Home › Fórum › Off-Topic › Literalmente Off topic › Como aceitar a espera ainda no Brasil?
- Este tópico contém 34 respostas, 21 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 7 meses atrás por
eacampos.
-
AutorPosts
-
-
20 de julho de 2012 às 14:11 #8234
eacampos
ParticipanteOlá pessoal.
Sei que o momento vivido pelos candidatos à novos moradores de Québec tem sido difícil, doloroso e angustiante… Geralmente, quem ainda não deu entrada continua otimista, alguns que já estão em Québec acha exagero, uma preocupação sem sentido e não dá muita importância, e, quem deu entrada no meio da confusão, durante todas as mudanças, vive uma situação atípica… processo mudando, muitas especulações, escritório fechando, Ministro dando entrevistas enigmáticas e os pretendentes sem saber o que fazer… seguir com a vida normalmente ou focar no processo ??
Muita gente com 13 meses de provincial… processos prioritários sem nenhuma resposta… e-mails não são respondidos, ligações sem novidades e sempre com a resposta mandando esperar…
O que torna a espera ainda mais difícil é a situação atual do país! Quem busca o processo de imigração com certeza não está totalmente satisfeito com o país, outros odeiam o país… rsrsrsrs… E esperar no país que vc não quer mais como lar torna o processo ainda mais frustrante… Posso relatar algumas coisas que estamos passando e gostaria da opinião desse pessoal que está nessa espera:
102 dias de greve de toda rede Estadual de Ensino… Violência assustadora.. Um rapaz foi espancado até a morte por estar abraçado com o irmão sendo confundido com um casal homossexual… sujeira, corrupção, impunidade… 99% dos casos de crimes de muita repercussão na Bahia estão sem solução… Justiça morosa… povo altamente mal educado… hoje um carro bateu em um poste em uma via importante de Salvador às 4 horas da manhã… até às 11 horas da manhã o carro e o poste continuavam atravessado na pista porque não tinham guincho e a cidade inteira parou !!! Há dois dias um prédio importante no Comércio pegou fogo e os Bombeiros não tinham escada para alcançar o local e a mangueira estava toda furada.. para vc resolver uma questão em um cartório vc pega uma senha 6 horas da manhã e fica esperando até a tarde… a cidade toda parada, sem nenhuma mobilidade…
1 BILHÃO em um estádio… 1 BILHÃO em um Metrô de 4 Km, estando em construção há 12 anos ??? hospitais lotados, planos de saúde caríssimos e péssimos.. a escola de meus 2 filhos custa 700 reais cada uma, não temos educação pública de qualidade e ainda pagamos Imposto de Renda??? … etc… etc… etc…
OS profissionais são altamente desvalorizados na Bahia… minha esposa trabalha igual a um cão como enfermeira… plantões super cansativos… a semana inteira e finais de semana sempre no Hospital e salário de 2.100 reais ?? Conheço advogados em Salvador cobrando 50 reais para ir em uma audiência… professores mal remunerados… escolas e hospitais sucateados… etc.. etc.. etc.. muito revoltante o nosso país…
Como conseguir esperar desta forma ?
Abraços e PERDOEM o desabafo !!
-
20 de julho de 2012 às 14:37 #55455
Bauerana
ParticipanteÉ eacampos.. essa espera é muito difícil.. Mas infelizmente ñ temos outro jeito a ñ ser esperar..
Tô tentando ñ ficar descontendada com as mazelas daqui, pq ainda vivo aqui.. Sei q em Québec ou em qq outro canto do mundo vamos encontrar mazelas tb, mas aqui a coisa é discrepante!!!
Te juro q tenho até evitado ver notícias do Brasil junto com as de Québec, pq choca né??
O lance é seguir em frente (nesse caminho de longa caminhada chamado espera) p ñ pirar o cabeção..
Tem hora q dá vontade de arrumar as malas e ir embora msm.. Mas quem dera fosse assim..
Enfim, guenta as pontas aí (q é o q tds estão fazendo – msm aos trancos e barrancos) q as coisas acontecem no tempo certo!!Sorte p nós :)
-
20 de julho de 2012 às 14:46 #55457
Wilson
Participanteocê tem razão.
A situação brasileira é triste e eu, particularmente, não suporto mais as manchetes de jornais.
Quanto mais eu estudo e planejo nossa imigração, mais eu vejo coisas erradas por aqui.
Chega a ser meio depressivo mesmo. E olha que vocês já estão no processo provincial há muito tempo. E eu que vou mandar os documentos no próximo mês ? Terei que aguardar todo esse tempo ainda ? Sendo pessimista, meu processo pode levar até 36 meses ! (18 provincial + 18 federal). Ou será que estou sendo otimista ?
Minha receita para passar o tempo é a seguinte:
1 – Ocupar a mente. Hoje, estou em um intensivão de francês. Díficil. Parece que as palavras em francês ficam pipocando o tempo todo. Estudar francês e conhecer a cultura canadense são nossos projetos.
2 – Fiz um projeto de blog para dar uma desabafada. Apesar de ainda estar no início e não ter muita coisa a respeito de imigração, posso escrever qualquer coisa. Até que faz bem.
3 – Continuar trabalhando focado. Ao menos isso distrai sobre o tempo que vai levar para o momento de ir embora e ajuda a crescer nossas reservas monetárias para a viagem.
4 – Continuar vivendo. Estamos buscando amigos antigos, conversando com vizinhos, fazendo churrascos e tentando nos ocupar socialmente de uma forma mais ativa (somos um pouco anti-sociais). Poucos sabem dos nossos projetos de imigração. Tentamos ser o mais discretos em relação a isso para evitar aquele tipo de pergunta: “Não foi ainda ?” ….
5 – Por último, fortalecer as relações familiares. Parece estranho, mas temos conversado mais com a família pois sabemos que no futuro estaremos bem distantes. E quanto aos nossos filhos, estamos tentando deixa-los ao máximo em contato com os ávos para terem lembranças felizes de sua terra natal. E tentamos ao máximo preparar nosso mais velho que já entende a idéia de imigração a estudar a língua francesa e descobrir que lá é um mundo diferente e que buscamos uma vida mais saudável.
Sei lá. Acho que fazaemos isso. O importante mesmo é ter paciência ( :bangwall: ). Ou não.
http://lepoussins.wordpress.com/
-
20 de julho de 2012 às 14:48 #55458
Cassia_Costa
ParticipanteOlá eacampos.
Te entendo e meu marido e eu pensamos nisso tudo que você falou diariamente..
