Casal College + emprego

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Casal College + emprego

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
      Mattt
      Participante

Pessoal,

Como o processo de migração mudou a partir de ontem (1/04) estou estudando diversas formas de poder imigrar.

Estive estudando a possibilidade de ir com minha esposa, sendo que um faz o college e o outro trabalha com o Work Permit para poder ajudar nas contas.

Alguém sabe se esta possibilidade é aplicável ao Quebec?

Estou procurando no quebec porque minhas intenções de ficar lá e meu nível de francês é bem superior ao do inglês.

Obrigado desde já!

Mattt
      Participante

dúvidas :(

Alessandra e Fabio
      Participante

Mattt
      Essa opção que você apresentou não faz muito sentido pra mim…
      O Work permit é o processo de imigração pra trabalhador qualificado… eles olham a família…
      Acredito que isto só seria viável se não fossem casados…

– O processo pra estudar (faculdade) vc tem que comprovar que tem $$$ pra se sustentar…
      – No caso do processo de trabalhador qualificado, se um vai ter que passar por todo o processo, todos prazos, etc, por que não os dois???

Mattt
      Participante

Olá Alessandra e Fábio,

No Canada quando um do casal decide fazer o college, o outro tem direito ao work permit. E apos seis meses de estudo da pessoa q esta no college ja pode trabalhar ate 20h semanais. Depende do college, claro. Queria saber se a provincia do quebec permite esta modalidade.

Merci!

Mattt
      Participante

E outra, mesmo provando que tenha como sustentar, isso nao impede que o outro do casal (que nao vai estudar) n faça nada…

Redleaf
      Participante

Esse processo se chama CEC, canadian experience class, no Canadá em geral. Mas no Québec existe o CEC só deles, chamado PEQ, é bem similar ao CEC só que apenas para o Québec. Resumidamente, pode acontecer como você falou, o cônjuge passa um tempo trabalhando e tem direito a aplicar ou quem estudou aplica após o tempo de trabalho quem vem após o tempo de estudo. Nada melhor que o site oficial para pesquisarmos na fonte. No site de imigração do Québec tem informações sobre o PEQ.

Mattt
      Participante

Obrigado Redleaf!

Vou pesquisar mais sobre o PEQ.

Se alguem tiver mais informações, será de grande valia.

Alessandra e Fabio
      Participante

Uhmm… Obrigada pelos esclarecimentos…
      Realmente não tinha conhecimento…

hsalvador
      Participante

Olá Mattt!

Eu e meu marido estávamos pesquisando esse tipo de possibilidade, já pensando na prevenção de possíveis mudanças de regras.
      Como nosso TCF só sai no fim de junho, a gente não vai arriscar enviar pelo processo normal do Québec esse ano.
      Pesquisamos bastante e decidimos fazer pelo PEQ (o CEC é última alternativa, caso tenhamos problemas com PEQ).

A ideia inicial era fazer uma pós, mas meu diploma aqui do Brasil é de tecnólogo. Então vou fazer um bacharelado lá (ou complementar, dependendo de como a faculdade avaliar meu curso). Enquanto estudo, meu marido trabalha. Somos os dois de TI, acredito que estando lá com o visto de trabalho não teremos muuuuuuitos problemas pra conseguir um emprego na área.

Temos duas alternativas, dependendo da duração do meu curso:
      – Se meu curso for de 2 a 3 anos, ele entra com o pedido de residência permanente depois de 1 ano de trabalho.
      – Se o curso que eu fizer for só de 1 ano, eu entro com o pedido depois do curso. (Temos as duas opções a seguir – sabemos que quem entra com o processo já com o diploma québécois tem prioridade no CSQ, atualmente demora pouco mais de um mês).

A gente planeja colocar em prática no primeiro ou segundo semestre do próximo ano.

Mais informações:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/FR/immigrer-installer/etudiants/demeurer-quebec/demande-csq/index.html
      http://www.cic.gc.ca/english/department/media/notices/2014-02-12.asp

P.S.: A lista de instituições autorizadas a receber os estudantes internacionais só sai em Junho. Até lá não podemos “decidir” nada ainda.

paulohenrique
      Participante

Também estou estudando tentar pelo PEQ, vamos aguardar as instituições e acompanhar esse tópico :)

fbontorin
      Participante

Olá amigos, ano que vem minha esposa e eu tbém vamos para Montreal, ela vai estudar na área de Business/Project Management em um college em inglês e eu ficarei com a OWP, após 1 ano de trabalho eu tentarei o PEQ. Minha única preocupação é esta informação que eu li aqui em outro tópico sobre o PEQ.

No PEQ, o chato é que o conjugue que teria o work permit não pode ser o aplicante principal (isso só pode acontecer no Canadian Experience, que é o mesmo processo só que fora do Québec). Porém, ao contrário desse Canadian Experience que é só por experiência profissional (um ano), o PEQ aceita tanto um ano de experiência de trabalho como um diploma do Québec, com o plus de que o conjugue não precisa fazer nada pra ganhar o CSQ, ele ganha automaticamente o CSQ se o aplicante principal suceder no processo. A maior diferença dos 2 processos é que no Canadian Experience você já sai com o visto de residente permanente, ao invés do CSQ do Québec, o qual você ainda precisa ter um visto de trabalho aliado à ele.

