Canadá Direto do dia 29/06/07 – vale a pena ouvir!

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Canadá Direto do dia 29/06/07 – vale a pena ouvir!

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4936
      Pessoa
      Participante

      Eu costumo baixar os podcast de alguns programas canadenses e hoje estava ouvindo o podcast do Canadá Direto e tem duas brasileiras sendo entrevistadas. Ambas querem voltar ao Brasil.

      Vale a pena ouvir para ouvir um relato não muito agradável do Canadá.

      De qualquer forma, isto não mudou nada em minha vontade de sair do Brasil.

      Para baixar o podcast ou baladodiffusion coloquem este link em seus programas para podcast: http://www.rcinet.ca/rci/po/balado.shtml

    • #18094
      Ventura
      Participante

      Olá Pessoa,

      Vocë não consegue disponibilizar a entrevista em mp3, não?

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #18096
      manoeljr
      Participante

      Ou no You Tube!

    • #18097
      Pessoa
      Participante

      Visitem o link do site e vcs poderão ouvir online:

      http://www.rcinet.ca/rci/po/

      :wink:

    • #18099
      Ventura
      Participante

      Pessoa,

      meu computador aqui não permite que escute… :- ( Se tiver algum jeito de mandar o arquivo! De qualquer forma valeu!!!

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #18103
      Carlos_Santos
      Participante

      Apenas para ressaltar….. um pouco do texto da RDI:

      Cristina e Vânia, duas brasileiras que vivem em Vancouver, só pensam em uma coisa: voltar para o Brasil
      Viver no Canadá é um sonho para muitas pessoas. Só que, para algumas delas, o sonho pode virar pesadelo. Em Vancouver, Gisele Dutra conheceu duas mulheres que imigraram para o Canadá e descobriram que não gostam daqui. O motivo nem é financeiro. Elas não gostam do dia-a-dia canadense, acham que a qualidade de vida aqui não é boa.
      A empresária Cristina Leorni mudou-se para a Colúmbia Britânica há 10 anos. No começo, ela vendia roupa usada de criança. Atualmente, ela tem uma das lojas mais bem-sucedidas do Canadá.
      Cristina é casada com um canadense, com quem teve dois filhos. Como muita gente, ela quis fugir da violência da grande São Paulo. Mas confessa: um dia vai voltar para o Brasil.
      E ela não está sozinha. Vânia, que trabalha na Crocodile, a loja da Cristina, está tão decepcionada com o Canadá que já decidiu: ela e o marido vão voltar para o Brasil no ano que vem. Ouça reportagem de Gisele Dutra, em Vancouver.

      abraços e obrigado Pessoa pela postagem! :wink:

    • #18107
      Pessoa
      Participante

      O arquivo tem 20Mb, não tenho como enviar por e-mail. O que posso fazer é mandar para algum servidor. Mas acho que é possível baixar o arquivo .mp3 do próprio site da Rádio.

      Achei interessante postar para ouvirmos uma outra versão dos fatos.

      O casal que já tem data para voltar, na minha opinião, eles abandonaram muito fácil. Se não me egano eles estão há menos de 2 anos por lá.

      O outro casal, acredito que falam em voltar, mas não vão. Parece até um amigo que mora na França e está me dizendo que quer voltar para o Brasil há 3 anos. Mas nunca volta.

    • #18110
      Ventura
      Participante

      Carlos,

      obrigado por ressaltar o texto… o contexto é sempre importante para termos uma visão proxima do real.

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #18130
      JeffersonAV
      Participante

      Olá,

      vou dar uma opinião aqui que não sei se é da maioria… mas enquanto estou no Brasil, não costumo ler coisas negativas sobre imigrantes no Canadá. Claro, não estou alienado, sei das coisas boas e das coisas ruins de lá, mas é que imagino o seguinte: se uma tropa vai tomar um ponto estratégico para um Exército, e o comandante chega para os soldados e diz: -“atenção, a maioria de vocês vai morrer hoje, o lugar onde vamos tem perigos que vocês nunca viram, lama, areia movediça, inimigos traiçoeiros, e não há como escapar de lá… quando chegarmos no ponto do combate, vocês vão querer voltar pra casa, chamar a mamãe, mas ela não vai estar lá para consolá-los…” vocês acham que isto elevaria a moral da tropa, faria eles lutarem com mais vigor, colocar a faca na boca e pular no olho do furacão???