E respondendo sua pergunta: seguir com a vida normalmente ou focar no processo ??Não esperaremos aqui. Por um lado, tive a sorte de meu pai ter cidadania portuguesa e tendo a cidadania tb, aguardaremos da França. Pensamos em estudar francês de lá(AF) e com parte da reserva, tentar algum emprego em nossa área(TI), pois vimos que há muitas. Quem pensar: “Ah, mas a Europa está em crise, etc..” Sim, sim, verdade. Mas tenhos amigos brasileiros lá que dizem q se a crise está lá, (e está), ainda assim, é melhor que aqui. A primeira coisa que os mantém lá e me chamou muito a atenção quando conheci a França início do ano, foi a educação das pessoas, metrô antigo, porém altamente funcional. Saúde, tb foi outro tópico o qual não tive tempo de avaliar pois nao fomos ao médico no tempo que estivemos lá, mas nossos amigos que estão lá há 3 anos, não tiveram do que reclamar.
Quando iniciamos o processo, acreditei que levaria os tais 6 meses a 1 ano. Mas farei 1 ano de federal em dezembro. Ontem responderam meu email(pois nao atendiam o tel no consulado) e me disseram que ainda estão vendo processos de janeiro/2011. E o meu é de dezembro/2011.. Continuar aguardando daqui? Pra nós, sem chances.. E não só por ter como ir à Europa nao.. Tenho 2 amigos que emitiram visto de estudante para o Canadá e estão aguardando o processo de lá. Acho válido tb. E até pensamos em fazer isso. Mas como a pressa é grande e até tirarmos o visto(nao sei ao certo o tempo que leva hoje) e temos o passaporte europeu, esperaremos o andamento do processo da França. Não considero um país pra morar definitivamente, tanto que quero e MUITO ainda que o Canadá seja onde eu crie meus futuros filhos. Mas não aguento mais ver os jornais e como a impunidade ainda é esfregada em nossa cara. Saúde precária, impostos altos sem retorno.. E o mercado de trabalho, anda desvalorizado. Até em nossa área. Muitas coisas nos desagradam e mudar de empresa já não nos satisfaz. Acho que por que no final, a “vibe” do país já não nos anime mais, seja no trabalho, no transporte, na saúde..
Legal seu desabafo pois acredito que vc não seja o único a ficar meio deprimido sem respostas, sem conseguir se planejar.. Queríamos “encomendar” nosso bebê ainda esse ano. Acreditei que já estaríamos partindo pra lá antes de dezembro. Mas o que eram 12 meses de federal, agora são de 12 a 18 meses, segundo a Maura me disse há 3 meses quando me atendeu. Não dá pra aguentar mais. Acho válido emitir visto de estudante ao Canadá(apesar de nao conhecer detalhes dos trâmites) e aguardar de lá. Justamente, pra já se acostumar com o idioma, praticar conversação com nativos mesmo e fazer contatos profissionais, inclusive. Aos que ainda preferem aguardar daqui do Brasil, desejo MUITA paciência e que curtam aos máximo parte da família que ficará e os amigos. Eu já estou fazendo isso há algum tempo.Abraços a todos.
-
20 de julho de 2012 às 17:12 #55472
fabricio_carboni
ParticipanteRealmente a espera é difícil mesmo, mas devemos ter paciencia e ter em mente que se precisamos passar por isso para ter uma vida melhor no canadá então que assim seja.
cassia_costa, ótimo seu depoimento. Foi a primeiro texto que li desde que entrei no processo que é parecido com o que estou planejando. Estamos aguardando a chamada para entrevista para o CSQ ainda, porém eu preciso terminar meu processo de cidadania italiana na Itália e de lá partiria para Londres pois tenho um primo lá. E assim esperar o federal. Porém não é tão simples assim largar o emprego ir pra lá e ficar sem juntar $ para começar a vida no Canadá.
Ao ponto que tb se resolverem chamar para entrevista ainda este ano aqui no BR, vamos partir mesmo somente com o CSQ, assim podemos fazer a francisação e aguardamos o federal do Canadá mesmo.
Mas de qualquer maneira temos que ao menos fazer de nossa espera uma jornada menos angustiante. Será melhor para nossa saúde. rs
Abraços
Fabricio
-
20 de julho de 2012 às 17:53 #55473
Cassia_Costa
ParticipanteSim, Fabrício. E entendo a parte em que vc citou “não é tão simples assim largar o emprego ir pra lá e ficar sem juntar $ para começar a vida no Canadá”. Porém, vamos com uma reserva que seja suficiente para alguns meses, sem interferir no dinheiro da imigração. E em paralelo, pensamos em trabalhar de lá, pois com a cidadania européia, não é preciso de visto de trabalho. E nas 3 semanas que ficamos na Europa, recebemos ligações para entrevistas tanto na França como na Inglaterra. E claro, no final, o que pegava, era o tal visto de trabalho. Nem todas as empresas estão dispostas a aguardar os trâmites ou serem responsáveis por isso.
Se não tivéssemos este plano B paralelo(cidadania portuguesa), já tínhamos pensado em emitir o visto de estudante ao Canadá, como outros amigos fizeram. Não sei se é isso mesmo, mas não só com eles, li sobre pessoas que aguardaram o processo de lá e tiveram uma certa agilidade no processo. Talvez por já estar lá, nao sei.. Mas também, pra este caso, (em minha opinião, ok?) acho que como seria difícil conseguir emprego(por ter apenas visto de estudante), a pessoa teria que ir com uma quantia em dinheiro considerável, contando com X meses sem trabalho. Digamos que, como uma imersão cultural apenas, sem trabalho. E isso talvez valha a pena, se faltam pelo menos uns 6 meses, para finalização da etapa federal, lembrando, que com uma quantia considerável para o tempo de espera sem trabalho.
Sei que cada caso é um caso. Alguns conseguem levar numa boa, outros tem mais pressa.. Alguns ainda estão no começo, ainda juntando dinheiro, estudando francês.. outros já se sentem confortáveis em relação à reserva guardada e ao idioma.. No nosso caso, esta espera tem nos afetado demais. Já acabamos o curso de francês e a questão do bebê, que planejávamos pra logo. E sinceramente, o que mais nos aborreceu foi essa mudança do tempo do processo. Eu levei um susto ao ouvir “até 18 meses”. Até reclamei com a Maura, disse que havia iniciado isso tudo com um limite pre-estabelecido e no meio, mudam tudo e dão poucas ou nenhuma satisfação. Ela ficou me ouvindo, seca, sem discutir, mas dizendo que infelizmente eu tinha que esperar.. Isto foi há 3 meses. E me irritou muito. Desde então, estamos iniciando os preparativos para partirmos e aguardarmos o processo de lá.
Boa sorte a todos! Também aguardo a finalização disso, mas quero que seja com menos ansiedade, pois já começou a afetar minha saúde.
Abs
-
20 de julho de 2012 às 18:19 #55474
mrodolfo
ParticipanteSempre vimos o processo de imigração realmente como um processo. Para isso, precisaríamos nos preparar para chegar por aqui melhor e com mais possibilidades.
Para aqueles que não tem filhos fica fácil pegar um aviao e se mandar. Para os outros, essa alternativa é quase nula pois um dependente muda toda a nossa vida.
