Home › Fórum › Ainda no Brasil › Geral › Cidade
- Este tópico contém 9 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por petula.
-
AutorPosts
-
-
7 de fevereiro de 2008 às 19:26 #5510bartirabParticipante
Pessoal;
A alguns meses abri um tópico, pois estava na maior dúvida sobre que cidade ir: Sherbrooke,Cidade do QUEBEC ou Montreal.
Então; na época não tinha curso superior,o dinheiro e muito menos as 150 horas de francês.
Hoje já me formei e completei 162 horas de francês e já tenho a grana disponível.A única coisa que falta é colar grau ,pegar meu certificado e enviar minha papelada.
Me formei em administração de Empresas com Habilitação em Analise de Sistemas.Apesar da área de TI ser bem promissora, minha praia mesmo é a Administração.
Sou mãe solteira.Vou pedir o visto para mim e minha filha de 08 anos.Pretendo ir primeiro e assim que estiver estabilizada minha mãe leva minha menina para mim.
Já estou tão perto.Mas sabem.Ainda estou com aquela dúvida: “PARA ONDE DEVO IR”.
Já pesquisei e quanto mais pesquiso a dúvida aumenta.
O aluguel em Montreal é mais caro e para mim que vou SEM MARIDO, o mais indicado seria ir para um lugar “MAIS BARATO”,mas também investir tanto e não conseguir emprego.Será que terei oportunidade como administradora em Sherbrooke ou na Cidade do QUEBEC?
Já pensei em fazer papai do céu, sortear…
Alguém poderia me ajudar e expressar uma opinião?
Dar-me uma luz!!!! -
7 de fevereiro de 2008 às 19:41 #25181ottoParticipante
Olá….
… repetindo um que um amigo que mora em Montreal me falou um dia desses, eu vou te dizer que a diferença entre aluguéis em Québec e em Montreal está em torno de 100 dólares ( para um apartamento bem localizado mas que não seja, ao mesmo tempo, num bairro chique).
Ainda repassando o que ele me falou, por essa diferença no valor do aluguel, tu podes morar numa cidade onde a oportunidade de emprego é bem maior que em Québec, por exemplo. Ou podes morar em Québec, economizar 100 dólares e penar um pouco pra achar emprego.
Esse tema é bem controverso e o simples tocar nele gera um monte de tensão, pois envolve interesses pessoais, profissionais, familiares, educacionais…….
A melhor cidade para ti é aquela que vai te oferecer um emprego digno e à altura dos teus desejos e possibilidades, além de segurança e facilidade de acesso pra ti e pra tua filha.
Muitas sugestões surgirão… Boa sorte na tua escolha.
Otto.
-
7 de fevereiro de 2008 às 20:30 #25183jrspParticipante
Não tire a sorte não!
bem como o Otto disse, faça uma pesquisa bem detalhada do seu mercado de trabalho.
Se tiver pretensão de estudar aí sim, leve em conta o custo de vida para que vc gaste menos…
lembrando de que custo de vida é diretament proporcional a salários.
Um abc,Camila
-
7 de fevereiro de 2008 às 20:33 #25186MalamanParticipante
Bartirap,
Também sou formado em Administração com habilitação em análise de sistemas e MBA em Marketing. Uma dica: como administradora, exercite sua capacidade de planejamento, e veja dentre os seus recursos existentes, qual a melhor estratégia.
Vou colocar o nosso caso abaixo:
Inicialmente eu e minha noiva estamos decididos em morar em Ville de Québec em relação a Montreal. Os principais pontos para nós, dos quais pesquisamos muito e decidimos por esta cidade são:
– Queremos uma cidade mais tranqüila no começo até nos acostumarmos com a cultura, clima, idioma, estudos de francês etc…
– Queremos um lugar onde a língua francesa seja mais utilizada (nada contra o Inglês, mas é nossa preferência)
– Queremos um lugar com menor custo de moradia
– Queremos um lugar com menor custo de vida de forma geral
– Sempre moramos no Interior de São Paulo, por isso preferimos cidades menores.Se em 6 meses não conseguirmos nos estabilizar lá, devido a escassez de oportunidades de trabalho, o que não acredito, iremos para Montreal sem problemas. Temos isto planejado financeiramente e emocionalmente.
No seu caso, você tem que pesar muitas coisas e decidir, as suas variáveis são outras. Só você tem as informações e só você sabe a melhor decisão.
Boa sorte !
-
7 de fevereiro de 2008 às 20:39 #25188fflushParticipante
Eu sou um pouco mais pratico, nao acho que qualidade de vida deva ser prioridade de imigrante recente chegado. Escolha uma cidade que lhe de maiores oportunidades de trabalho.
Quando voce estiver dentro do mercado de trabalho, ai sim comece a batalhar por esta qualidade de vida.My 2 cents.
