Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Cidadania italiana no Canadá, pode?
- Este tópico contém 9 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 6 meses atrás por rodrigoo.
-
AutorPosts
-
-
3 de maio de 2010 às 18:06 #6802outbrazilParticipante
Olá,
eu sou descendente de italianos e consegui marcar “finalmente” a entrevista no consulado de Curitiba pra daqui 20 meses! (marquei em dez/09 para dez/11..)
só que agora me dei conta que até dezembro de 2011 eu já estarei morando no Québec por quase 1 ano..
alguém sabe de alguém que fez esses tramites estando no Canadá?
obrigada
-
3 de maio de 2010 às 19:37 #38592Patinha11Participante
Olá! nao sei ,mas pretendo saber em breve. estamos esperando documentos que virão do Brasil para cá e iremos ao consulado ou embaixada italiana mais próxima para dar entrada por aquí pq nós e um amigo que entende mais do assunto,acreditamos que seja bem menos moroso que pedir do Brasil.
Se quiser,podemos manter contato para compartilharmos informações a respeito. -
3 de maio de 2010 às 19:50 #38593outbrazilParticipante
obrigada, vamos sim! :)
-
3 de maio de 2010 às 20:23 #38594AnonymousParticipante
Olá não me intrometendo, mas dando uns pitacos… :D , se a intenção futura for ter cidadania Canadense, vc’s poderão ter algum problema, pois, nas palestras ( foi o que eu entendi) a lesgislação canadense aceita dupla cidadania (Brasil/Canada), 3 cidadanias não vai dar heim….Mas como não foi esta a pergunta vai minha pequena contribuição, para fazer a entrevista no consulado do canadá, vc deverá remarcar novamente lá no Canadá e ai corre-se o risco de esperar mais 20 meses alema de ter de atualizar seu processo.
Isso aconteceu com 2 pessoas que conheço, porém uma era para cidadania Espanhola e a outra Italiana e o país onde eles estavam (estão) é a Inglaterra e não o Canadá.
Melhor conselho, ligue na emabixada da Italia e informe-se melhor.Abraço :bigups:
-
3 de maio de 2010 às 21:34 #38596Patinha11Participante
Olá Carlos, já ouvimos sobre esse detalhe,mas a princípio vamos procurar saber se podemos pedir daquí,tempo de espera,etc..depois veremos sobre dupla ou tripla,quem sabe até se podemos abrir mão de uma em função de outra.
Mas de cara tentaremos resolver através do Canada pq não somos os únicos interessados na família,mas somos os únicos que talvez possam pedir e conseguir em menos tempo.
Hoje a espera no Brasil tem sido na casa dos 10 anos até!
8) -
4 de maio de 2010 às 02:03 #38597AnonymousParticipante
A cidadania canadense não exclui nenhuma outra cidadania, você pode acumular 3 sem problema. Lembro muito bem desse ponto conforme informado pela Soraia Tandel quando de uma palestra em Curitiba.
-
4 de maio de 2010 às 04:21 #38598Patinha11Participante
Obrigada Taz!
Andei lendo pela net e falam que o Canada permite somente 2,mas não foi informação oficial.Logo saberei algo mais a respeito e compartilho aquí.
Abçs.
-
8 de maio de 2010 às 15:32 #38661R.E.TaguahyParticipante
Desculpe me intrometer, mas li a respeito e espero poder ajudar.
Sou cidadão italiano e sei que o fato de ter mais de uma cidadania não prejudica em nada. Quanto à entrevista no consulado, se você estiver em Québec antes da entrevista no Brasil, vá ao consulado ou agência consular italiana de lá e peça a mudança de jurisdição no AIRE. Sua entrevista e o processo serão transferidos para lá.
Quanto ao prazo, não tem jeito. É o mundo todo pedindo cidadania italiana.Boa sorte e auguri.
-
9 de maio de 2010 às 18:17 #38659Carlos_SantosParticipante
R.E.Taguah, seu pedido de apagar a mensagem anterior foi atendido ;-)
COm relacao a quantidade de nacionalidades eu sugiro ir às fontes oficiais e nao confiar nas informacoes “ouvi dizer…..”
Aqui um pouco destas versoes oficiais do Canada:
- Qu’est-ce que la double citoyenneté?
