Ciências Contábeis

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8586
      mrricardoheck
      Participante

      Olá amigos,
      Estou no Brasil ainda, e gostaria de saber se para trabalhar na minha área, Ciências Contábeis, todos os empregos exigem a validação do certificado, como é o processo de validação e qual a diferença de CA, CGA e CMA?
      Fico aguardando a ajuda de um colega.
      Obrigado,
      Ricardo

    • #61050
      RonaldoMaciel
      Participante

      Olá mrricardoheck,

      Na realidade, esta separação entre CA, CMA e CGA não existe mais desde maio de 2012. Agora há uma única ordem, a CPA (Chartered Professional Accountant ou Comptable Professionnel Agréé).

      Aqui vc terá mais informações sobre como fazer: http://cpa-quebec.com/la-profession-et-lordre/a-propos-de-lordre

      Basicamente vc tem de ir até uma universidade (recomendo a HEC) e pedir uma análise de seu CV, diploma e histórico e eles te pedirão para fazer algumas matérias complementares na universidade. Depois de concluída estas matérias, vc se inscreve na ordem e inicia o microprogramme CPA (em torno de 5-6 matérias preparatórias para os exames da ordem, num programa de nível de segundo ciclo).

      Vc deverá fazer um estágio de dois anos ou mais – após ou ao mesmo tempo que as aulas e/ou os exames, que são dois.

      Neste link informações sobre o caminho CPA, CGA: http://www.cga-quebec.org/devenir-cga/cheminement-vers-le-titre-cga.html

      Neste momento as ordens passam por um período de transição, e por enquanto os candidatos receberão títulos de CPA, CA ou CPA, CGA ou CPA, CMA. Mas futuramente, daqui alguns anos, todos serão CPA somente.

      É um caminho longo mas não impossível.

      Boa sorte
      Ronaldo.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #61052
      RonaldoMaciel
      Participante

      E com relação ao trabalho, não há uma obrigatoriedade de ter o título para trabalhar na área, sobretudo em posições como técnico contábil, assistente, etc. Mas se vc quiser uma posição mais sênior ou de supervisão, como gerente de finanças, controller, analista contábil sênior etc, aí o título (certificação) será obrigatória pois vc certamente precisará assinar/aprovar documentos.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #61053
      gabi-infirmiere
      Participante

      uau, nada como falar com quem entende do riscado!
      super, Ronaldo!!

      Em funçao da desatualizaçao, peço para a moderaçao excluir meu comentario precedente, para evitar confusoes

    • #61013
      Carlos_Santos
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:


      Em funçao da desatualizaçao, peço para a moderaçao excluir meu comentario precedente, para evitar confusoes

      Feito!

    • #62454
      Huntress
      Participante

      Olá PessoAll,

      Adorei as dicas do Ronaldo, sou contadora mas ainda estou no Brasil, aguardando o tão sonhado visto de residente. Gostaria de saber se tem alguma coisa que eu já possa adiantar ainda aqui no Brasil, além das traduções dos documentos.

      Abraços e obrigada.

    • #62457
      RonaldoMaciel
      Participante

      Huntress, após conseguir o CSQ vc já pode solicitar a évaluation comparative d’études emitida pelo MICC, que a HEC exige antes que vc se inscreva no Certificado d’Accès aux Prof Comptables. Este certificado que contém as matérias complementares para vc se inscrever na ordem.

      Igualmente, se vc desejar ir diretamente até a ordem e pedir para que eles avaliem seu dossiê, eles também exigirão este documento.

      Digo isso porque vc pode ir até HEC para analisar seu dossiê ou até a ordem dos contadores diretamente. A HEC é a única que tem a prerrogativa de recomendar matérias complementares e isso ser aceito automaticamente pela ordem. As demais faculdades McGill, Concordia e UQAM infelizmente não tem este privilégio. Vc pode até fazer as materias indicadas por eles, mas a ordem revalidará tudo novamente e se eles acharem que esteja faltando algo, eles podem pedir para vc voltar pra faculdade para ter toda a formação mínima requerida.