      Claro que não!

      Não é este o tipo de texto que gosto de ler poucos dias antes de ter que fazer algo que a muito estou me preparando para fazer… minha literatura é mais “MOTIVADORA”, que faz eu acreditar mais em mim, e que o que está “pra ser conquistado” VALE A PENA…

      Só assim eu vou “com a cara e a coragem” em busca de “nosso sonho”, na “terra do maple”, um “Canadá sem fronteiras”, onde encontraremos “tapioca congelada”, “acarajé abaixo de zero”, pois somos “combatentes brasileiros”, e apesar de “nem tudo ser flores” nós vamos “arrivé au Québec” onde todos serão um dia “bienvenus chez nous”.*

      Abraços,

      Jefferson AV

      ( * Frases inspiradas em blogs de brasileiros que estão por lá, e que tem boas histórias para contar… e nos estimular. )

      PS.: mesmo assim, aos que ainda estão longe de ir, sugiro que leiam a matéria citada no post, pois muitas outras literaturas ainda virão até o término do processo, e é bom ter todas as medidas na balança.   :D

    • #18131
      trazus
      Participante

      Eu vejo muitos blogs e muitos depoimentos de pessoas que tem se dado bem por lá pelas terras geladas. Mas o conceito de “se dando bem” varia demais de indivíduo pra indivíduo.

      Ver posts felizes em blogs não garantém, em absoluto, a mesma história positiva pra você, assim como este tipo de depoimento não interfere no seu sucesso, ou não, no Canadá.

      Acredito que a experiência no Canadá, ou em qualquer outro lugar do mundo, até mesmo na cidade vizinha à sua, é algo muito pessoal e imprevisível. É possível até que existam casais de emigrantes onde um está amando e quer passar o resto da vida lá e o outro deve estar puto da vida querendo voltar.

      Portanto, pés no chão,  pensamento positivo e vamo lá conferir como nos saimos nessa jornada.

      Quebec, to chegando! Só dá brasileiroooo!  :D

    • #18132
      JeffersonAV
      Participante

      Olá,

      queria resumir meu post… ele quiz dizer apenas:

      “se estiver no final do processo, procure ler assuntos que te estimule… e deixe o resto pra depois”.

      Abraços,

    • #18138
      Anonymous
      Participante

      Salut tout le monde,

      Existe uma frase em um livro que julgo muito importante diz assim.
      “Quero trazer a memoria o que pode me dar esperança.”

      Acredito que devemos estar atentos a todas as situações. Vejo que cada caso é um universo.

      Cada um vai ter sua história para contar. Sei que não será facil o inicio da adaptação no Quebec, mas sei também, que nao existe obstaculo que temos que não podemos superá-lo. Alguns preferem desistir, mas isso é pessoal, cada um tem a sua história,
      e enquanto houver sonho, estarei me esforçando para o colocar em realidade.

      Um abraço a todos.

      Jean e Camila

    • #18151
      Javs
      Participante

      Pessoal,

      eu tenho uma opnião bastante forte a respeito das pessoas que chegam no Canada e desistem. Respeito a historia de vida de cada um assim como os desejos e sonhos, mas analisando o depoimento das duas entrevistadas, penso o seguinte:

      Cristina:
      Queria ver se aqui no Brasil ela teria oportunidade de abrir duas lojas de roupas a partir de roupas usadas, sem falara ingles e sem dinheiro.
      Ela quer voltar, mas não volta. Quero ver se um dia se ela voltar e acontecer alguma coisa com os filhos dela se ela vai pensar duas vezes em ficar no Brasil. Ela nao vai voltar, ela vai manter a vida dela la, trabalhando e ganhado dinheiro. Queria saber se ela abandonaria tudo que ela tem no Canada e viria para o Brasil. Isso sim e voltar.