Posso assegurar que a decisão de sair do Brasil havia sido tomada antes mesmo da chegada do passaporte com os vistos. Isso nos deu segurança de planejar nosso futuro e tomar decisões ainda no Brasil que impactaram e muito (e positivamente) nossa integração e adaptação.
Vou dar meu exemplo: trabalhava no segmento de cartões de crédito e não via possibilidade de continuar nisso por aqui (e nem tampouco queria). Mudei para a área de gestão operacional em um grande banco e isso foi reconhecido quando aqui cheguei (plano B)!
No fim das contas, a vida continua, aí ou aqui. Ocupe sem tempo com coisas úteis para o seu futuro e verá que esse investimento não foi em vão.
Bonne chance,
-
20 de julho de 2012 às 18:46 #55475
fernandes.f
ParticipanteSaudades dos tempos em que para “se preparar” pra mudança, levava em torno de 6 meses de espera, e não de 18, 19, 20 meses, para receber apenas pedido de exame médico. Quase 2 anos só de federal.
Somente, quem está nesta situação é que pode dizer oq sente, e oq tem passado.
-
20 de julho de 2012 às 18:54 #55476
Cassia_Costa
ParticipanteExatamente, fernandes.f… e claro, que quando se tem filhos, imagino que seja realmente difícil partir sem a conclusão do processo e aguardar seja como estudante ou ir em busca de trabalho de outras formas. É que não é o nosso caso, nao temos filhos ainda. Por isso disse que é preciso avaliar questão de dinheiro principalmente. Ainda mais se existem dependentes envolvidos.
Abs.
-
20 de julho de 2012 às 19:23 #55477
SANDROMS
Participante@fernandes.f wrote:
Saudades dos tempos em que para “se preparar” pra mudança, levava em torno de 6 meses de espera, e não de 18, 19, 20 meses, para receber apenas pedido de exame médico. Quase 2 anos só de federal.
Somente, quem está nesta situação é que pode dizer oq sente, e oq tem passado.
Você quer dizer que eu, que esperei por 2 anos (processo completo), não posso entender o que sente os que estão esperando por 3 anos???
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
20 de julho de 2012 às 19:54 #55478
gabi-infirmiere
Participanteconcordo com marcos e sandro.
A expectativa é terrivel, com certeza.mas uma coisa sempre foi muito clara na minha cabeça, desde minha participaçao na primeira palestra de imigraçao, laaaaa em 2005 …
O Québec nao propoe um conto de fadas.
O Québec nao tem a obrigaçao de nos aceitar.
O Québec tem todo o poder de mudar as regras do jogo quando e como quiserem.Sabendo e aceitando essas premissas, a preparaçao é mais facilmente assimilada.
Meu processo levou 9 meses, mas chegando aqui, por um erro na documentaçao da USP, levei quase 1 ano para iniciar meu curso de equivalência, e esta espera nao estava em meus sonhos pais tenebrosos.
Infelizmente vim para ca achando que ja estava com *tudo engatilhado* e que a resposta da OIIQ sairia rapidamente. talvez se eu estivesse esperado no BR as coisas tivessem se resolvido mais facilmente.Os processos hoje estao confusos, e por isso vejo as atitudes da Imigraçao como tentativas de colocarem a casa em ordem.
Nao adianta sair fazendo entrevista a rodo, dando CSQ pelo correio e ocorrera um entrave na parte federal.ha paises cujos processos médios beiram os 3, 4 anos … sei que nao devemos nos comparar, mas saber disso de uma certa maneira me conforta.
Minha época de espera foi um momento de auto-aprendizado, tirei um periodo sabatico (pedi para ser mandada embora, e consegui) e fui me dedicar à atividades paralelas que sempre tive vontade de fazer = estudar cinema, filosofia, mitologia, viajar pelo Brasilzao e curtir muito minha familia. Esqueci do processo de imigraçao durante esse tempo, o maximo que fazia era ler um pouco em francês, para manter a lingua ….
Cada um sabe onde aperta o sapato e cada um possui uma realidade pessoal que impoe ou limita os planos.Revendo meu percurso, talvez eu tivesse feito diferente …
* teria curtido meu periodo sabatico, mas sem gastar tanto $$$
* teria aguardado o OK da OIIQ para poder embarcar, mesmo ja estando com o visto em maosA obtençao do visto nao é a finalizaçao do processo. É apenas uma etapa cumprida, talvez uma das mais importantes, mas nao adianta nada chegar aqui totalmente despreparado, ou com uma reserva financeira insuficiente, contando com a sorte, ou com processos de equivalência de ordens profissionais nao iniciados, ou com francês mediocre … Contar com a francisaçao para *aprender* francês é uma tremenda furada (na opiniao de quem nao fez francisaçao, recolho informaçoes de amigos).
Arriscar o gasto de 2 processos e chegar como estudante e ficar aguardando a resposta da imigraçao aqui também nao é para todos …Como cada pessoa, cada familia, possui suas proprias caracteristicas e motivos que levam à imigraçao acredito que nao ha uma regra padrao para sobreviver à espera, mas com certeza devemos buscar açoes para otimizar as chances de sucesso quando o visto chegar, seja melhorando a lingua, guardando dinheiro, prospectando profissoes e analisando o mercado de trabalho …
Como dizem em Sampa, força na peruca, pessoal
-
20 de julho de 2012 às 19:57 #55479
gabi-infirmiere
Participanteconcordo com Marcos e Sandro.
A expectativa é terrivel, com certeza.mas uma coisa sempre foi muito clara na minha cabeça, desde minha participaçao na primeira palestra de imigraçao, laaaaa em 2005 …
O Québec nao propoe um conto de fadas.
O Québec nao tem a obrigaçao de nos aceitar.
O Québec tem todo o poder de mudar as regras do jogo quando e como quiserem.Sabendo e aceitando essas premissas, a preparaçao é mais facilmente assimilada.
Meu processo levou 9 meses, mas chegando aqui, por um erro na documentaçao da USP, levei quase 1 ano para iniciar meu curso de equivalência, e esta espera nao estava em meus sonhos mais tenebrosos.
Infelizmente vim para ca achando que ja estava com *tudo engatilhado* e que a resposta da OIIQ sairia rapidamente. talvez se eu estivesse esperado no BR as coisas tivessem se resolvido mais facilmente.Os processos hoje estao confusos, e por isso vejo as atitudes da Imigraçao como tentativas de colocarem a casa em ordem.
Nao adianta sair fazendo entrevista a rodo, dando CSQ pelo correio e ocorrera um entrave na parte federal. Ou aceitar toda e qualquer profissao, sendo que depois isso so engrossara as filas do BS …ha paises cujos processos médios beiram os 3, 4 anos … sei que nao devemos nos comparar, mas saber disso de uma certa maneira me conforta.
