COMO SE VESTIR PARA A ENTREVISTA?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista COMO SE VESTIR PARA A ENTREVISTA?

Visualizando 40 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6417
      andrebomfim01
      Participante

      Sei que muitos podem achar esse tópico uma bobagem, mas eu não tenho idéia de qual a roupa ideal para a entrevista. Camisa social, paletó ou algo mais informal? Eu sou publicitário, então acho que não posso ir com cara de advogado né! Vocês podem me dizer com que roupa vcs se vestiram????

    • #33799
      mrodolfo
      Participante

      André,

      Ainda não fui, mas irei de terno e gravata… Trabalho assim todo o santo dia…

      Não penso que há uma roupa padrão… Não dá para ir de chinelão, bermuda e camiseta regata, né? Pense que a ocasião pede uma formalidade e vista-se de uma maneira que te faça sentir à vontade…

      Bonne chance!

    • #33800
      Dewet
      Participante

      Eu fui de roupa social: gravata, paleto, etc…
      Minha esposa também foi com roupa social.

      Lembre-se que é uma entrevista mais importante que uma entrevista de emprego.
      Como você iria para uma entrevista de emprego?

      Eu considero a formalidade muito importante nestas ocasiões, afinal você está lá pedindo permissão para morar no país de quem está te entrevistando.

      Lembre-se que a primeira impressão é o que fica.

      Dewet et Liége

    • #33801
      fabiolabvalio
      Participante

      Eu estava com roupa social porque fui direto do trabalho para a entrevista…

      Não acredito que seja necessário usar roupa social (terno e gravata mesmo), contanto que você esteja bem vestido. Também não adianta você estar com uma roupa que não te deixe à vontade (se você nunca usa gravata ela pode incomodar bastante, não é?), pois nervosismo + roupa desconfortável não ajudam…

    • #33802
      maurorepacci
      Participante

      eu fui de havainas, bermuda florida e camisa do curintia! hehehe brincadeira. eu acho que uma boa medida e como o entrevistador esta vestido.

      Acho que o minimo que voce pode usar e calca e camisa social e sapato. No meu caso a entrevistadora estava com um terninho entao acho que nao seria apropriado ir de tenis e calca jeans.

      abs e boa sorte a todos
      mauro

    • #33803
      Baratinha
      Participante

      Bom, nós usamos uma roupa mais social, eu estava com um sapato de couro fechado (se vc tiver esposa acho bom evitar sandália) uma calça verde (tipo essas de terninho feminino) com uma blusa cor de vinho ( evitar decotes e jóias espalhafatosas).
      Meu marido estava com sapato, camisa e calça sociais, mas não usou gravata. Procurem estar confortáveis!

      Sucesso

      Bianca

    • #33804
      Patinha11
      Participante

      Oi…eu fui de calça social preta,blusa branca de tecido esporte fino,sapatinho chanel e bolsa de mão branquinha..meu marido foi de terno preto,camisa social branca,sapato social preto  e gravata vermelha.
      Na epoca podiam levar crianças e nossa filha que tinha 11 anos também foi vestida de acordo com a ocasião.O entrevistador estava também de terno…
      :wink:

    • #33806
      Carlos_Santos
      Participante

      a roupa que te deixara com uma boa impressao é a melhor roupa para usar na entrevista!

    • #33809
      danisergio
      Participante

      Olá Andre,

      Não acho seu tópico uma bobagem não, acho bem relevante.

      Sérgio e eu fomos bem sociais, como todos acima. Ele de terno e gravata, eu de calça social, bota, camisa e casaco tipo paletó. Não estava frio, mas lá tem ar condicionado então eu não senti calor.

      Mas tivemos amigos que foram de esporte fino e passaram também.

      Acho que a roupa reflete não só a impressão que você quer passar, mas também a importância que você dá à entrevista. Tipo ir arrumado à missa ou comprar roupa nova pra ir a um casamento  ;-)

      Boa entrevista!