      Vania:
      reclamar de rua, de onibus sujo? Ela não e carioca? Parece que não. Não conheço bem o Rio, mas onibus sujo e o de menos. Ainda reclamar que nao conseguiu o mesmo emprego que ela tinha no Brasil ou no USA? O marido era funcionario publico. Nos sabemos bem como é o funcionalisto publico aqui no Brasil. É uma outra realidade. Acho que ela pensava que seria a rainha da cocada preta.

      Vendo essas historias acredito ainda mais que o Canada é para as pessoas que realmente querem ter oportunidades e não para aquelas que querem ganhar dinheiro ou manter o mesmo padrao de vida.

      Um Abraço!

    • #18152
      Pessoa
      Participante

      Javs,

      Isto que vc falou eu também tinha pensado.
      Jamais com U$1000,00 ou R$2000,00 ela conseguiria montar uma loja legalizada no Brasil. Só de alugue, taxas e impostos os R$2000,00 já teriam ido antes mesmo dela conseguir vender uma peça.
      Também acho que ela jamais vai sair de lá. Ela passou muito tempo no Canadá e esqueceu como estão as coisas por aqui. A saudade bate e vc só lembra dos bons momentos e esquece o que te levou a sair do Brasil.

      As ruas do RJ são sujas, a praia no final do dia fica imunda, os ónibus são sujos, o centro da cidade é o caos, esgoto brotando do chão. Quando chove alaga tudo e a violência é um absurdo. Realmente não sei o que ela esperava ver no Canadá, mas dizer que ela se decepcionou com TUDO de lá, isto é exagero.

    • #18156
      herondaniel
      Participante

      Acho que quando a pessoa imigra e fica com a cabeça aqui não consegue prosperar, é como namorar com alguem gostando de outra(o), simplismente acho que deve-se esquecer do Brasil por algum tempo e vestir a camisa, claro que o Brasil ainda vai ter coisas boas como povo e comida e a própria terra (Praias) mas se for pensando nisso não dá certo, é namorar com o canadá gostando do brasil.

      Minha Opinião

      Heron Daniel

    • #18160
      crashover
      Participante

      Concordo com o Pessoa e com o Javs

      E eu penso assim na vida pelo menos para mim nada foi facil de conseguir e deste que comecei o processo ja tenho em mente que logo de cara eu não terei o mesmo cargo que tenho no brasil e nem o mesmo salario mas não e por causa disso que irei deixar de lutar pelo que penso.
      E concordo muito com o JeffersonAV em so pensar em coisas possitivas pq agente tem muito mais exemplo de pessoas que fora e que com luta e muito trabalho estão bem do que pessoas que voltaram ou simplesmente fora e não estavam preparadas para assumir a carga de morar sozinho longe da Familia e Amigos.
      E isso que eu penso e desculpa as ideias estarem uma zona.

    • #18163
      AleBHZ
      Participante

      Comparar o país de origem com o de destino não tem nada a ver.
      Para viajar querendo encontrar as mesmas coisas, é melhor ficar…

      É uma pena que estas duas mulheres não tenham se adaptado à cultura local.
      Talvez elas se sentiram um peixe fora d’água por achar que o país deveria se adaptar a elas e não o contrário.
      Imagino que deveriam ser duas habitantes da Zona Sul do Rio e de São Paulo.

      Se a gente escolhe emigrar, deve aceitar as regras do país de destino. Fazendo uma comparação mais light, é como se hospedar na casa de alguém. A gente aceita as regras da casa e pronto. Não tem que querer mudar ou revolucionar nada…

      Na minha opinião, os aspectos que as deixaram incomodadas não são os mais importantes, para inclusive fazer com que elas queiram voltar ao Brasil.

      Realmente elas devem ter se esquecido do que está esperando por elas em São Paulo e no Rio (ou em qualquer lugar do Brasil):

      violência absurda;
      trânsito caótico e transporte público ineficaz e sujo (bem mais sujo do que o sky train e os ônibus de Vancouver);
      miséria e uma das maiores desigualdades sociais do mundo, pouquíssimos ricos e milhões de miseráveis;
      analfabetismo;
      super tributação;
      falta de perspectivas profissionais;
      corrupção que já virou festa, uma vergonha…
      etc, etc, etc

      Generalizando (o que não é muito bom), os brasileiros são sim, hospitaleiros e alegres, como bem disseram, mas também sabem ser mal educados, folgados, desonestos e individualistas (devem ter assistido ao comercial de cigarros da década de 70, onde levar vantagem em tudo era o lema).