Minha época de espera foi um momento de auto-aprendizado, tirei um periodo sabatico (pedi para ser mandada embora, e consegui) e fui me dedicar à atividades paralelas que sempre tive vontade de fazer = estudar cinema, filosofia, mitologia, viajar pelo Brasilzao e curtir muito minha familia. Esqueci do processo de imigraçao durante esse tempo, o maximo que fazia era ler um pouco em francês, para manter a lingua ….
Cada um sabe onde aperta o sapato e cada um possui uma realidade pessoal que impoe ou limita os planos.Revendo meu percurso, talvez eu tivesse feito diferente …
* teria curtido meu periodo sabatico, mas sem gastar tanto $$$
* teria aguardado o OK da OIIQ para poder embarcar, mesmo ja estando com o visto em maosA obtençao do visto nao é a finalizaçao do processo. É apenas uma etapa cumprida, talvez uma das mais importantes, mas nao adianta nada chegar aqui totalmente despreparado, ou com uma reserva financeira insuficiente, contando com a sorte, ou com processos de equivalência de ordens profissionais nao iniciados, ou com francês mediocre … Contar com a francisaçao para *aprender* francês é uma tremenda furada (na opiniao de quem nao fez francisaçao, recolho informaçoes de amigos).
Arriscar o gasto de 2 processos e chegar como estudante e ficar aguardando a resposta da imigraçao aqui também nao é para todos …Como cada pessoa, cada familia, possui suas proprias caracteristicas e motivos que levam à imigraçao e acredito que nao ha uma regra padrao para sobreviver à espera, mas com certeza devemos buscar açoes para otimizar as chances de sucesso quando o visto chegar, seja melhorando a lingua, guardando dinheiro, prospectando profissoes e analisando o mercado de trabalho …
Como dizem em Sampa, força na peruca, pessoal :bigups:
-
20 de julho de 2012 às 20:12 #55480
javabeats
ParticipanteBom, e se tentarmos uma outra via?
O Brasil não é a Bahia (tomando como referência a Bahia descrita no primeiro post). Outros estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso possuem cidades de pequeno, médio e até de grande porte, com muita qualidade de vida e bastante oportunidades.
Eu sou natural de uma cidadezinha no interior do Paraná, chamada “Marechal Cândido Rondon”. Uns dos passatempos de MCR e suas vizinhas costumava ser disputar posições no ranking de qualidade de vida do IBGE. Acabavam sempre perdendo para Pomerode em SC, mas mesmo assim, se saíam muito bem. Lembro de ter educação de qualidade e uma vida digna por lá.
Escolhi o Canadá e aqui estou por diversos motivos, mas não tenho no meu coração tamanho ressentimento pelo Brasil. Mesmo quando me mudei para Curitiba, sempre tive uma boa renda e excelente qualidade de vida. Meu processo federal levou 19 meses para ser concluído, e foi bastante estressante, mas se tivesse que aguardá-lo todo no Brasil, não teria sido o fim do mundo.
Minha sugestão, se você tem todo esse tempo de espera pela frente, é dar uma chance para cidades do interior dos estados que mencionei. Cidades como Maringá-PR, Londrina-PR, Joinville-SC, Porto dos Gaúchos-MT; cidades no interior de SP, RJ, SC e RS. Nosso Brasil é um país de dimensões continentais, e quem sabe com sorte, você não acaba encontrando um lugar legal para viver dentro do nosso próprio país?
Eu acho que, para alguém buscando algo tão grande quanto mudar de país, uma passadinhas nos estados vizinhos pode valer à pena.
-
20 de julho de 2012 às 20:14 #55481
Cassia_Costa
ParticipanteO que vejo é um desânimo por parte de TODOS, pois já há alguns anos que este processo de imigração vem passando por mudanças assim como o tempo de conclusão. Um amigo que está estudando francês há um ano,e se prepara para o TCF-Q, depois que soube da tal paralisação para o recebimento de novas demandas, já nao sabe mais o que fazer.. Se espera ou nao.. até pq ele tb pensa em ter filhos logo tb. E como o processo vem se estendendo cada vez mais, fica meio difícil saber como se planejar..
Eu entendi o comentário anterior desta forma, SANDROMS. Obviamente, vc assim como todos os que iniciaram o processo achando que concluiria em 1 ano(completo), como já foi um dia (um amigo meu em 2005 levou este tempo), vê sempre um atraso devido a algum documento que vira essencial no meio do caminho(traduções juramentadas, TCF-Q e IELTS), entre outras coisas.. Isto estressa pq como eu disse antes, quem entrou há alguns anos neste processo, foi contando com um prazo pre-determinado. Hoje sao 18 meses, o federal. Sem contar a etapa anterior, o de espera da entrevista. Acredito, que se continuar assim, não será mais um lugar interessante pra quem pensar na possibilidade de imigrar para Quebec. Justamente pq muitos estabelecem metas, de quando ter filhos, se mudam de emprego num momento em que uma oportunidade melhor aparece(e vc nao sabe se valerá a pena mudar naquele momento, pois nao sabe qto tempo ficará na empresa até imigrar), etc..
Abs a todos mais uma vez.
-
20 de julho de 2012 às 20:24 #55482
Marcelo Moraes
ParticipanteOlá Pessoal,
Olha, eu e meu parceiro não deixamos de nos preparar em nenhum momento para esse processo, mesmo como prioritários e com nosso processo acelerado, continuamos e continuaremos vivendo até o dia em que partirmos.
Ele já tem francês e inglês e atualmente estuda espanhol, eu estudo francês, continuamos trabalhando normalmente mesmo com o visto em mão e vamos continuar até nossa ida. Validando diplomas, procurando apartamento, estudando a cultura e forma de vida do Canadá, enfim, meu processo é calmo e sem pressa.
Eu honestamente não sairia do Brasil se não enfrentasse todos esses problemas já citados por vocês (com BEM MENOS intensidade aqui em Curitiba), e em adicional a isso tudo o grande problema da descriminação, homofobia que assola esse país. Não estou aqui também para discutir pontos de vista, muito menos impor qualquer coisa, afinal cada um pensa o que quiser sobre isso. Mas acho triste sim eu ter de sair do meu país para assegurar um direito meu de cidadão, que é o casamento por exemplo, onde todos temos os mesmos deveres mas em contra partida não temos os mesmos direitos.
Não vou utilizar o espaço como “palanque” e levantar nenhuma bandeira, mas eis aqui o ponto de vista de um humilde cidadão…Abraços,
-
20 de julho de 2012 às 21:54 #55485
eacampos
ParticipanteOlá pessoal…
Vou fazer algumas considerações sobre meu desabafo inicial … rsrsrsrs…
Em nenhum momento eu desmereci o sofrimento daqueles que já passaram pelo processo… nunca faria isso porque sei pelo que estou passando agora… Também sempre soube das possibilidades e da realidade do processo. Sei que eles podem fazer o que quiserem e nunca imaginei que seria um mar de rosas ou um paraíso. Tenho total consciência dos desafios, do estudo do francês, da preparação, que o visto é apenas o começo… leio desde 2007 sobre tudo relacionado ao processo… Nada disso está em questão. Sei bem da soberania de cada país que pode fechar as portas hoje sem dar nenhuma satisfação.