      Dani Mello

    • #33810
      petula
      Participante

      bom, pessoal, eu confesso que não pensei muito nisso.

      estava bem vestida, mas não social. estava com uma calça jeans bacana e uma jaqueta jeans no mesmo tom. camisa branca por dentro, supercomportada, nada decotada. sem overhead de acessórios, maquiagen sou coisas do gênero. estava bem “normal” e “jovem”. é isso o que sou! estava inclusive “virada”, porque viajei na quinta à noite pra sampa e fui a primeira entrevistada da sexta. então, por um triz não estive com aquela *cara amassada*.

      o grande lance é que quis esconder a MEGA tatoo que tenho no braço direito. acho que os canadenses são bem tranquilos com isso, mas de todo modo não quis abusar da boa vontade alheia e sorte.

      bisous
      p

    • #33817
      acougojr
      Participante

      Pessoal a minha entrevista é em Salvador e mesmo com o clima (que calor) vou de terno e gravata e minha mulher de terninho.
      Me sentirei mais confiante (nessas horas qualquer coisa vale) e de qualquer maneira todo lugar tem ar condicionado.

      Boa Sorte

    • #33826
      Erasmo
      Participante

      Particularmente,

      Acredito que um evento formal pede um traje formal… eu fui de terno e uma gravata em tons de azul – o entrevistador, assim que a viu, disse-me: até a gravata na cores do Québec?!…

      Se ele gostou ou não nunca saberei… mas fiz questão de deixar uma boa imagem… mas claro que vai de cada um, não?

      Abraços!

    • #33838
      otacoelho
      Participante

      Eu fui entrevistado pela Soraia e usei uma roupa normal, camisa de mangas compridas, calça social e sapatos e cinto pretos. Não lembro bem a roupa dela, mas era bem simples e confortável. Acredito que cada um deve seguir o seu estilo, sem exageros, pois o que vale mesmo é o conteúdo, a embalagem apenas ajuda.

    • #33853
      Godo
      Participante

      Quando  fiz minha entrevista fui de terno, fiquei de recuperação, o casal antes de nós foi de camiseta, jeans, tennis e mochila nas costas, receberam o CSQ, se for o Eddie o entrevistador isso não importa, mas um terno faz a gente se sentir bem e dá à ocasião a importância que ela merece.

    • #33854
      Butox
      Participante

      Acho importante vestirmos uma roupa que nos deixe seguros e confortáveis, só que isso também é relativo.

      A princípio eu não ia de terno na minha entrevista pois nunca gostei de usar (eu nem tenho). Me sinto um peixe fora d’água. No entanto, depois de muitos relatos lidos e conselhos de amigos, arrumei um emprestado e fui todo elegante para a entrevista.
      No meu caso foi a melhor coisa que fiz. O ambiente é tão formal (incluindo as redondezas do prédio onde todos usavam ternos) que me senti muito a vontade e tenho certeza que teria ficado meio desconfortável se não tivesse ido vestido de tal maneira.   :wink:

      Abraços

      Rodrigo

    • #33855
      Anonymous
      Participante

      Olá a todos,

      Eu não fui de terno e gravata, fui de camisa social, sapato e uma calça jeans que tinha comprado para ir na entrevista.

      Foto Minha na sala de espera do Escritório do Quebec em SP

      Minha esposa fui social.

      Acredito que devemos estar bem vestidos sim, pois a primeira impressão é a que fica. Me senti muito bem. Eu até tenho terno mas preferi não usá-lo.

      Um abraço,

      Jean

    • #33862
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Acho interessante um cuidado com aroupa no dia da entevista, nao precisa ser terno e gravata, mas que esteja limpa e passada. Podem ver a roupa que eu e o Bruno usamos na nossa entrevista e inclusive a roupa da entrevistadore Madame Judith Grenon neste link

      Abraços,[/align]

    • #36297
      LelyKanawati
      Participante

      Essa questão do que vestir para entrevista é mesmo bem interessante.
      Minha entrevista é em Salvador e meu marido vai usar calça social, blusa social de manga, mas sem terno e gravata. Eu pretendo tb ir vestida de forma bem formal, saia e blusa, mas tb vou deixar o blaser de fora. Nós somos dois calorentos e sabemos que o nervosismo não vai ajudar, então por via das dúvidas, vamos bem arrumados, mas bem confortáveis.

    • #36300
      rafaelbalao
      Participante

      Eu não sou uma pessoa acostumada a usar terno , entretanto como disseram ” é uma entrevista de emprego ” , antes da entrevista li alguns relatos e acabei que me conformei , foi a melhor coisa que eu fiz pois o ambiente é formal , muito sério , e o entrevistador tambem estava de terno ( sem gravata) e foi com certeza uma coisa a menos para me deixar nervoso , pois no momento ja tem tanta coisa passando na sua cabeça que qualquer coisa a menos para te preocupar ja é uma ajuda .