Eu pesquisei e não achei esta informação em nenhuma fonte oficial, alguém sabe me confirmar isso ? Neste caso atrapalharia bastante nossos planos já que minha esposa só poderia entrar com o PEQ após terminar os estudos depois de 2 ou 3 anos.

Abraços

hsalvador
        Participante

Olá, fbontorin!

Eu já pesquisei bastante sobre isso, mas não encontrei nenhuma informação específica e oficial. Nas condições para admissão do PEQ, temos como guia somente esse requisito:

être présent au Québec à titre de travailleur temporaire ou dans le cadre d’un programme d’échange jeunesse et détenir un statut légal de résident temporaire;

A partir dessa informação eu interpreto que se a pessoa estiver com um visto de trabalho temporário legal (sabemos que o cônjuge recebe), ela pode aplicar. Não fala nada sobre a origem do visto de trabalho…

Sua esposa vai estudar em qual College? Ela já foi admitida? (Pergunto, pois pretendo passar pelo processo de admissão esse ano, talvez pudéssemos trocar figurinhas!) XD

hsalvador
        Participante

Eu pesquisei e não achei esta informação em nenhuma fonte oficial, alguém sabe me confirmar isso ? Neste caso atrapalharia bastante nossos planos já que minha esposa só poderia entrar com o PEQ após terminar os estudos depois de 2 ou 3 anos.

fbontorin, pesquisei bastante nas últimas semanas e encontrei a informação que você estava em dúvida (e eu também, hehe). Está aqui em Conditions à remplir à titre de travailleur temporaire:

Attention :
        Vous n’êtes pas admissible au PEQ à titre de requérant principal si vous avez obtenu un permis de travail ouvert parce que vous accompagnez un étudiant étranger ou un travailleur temporaire au Québec.

Então se o CAQ for do estudante, só ele pode aplicar ao PEQ. O travailleur não pode. =/

No meu caso, vou seguir com o plano de fazer uma graduação na Université de Montréal. E entrar com o PEQ daqui 2 anos e meio (podemos aplicar 6 meses antes de terminar o curso).

Tissot_au_Quebec
      Participante

Olá Pessoal,
      Boa tarde!

Essa era uma dúvida que eu já tinha a tempos e até agora não consegui nenhuma fonte oficial que indique que o conjuge não pode solicitar o PEQ após um ano de trabalho…mas também não encontrei nada que diga que sim :).

Eu tenho outra dúvida e gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido.
      Eu apliquei para o CEGEP Ste-Foy e recebi o CAQ ontem. Estou enviando hoje os documentos para solicitação da minha permis d’études e para o permis de travail do meu marido. Aplicamos para o CSQ em abril/2013 e nosso processo foi aberto em maio/2013. Depois da abertura, nunca mais recebemos notícias do processo.
      Bom, a minha pergunta é: Como nós já aplicamos para o CSQ e eu estou enviando um novo TCF que fiz em Québec no mês passado e a comprovação que moro aqui a mais de 6 meses, será que vale a pena enviar uma cópia do CAQ também? Será que isso ajuda em algo no meu processo? Agilizaria ou pode me causar algum problema?

Eu já ouvi casos que quem tem CSQ emitido pode ter problemas para obtenção do CAQ (Nada oficial, apenas comentários), mas nunca ouvi nada a respeito do contrário.

Obrigada!

Abraços!

fbontorin
      Participante

Sua esposa vai estudar em qual College? Ela já foi admitida? (Pergunto, pois pretendo passar pelo processo de admissão esse ano, talvez pudéssemos trocar figurinhas!) XD

hsalvador, ainda não estamos 100% decididos pois dependemos da lista de colleges que vai sair em Junho, porém a princípio será na Lasalle no AEC de 1 ano de Operations Management, nós vamos aplicar no início de 2015.
      Se alguém souber outro curso da área de business/project management de 1 ano e em inglês em montreal por favor me avise.

fbontorin
      Participante

fbontorin, o AEC é elegível ao PEQ? Ele é equivalente ao DEC? Porque aqui na lista de diplomas aceitos no PEQ não o encontrei…

Sobre outros cursos na área de business, eu estava conversando outro dia com um amigo montrealais e ele me indicou algumas escolas:

ce qui est assez populaire c’est HEC, ou l’ESG ou la business school John Molson, mais il faut que tu aies envie de te lancer dans ce domaine [gestion]<br>
      http://www.hec.ca/experience/index.html<br>
      http://www.esg.uqam.ca/<br>
      http://johnmolson.concordia.ca/fr

;)

Obrigado pelas dicas de college vou dar uma olhada, um AEC realmente não é aceito para o PEQ, porém como eu vou com um visto de trabalho aberto sou de TI e já falo inglês e francês, acredito que vou conseguir arranjar alguma coisa na minha área, aí após um ano eu daria entrada no PEQ ao invés da minha esposa.

Os cursos que oferecem o PEQ são na grande maioria de 3 anos ou mais, neste caso os custom ficariam bem elevados e não teriamos condições de ir já no próximo ano.

abraços

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.