No entanto, todos sabem que este é o pior momento da história da imigração em Québec… O maior problema não é esperar, é não saber o que está por vir… bem ou mal, há pouco tempo atrás, bastava calcular os pontos do GPI, cumprir os documentos, certidões e tal e esperar… era angustiante ?? Sim !!!!! Era muito difícil ??? SIM !!! Mas bem ou mal, o processo não passou por tantas mudanças drásticas como agora… Como disse em outros posts… se o BIQ-México mandasse um e-mail dizendo: “Você cumpriu todos os requisitos, seus documentos foram analisados mas a entrevista ou o CSQ somente daqui há 11 meses !!” Hoje, ninguém sabe realmente o que está se passando, se o Québec vai continuar recrutando, se o processo vai ser como antes…. Isso torna a espera ainda pior… Hoje sou advogado atuante há 4 anos mas quero, em função do processo, mudar de área e nem sei se faço o curso que quero fazer Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas porque dura 2,5 anos e não sei ao certo se vai dar tempo de me formar ou vou acabar deixando esse investimento aqui sem o diploma… A vida pára como para todos ela parou, mas existia uma previsão, mesmo que muitas vezes fosse errada, existia uma média…
A BAhia não é ruim pra se viver… é um Estado lindo e maravilhoso… mas o momento é péssimo em todos os aspectos e não somente na Bahia… a impunidade e a corrupção nunca foi tão escancarada… o desprezo pela educação é uma coisa absurda e eu sou um chato indignado eterno quando vejo se gastar tanto e ser um país com uma qualidade de vida tão ruim… ah tá… temos sol, clima legal, praias lindas, pessoas maravilhosas… sim … e aí ??? Quando temos filhos, as coisas mudam um pouco, as prioridades mudam, pensamos na educação que eles estão tendo, na saúde deles… e quando eles estiverem na rua pegando ônibus com tanta insegurança ??? E se um dia estivermos desempregados e perdermos o Plano de Saúde ??? Os Hospitais Públicos aqui são verdadeiros infernos… as pessoas são tratadas como animais sarnentos… sem nenhum exagero… eu não consigo pensar na hipótese de perder o Plano de Saúde … A cultura e a pesquisa são esquecidas e os jovens estão crescendo atrofiando o cérebro e não possuem mais a capacidade de pensar, de se indignar, de reclamar e buscar um país mehor… é triste mesmo …
Sair de sua cidade, largar emprego e sair com dois filhos a tira colo passeando pelo país não é uma opção… se fôssemos apenas eu e minha esposa com certeza eu teria me mudado e esperaria o processo concluir no Sul do País ou em Natal no Rio Grande do Norte… rsrsrsrs
Sempre soubemos que a espera seria uma característica do processo.. mas essa espera é diferente porque não sabemos de nada que está por vir e nem sabemos se teremos alguma resposta algum dia…
Desculpem pessoal pela polêmica criada…
Ainda continuo acreditando muito !
Abraços
Eduardo -
20 de julho de 2012 às 23:36 #55486
RonaldoMaciel
ParticipanteEntendo bem o sofrimento de vcs. O que nos matou e tb está matando vcs é justamente a expectativa, a esperança e a frustração conseqüente dessa crença em algo que não era digno desta confiança.
O consulado e o BIQ nunca tiveram muita lógica e sempre agiram conforme as decisões em sua maioria políticas (ou em decorrente de um fator econômico – como a crise atual). E isso não tem método nem segue cronograma.
Entao a tendência de todo participante do processo é imaginar que seu processo será como o do outro pois se ele não for, daí bate o desespero, a expectativa é quebrada e vem a onda da frustração, a sensação de ter a confiança traída.
O que dizer sobre isso? É normal, sempre foi assim e certamente continuará sendo por todo tempo que existir esse processo – e infelizmente é a dura realidade que se mostra na frente de vcs agora durante este processo. Sou bastante complacente e sympathetic com os sentimentos de vcs.
A questão agora é tentar o máximo para relaxar e ter de postergar a vida um pouco. Vão ter de fazer um exercício dificílimo para todo candidato a imigração: viver o PRESENTE e não o futuro. E no caso de vcs mais que nunca, já que há muitas mudanças acontecendo e o aumento das restrições. É por em prática o bendito plano B. Se nao tinham um, vao ter de criar – é duro mas é isso. Eu também fiquei muito ansioso, eu praticamente não dormia no final do meu processo, fui parar até em psiquiatra e quando cheguei aqui em Montreal eu pensei: por que tudo aquilo? Por que eu fiz tudo isso comigo?
Então, vão aproveitar mesmo a vida, o agora, a família de vcs, os filhos, os dias de sol, a língua portuguesa e o momento de vcs.
Desejo toda sorte e força nesta caminhada.
Abraço
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
21 de julho de 2012 às 03:35 #55491
taiefredo
ParticipanteEu decidi não esquentar muito a cabeça com as coisas do processo.
Passei a me preocupar com o meu trabalho e passei a viver mais.
Decidi até realizar um sonho que eu tinha e que ia realizar no Canadá, comprar uma moto, rsrs.
Agora nos fins de semana eu saio para passear, vou à encontros de motos.
Enfim, estou vivendo a vida, quando o processo andar nós estamos preparados.
Descobri que ia acabar com uma úlcera ou algo parecido se ficasse na neura da imigração.
Agora estou como naquela velha propaganda da maracujina, lembram? rsrs.
Abraços e relaxem, no final tudo vai dar certo e se não deu certo ainda, é porque ainda não chegamos ao final….rsrs.
Alfredo. -
21 de julho de 2012 às 14:16 #55492
vivi0508
ParticipanteEntendo e concordo com tudo o que disseram!
Compartilho dos sentimentos de ansiedade e frustracao,eu tb ja chorei, gritei e me descabelei, mas depois de ler tudo pensei muito e o que tenho a dizer é: sei que e bom e necessario desabafar, mas temos que tomar cuidado com o panico coletivo… digo isso pq sempre que fico mais em casa e acesso mais o topicos em que as pessoas aguardam ansiosas por noticias ou qd saem as noticias que demoramos a entender devido a ansiedade eu me deprimo…
Ontem tentei ligar no consulado, em vao… ninguem atende…
ai entro na comunidade e por um lado me consola saber que ha mais gente nessa situacao, e que nao é nada pessoal, nao é o meu processo e sim o processo como um todo, mas por outro lado isso gera uma ansiedade ainda maior que nao me faz bem!Logico que nao abandonarei a comunidade que tanto me ajuda e pretendo contribuir sempre que puder, mas acho que precisamos ser mais cautelosos, valorizar o momento presente que as coisas virao, qt mais positivo pensarmos melhor as coisas fluirao. Afinal nao ha nada a fazer para mudar a realidade, o nosso papel é enviar o dossie e esperar que eles analisem e mandem o visto. A nossa parte esta feita, somos cidadaos honestos, saudaveis e so estamos buscando uma melhor qualidade de vida, queremos trabalhar, pagar nossos impostos, e aproveitar o que a Belle Provence nos oferece!