      Elas podem voltar, mas não deveriam culpar o Canadá pela sua experiência mal sucedida. No máximo poderão se arrepender de um planejamento mal feito.
      Vem daí a importância de se pesquisar MUITO antes de partir. A única coisa que eu achei pertinente no depoimento da Vânia foi a sugestão de se fazer uma viagem de prospecção antes da viagem definitiva.

      Espero que elas tomem a melhor decisão para a vida delas. Sendo tão exigentes assim, acho pouco provável ficarem satisfeitas em algum lugar. Nenhum país é 100% perfeito.

      Espero tb que se voltarem ao Brasil, saibam o que estão fazendo, pois se depois aparecerem reclamando, vai ser por falta de vergonha mesmo…

      Abraços,

      Alê

    • #18164
      juli_bela
      Participante

      :wbounce:
      Há pessoas que nunca estarão satisfeitas com nada. Por melhores oportunidades que tenham… nunca será suficiente para elas, por isso reclamar deve ser rotineiro.
      Reclamar de ônibus sujo, uma pessoa que morou no Brasil???? É demais! Talvez seja pq o ônibus estivesse apenas sujo, sem pessoas lançando lixos pelas janelas, pessoas pendurandas para fóra em horário de pico…e por aí vai…
      Sinceramente… não entendi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      rsrs…. só rindo!
      Valeu!
      Ju
      :bow:

    • #18167
      Pessoa
      Participante

      Eu tenho certeza que quando o casal que ficou menos de 2 anos voltar para o Brasil, logo, logo vão se arrepender de terem voltado.

      Deixa o primeiro tiroteio fechar o Túnel ou linhas vermelha e amarela.
      Deixa o primeiro flanelinha vir cobrar para deixar o carro na vaga e se não pagar ter o carro arranhado ou furtado.
      Deixa eles voltarem a pagar impostos e mais impostos e não terem nada em troca.

      Eu tenho certeza que eles não deram tempo ao tempo. Não investiram neles por lá, queriam chegar com os diplômas brasileiros e já ter o emprego e salário que tinham no Brasil, se não mais do que tinham no Brasil.

      Fácil eu sei que não vai ser, mas já estou com a mente aberta para chegar e fazer cursos e investir em estudos no Québec.

    • #18170
      juli_bela
      Participante

      :bangwall:
      Deixa pra lá!!!!
      O que importa é que meu pensamento é bem diferente!!!!!!!!!!!!!
      Beijos a todos!
      Ju

    • #18192
      gugamarinho
      Participante

      Às vezes aparece esse tipo coisa… se procurar em meio a tantos imigrantes, acaba achando alguém pra ficar reclamando…
      Depende da história de cada um… e tem gosto pra tudo nesse mundo… Não conheço a cidade, mas já li uma vez que Vancouver é show pra morar, viver, etc…
      Acho que no Brasil já perdemos a noção de muita coisa… ou nunca tivemos, sei lá… o espaço público, por exemplo, já foi pro espaço mesmo… não temos aqui essa consideração pelo bem comum… e não temos também civilidade… e isso é muito sério, já nos acostumamos com o desrespeito e ficamos sem referência…
      quero poder caminhar à noite pela cidade, ter um mínimo de paz… e ser respeitado como cidadão… será que é pedir muito?????

      abraço a todos,
      gustavo

    • #18197
      herondaniel
      Participante

      As vezes tem coisas que pesam bastante como o próprio ego, já escutei um colega que voltou e disse que quem tem a vida boa no brasil ,carro, casa e um salário bom não deveria nem tentar… ele era de uma familia importante no interior de sampa e chegou no canadá se sentindo + um..o que é na verdade. as pessoa não olhavam para ele com respeito e admiração que ele era acostumado na cidade onde morava.. só isso… imaginem, ele voltou reclamando do canadá.