      Salut !!!
      E continuamos na agonia do federal.

    • #36311
      SANDROMS
      Participante

      Um guia bem humorado para os homens, porque as mulheres vão sempre bem vestidas:

      Camisa social – sim – o comprimento da manga depende do clima
      Calça social – sim
      Sapato social ou esporte – sim
      Camisa polo – talvez
      Calça jeans – talvez
      Gravada – opcional
      Terno – opcional
      Tênis – acho que não
      Bermuda – nem pensar
      Camiseta – acho que não
      Camiseta temática do Quebec – pra que arriscar né?
      Camiseta de banda de rock – não mesmo
      Camisa da seleção brasileira – nem pensar

    • #36321
      Anonymous
      Participante

      Acho que vale à pena o homem ir de terno.

      Como normalmente tem ar-condicionado, dá pra aguentar. Mas com todo o nervoso, se ficar insuportável, fico pensando se é de bom tom, pedir para tirar o terno… Que ceis acham??

      Se bem que já vi relatos em que o entrevistador perguntava se a pessoa estava com calor/ frio… dá pra pedir um clima canadense na sala?? =P

    • #36323
      lidianestrela
      Participante

      Olha, nossa entravista foi em Salvador e o ar condicionado da sala de espera estava desligado! Ficamos lá derretendo! Na sala da entrevista, o ar estava ligado, mas ainda achei que estava fazendo bastante calor (talvez fosse o nervosismo, neh?).
      Meu esposo foi de calça social, camisa de manga longa dobrada e sapato social. Eu fui de calça social e uma camisa social de botão, de manga curta, porém nada de decotes ou algo muito chamativo. Também usei maquiagem (bem suave) e acessórios (brinco, colar) super discretos. Eu achei desnecessário ir de terno e terninho para uma entrevista às 15:30 da tarde com a temperatura de 35º, mesmo tendo ar condicionado, mas também não acho legal ir de jeans e camiseta.
      Só mais uma coisa. É legal ter cuidado para não exagerar no perfume! Vi umas pessoas indo para a entrevista com perfume francês, super forte, aquele quase sufocante, sabe? Me deu até dor de cabeça! Imagina vcs um Lapidus, Gabriela Sabatine, às 14h, num sol de rachar! É pra matar o entrevistador! kkkkkkkkkkkk
      claro, essa é minha opinião.

      Lidiane

    • #36324
      Anonymous
      Participante

      Lidiane, vc tem toda razão!

      Com certeza discrição (principalmente para a mulher) é sempre de bom tom. Maquiagem gritante e perfume em excesso não é nada legal…

      Lidiane, sua entrevista foi no Othon de Salvador?

    • #36329
      lidianestrela
      Participante

      Sim, nossa entrevista foi no Othon de Salvador! As estrevistas são realizadas no décimo terceiro andar, o master floor. No andar tem um restaurante (dá para ver uma porta de vidro bem grande, do lado esquerdo quando sai do elevador) e lá tem um sofá, onde a gente fica esperando, e tem uma salinha em separado, bem pertinho ao bar desse restaurante, onde a entrevista é realizada.

    • #36330
      Anonymous
      Participante

      Hmmmmm…

      já tô imaginando o cenário… rsrsrsr

      Obrigada pela informação… vou traçar agora um plano para o calor de Salvador!  8)

    • #36336
      Patinha11
      Participante

      Bia,minha amiga..veja como anda o tempo por la agora e qual a media prevista para os dias que antecedem sua entrevista,leve uma mudinha tipo plano B para o caso do tempo virar nao te pegar de surpresa..
      Boa sorte querida!!

      :clover:

    • #36340
      Anonymous
      Participante

      Oi Pat, é isso que eu penso em fazer mesmo. Vou levar a roupa A que eu te falei, mas eu também vou pensar em outra, tb formal mas mais leve.
      Obrigada querida,  :D  grande abraço   :wink:

    • #36352
      Anonymous
      Participante

      Olá gente,
      nossa entrevista (minha e de meu marido), será em Salvador, dia 14.
      Não acho necessário o homem ir de terno e gravada, a não ser que ele se sinta mais confortável dessa maneira.
      Para mulher eu acho que vale a mesma coisa do homem, eu mesma não vou de terninho, pois não vou me sentir a vontade, mas para quem se sente a vontade…
      Acho que aí vale o bom senso. Ir bem vestida, com uma roupa discreta e mais formal, mas que te deixe confortável. Com certeza, mesmo se o tempo der uma revira-volta em Salavador, é pouco provável que faça frio.kkk.
      Boa sorte a todos!