Muita paz para todos nos! A nossa vez vai chegar!
-
21 de julho de 2012 às 16:39 #55494
Filipevsm
ParticipanteEssa é realmente uma pergunta que nós, em algum momento desse projeto de sair do Brasil, nos fazemos.
Até então, se passaram 2 anos e meio desde que tomei a decisão de ir como Residente Permanente para o Canadá, e somente fui capaz de enviar meu dossiê agora em Julho de 2012. Levando em consideração os prazos estimados do processo hoje, terei pelo menos mais uns 2 anos e meio pra frente até o visto.
Para conseguir a pontuação necessária, esses primeiros 2 anos e meio foram praticamente vividos com foco no Canadá. Era realmente uma vida aqui, com a cabeça lá. Até que pensei: “Quer saber? Agora que posso enviar o dossiê, vou dar uma descansada dessa loucura toda de emigração!”. E exatamente assim tenho feito!
Dei uma pausa no estudo das línguas, pois não suporto mais fazer isso, até porque vinha num ritmo frenético de aulas todos os dias da semana. Pretendo retomar os estudos destas assim que entrar no processo federal, pois até lá, já consegui iniciar outros projetos. Também tenho acompanhado blogs e fóruns sobre esse assunto com muito menos frequência.
Hoje trabalho com TI, e é com isso que pretendo trabalhar os primeiros anos em minha chegada. Entretanto, hoje já tenho estudado para uma outra área que pretendo vir a atuar também no Canadá após a chegada.
E assim a vida segue.
Tenho dado oportunidade a mim mesmo de dar atenção a outros projetos pessoais ainda no Brasil. Voltei minha atenção ao estudo de outras coisas nada relacionadas com emigração. Para trabalho. Para viagens. E isso realmente deixou de ser um balizador da minha vida desde que enviei o dossiê.
Creio inclusive que devemos utilizar esse prazo estimado do processo em nosso favor. Vamos estudar. Vamos viajar. Vamos fazer coisas que gostamos ainda aqui no Brasil. Tirar um pouquinho do pé de meia canadense para outras coisas não machuca e dá uma motivação a mais.
Ficar se queixando das barbaridades que estamos “acostumados” a ver dia a dia não nos faz nenhum bem.
Boa sorte para todos, e tenhamos calma!
-
21 de julho de 2012 às 19:58 #55497
eacampos
ParticipanteÉ o que eu tenho percebido…. quem já está em fase de exames médicos, pedido de passaportes ou já morando no Canadá geralmente condenda essa angústia… ou passa a olhar com outros olhos… qq mudança no processo não muda muito …
Outra reação também bem comum é daqueles que mandaram há pouco tempo… difícil vai ser depois que se passarem 12, 13, 14 meses sem nenhum e-mail ou informação do México… aí aquelas dicas de continuar vivendo, esquecer tudo, deixar rolar passam a ser encaradas de outra forma…
Talvez eu haja assim também quando estiver em fase final do federal… vou dizer.. ah, deixa de bobagem… vá viver a vida… pare de criar pânico nas pessoas … um dia seu dia chega… se o Québec fechar as portas?? O que é que tem ??? Vai procurar a família e os amigos e vá viver… vá procurar outros planos !!
Os grandes exemplos que precisamos seguir são Gabi, Marcos, Ronaldo, Carlos, Marcelo que estão lá há anos e nunca julgaram aqueles que ainda estão no processo… que sempre estiveram disponíveis para ajudar e confortar… que fazem sem esperar nada em troca… e foi criado em Literalmente Off topic justamente para quem quisesse dividir experiências…
São fases normais que vivemos nesse processo… acho que dividir as angústias, experiencias pessoais e prazos nos consola e nos mostra que não estamos sozinhos.. mas todos do fórum estão aqui para de alguma forma ajudar e ele é um instrumento valiosíssimo para aprendermos as várias nuances desse projeto de vida ! Fiquem com Deus !!! No final vai dar tudo certo !
Eduardo
-
21 de julho de 2012 às 21:03 #55499
vivi0508
ParticipanteEduardo
de forma alguma estou condenando o seu desabafo… eu apesar de ja estar mais adiantada no processo tb grito e me descabelo a cada noticia, mas percebi que nao resolve nada… por isso estou tentando ser mais positiva e transmitir isso a voces todos, pois independente da fase do processo estamos no mesmo barco, sem saber o que vai acontecer e quando vai acontecer!
:alright: -
21 de julho de 2012 às 21:51 #55502
taiefredo
ParticipanteEduardo,
Talvez eu tenha sido mal interpretado pelo que falei, não estou menosprezando os sentimentos dos que estão à espera, de maneira alguma, até porque nós mesmos nos encontramos nesta espera.
Nosso processo foi enviado em outubro passado e portanto já estamos nesta espera faz quase 10 meses.
Mas não pense que começamos este projeto agora, na verdade já estivemos nesta espera antes, já passamos por entrevista do CSQ e não passamos. Ficamos muito chateados na época, reclamamos, choramos, mas depois decidimos voltar então para os estudos de francês, nossa família aumentou neste meio tempo e só demos entrada no processo novamente um ano após a negativa de nosso CSQ. Como pode ver, estamos neste processo por mais de 3 anos.
Desta forma sentimos que é importante manter o foco, mas sem se desesperar mais.
Por isto seguimos nossa vida nos divertindo e trabalhando muito, mas sempre mantendo-nos atualizados ao que está acontecendo no processo.
Procuramos ter uma atitude positiva quanto à tudo. A troca de informação e mesmo o desabafo nesta etapa de nossas vidas é muito importante e vital e é para isto mesmo que serve este fórum.
Abraços,
Alfredo. -
21 de julho de 2012 às 22:58 #55504
eacampos
ParticipanteOh Alfredo, fique tranquilo… rsrsrsr… não direcionei pra ninguém… até porque vc tem mais tempo de provincial que eu, então vc entende bem… rsrsrs :alright:
Abraço !!
Eduardo
-
23 de julho de 2012 às 16:33 #55546
gabi-infirmiere
Participanteja fizeram a viagem de prospecçao?
ta certo que com filhos a logistica fica um pouco mais complicada, mas que tal irem os 2 para uma temporada na terra fria?
Eu fiz minha viagem em 2006, foi muito importante para consolidar a ideia da imigraçao e para edsmistificar alguns pontosrecomendo para todos, é uma imersao na lingua, na vida, na cultura local e isso da um *boost* para encaramos o resto do processo
especialmente agora, com processos tao longos, a viagem de prospecçao pode ajudar, tirando o QC do campo ideologico e passando para o concreto.