      Brincadeira,né? mas isso é bem comum porque as pessoas que tem condições intelectuais e financeiras para imigrar, são geralmente que classe média alta no brasil e chega lá quer começar de onde parou aqui.. o que é impossível..

      só pra refletir.

      Heron Daniel

    • #18198
      Daniele
      Participante

      Isso pra mim só reforça que imigrar, realmente não é pra qualquer um. É preciso muita resignação e despreendimento com o objetivo de CONSTRUIR um futuro mais digno e promissor. Enxergo esse projeto como um investimento à longo prazo: o mais certo é que eu e meu marido não aproveitemos os frutos colhidos e sim os filhos que poderemos vir a ter aproveitarão. Tenho plena consciência disso!

      Acho que cada um deve avaliar a sua situação, julgar até onde consegue ir e tomar as suas decisões, sejam elas quais forem.

      Abraços, Daniele.

    • #18199
      lfantoniosi
      Participante

      É gente, mas pelo que a gente acompanha por aqui, Québec é o lugar mais relaxado do Canada:

      * Lá se pode comprar bebida alcólica em qualquer loja, tem muito caso de acidente “des jeunes ivres” (todo semana morre alguém por estar bêbado), em Ontario eu sei que a coisa é diferente
      * Esta semana invadiram e roubaram a casa de dois senhores de idade
      * Problemas com roubo de identidade, seja pela internet, seja pelos documentos jogados no lixo
      * Todo mês algum pedófilo é preso e condenado – mas pelo menos lá eles são presos :-)
      * Penúria de mão de obra no sistema de saúde – vai ter fila maior nos hospitais
      * Maternidades com infecção hospitalar (aconteceu já há algum tempo, mas o medo persiste)
      * Homofobia (há discriminação de homossexuais lá sim, vemos sempre na tv, quando são processados)

      entre outras…

      Mas ainda assim, para mim parece ser bem melhor que aqui :-), mas pelo menos já sei que não é nenhum paraíso…

    • #18207
      JeffersonAV
      Participante

      Gente,

      acho que tem muitas pessoas por aí procurando coisas que neste sistema solar não exixte… talvez nem na via láctea inteira: um lugar perfeito!

      O que faz uma pessoa se decepcionar com um projeto de vida é o tamanho deste projeto.

      O meu é bem pequeno (e nem por isto, menos ambicioso)… quero morar num país onde o cidadão é respeitado, onde a Justiça luta pra prevalecer diante das outras coisas e onde as diferenças étnicas, sociais, raciais e religiosas não fazem muita diferença e são respeitadas (e se não forem, tem a Lei para amparar aqueles que se sentirem lesados)… sim, esta é a diferença, se você for desrespeitado, roubado ou humilhado a Lei sempre poderá ser um recurso para ter seus direitos garantidos… leiam a Constituição Canadense, procurem pesquisar sobre os direitos dos cidadãos… eu mesmo já li e vi casos de imigrantes que ganharam na Justiça canadense processos contra o próprio Governo, por que foram desrespeitados em seus direitos.

      Nós temos isto aqui no Brasil? Podemos até ter “lei” no papel bonitinha (com “l” minúsculo de propósito), mas quando ela é evocada, um monte de advogados acha um brechinha para fazer com que ela não tenha o mesmo efeito sobre o pobre e o rico. Ou vocês acham que os meninos que espancaram a doméstica vão ficar muito tempo na cadeia? Afinal, eles tem o direito de continuar estudando pois são garotos abastados e matriculados numa faculdade… se fossem “vagabundos”, sem estudos, iria pra cadeia. (Por que esta diferença no tratamento das pessoas aqui no Brasil, se o ato é o mesmo?)  :?:

      Então, “simbora pro Canadá”!!!   :wink:

      PS.: como viram, meu projeto para Québec é bem simples… o resto conquistarei com meu trabalho.