    • #36357
      Anonymous
      Participante

      Ontem conversando com meu marido ele levantou um ponto que nem tínhamos pensado ainda… e se vc for melhor vestido que o próprio entrevistador?
      Será que isso é motivo pra causar constrangimento?

      rsrsrsrsr… só pra descontrair…   :wink:

    • #36363
      onuki
      Participante

      Oi pessoal,

      Os entrevistadores sempre vão bem vestidos (terno + gravata), e na minha opinião nós devemos ir tão bem vestidos quanto eles, ou seja, terno e gravata.
      O fato de se vestir corretamente demonstra o quão é importante para você a entrevista.

      Abraços

    • #36364
      Neto80
      Participante

      Oi,

      Fui de calça social, camisa de manga comprida e sapato (sem gravata) e minha esposa de calça social, camisa e sapato. A entrevista foi c/ Madame Judith Grenon, bem tranquila.

      Boa entrevista.

    • #36368
      lidianestrela
      Participante

      Bem, eu não concordo que os entrevistadores sempre vão de terno e gravata não!
      Na nossa, O Daniel Leblanc não estava de terno e gravata, estava de camisa de botão de manga curta, desensacada, e uma calça social, e um sapatênis.
      Eu acho que você não precisa ser extremamente formal, cada um deve se vestir da maneira que se sentir confortável, dando importância ao momento (e não indo de jeans, por exemplo), mas não fazendo isso apenas para impressionar.
      Acho que é como ir para uma entrevista de emprego, você tem que estar bem vestido, claro. Mas é importante lembrar também que por ser um momento tão importante para nós, o nervosismo aperta, e para algumas pessoas, principalmente homens, ter uma gravata apertando seu pescoço vai lhe deixar super desconfortável.
      Porém lembrem-se que não é a roupa que vai definir sua aprovação! Antes de nós foi entrevistado um rapaz que estava de jeans, camisa pólo e tênis, e foi aprovado. Um dia anterior, teve um casal que estava de terno e terninho, e foram reprovados..

      Lidiane

    • #36372
      Anonymous
      Participante

      Em todo caso, o que concluímos com todas esses comments aqui é que no fundo o que conta mesmo é bom senso, conforto e francês na hora da entrevista! :p

      Como a Lidiane disse, o rapaz foi de calça jeans e passou, o outro casal foi todo arrumado e foi negado… No fundo não é a roupa que vai definir se vc é aceito ou não, é todo o seu preparo. Acredito que todos nós aqui saibamos como nos portar e vestir para uma ocasião dessas ;) exatamente devido à importância que ela representa.

      Boa sorte para todos! Abraços,

      Bia.

    • #36374
      SANDROMS
      Participante

      Não quero diminuir a importância do assunto, mas sim focar na questão principal da entrevista, re-re-relembrando: o entrevistador não julga a pessoa, ele avalia 3 pontos:

      1. se a sua documentação comprova o que você preencheu nos formulários;

      2. se o seu nível de francês e inglês está compatível com o que você colocou no dossiê, ele pode abaixar ou aumentar o nível conforme avaliar;

      3. sua capacidade de adaptação, aí entra o projeto e ofertas de emprego;

      O item 3 é definido na entrevista e pontua tanto quanto formação ou experiência profissional; se existe algum ponto onde a roupa pode ajudar ou atrapalhar seria nesse quesito. Mas eu, sinceramente, não sei se faz diferença.

      Talvez seja bom se vestir de acordo com a sua profissão (um terno cai bem para um administrador que pretende trabalhar num banco no Quebec por exemplo, jeans e camiseta para alguém ligado a artes, sei lá?, calça e camisa social para alguém de TI…). Isso pode mostrar que você sabe se vestir bem para uma entrevista de emprego. Mas no final das contas o que vale são os pontos somados.

      Quanto a causar uma boa ou má impressão, também tenho minhas dúvidas. Aqui em Montreal, algumas pessoas que se vestem como loucos fugidos do hospício. Se o entrevistador é um montréalais ele não vai se espantar com nada. Nada mesmo! Isso não é desculpa para não se vestir bem.

