Home › Fórum › Comunidade Brasil-Québec › Apresente-se!!! › Casal querendo imigrar… mas tá difícil
- Este tópico contém 7 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 5 meses atrás por
mrodolfo.
-
AutorPosts
-
-
8 de fevereiro de 2012 às 22:54 #7916
antoniorsluis
ParticipanteSaúdo a todos aqui do CBQ!
Meu nome é Antonio Ribeiro e sou casado há 3 anos. Tenho o sonho de ir pro Québec desde + ou – 2007, quando tive o meu primeiro contato com o Canadá quando me candidatei para um curso internacional e fui extremamente bem atendido. Aquilo me impressionou e abriu os olhos para outras possibilidades.
Estamos – eu e minha esposa – fazendo aulas de francês desde 2010 e sempre pesquisando muito. Porém, parece que de ano em ano o pessoal do Ministério do Québec resolve mudar as regras. O último baque foi em dezembro agora quando – depois de ficar 2 anos estudando pra atingir as 200h mínimas de francês pra me candidatar com segurança – mudaram tudo e agora o processo pede nota do DELF, TCF e IELTS. Sendo que o DELF só tem 2x por ano e agora terei q esperar até julho.
Sou designer gráfico com mais de 15 anos de experiência e minha esposa é psicóloga muito experiente na área de RH. Sou criador e produtor de um evento de animação e efeitos digitais e tenho vários contatos em Montréal, principalmente em empresas de games. Tendo já entrevistado vários produtores e desenvolvendo um bom networking lá, mesmo que remotamente.
Confesso que fiquei muito desanimado depois dessa e me perguntei quais são as vantagens do processo provincial do Québec agora, já que estão pedindo nota de prova tanto quanto o Federal…
Enfim… tô perdido e não sei nem quando nem como mandar o dossiê…
Abraços e espero receber boas notícias de vcs.
-
8 de fevereiro de 2012 às 23:24 #50428
Ucrambuco
ParticipanteOlá Antonio, seja bem bem-vindo ao CBQ!!
Bom, de fato, a cada ano que se passa fica um pouco mais ” complicado” o processo de vido a motivos diversos…
Mas acho que um grande passo já foi dado: Francês.
Você já fez o teste on-line no site da Imigração? Assim, você consegue ter uma respostas de suas chances de ser aceito.
2- Você não precisa esperar pelo DELF, cuja a próxima edição será em Junho; Procure a Aliança Francesa mais perto de você e acredito que, como já tem conhecimento de francês faça o TCF!Tem mais edições durante o ano e se não me engano, em março deverá existir.
3- Se os dois dados acima já estão positivos, sugiro enviar o seu dossier assim que receber os resultados. Faça você e sua esposa.Sugiro dar entrada o quanto antes, de repente tudo pode mudar, de novo!
Bom essa é a minha opinião!
Bonne chance!!
Mariana
Ucrambuco!
Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
13/03/2013 - Entrevista + CSQ
02/05/13 - Recebimento Processo federal
27/01/14 - Solicitação exames médicos
11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos -
9 de fevereiro de 2012 às 01:36 #50430
antoniorsluis
ParticipanteOlá Mariana.
Obrigado pelas dicas.
Eu já fiz e refiz o teste online várias vezes. O que pega é meu diploma. Que é de professor e, consequentemente exige muito francês. Coloquei meu frances intermediario (tenho nível A2) e ingles avançado. Minha esposa com ingles e frances basico e + minha graduação em Historia da Arte e deu NÃO APTO. Assim q houve essa última mudança fiz o teste novamente e deu APTO.
Essa semana fui fazer o teste de novo e não sei se mudaram o sistema de pontuação de novo e deu NÃO APTO!
Murchei completamente na hora e comecei a repensar se tudo estaria realmente valendo a pena…
Provavelmente devo fazer o TCF sim mas estou ponderando até que ponto vale a pena eu investir mais no francês, já que pretendo ir pra Montréal e, já q hoje é pedida a prova e não somente a entrevista, talvez na hora de chegar lá o que conte mesmo será o inglês.
Obrigado novamente. Se vc tiver skype ou outra forma de contato, seria bacana.