    • #18219
      lfantoniosi
      Participante

      Por exemplo, vejam a noticia fresquissima:

      http://lcn.canoe.com/lcn/infos/faitsdivers/archives/2007/07/20070704-140745.html

      Roubo, sequestro, tentativa de assassinato e o bandido ainda foragido, tudo isso em Montreal.

    • #18222
      Pessoa
      Participante

      Perfeito, nenhum país do mundo é.

      Mas viver em uma cidade que desde o dia 1º de fevereiro até hoje teve 1246 mortos noticiados (sabe-se-lá quantos não noticiados) sem estar em guerra declarada, eu prefiro arriscar lá fora!   :wink: Não quero fazer parte das estatísticas!   :wink:

      Dados da http://www.riobodycount.com.br/

    • #18907
      bigfoot
      Participante

      @herondaniel”;p=”10747 wrote:

      Acho que quando a pessoa imigra e fica com a cabeça aqui não consegue prosperar, é como namorar com alguem gostando de outra(o), simplismente acho que deve-se esquecer do Brasil por algum tempo e vestir a camisa, claro que o Brasil ainda vai ter coisas boas como povo e comida e a própria terra (Praias) mas se for pensando nisso não dá certo, é namorar com o canadá gostando do brasil.

      Minha Opinião

      Heron Daniel

      Heron,

      Acho que vc disse tudo… Um pais nao e bom porque lhe offerece o melhore que vc tem na sua terra natal combinado com o melhore dos seus sonhos… Para mim bom pais e um que lhe proporciona o nivel de vida (ao fim de poucos anos de luta) para ser tudo o que vc quer ser na vida, com dignidade e seguranca. Um pais que lhe permite um nivel de vida humano, e permite poupar o sufficiente para visitar o seu pais natal de ferias com frequencia sem ter que passar fome para o poder fazer. Eu diria que o canada e um desses… sempre vejo imigrantes que so dizem mal do pais onde vivem mas quando visitam o pais natal voltam dizendo que la so de ferias… Entao como e…

      O meu concelho para que esta a pensar em imigrar e que ‘Nunca esquece de onde vem, e porque vem’… Nao conheco muitos paises como o Canada onde vc pode celebrar seu pais natal e seu novo pais em publico e com urgolho…

    • #18911
      SILVIASEFRIN
      Participante

      Deu coceirinha nos dedos e não me contive diante deste debate. Creio que todos os que lutam, uma hora vencem. Seja aqui ou acolá; no meu caso por exemplo, criei o tópico Orientação para Quarentões, então vejam, já estou na curva da vida (pela idade) porque a cabeça continua jovem. Tenho filhos (3), marido, estou estudando em Universidade Federal (gratuita), creio que posso me considerar uma previlegiada aqui no Brasil. Amo meu país, porém já o amei mais que hoje. Lembro-me  dos arrepios pelo corpo quando tinhamos que ficar em posição de sentido para hasteamento da Bandeira na escola; enfim, quanto ao tópico a entrevista das brasileiras, minha opinião é que ambas não planejaram suas batalhas, por isso não venceram.
      No meu caso, tomei a opinião de muitos de vocês, e amanhã estarei concluindo o intensivo de francês I, já estou matriculada no II, e até o final do ano concluo o III. Estou preparando meus filhos (todos de maior idade) para depois de eu estar por ai, eles irem atraz, para que possam fazer com que os futuros filhos deles, se Deus quiser Canadenses, possam contar com alegria a história de seus pais e avós no Brasil!`
      Portanto, meu projeto abrange 3 gerações no mínimo. Não é de um momento para outro que a vida muda, a não ser pela sorte mesmo, como uma loteria ou uma herança desconhecida que aparece (como antigamente, porque hoje já não se tem mais disso).
      E como meu avô dizia: “Quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro”  :lol: , e eu acrescento, que quem trabalha pode ter uma dignidade; coisa que aqui no Brasil não está ocorrendo nos dias de hoje.
      E mais, como o Jefferson falou, procurar coisas mais motivadoras, faz bem!
      Assim, devemos tomar por lição o problema em tema, e estarmos sempre com os pés no chão, não achando que encontraremos o paraíso logo ali!

      Silvia

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.