    • #36378
      Godo
      Participante

      fui de terno, fiquei em recuperação, outro casal foi de jeans e mochila, passaram e depende do humor do entrevistador também.

    • #36383
      Patinha11
      Participante

      No dia de nossa entrevista o mesmo Daniel Leblanc vestia um elegante terno,camisa social de mangas longas e sapato social…estava com calor apesar do ar ligado e tirou o paleto pedindo desculpas por estar abafado para ele numa manha de uns 20 graus em Sao Paulo…
      Meu marido estava de terno tambem e ele disse para tirar e por no encosto da cadeira.

      Nao nos arrependemos de termos ido bem vestidos,fomos aprovados por outros motivos,mas nos sentimos melhor por estarmos elegantes naquele momento tao decisivo de nossas vidas.

      8)

    • #36614
      Anonymous
      Participante

      Na nossa entrevista Mme. Marlène Charron-Geadah estava vestida praticamente de capoeirista!!!

      Vestia regata vermelha, calça branca de algodão e chinelos de dedo!

      Como eu tinha lido nos relatos de entrevistas de poucos dias antes da nossa entrevista que ela estava bem informal, então mudamos nossa estratégia e meu marido foi de camisa social de manga comprida azul (mas dobrada até o cotovelo), calça clara tipo jeans, mas em estilo mais social e sapato social e cinto marrom. Eu fui de blusa manga curta branca, calça social em tom grafite e sapato bico fino vermelho, combinando com a bolsa vermelha. Estávamos bem arrumados, chiques, sem estarmos suuuuuper formais.  

      Íamos de terno e gravata (Glau) e terninho grafite (eu) mas resolvemos mudar para algo menos formal e não nos arrependemos. Nos sentimos confortáveis, arrumados, bem apresentados (isso é importante) e estávamos nos sentindo bonitos… rsrrsrsrs Depois vou colocar as fotos que tiramos no nosso blog :)

    • #36616
      Anonymous
      Participante

      Ola,

      Acho que ja dei minha contribuição ao tópico mas quero apenas acresentar algumas coisas.

      Eu mesmo fui de calça Jean e uma blusa social e um sapato social. Quando estava esperando para entrar para a entrevista vi um rapaz saindo de la de bermuda e camiseta e tinha sido aprovado.

      Sugestão não se preocupe com a roupa que vcs devam ir, apenas coloquem a roupa que vc gostar e deseja ir para esse dia importante.

      Apenas mais uma observação:

      Comecei a francisação ontem e na escola vi uma jovem em pelo ambiente de trabalho (pois estava la trabalhando em uma sala reservada para funcionarios) com um short o qual é bem comum aqui em Montréal (acredito que no verão, pois acabei de chegar (2 meses e meio)).

      Segue uma foto de um casal que fizeram a entrevista com o monsieur Daniel Leblanc e solicitaram tirar uma foto com ele e o mesmo muito simpatico o permitiu.

      http://chukruttesonice.blogspot.com/2009/04/entreveista-m-leblanc.html

      Um abraço,

      Jean

    • #37164
      jo_ana
      Participante

      Acho que isso varia de uma pessoa para outra e de profissão também. Eu e meu namorado somos designers, acho que a profissão permite (e até exige um pouco) mais informalidade, ou uma roupa mais diferentinha. Afinal, eu nunca coloquei um terninho e aquela roupa social na minha vida.

      Na nossa entrevista, eu fui com uma calça skinny black jeans, sapatinho pretoo, blusa de botao preta e um lenço/cachecol mais coloridinho. Uma roupa que eu usaria e que passa minha personalidade. Agora, mta gente ficou tentando me empurrar blusinhas sociais e calças sociais. Mas acho que o entrevistador quer saber quem vc é, entao, acho que a melhor coisa equilibrar tudo e se vestir confortavel com vc mesmo.

    • #26426
      Ikkye
      Participante

      Eu fui de calça jeans, camisa e sapato e minha mochila e foi tranquilo, como ja disseram não importa a roupa e sim o seu desempenho na entrevista !

    • #27668
      Gus_23
      Participante

      Eu fui de terno e gravata! hehehe! Boa aparência, respeito à ocasião e seriedade contam para qualquer tipo de entrvista. Se terno ou camiza e jeans acho q é irrelevante, desde que se leve em consideração os três itens que citei. …minha opinião.

      [ ]’s
      .

Visualizando 40 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.