Pois vale muito a pena ver que tb ha sujeira nas ruas, que tb ha mendigos, que tb ha ruas esburacadas, que o serviço publico preza pela burocracia em qualquer lugar do mundo ….
e que as coisas boas realmente estao la, com suas casas sem cercas, suas piscinas publicas bem cuidadas, seus parques maravilhosos, com flores e até mosaicos, com a atividade cultural intensa dos grandes centros e com o multiculturalismo incrivel que faz Montréal mais parecer uma Babel do que qualquer outra coisa, onde num mesmo vagao de metrô é possivel ver um judeu ortodoxo, uma muçulmana usando nijab, um sikh com seu turbante, uma montrealense com micro saia, um punk com seu cabelao verde e um casal homoafetivo …. e todos convivendo harmoniosamentea espera é um saco
o lance é arrumar coisas bacanas para fazer enquanto a resposta nao chega=============
eu =
palestra = nov 2005
viagem de prospecçao = abril 2006
processo = outubro 2006 à junho 2007
viagem = setembro 2007
cidadania chegando! -
23 de julho de 2012 às 19:10 #55564
SANDROMS
ParticipanteA ideia da Gabi é muito boa, mas não é pra qualquer um. Se na minha época eu fizesse essa viajem de prospecção eu comprometeria minhas reservas para a mudança.
Mas se a grana não está sobrando, aproveite para fazer horas extras, bico, aumente sua poupança. Sabe aquele valor que vc assinou para obter o CSQ? Multiplique por 3 ou 4, você vai precisar! Se vc já tem esse valor, aceite a sugestão da Gabi.
Mas outras coisas podem ser feitas com o intuito de se preparar. Pesquisa de bairros, escolas, emprego, cursos complementares, além do básico que estudar a(s) língua(s).
Uma coisa que eu me lembro da minha época de espera (2 anos total) é vc não deve mudar em nada sua rotina até que o bendito visto chegue. Se o Brasil tem um monte de coisas ruins que te fazem querer ir para o Canadá hoje, também tem coisas boas das quais você vai ter saudades.
Por exemplo, se você mora na Bahia, vá à praia. Mas vá muuuuito. Se enterre na areia. Porque vai fazer falta. O mesmo vale para os parentes, amigos, para a comida brasileira, etc.
Para aqueles que ainda estão no processo provincial, achei um tópico antigo escrito logo após a mudança de Buenos Aires para São Paulo, notem que mesmo quando era mais rápido havia pessoas reclamando da demora. O link abaixo e alguns trechos selecionados por mim.
Entrevistas Junho 2008 – 2a. etapa do Ano vai atrasar
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/20/2062.html?p=23712&hilit=mudan%C3%A7a%20buenos%20aires#p22826Eu tinha visto esse pdf na semana passada e nele constava entrevistas de 23/05 a 21/06 em São Paulo, mas agora, para aumentar nossa angústia, só terão entrevistas a partir de 5 de Setembro de 2008. AAAAAAHHHHH, não aguento mais esperar!
É pessoal, um amigo meu havia me falado e eu não quis fazer isso. Ele me falou: continue sua vida como se não estivesse esperando nada, como se nem estivesse no Processo.
E definitivamente, ele estava certo.É isso mesmo… e a ESPERA pela marcação da entrevista continua…
Já completaram mais de sete meses e meio de envio do dossiê; mais de quatro meses do último contato do escritório..Realmente as entrevistas serão somente em setembro, mandei os docs. em outubro/07 e recebi um e-mail informando sobre o atraso e que a entrevista será somente em setembro, ou seja, somente para entrevista terei quase 1 ano de espera….
Mas acho que essa demora deve-se precisamente ao fato de haver muito mais gente interessada no processo e, também, a própria mudança do BIQ de Buenos Aires para São Paulo deve ter enrolado todos os processos… Só espero que o meu não tenha sido esquecido dentro de alguma gaveta em Buenos Aires.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
23 de julho de 2012 às 23:07 #55577
roders
ParticipanteRealmente, a espera eh angustiante, me lembro desse periodo, parecia que eu estava no limbo, tudo na minha vida estava parado, tambem me lembro que precisava comprar um sofa novo e nao queria gastar dinheiro para economizar. Na epoca me disseram que eu deveria continuar com a minha vida aqui, coisa que nao eh facil. O que me ajudou durante este processo de espera, foi me “desligar” do Canada, antigamente eu entrava todos os dias na net, entrava em todos os foruns para obter informacoes, li em frances e assistia a rdi ….. Percebi que isso estava aumentando a minha ansiedade, entao decidi que so consultaria informacoe Canada uma vez por semana. Foi um perido muito dificil e , felizmente, passa.
-
24 de julho de 2012 às 00:48 #55578
Baratinha
ParticipanteOla pessoal
Eu sei que nao e facil, pois com todas essas mudanças os processos sao bem mais demorados, porem esse tempo deve ser aproveitado pra estudar frances. E estudar frances nao se limita a somente a ir as aulas , estudar frances compreende ler livros, ouvir musica, ver filmes e etc.
Eu dou esse pequeno conselho pois ja estou em Quebec a 3 anos e meio e vejo que para os imigrantes o que e mais dificulta a integracao (tanto social como para o mercado de trabalho) e o fator idioma. Vi casos de pessoas que tiveram muita dificuldade justamente por causa da lingua.
Um abraço -
24 de julho de 2012 às 20:47 #55596
FCelso
Participante@javabeats wrote:
Eu sou natural de uma cidadezinha no interior do Paraná, chamada “Marechal Cândido Rondon”. Uns dos passatempos de MCR e suas vizinhas costumava ser disputar posições no ranking de qualidade de vida do IBGE. Acabavam sempre perdendo para Pomerode em SC, mas mesmo assim, se saíam muito bem. Lembro de ter educação de qualidade e uma vida digna por lá.
Grande Java, então tu és natural da mesma cidade que o Willmutt! :mrgreen:
Acho que é válida a tua observação a respeito dessa mudança de cidade ou estado no Brasil. Mas há ainda que se considerar que muitas cidades pequenas nos estados citados apresentam altos índices de alcoolismo e suicídio (similares ao do Québec, talvez??? – fica a pergunta). Como sempre há vantagens e desvantagens, e há de se colocar tudo na balança. Quem está esperando, tem um bom tempo para ajustar essas medidas. :alright:
-
25 de julho de 2012 às 17:34 #55626
cFERNANDO
Participanteapós passar o momento de raiva e desânimo pela demora do consulado, eu relaxei.
Eu e minha esposa estamos seguindo um plano mais pé no chão, ela aproveitou uma viagem para Ottawa a trabalho e foi conjecer Montreal, adorou e até sabe o bairro que quer tentar morar.
Essa demora toda só nos fez guardar mais $$$ e nos preparar melhor. Estamos vendo nossas famílias mais do que antes, o que foo ótimo.
