repasso aqui uma excelente postagem da Mariana Estevam feita na comunidade Orkut Quero ir para Québec. Obrigado Mariana pelas informações!
CENTRO DE APOIO (EM PORTUGUÊS), EM MONTREAL
É possível que nem todos saibam que há 35 anos existe um Centro de Apoio aos imigrantes lusófonos (portugueses, brasileiros, angolanos, moçambicanos, guineanos, cabo-verdianos, etc.).
Eu só fiquei sabendo da existência do Centro, por um anúncio de emprego (concurso público) no jornal La Presse.
Comecei a trabalhar no Centro neste mês de setembro (sou secretária). Dos quase 200 atendimentos ocorridos nestas duas últimas semanas, apenas duas pessoas eram brasileiras: um homem que está sendo apadrinhado pela esposa (esta já é residente permanente há alguns anos), e uma jovem (que chegou com sua filhinha há 3 semanas).
É muito extensa a lista de serviços oferecidos – tanto individualmente como os coletivos. Na página do CASCM na internet é possível ter uma idéia das intervenções, mas o site só existe em francês:
http://www.cascm.ca/cascm_fichiers/page0003.html
O CASCM – Centre d’action socio-communautaire de Montréal
(Centro de Acção Sócio-Comunitária de Montreal – nome em português), fica no número 32-OESTE do Boulevard Saint-Joseph (esquina com a Rua Clark, e muito próximo do Boulevard Saint-Laurent).
Telefone: 514-842-8045
Horário de atendimento:
segunda-feira: das 14h às 17h, e
de terça-feira à sexta-feira: das 9h às 13h, e das 14h às 17h (entre 13h e 14h, o Centro permanece fechado e a secretária eletrônica é ativada).
É aconselhável agendar um horário, mas todos estão convidados a conhecer o CASCM.
Centre d’action socio-communautaire de Montréal
32, boul. Saint-Joseph Ouest
Montréal (Québec) – H2T 2P3
Téléphone : (514) 842-8045 – Télécopieur : (514) 842-2356
cascm@bellnet.ca
Atenciosamente