processo via Québec, não existe a obrigatoriedade de falar inglês não.
O francês é exigido, até mesmo pq a tua entrevista será em francês… dependendo do entrevistador pode até ser que aconteça uma “frasezinha” ou outra em inglês mas, como eu havia falado, depende do entrevistador e do teu perfil pois cada entrevista é, digamos, personalizada apesar de ter elementos comuns à todas.
Otto.
-
5 de agosto de 2007 às 14:08 #19239
Viegas
ParticipanteOlá, pessoal, agradeço a colaboração, mas só uma dúvida ficou pendente: tem alguma restrição se optarmos por “entrar” por Ontário e depois irmos para o Quebec, uma vez que a questão cultural do Quebec me atrai mais que o restante do Canadá? vou checar as informações e tomar uma decisão. Detalhe: sou cirurgião-dentista :cry: e meu irmão médico :? , o que talvez tenha sido o ponto em que dificultaria para o Quebec, certo?
Um abraço, Luiz Viegas -
5 de agosto de 2007 às 14:26 #19240
Viegas
ParticipanteAcabo de ler os documentos do canadaimigration e sanei minhas dúvidas.
Obrigado, Luiz Viegas -
7 de agosto de 2007 às 19:46 #19349
otto
ParticipanteMeu amigo, ser cirurgião dentista não é fator que te desabone no processo de imigração não.
Simplesmente o processo de Validação/Equivalência de Diploma é longo, bastante caro e, devido às exigências da Ordem, um pouco difíceis. Isto é fato.. como também é fato a quantidade de dentistas ( incluo-me nesta leva) que conseguimos nosso CSQ alegando, perante o entrevistador, que vamos tentar nossa validação sim, que estamos cientes de todas as etapas sim e que podemos trabalhar como THD, ACD, TPD…
Não desanimem não…
Otto.
-
16 de agosto de 2007 às 17:05 #19685
Viegas
ParticipanteOlá Otto, agradeço suas palavras, que de fato são animadoras.
Sei que ser CD não me desabona, pelo contrário, tenho muito orgulho do que faço. A cada dia tenho mais ciência das dificuldades, e também não teria dificuldade de reiniciar o caminho de “legalizar” meu trabalho por lá. Posso sim trabalhar como THD, ou mesmo como pesquisador “tarefeiro”, e quem sabe, como professor, sei lá. Não mudarei minhas intenções de mudar para o Québec.
E aí Otto, você já está no Québec? E como tem sido sua vida aí, com o que vc tem trabalhado? Gostaria de mais informações alentadoras, até pra ajudar a “convencer” minha esposa definitivamente. Mais uma vez, obrigado e um forte abraço, Luiz -
18 de agosto de 2007 às 00:58 #19747
Dri_Torres
Participante[align=justify]Olá Luis Claudio,
O nosso Fale conosco nao é uma forma de sanar dúvidas ou prestar informaçoes pessoais já que nao somos pessoas habilitadas a isto, como você deve ter visto na página do Fale Conosco “
Todos os comentários e sugestões sobre este portal são uma fonte de informações para melhorarmos nossos serviços. Obrigado!”. Por isso temos o nosso Fórum de discussoes onde suas dúvidas podem ser sanadas e ainda ajudar outras pessoas.Sobre qual processo é “mais fácil” isso vai depender do seu perfil, já que cada processo valoriza um certo ponto, como idade, filhos e idioma.
Sobre fazer o processo federal ou de Québec, nao importa depois onde no Canada você vai morar, só que por exemplo, muitos serviços oferecidos pelo Governo de Québec exigem o CSQ, ou seja, se você nao o tiver nao poderá obter o serviço. Alguns você pode ter acesso depois de comprovar residência de X meses em Québec. Até os preços de faculdade sao diferenciados quando nao se tem o CSQ e nao pode comprovar a moradia em Québec pelo tempo determinado.
abraços,[/align]
-
20 de agosto de 2007 às 00:03 #19936
Viegas
ParticipanteOlá Adriana, agradeço seus comentários, e agora que estou me relacionando no site é que compreendo seu funcionamento. Na verdade, as minhas dúvidas são iguais às de várias pessoas, por isso é melhor trocarmos as informações de forma aberta, para todos. Grato e um abraço, Luiz
-
23 de agosto de 2007 às 16:36 #20150
Viegas
ParticipanteCaro Otto, como via? Não sei se vc recebeu uma MP que enviei, mas gostaria de saber se vc tem idéia de quanto um THD ganha por mês e se eu, enquanto patologista, poderia tentar emprego como pesquisador.
Obrigado e um abraço, Luiz Viegas -
23 de agosto de 2007 às 22:44 #20164
Dri_Torres
Participante[align=justify]Olá Viegas,
Agora que está entendendo um pouco como funciona o site, sugiro que leia as Regras de utilizaçao do site, assim você poderá compreender melhor e verificar que a sua nova pergunta nao se enquadra neste mesmo tópico, ainda mais se você estiver a direcionando diretamente para algum usuário. Novas perguntas, abertura de um novo tópico.
abraços,[/align]
-
24 de agosto de 2007 às 13:33 #20196
Viegas
ParticipanteCorretíssima, Dri! Acho que é uma questão de falta de costume e “traquejo”. Peço aos colegas que relevem a inexperiência e apenas considerem os comentários pertinentes a este tópico.
Quero dizer que após iniciar minhas participações aqui, especialmente com amplas pesquisas, melhorei muito meu conhecimento , tanto sobre o processo de imigração, quanto sobre como é a vida dos brasileiros no Québec. O trabalho de vocês é fantástico e merecem “aplausos de pé”. Penso que este espírito solidário e amigável que abrange os membros da comunidade reflete diretamente no sucesso, tanto na jornada, quanto na vivência por aí. Obrigado e um abraço. Luiz -
24 de agosto de 2007 às 21:52 #20230
Dri_Torres
Participante[align=justify]Olá Luiz,
Sem problemas, somente um alerta para que possa utilizar e contribuir com a CBQ da melhor forma possível.
Abraços,[/align]
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.