No meu caso, apesar de tanta demora, só me fez ver as coisas de uma maneira mais verdadeira e tirar da cabeça que o Quebec é um paraíso.
É só a gente tirar coisas positivas no meio de uma crise para escolher um caminho melhor e mais seguro ;)
abraços
-
25 de julho de 2012 às 20:38 #55639
Lu_campinas
ParticipanteOlá colegas de jornada,
confesso que relutei um pouco me responder este tópico, até porque, ainda não considero que meu processo esteja demorando… sei dos colegas dos 7, 8 e até 12 meses de espera depois da abertura… :alright:
O fato é que este processo é demorado mesmo! quando comecei a pesquisar em abril de 2011, eu pensei que se envasse o dossier até abril de 2012, provavelmente até o incício de 2013 já teriamos concluido o processo todo (inclusive o federal), sei que estava sendo trop confiante e otimista, :?
Agora depois de enviar o dossier em maio/2012 eu já ficarei feliz se conseguir fazer a entrevista no incício de 2013 (sei que sou otimista rsrsrsr)
Na verdade eu consegui dar uma animada no meu trabalho, tô mais motivada…
O problema é meu marido que tá enfrenatndo uma enorme e duradora crise no trabalho dele, eu sei que muitos dizem que se não tá legal, deveria mudar de emprego porque ficar sofrendo por mais um ou dois anos não é fácil não!
A dúvida cruel é a seguinte, se ele pedir demissão, perde a multa recisória que hoje tá dando uma boa graninha e que nos ajudaria muito no nosso início no Quebec, por outro lado, se continua lá, existe a chance da empresa manda-lo embora, pois isto tem acontecido com muita frequencia devido a uma crise (a empresa é alemã e as coisas não estão nada boas)… então ficamos assim, na maior indecisão, esperar mais um pouco e ver no que vai dar ou pedir logo pra sair… ai ai…Quanto aos outros aspectos decide que não vou mais ficar naquela neura de não comprar nada, não fazer nenhuma pequena reforma na casa na expectativa de que logo iremos nos mudar, é claro que não pretendo trocar a mobília e coisas grandes, mas decidi comprar algumas coisinhas que tinha vontade e estava me privando…
Com o filho (adolescente de 13 anos) decidir não ficar colocando muita pilha pra estudar francês, ele já faz inglês a um bom tempo e assim vou deixa-lo até que finalmente esta priemira etapa seja concluída para depois pegar no pé dele por causa da lingua.
Pra ele este projeto tem altos e baixos, algumas vezes ele quer muito em outras vezes ele diz que não quer ficar longe dos amigos, coisa de adolescente!Tenho apenas um grande arrependimento, como soiu muito boca aberta acabei contando pra muita gente e agora não aguento mais ficar explicando que o processo demora mesmo… muita gente fica até tirando onda…se pudesse voltar atrás, ficaria de boca caladinha! :roll:
Mas vamos em frente!
Um abraço a todos
Lu
-
25 de julho de 2012 às 21:13 #55641
jgiaco
ParticipanteOlá pessoal
No nosso caso, estamos mandando nosso processo agora. Com as duas mudanças recentes no processo, em dezembro e junho, acabamos adiando o envio dos documentos para acrescentar TCF, formulários novos, documentos traduzidos etc.
Também fizemos uma viagem de reconhecimento em maio e acompanhamos de perto a vida de amigos imigrantes brasileiros.Mas o que estamos planejando mesmo é de não esperar todo o prazo do processo no Brasil. Somos um casal com 2 filhos pequenos e estamos avaliando os riscos e benefícios de ir antes com visto de estudante para que um de nós faça mestrado. A idéia é estudar por 1,5/2 anos e caso seja necessário, ainda aproveitar o direito do visto de trabalho pós diploma.
Tenho a impressão de que o custo maior que teremos com os estudos, planos de saúde e o direito de só poder trabalhar após 6 meses pode ser compensado mais tarde.
Abraço, -
26 de julho de 2012 às 03:29 #55657
mrodolfo
ParticipanteLu_Campinas,
Aprendi nesse processo todo a nao contar com o ovo no curió da galinha…
Apesar de ter negociado minha saída na empresa onde trabalhava com toda a transparência, na hora H deram para trás…
Nenhum stress no trabalho compensa o dinheiro. Já imaginou o quao mal para a saúde dele isso pode fazer. Deve-se pensar no futuro mas sem esquecer o presente. Nao há nada de errado em trocar de trabalho enquanto aguarda o processo imigratório. Melhor ainda se o novo trabalho estiver relacionado a esse troço todo…
Bonne chance,
-
26 de julho de 2012 às 12:57 #55662
Lu_campinas
ParticipanteOi Marcos,
Muito obrigada por sua resposta, é isso mesmo, a saúde vai embora e o $ também…
Estamos pensando seriamente em começar a manadr CV para processos seletivos para a área dele e como você disse, quem sabe ainda ganha alguma experiência nova que o ajudará…Um abraço
Luciana
-
26 de julho de 2012 às 13:31 #55665
eacampos
ParticipanteOlá pessoal !!
Esse tópico foi muito importante para mim e para muita gente também… Sempre soubemos que o processo iria demorar… mas a demora não é o maior problema… como falei antes, o que deixa todos que estão nessa espera do Provincial angustiados é a falta de informações, as tantas mudanças repentinas e as especulações…
Claro que o processo é complicado, é demorado e difícil… para todos !!!! Nada disso é discutível… e ouvir diversos depoimentos, indiretas, incentivos, apoio, críticas e sugestões é super válido para todos nós… tudo é importante, mesmo aquelas dicas que não aceitamos ou não queremos aceitar…
O que estamos sentindo é essa variação constante em nossas crenças… rsrsrsrs…. alguns dias estamos super animados e acreditando em tudo e em outros com ráiva, ansiosos e criticando todo processo… kkkkk.. é bem natural…
De qualquer forma, cada um sabe onde seu calo aperta… cada um sabe, como bem denominou Gabi, “seu momento pede pra sair” … mas também assumo para mim o que Carlos disse… “não entrei nessa pra desistir, vou até o final”… E que o final seja o começo de uma nova vida… cheias de problemas também, nada de conto de fadas ou paraíso… mas a vida que queremos, mesmo que não seja perfeita é a vida que queremos… então vamos continuar lutando !
Ontem tivemos notícias do pessoal que assitiu a palestra online que teremos entrevistas ainda esse ano e pelo que a palestrante disse, provavelmente antes de novembro ! Ou seja, boas novas… falou também que quem atingisse os pontos mínimos provavelmente receberia o CSQ pelos Correios… Isso nos deixa vivos e esperançosos… com os pés no chão claro, porque sabemos a capacidade dessas palestras em passar informações desencontradas….
Obrigado pessoal por tudo !!
Fiquem com DeusAbraço,
Eduardo
http://www.baianosnocanada.blogspot.com
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.