      Recomendo que faça já do Brasil pois o tempo de espera está muito longo atualmente, beirando 9-10 meses. Mais detalhes aqui:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/education/evaluation-comparative/index.html

      http://www.hec.ca/programmes_formations/certificats/offerts/acces_professions_comptables/index.html

      Boa sorte,
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #62458
      dacf
      Participante

      Olá Ronaldo,
      Muito bom saber disso. Eu estou indo para Montreal em Agosto e sou formada em contabilidade e trabalho na area de Finance em banco. Pelo que eu vi para poder ter um emprego como aqui no Brasil vou precisar desse título. Entrei no site da HEC e do MICC, mas fiquei com um duvida. A avaliação que vc disse ser interessante realizar pela HEC é feita eletronicamente (vc teria o link?) ou pessoalmente na secretaria da HEC com os documentos, por favor?
      A sua avaliação já foi finalizada? Se foi, quantas matérias teve que cursar e quanto tempo levou isso, por favor?
      Muito obrigada,
      Juliana

    • #62460
      RonaldoMaciel
      Participante

      Olá Juliana, me desculpe acho que falei meio rapido e nao fui claro no meu post.

      Há duas avaliações: 1) a avaliação dos seus estudos, realizado pelo MICC (Min de Imigração);
      2) Avaliação do seu curso de contabilidade, que pode ser realizado tanto por uma universidade tanto quanto pela Ordem dos Contadores.

      Então vamos lá:
      1) A avaliação dos estudos (Évaluation comparative d’études) pode ser feita após a emissão do CSQ e ela pode ser solicitada tanto pessoalmente (indo até o escritório do MICC) quanto pelo correio. Ela não é feita eletronicamente. Nesta avaliação o governo do Québec vai dizer ao quê equivale o seu diploma do Brasil em comparação com o sistema de ensino québécois. É esta avaliação que vc pode já realizar ainda estando no Brasil ao fazer a solicitação pelo correio. Vc deve enviar seus documentos neste endereço:

      Direction du courrier, de l’encaissement et de l’évaluation comparative
      Ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles
      255, boulevard Crémazie Est, 8e étage, bureau 8.01
      Montréal (Québec) H2M 1M2

      O MICC fará então a evaluation e te enviará um documento com a informação de que p.ex. o seu bacharelado equivale a um baccaleauréat no sistema de ensino do Québec. Este documento é necessário para que vc possa fazer o pedido de admissão na universidade (HEC) ou na ordem.

      A HEC pede este documento pois vc precisa ter um grau equivalente a um baccaleauréat para poder fazer o Certificado d’Accès aux Prof Comptables (que inclui as matérias que eles vao te recomendar).

      Por outro lado, a Ordem dos Contadores pede este documento para analisar o seu dossiê já que vc tb já precisa ter o equivalente a um baccaleauréat em contabilidade.

      (veja aqui um modelo da evaluation comparative d’études: http://i82.servimg.com/u/f82/18/09/99/88/eval11.jpg)

      2) Avaliação da HEC ou da Ordem: Com toda a sua documentação (incluindo a evaluation comparative d’études acima descrita), a HEC ou a Ordem dos Contadores vai analisar sua situação (vendo sua experiência profissional, seu diploma e as matérias que vc cursou) e então dirão se vc tem as condições mínimas para poder ser admitida na ordem.
      Acredito que vc até possa fazer este pedido ainda estando no Brasil, mas em 99.9% dos casos eles pedem que vc faça algumas matérias na universidade de mise à niveau (reciclagem, atualização) e para então ser admitido na ordem. E estes cursos tem de ser seguidos numa universidade do Québec (ou talvez canadense). Então vc precisaria já estar aqui.

      Depois de admitido pela ordem, vc poderá se inscrever no PEP (Programme d’Expertise Professionnelle). Este curso é obrigatório, composto de 5 matérias de segundo ciclo (nível mestrado).

      Vc fará os exames da ordem ao mesmo tempo que cursa as matérias do PEP pois ele é preparatório para os exames.

      O estágio profissional exigido, que é de dois anos, pode ser iniciado quando vc é admitido na ordem, portanto quando vc inicia o PEP ou depois que vc faz os exames. A ordem exige que vc cumpra todas as exigências (PEP + exames + estágio) num período de 5 anos. Note que as matérias de reciclage (mise à niveau) não entram nesta contagem.

      Vou escrever num post abaixo minha história (hehehe o que vi da vida de wannabe contador).

