Casal + Filhos

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Casal + Filhos

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
      riprosperite
      Participante

Olá a todos !

Somos um casal de 30 e poucos anos ,paulistas e com duas filhotas lindas de 2 anos, no processo de imigração para o Quebec e atualmente aguardando na etapa federal, nossa trajetória pelo processo tem sido um pouco atipica, mas sempre pelo lado bom, anyways, pretendemos nos mudar no começo de 2013 ( pois eh, eu sei, ainda ta bem longe neh ) mas somos muito cautelosos, principalmente pq já moramos em outro país por 7 anos e sabemos que nem tudo são flores por mais belo e simples que pareça.
      Gostaria muito de dicas sobre tudo relacionado a crianças e sua adaptação, imigrar somente um casal com a cara e a corajem é uma coisa neh, agora qdo envolve familia e crianças as coisas tem que ser muito bem pesquisadas e planejadas. Estamos em dúvidas qto a Montreal e Ville de Quebec, confesso que estou muito encantada com a segunda opção, pelo que tenho pesquisado seria uma melhor opção no quesito Kids Friendily e custo de vida, agora o meu grande problema é que meu frances é péssimo porem meu ingles é excelente ( por eu ter vivido em um país de lingua inglesa ) então nesse quesito seria melhor a primeira opção pelo o que tenho me informado.

Bem é isso aí, espero que alguem possa me dar informações e opiniões qto a este assunto, principalmente se tem alguem aqui morando nestes lugares e com crianças pequenas.

Agradeço desde já a gentileza de todos.

Abs

mrodolfo
      Participante

riprosperite et famille, soyez bienvenues!

Por já ter passado por aquilo que você tem vivido, posso dar meus 2 cents sobre o assunto…

Mais novas as crianças chegam aqui, mais fácil é a integração deles. Isso é fato!

Alguns pontos que vocês devem considerar na escolha da cidade, a ordem não é prioritária e vale não apenas para Montréal e Québec:

1- Mercado de trabalho: como está a demanda pela profissão de vocês nas regiões analisadas?
      2- Estilo de vida
      3- Fluência nos idiomas inglês e francês
      4- Orçamento familiar para os primeiros meses (para não dizer primeiro ano)
      5- Vagas em garderies ou CPEs
      6- Qualidade das escolas dos bairros
      7- Círculo de amizades/necessidade de pertencer a um grupo/gueto

Algumas respostas são pessoais, outras, nem tanto. Vagas em garderies ou CPEs serão problemáticas, penso eu, não importa onde você viva. Só pesquisando para saber o que ocorre de verdade. Uma garderie em milieu familial pode ser a solução em diversos casos, principalmente para vocês que chegarão com crianças entre 4 e 5 anos.

O Québec não se restringe a Montréal ou Ville de Québec. Amamos o tempo em que vivemos em Québec e Ste-Julie, onde moramos hoje, nos surpreende positivamente a cada dia. Sei de pessoas que são muito felizes em Terrebone, Ville Mont-Royal, Île-des-Soeurs, Trois Rivières, St-Hilaire, St-Hubert, Lévis, Drummondville, Sherbrooke, St-Saveur e por aí vai. Cada família, cada pessoa, tem as suas prioridades. Quais são as suas?

Carlos_Santos
      Participante

Ola Fabiana,

seja bemvinda ao nosso forum!

Espero que escolham a cidade baseados em informacoes sobre cada uma delas e principalmente em funcao des suas necessidades (ou prioridades, como o Marcos disse!).

Cada um escolhe o que mais parece adaptado à cada um.

Aqui no forum, tem muitas informacoes sobre filhos, basta dar uma olhada em cada um dos foruns.

Espero que sigam lenta mais sempre avancando aqui também no forum!

riprosperite
      Participante

mrodolfo e Carlos_Santos , obrigada por responderem minha mensagem !

Estou sim lendo muito sobre o assunto filhos aqui no forum e em varios outros lugares tb, desde já agradeço toda informação compartilhada aqui.

Estamos é claro pesquisando sobre a cidade a ser escolhida baseada nas nossas necessidades …
      Na verdade pedi opinioes mesmos, palpites, dicas, sei la, sei que esta decisão É PESSOAL, é que acredito que informação nunca é dmais e sabemos peneirar e pesquisar sobre tudo o que lemos e ouvimos.
      Como já coloquei, tendo morado fora por alguns anos me deu uma bagagem bem grande relacionada a adaptação e novas culturas, é na coisa prática mesmo que tenho duvidas e curiosidades, tipo alguns pontos crucias no assunto kids sabe.