Antonio Ribeiro
-
9 de fevereiro de 2012 às 11:18 #50433
Melwin
ParticipanteBom dia Antonio,
Eu também fui surpreendido pelas mudanças. Eu mandei o dossiê o 08 de dezembro, ou seja, 02 dias depois da mudança!, mas depois de tantos planos e investimento, não serão duas provas a mais que me vão fazer desistir. Obviamente cada caso é um caso e você terá que por na balança se vale a pena tanto esforço, mas eu no seu lugar, já tendo um nível de francês A2, para atingir o B1 ou até B2 é rapidinho, e isso faz muita diferença. Considere fazer umas aulas intensivas ou professor particular.
à bientôt!
Melwin
-
9 de fevereiro de 2012 às 11:45 #50434
mCerqueira
Participante@antoniorsluis wrote:
(…)
Provavelmente devo fazer o TCF sim mas estou ponderando até que ponto vale a pena eu investir mais no francês, já que pretendo ir pra Montréal e, já q hoje é pedida a prova e não somente a entrevista, talvez na hora de chegar lá o que conte mesmo será o inglês.
(…)Olá Antonio,
Não se esqueça que o Quebec é uma província que prega como idioma oficial o francês e defende o incentivo ao uso dessa língua como forma de manutenção de sua cultura. Dessa forma, mesmo sabendo que em Montreal um bom nível de inglês também é requisitado, não deixe de forma alguma o francês de lado. Ter conhecimento e fluência mínima neste idioma é fator básico e fundamental para a seleção por Quebec … sem contar, é claro, no aspecto da adaptação que será primordial para quando você chegar lá.
Boa sorte em sua decisão.
abraços,
Marcos -
9 de fevereiro de 2012 às 11:58 #50435
Ucrambuco
ParticipanteBom dia Antonio e Melwin,
Eu também acho que o faria o que o Melwin, aconselhou… agora vocês dois tem que alavancar no francês, mesmo que lá em Montreal , prevaleça o inglês… afinal, precisam passar na entrevista…
E faria isso o quanto antes…
Lembre-se, tudo pode mudar de novo!!!Ucrambuco!
Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
13/03/2013 - Entrevista + CSQ
02/05/13 - Recebimento Processo federal
27/01/14 - Solicitação exames médicos
11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos -
9 de fevereiro de 2012 às 16:03 #50441
SANDROMS
ParticipanteAntonio,
Espero que você aceite as críticas como construtivas. Entendo que esteja difícil imigrar, mas, é difícil mesmo, quando falam que é fácil nas palestras é mentira. É difícil! :alright:
Pelo visto o seu perfil está bem no limite entre ser aceito ou reprovado. Acho que deve ser muito frustrante se preparar durantes anos, pagar as taxas e no final ser reprovado por um ou dois pontos. Como evitar isso? Aumente sua pontuação.
Existem dois elementos no dossiê cuja pontuação pode crescer rapidamente: nível de francês e inglês e filhos (nesse caso 9 meses = 4 pontos, se foram gêmeos = 8 pontos) :lol:
Todo mundo aconselhou a investir no francês eu digo o mesmo, mas vou dar um toque a mais: não estude para passar! Eu sei que a vida não é fácil mas estudar 2 anos para atingir 200h não é o suficiente. Vocês se preparam há dois anos e sua esposa ainda está no básico? Sugestão: faça dois meses de intensivo e preparação para o TCF.
Nós decidimos tentar a imigração no início de 2007, como sou técnologo (3 anos) e minha esposa não tinha curso superior, precisávamos os dois de francês intermediário.
Então nos juntamos num grupo de 6 pessoas, contratamos professor particular e fizemos 120 horas em três meses! Praticamente terminamos o básico. Depois continuamos mais 3 meses no ritmo de 3 horas por semana e completamos o intermediário em junho de 2007 com mais de 200h. Foi quando mandamos o dossiê. Continuamos estudando na espera da entrevista e saímos com um F (francófono) no CSQ.
Imigramos, mas foi difícil pra caramba…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
9 de fevereiro de 2012 às 16:27 #50443
mrodolfo
ParticipanteAntonio,
Dê uma olhada no seguinte tópico: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/16/5001.html
Lá, nós discutimos sobre o cálculo da pontuação segundo Guide des Procédures d’immigration e há diversos exemplos de alguns usuários, incluindo o meu.
Se se sentir confortável em fazê-lo, poste lá também o seu caso e nós poderemos dar nossa opinião a respeito do seu perfil.
Bonne chance!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.