      P.S. Tudo isso que falei pode ser comprovado pelos links que já informei nos posts anteriores, no site da ordem e no site da HEC. Desculpe eu falo só da HEC pois moro em Montreal e estudo lá, então não sei como funciona nas outras universidades do Québec. Digo, o processo da ordem é o mesmo para todos do Québec mas as condições de cada universidade podem variar.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #62461
      RonaldoMaciel
      Participante

      Eu sou formado em administração com habilitação em comércio exterior, ou seja, não sou contador. Porém minha experiência toda no Brasil é na área de análise de crédito, um campo que aqui é dominado pelos contadores (e não administradores). Quando cheguei a maioria das boas vagas boas crédito ou relacionadas pediam o titulo de crédito (CCP – uma outra certificação) ou um título de contabilidade (na época CGA, CA ou CMA – agora extintos). Também me interessava pelas posições de analista financeiro ou analista de custos, budget etc e tudo isso é ocupado por contadores. Então decidi ir atrás da tal certificação já que eu tb queria estudar alguma coisa aqui. No meio tempo, trabalhei/trabalho em áreas semelhantes: comecei num call center (Bell) no depto de cobrança, depois fui para área de cobrança de uma empresa de distribuição (Unisource) e hoje trabalho na área de empréstimos do banco BNP Paribas.

      Fui a uma palestra da HEC sobre o processo e lá que me explicaram tudo isso que expliquei pra vcs. Fiz minha evaluation comparative d’études e enviei minha demanda para a HEC diretamente.

      A HEC então me deu minha condenação. Como não sou contador e estudei poucas matérias na faculdade relacionadas à área de contabilidade, me pediram para fazer nada mais, nada menos que 16 matérias. 16 matérias são 48 créditos, o equivalente à metade de um baccaleauréat (um completo tem 90 créditos em média).

      Hoje ainda curso estas matérias e me faltam ‘apenas’ 7. Estou fazendo part time, já que como falei eu trabalho em período integral e estudo à noite. Minha estimativa é terminar tudo até o verão do ano que vem (2014) para entao abrir o meu dossiê na ordem e começar o PEP (de segundo ciclo) no outono. A HEC só abre vagas pro PEP nas sessões de verão e outono.

      Daí farei estas matérias do PEP, os exames e meu estágio. Depois então de uns 3 anos conseguirei meu título – UAU!

      Vc se pergunta, putz será que vale à pena? Digo que sim. Este título é reconhecido internacionalmente e tem um peso muito relevante no seu currículo. O salário médio dos detentores de um título CPA supera os 6 dígitos (mais de $100,000 anuais) e há uma carência de profissionais com esta certificação no Québec.

      Então é isso, é um caminho longo e trabalhoso mas que julgo ser válido.

      E, claro, enquanto vc faz tudo isso vc pode trabalhar na área de contabilidade como commis comptable, technicien comptable e áreas semelhantes.

      Espero ter ajudado!

      Muito boa sorte no seu processo e até!
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

      • #115950
        dacf
        Participante

        Ola Ronaldo,

        Ano passado eu tinha conversado com você sobre contabilidade, CPA. Quase um ano depois ainda estamos no Brasil. Nao conseguimos ir ano passado para Quebec, pois o consulado entrou em greve e eu engravidei. Mas graças a Deus esse ano a documentação correu bem rápido. Vamos em Maio e com a família maior.

        A respeito da equivalência do diploma, já levantei o histórico e o diploma, mas fiquei com uma dúvida, foi necessário o conteúdo programático de todas as matérias cursadas no Brasil? Ou apenas com o nome da matéria que consta no histórico escolar eles fazem a validação?

        A respeito da tradução dos documento encontrei um tradutor juramentado do Quebec Alfonso Andrade, vc fez as suas traduções com ele tbm?
        Outra duvida que eu estou é se faco a equivalência ou se faco o diploma em accounting da McGill. Eles disponibilizadas esses dias os requerimentos de admissão para o graduate diploma CPA, indicando a realização do diploma na escola de estudos contínuos para quem possui um diploma de graduação de fora do canada.Esse eu já posso começar em setembro deste ano e em 5 terms part time cumpriria os créditos obrigatórios.