Entendo tb que imigrar tem um significado diferente para cada um, e tb cada pessoa espera uma coisa diferente qdo se muda para outro país, e eu confesso que não tenho muitas ILUSOES, sou bem pé no chão e objetiva, ( talvez até devesse ser um pouco mais “romantica”) mas minhas experiencias que mostraram que cautela e canja de galinha não faz a ninguem =D

Abs a todos!

mrodolfo
      Participante

@riprosperite wrote:

sabemos peneirar e pesquisar sobre tudo o que lemos e ouvimos.

Esse é um ponto crucial que me impede de dar opiniões pessoais do que acho ou deixo de achar. Nem todo mundo sabe peneirar as informações e já vi por diversas vezes os xiitas defensores de Montréal degladiando com os sunitas defensores de Québec em outros fora.

Seja mais específica em sua dúvida e receberá de bom grado minha opinião baseada nos fatos que vivi…

Abraços,

Carlos_Santos
      Participante

Ola Fabiana,

eu escolhi uma cidade pequena e grande ao mesmo tempo….. moro aqui na cidade do Québec.

Porque pequena, porque morava no Rio de Janeiro e quando quis ter filhos fui morar numa cidade mais tranquila (pelo menos em 1992, era …), mesmo continuando a trabalhar para a UFRJ.

Bem, aqui eu posso morar num bairro que mais parece uma vila tranquila e à 15 minutos de carro do meu trabalho ou 40 minutos de onibus.

A Cidade de fato nao é grande, mas para os padroes daqui é, e tudo o que precisamos tem nos bairros.

Espero que faca uma boa escolha e se quiser saber algo que ainda nao encontrou aqui pelo forum, é so perguntar ;-)

riprosperite
      Participante

mrodolfo e Carlos_Santos , novamente obrigada.

Bem, como moro com minha familia na loucura da cidade de São Paulo, acho que não será dificil achar um lugar menor e mais tranquilo aí neh, seja lá qual for a cidade escolhida, qdo morei fora, vivi em uma cidade “pequena”, na verdade ela nem era tao pequena assim, era muito tranquila e organizada isso sim, entao qdo voltei para São Paulo me senti no meio de um fogo cruzado, muito de TUDO por todos os lados, as pessoas ganham bem mas nao tem tempo para aproveitar saudavelmente seu dinheiro, acabei engravidando das minhas gemeas e isso foi um empurrao a mais para sairmos novamente do Brasil, gosto muito daqui por N motivos, mais ao mesmo tempo, nao vejo como oferecer um futuro muito promissor e seguro para minhas pequenas vivendo aqui em SP, entao no fundo o que mais procuro hoje é um lugar onde eu possa caminhar tranquilamente de maos dadas com minhas filhotas para ir ao supermercado e ir ate um parque sem ter que passar 1 hora procurando vaga para estacionar o carro, podemos ganhar menos do que aqui, apenas queremos gastar melhor o que ganhamos e viver tranquilamente.

Abs.

riprosperite
      Participante

vamos a uma pergunta prática … ( e me desculpem se esta informação já estiver aqui em algum lugar, pode ser que eu nao tenha encontrado ainda ).

Bem, no caso das garderies ou CPEs
      Leio muito em todos os lugares que este assunto é bem delicado por aí, por “falta” de vaga naquelas que são as de baixo custo, e tb, que eu já deveria inscrever minhas filhas desde já ( um ano e meio antes da partida ) para possiveis vagas.
      Minhas filhas irão chegar aí com +/- 3 anos e meio.
      Qual a opinião de vcs qto a este assunto?

Obrigada.

mrodolfo
      Participante

Fabiana,

Não tenho filhos pequenos, porém posso dar uns pitacos…

Há sim uma penúria de vagas em garderies et CPEs. Existe um orgão que “gerencia” as incrições e não tenho a menor ideia de se você pode ou não inscrever-se ainda estando no Brasil.

Garderie em milieu familial acaba sendo uma boa pedida. Pelo o que sei, paga-se o valor integral e o governo te reembolsa uma parte. Acho que seu custo final ficaria em torno de CAD 7 por dia.