Chaque pays décide qui il reconnaît comme citoyen. La double citoyenneté s’applique lorsque plus d’un pays vous reconnaissent comme citoyen.
Il n’existe pas de demande pour obtenir la double citoyenneté, ni de certificat.
Depuis le 15 février 1977, les Canadiens ont le droit d’acquérir une citoyenneté étrangère tout en conservant la citoyenneté canadienne.
Si vous êtes citoyen canadien et que vous êtes devenu citoyen d’un autre pays avant cette date, contactez le Télécentre pour obtenir des précisions. Si vous êtes à l’extérieur du Canada, communiquez avec l’ambassade, le haut-commissariat ou le consulat la plus proche.
Avant de demander la citoyenneté canadienne, informez-vous auprès de l’ambassade de votre pays de citoyenneté au sujet des règles qui prévalent dans ce pays.
Pour de plus amples renseignements sur la double citoyenneté, consultez la brochure Double citoyenneté.
source: http://www.cic.gc.ca/francais/information/faq/citoyennete/cit-devenir-faq15.asp
tem mais informacoes aqui:
http://www.cic.gc.ca/francais/ressources/publications/double-cit.asp
aonde diz:
- “….
Combien de citoyennetés possédez-vous?
Pour savoir si vous possédez une double citoyenneté ou pourriez l’obtenir, vous devez vous adresser aux autorités compétentes de chaque pays dont vous êtes susceptible d’être ressortissant. Vous devrez alors fournir certains renseignements d’ordre personnel, notamment le lieu et la date de votre naissance, la citoyenneté de vos parents, certains détails relatifs à votre immigration, etc. Il se peut que vous ayez à donner les mêmes renseignements sur vos parents, votre conjoint et vos grands-parents.
Si vous demeurez au Canada et désirez savoir si vous êtes citoyen d’un autre pays, communiquez avec l’ambassade ou le consulat de ce pays. Pour obtenir les noms, les adresses et les numéros de téléphone des responsables, consultez le site Web de la (Direction générale des affaires consulaires ou communiquez avec le Service des renseignements du ministère des Affaires étrangères et du Commerce international, au 1-800-267-8376 (sans frais, n’importe où au Canada) ou au 613-944-4000 (à Ottawa).
Si vous avez des questions au sujet de la citoyenneté canadienne, veuillez nous contacter….”
boa pesquisa!
-
27 de maio de 2011 às 22:53 #45090rodrigooParticipante
@Guest wrote:
Olá não me intrometendo, mas dando uns pitacos… :D , se a intenção futura for ter cidadania Canadense, vc’s poderão ter algum problema, pois, nas palestras ( foi o que eu entendi) a lesgislação canadense aceita dupla cidadania (Brasil/Canada), 3 cidadanias não vai dar heim….Mas como não foi esta a pergunta vai minha pequena contribuição, para fazer a entrevista no consulado do canadá, vc deverá remarcar novamente lá no Canadá e ai corre-se o risco de esperar mais 20 meses alema de ter de atualizar seu processo.
Isso aconteceu com 2 pessoas que conheço, porém uma era para cidadania Espanhola e a outra Italiana e o país onde eles estavam (estão) é a Inglaterra e não o Canadá.
Melhor conselho, ligue na emabixada da Italia e informe-se melhor.Abraço :bigups:
O Carlos tem razão, a melhor coisa é checar no site oficial do governo. Eu também “ouvi dizer” que não tem problema mas não conheço canadense que tenha múltipla cidadania só a dupla canadense-americana/canadense-britânica até porque o ato de cidadania canadense propriamente dito surgiu em 1947 antes os canadenses eram “british subject” como os australianos.
No caso da Espanha, a legislação só permite a dupla cidadania e não múltipla, se você tiver a dupla precisa renunciar a uma das duas antes de adquirir a espanhola. O Brasil permite a múltipla apenas no caso de descendência (brasileiro/a com avô alemão e pai americano? então pode cidadania americana, alemã e brasileira). A dupla é permitida de acordo com alguns critérios mas para os imigrantes brasileiros que se naturalizam no Candá é possível sim apesar do que dizem alguns escritórios de advocacia no Brasil.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.