        Obrigada,

        Juliana

    • #62480
      dacf
      Participante

      Ola Ronaldo,

      Muito obrigada pelas respostas, foram muito esclarecedoras, completas e ajudaram muito! Também trabalho com crédito em banco de investimento aqui no Brasil e pretendo continuar nessa aérea aí em Montreal também! Pelo visto será um longo caminho ainda, mas como sou formada em contábeis aqui espero fazer menos matérias.

      Mais uma vez, obrigada.
      Juliana

    • #62505
      Huntress
      Participante

      Ronaldo,

      Muitíssimo obrigada pelas informações, estão bem claras e completas.

      E realmente estava em dúvida se valia a pena, pensei em até mudar de área, mas a sua frase abaixo me deu mais força para continuar na minha área.

      @RonaldoeSusana wrote:

      Vc se pergunta, putz será que vale à pena? Digo que sim. Este título é reconhecido internacionalmente e tem um peso muito relevante no seu currículo. O salário médio dos detentores de um título CPA supera os 6 dígitos (mais de $100,000 anuais) e há uma carência de profissionais com esta certificação no Québec.

      Um grande abraço e espero que em breve sejamos colegas de profissão, junto com a Juliana também.

      Patrícia (Huntress)

    • #116533
      RonaldoMaciel
      Participante

      Oi Juliana, entao é vc no linked in…hehe legal.

      Bom muita coisa aconteceu nos últimos tempos e acabei mudando de planos. Eu terminei meu certificado na HEC (completei 33 créditos) e decidi parar por aí. No BNP consegui uma boa posição e acabei por congelando o processo de me tornar em contador titulado. Com esta mudança, continuar o curso (que para mim já estava um pouco penoso pois trabalhar e estudar é assez compliqué), se tornou um pouco difícil e nao muito interessante dado minhas possibilidades aqui no banco.

      Sobre as tuas perguntas, vamos lá:

      1) Nao precisei da ementa das matérias, somente o currículo, diploma e histórico foram suficientes.
      2) Fiz minhas traduções com o Éric Filion, tradutor da OTTIAQ. Nao conheço o Alfonso, mas sendo membro da OTTIAQ, esta tudo bem.
      3) Sobre o Graduate Diploma CPA da McGill, ele se refere ao PEP, que é o curso de segundo ciclo que se faz após a ordem confirmar que vc tem o equivalente ao mínimo de um bacalauréat em contabilidade do Quebec.
      Recapitulando: primeiro vc manda seu dossie (diploma, historico, curriculo etc) para a Ordem ou para uma faculdade (eu fiz com a HEC) e eles dirão quais matérias falta para vc cursar para ter o equivalente a um bacalaureat em contabilidade no Quebec. Eles pedem materias para todos os imigrantes, que sejam, ninguem escapa. Para alguns contadores que conheci, pediram 8, mas foi o mínimo que vi.
      Depois de cursar estas materias, vc entao teria de cursar o PEP (que seria este curso de Graduate Diploma CPA da McGill). ‘Durante o curso e ao final dele vc será submetida a varias provas e a mais importante é a final.
      Vc poderá fazer seu estágio (minimo de 2 anos) durante o PEP ou após. Este estágio tem de ser orientado por uma pessoa que já possui o título.

      Espero ter ajudado.

      Abracos
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

      • #116624
        dacf
        Participante

        Muito obrigada pelas respostas,

        Juliana

    • #121507
      alinec10
      Participante

      Bom dia, Ronaldo. Já lí tudo o que vc explicou aqui, para me auxiliar no meu processo tbm…
      sou contadora formada mas NUNCA trabalhei aqui no Brasil com contabilidade (tenho experiências na área comercial e de financiamentos) porém quero tentar fazer contabilidade em Montreal.
      Pelo o que ví vai demorar, mas vou tentar.
      Vou em Agosto-2014. Os meus documentos já foram traduzidos e enviados para Equivalência, inclusive já recebi um e-mail confirmando o recebimento, agora é só aguardar a resposta.
      Ano passado fui a Montreal e já tenho o NAS e este ano já recebi minha carteira de residente permanente (dei entrada quando fui de férias e eles entregaram na casa do meu cunhado que já mora aí)

      Pelo visto, vou ter que voltar a estudar contabilidade, para equivaler ao BAC do Québec.
      Após, faço o PEP e o estágio e só então posso mesmo trabalhar como contadora, correto???