Tem uma comunidade no Orkut que se chama “Pais brasileiros no Québec”. Pode ser que lá tenha um pouco mais de informações.

Abraços,

RonaldoMaciel
      Participante

Olá Riprosperite, veja este link: http://www.enfancefamille.org/parent/_faq#faq61

É o site da Enfance Famillle, que organiza a lista centralizada para conseguir uma vaga num CPE. Ele confirma na pergunta 16 que se pode inscrever estando ainda fora do país.

Se tiver mais dúvidas, tente mandar um email pra eles.
      Abraco
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Carlos_Santos
      Participante

Como o Marcos, nao tive nenhuma experiencia com “garderie” aqui pois a minha filha mais nova chegou aqui com 12 anos!

Sei que a maioria procura as que sao subvencionadas pelo governo, mas na pratica, se o salario nao é muito alto, as que vc paga mais acabam sendo reembolsadas quase ao mesmo valor das subvencionadas, como o Marcos menciona.

Mas a dificuldade é variada….e depende muito para aonde vc vai morar também!

Melhor comecar a procurar antes de vir ;-)

riprosperite
      Participante

Muito obrigada pessoal,

Vou dar uma verificada neste site que foi passado pelo Ronaldo e pesquisar em outros meios mais a fundo este assunto pq realmente quero ter uma certeza qdo chegar aí, para nao ficar perdida sem saber por onde começar, ouvi dizer que sim, posso fazer a inscrição das meninas aqui do Brasil, agora, fiquei em dúvida se seria melhor já fazer isso desde de agora ou pode ser tipo 6 meses antes da viagem. Bem, vou pesquisar e ver se cruzo com alguem que tenha crianças pequenas por aí e que tenha vivido esta experiencia na prática.

Agradeço a atenção de todos!

Abs

mrodolfo
      Participante

Acho que a lista de espera é bem maior do que seis meses…

Bonne chance!

RonaldoMaciel
      Participante

Olá, só uma precisão que acabei não fazendo no meu post. O site que indiquei é exclusivo para Montreal. Para ver a lista dos organismos do resto do Québec que cuidam das listas de esperas das CPEs, verificar este site da associação dos CPEs do Québec: http://www.aqcpe.com/CPE/cherche-CPE.html

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

riprosperite
      Participante

Ronaldo,

Muitissimo obrigada pelos dois links … ;

@mrodolfo wrote:

Acho que a lista de espera é bem maior do que seis meses…

Bonne chance!

é isso mesmo que eu estou percebendo :-( … resumindo, não posso perder tempo !!!

tks

SANDROMS
      Participante

Meus dois cents sobre garderie (sim eu tenho filhos em garderie em Montreal):

:arrow: quando chegar em Montreal, Quebec, ou qq outra cidade, procure os bairros onde existam bastante garderies, fica mais fácil;

:arrow: se não tem vaga na CPE de 7 dolares, coloque na de 15, 25 ou mesmo 35, prencha os formulário do governo e receba o reembolso da diferença mensalmente, ou declare no fim do ano e receba junto da restituição do IR.

:arrow: esqueça as listas de espera na web, pra mim elas nunca funcionaram, vá na garderie pessoalmente bem vestido(a) e bem educado e pergunte sobre vaga, isso funciona mais do que as listas. Simplesmente eles preferem pegar uma criança de alguém com quem eles conversaram do que pegar a primeira da lista que pode ser uma criança-problema.

Mais difícil do que conseguir uma garderie é conseguir uma garderie perto de casa/trabalho/estudo com um alto nível de educação.

PS. minha experiência é com crianças acima dos 2 anos, parece que com os bêbes as vagas são bem mais restritas.

riprosperite
      Participante

Sandro,
      Muitissimo obrigada pela resposta, vc com certeza acrescentou muito mais que dois cents … VALEU MESMO

Muita coincidencia vc ter me respondido, pq eu recedi a um tempo atras um email seu referente a um comentario que coloquei no seu blog ( QUE EU ADOOOOOORO ), e eu ia mesmo entrar em contato com vc para perguntar sobre este assunto.

Agradeço mais uma vez e com certeza irei te perturbar com mais questionamentos, sorry :mrgreen:

Obrigada pela atenção e contribuição de TODOS !!!

Abs

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.