-
8 de fevereiro de 2008 às 00:36 #25199Carlos_SantosParticipante
usando a sugestão do Luciano, use o IMT en ligne e veja aonde tem mais ofertas de emprego na sua area!
boa sorte!
-
8 de fevereiro de 2008 às 03:12 #25208AnonymousParticipante
Olá,
Tenho objetivo de trabalhar e arrumar um mestrado para fazer (se for possivel fazer os dois ao mesmo tempo). Mas o emprego falou mais alto (isso é pessoal, fiz uma grande pesquisa para me decidir). Por isso faço da palavras do Luciano as minhas.
Um abraço,
Jean
-
10 de fevereiro de 2008 às 21:57 #25287MalamanParticipante
É preciso estudar bem o mercado, as oportunidades que existem e aquelas que conseguiremos conquistar realmente na condição de imigrantes (não estudamos em escolas e universidades Canadenses, e o Inglês e o Francês não são línguas nativas dos brasileiros).
Recentemente li no blog do Patrick e Valéria, um comentário do Patrick comentando que se pudessem mudar algo no plano de imigração, eles não iriam para Montreal. Lembrando que ele trabalha com redes de computadores.
Vou colocar abaixo a transcrição:
“Uma coisa que aprendi, para área de redes existem quatro níveis de cargos:
Engenheiros >>> Requer um BAC en engenharia de informática.
Arquitetos de redes >>> Requer um BAC em um curso de TI.
Analistas >>> Requer um BAC ou DEC com bastante experiência.
Técnicos >>> Requer um BAC ou DEC, em média 1 ano de experiência.Para os três primeiros cargos, o requisito do idioma é maior, por isto que começar como técnico em muitos pontos é mais facil.
O Inglês, bom sei que o pessoal da imigração fala que o Francês é a língua do Québec. “É falsa verdade!”
Eu explico, para que vem para Montréal e vai trabalhar na área de TI, o Inglês é mais importante, não adianta fugir, como eu sempre fiz, com a desculpa de não gostar do idioma, “dito Americano”.
Lógico existem outras alternativas se você não fala o inglês, como escolher a cidade de Québec como seu destino, hoje se eu estivesse saindo do Brasil para o Canadá meu destino não seria Montréal.
Porque a cidade de Québec, tem mais demanda para técnicos que Montréal e lá o mercado demanda menos o idioma Inglês, e existem projetos de estágios em empresas após o término da francisação coisa que aqui em Montréal não tem.
Mas não é impossível arrumar um emprego aqui em Montréal, veja eu consegui, é claro que pesou bastante eu estar estudando inglês, pois meu chefe sabe que em 6 meses eu estarei falando, pois não tenho escolha e estou convivendo com pessoas que falam inglês diariamente.”
-
10 de fevereiro de 2008 às 23:58 #25291JavsParticipante
Eu aconselho fortemente aqueles que nao tem fluencia nas duas linguas, principalmente o ingles, a primeiro estudarem. Vai demorar mais um pouco para entrar no mercado de trabalho, mas ao mesmo tempo estara mais preparado.
Por isso, inicialmente ir para uma cidade diferente de Montreal tem suas vantagens: tempo para se adaptar a cultura, menos concorrencia para entrar na faculdade/cegep, maior uso do frances, tempo para conhecer o mercado de trabalho, se aprimorar profissionalmente, etc
Estes foi um dos motivos que nos fizeram escolher Ville de Quebec. Nunca pensamos em Montreal pois temos noçao das nossas limitaçoes como imigrantes.
Nao estou querendo mudar a cabeca de ninguem, muito menos dar conselhos sobre assuntos pessoais. CADA UM SABE DE SI. Essa e minha experiencia e minhas ideias que estou compartilhando e, quem sabe, possa ajudar alguem a refletir melhor sobre as PROPRIAS DECISOES.
Continuando… Ja ouvi gente falando que escolheu Montreal porque e uma cidade grande e nao consegue viver em cidade pequena…outros falam que estao cansados de estudar e querem somente trabalhar….A que eu gosto mais e uma pessoa que falou que iria para Montreal pois nao conhecia outra cidade! Tem gente que prefere dar a cara a tapa e pagar pra ver. O problema e que pode acabar se queimando ou conseguir emprego fora da area profissonal e que exige menos do idioma.
Entao, ao escolher a cidade, escolha aquela que te atende inicialmente, depois de acordo com sua evolucao voce podera escolher em ficar ou em mudar (o que e mudar de cidade pra quem ja mudou de pais?)
Abraços!!!
-
16 de dezembro de 2008 às 11:43 #33154petulaParticipante
minha contribuição é:
para quem vai sozinho é bom estar num lugar com MUITA atividade cultural. é o principal motivo pra eu ter escolhido montréal. o segundo motivo é a facilidade de empregos na minha área. o terceiro motivo é o metrô e a cidade dubterrãnea empatados. quarto: é pq chego direto de avião em montréal!
:)pra quem tem uma visão de mundo mega-prática, eis minha dica!
[]s
p
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.