      Durante este período eu posso trabalhar com outra coisa?? (para ter uma fonte de renda)

      Abraços. Sucesso. =)

    • #121510
      RonaldoMaciel
      Participante

      Oi Aline,

      Claro que pode trabalhar durante o processo – e deve. Ter a experiência canadense é fundamental para que vc possa galgar postos cada vez melhores.

      Este processo todo que descrevi é para se obter o titulo de CPA (Comptable Professionnel Agréé) mas aqui se pode exercer a contabilidade mesmo sem ter o titulo. Os “degraus” da carreira sao: commis comptables, technicien comptable, analyste comptable (dai vc pode ser outros tipos de analyste dependendo da especialidade como coûts, financier, trésorérie etc), depois tem ainda controller e supervisor, gerente etc.

      Para trabalhar como commis e technicien comptable um DEC ou AEC sao suficientes (nivel pós-secundário, nao universitário). isto para os casos de ter pouca ou nenhuma experiência. Mas vale lembrar que sempre vao querer um pouquinho de experiencia, nem que seja em algo relacionado como credito ou cobranca, caixa, tesouraria, depto financeiro etc.

      Caso nao consiga nada, dá pra ir fazendo alguma outra atividade (mesmo um pouco fora da área) para ir melhorando o frances e/ou o ingles. Ambos sao importantes pra área.

      Boa sorte!!
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #121752
      tsantana
      Participante

      Olá Ronaldo!

      Me chamo Tânia, tenho 33 anos e sou bacharel em Ciências Contábeis e pós graduada em Gestão Tributária no Brasil. Tenho a intensão de imigrar e viver em Montreal. A minha estratégia seria pelo PEQ e gostaria de trabalhar, a princípio, na área em nível técnico, assitente mesmo. No entanto a minha dúvida está em ser útil e viável eu fazer um DEC para galgar esta posição. Ou se é melhor o meu marido cursar um DEC, uma vez que ele é taxista aqui e assim teria a oportunidade de entrar em alguma área, e eu passar por todo o processo de validação de diploma, já que já tenho graduação e pós na área. Ahhh… lembrando que meu marido tem 40 anos…. não sei o quanto este fator pode ser impeditivo para o PEQ.

      Ainn… me fiz entender?? rsrsrs

      Agradeço desde já!
      Abs,
      Tânia

    • #121772
      SANDROMS
      Participante

      Oi Tânia, sei que a pergunta foi para o Ronaldo, e vou deixar ele responder, mas quero deixar meus dois cents:

      Se você já decidiu a fazer o PEQ a pós uma jornada de estudos aqui (levando em conta que você tem os 15000 dolares por ano para pagar como estudante estrangeiro!), penso que seria melhor ele fazer um DEC para ter um diploma técnico que dará empregabilidade para ele. Porque você, com o visto de trabalha aberto, pode trabalhar como técnica contábil apenas com a formação e experiência de contabilidade do Brasil, visto que o técnico não exige a validação do diploma. Existem também cursos de curta duração para você se familiarizar com a contabilidade versão quebec, mas que não são válidos para o PEQ. Mas te dariam condições de emprego enquanto o seu marido faz um DEC (o que vale para o PEQ), não sei a respeito da questão da idade no PEQ, tem que ver no site. Os requisitos são diferentes do processo padrão.

    • #122048
      thiago.fre.s
      Participante

      Ótimas dicas!!!

      Alguém sabe dizer se este estágio obrigatório é remunerado? É difícil arrumar estágio?

      Agradeço a ajuda!

    • #122071
      renatoalbuquerque
      Participante

      Ronaldo, muito obrigado pelas informações. De grande valia para nós, que ainda estamos no Brasil.

      Se for possível, gostaria que você nos atualizasse em relação ao mercado de trabalho para profissionais da área de finanças / contabilidade. Anda aquecido? Você considera uma boa aposta investir nessa área no Québec?

      Pergunto isso, porque sou da área de investimentos / risco e tenho receio de amargar muitos anos correndo atrás do padrão canadense de profissional e não conseguir nada. Cogito, inclusive, mudar para área de programação, por ter um mercado mais aquecido e, aparentemente, aberto à imigrantes.

      Desde já, agradeço.

      Abs
      Renato

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.