Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Brasil X Quebec – Comportamento
- Este tópico contém 5 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 4 meses atrás por mganzert.
-
AutorPosts
-
-
5 de agosto de 2011 às 12:46 #7568rafasgomesParticipante
Pessoal, bom dia.
Hoje recebi um e-mail interessante, sobre o comportamento do povo brasileiro (não generalizando ok?).
E aí eu me pergunto, quem vive aí no Quebec me responda…. esses defeitos são um mal do ser humano, ou os brasileiros mesmo que estão pisando na bola?Abaixo segue o e-mail
PARA SUA REFLEXÃO…
Tá Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arruda? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci? do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos politicos distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso outros tantos no Senado, nos ministerios, autarquias etc….
Brasileiro Reclama
De Quê? O Brasileiro é assim:
1. – Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
2. – Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
3. – Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
4. – Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.
5. – Fala no celular enquanto dirige.
6. – Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
7. – Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.
8. – Viola a lei do silêncio.
9. – Dirige após consumir bebida alcoólica.
10. – Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
11. – Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
12. – Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
13. – Faz “gato” de luz, de água e de tv a cabo.
14. – Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
15. – Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
16. – Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
17. – Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
18. – Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
19. – Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
20. – Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
21. – Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
22. – Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
23. – Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
24. – Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
25. – Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
26. – Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis…. como se isso não fosse
roubo.
27. – Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
28. – Falsifica tudo, tudo mesmo… só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.
29. – Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
30. – Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
E quer que os políticos sejam honestos…
Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas…
Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não? Brasileiro reclama de quê, afinal?
E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!
Vamos dar o bom exemplo! Espalhe essa idéia!
“Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos
melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos…”
Amigos!
A mudança deve começar dentro de nós, nossas casas, nossos valores, nossas atitudes, NOSSOS PRINCÍPIOS…“
Abraços !!!
-
5 de agosto de 2011 às 13:21 #46272Carlos_SantosParticipante
o curioso aqui quando vejo esta lista, é que sei que existe a mesma coisa mas com um nivel bem, mas bem abaixo do que viamos ai no Brasil.
Em suma, acho que faz parte da natureza imatura, egoista e sem a menor dor de conciência de um individuo que pode ter qualquer nacionalidade.
Como desisti de lutar contra eu me mudei ;-)
O importante é nao chegar aqui com esta mentalidade, pois “aqui a palavra vale”, como se vc tivesse asssinado um contrato no cartorio.
Eu sei que nao é perfeito, mas me senti mais em casa aqui que ai no Brasil.
Quando parava o carro para um pedestre atravessar a rua, eu recebi buzinadas dos motoristas atras de mim. Aqui vc TEM QUE PARAR para o pedestre. Questao de valores.
Nao digo que todos os motoristas aqui fazem isso, mas a maioria faz ;-)
Atenciosamente
-
5 de agosto de 2011 às 15:33 #46281rafasgomesParticipante
Também creio que exista em toda parte do mundo.
O problema é que aqui no Brasil, pelo menos aqui em Curitiba e onde frequento, esse tipo de comportamente não é mais a exceção, e sim a regra.
Não dá pra lutar contra.
Esses dias quase infartei num ônibus daqui pq um adolescente se recusou a levantar pra um idoso de bengala sentar. Se eu fosse la falar com ele eu ia brigar com ele… e infelizmente não gosto de brigar… Enfim, acho que na hora eu fiquei roxo de raiva.
Procuro um lugar onde educação e civismo sejam a regra e não a exceção. -
5 de agosto de 2011 às 16:39 #46282Rodolfo e GiseliParticipante
Eu acho que o maior problema é a cultura de brasileiro em ser o mais “esperto” que todo mundo, claro não generalizo, mas de verdade essa cultura atravessa as fronteiras, e o que é possivel observamos quando estamos em um país de primeiro mundo é o respeito mutuo, e acho que quem pensa em imigrar para o Quebec é para começar a garantir o futuro dos noss filhos muito mais justo do que é hoje….o exemplo acima de parar para o pedestre atravessar é bem legal, pq se fizer isso no Brasil orisco de o motorista bater em vc e ainda te xingar por vc está errado é grande.
-
5 de agosto de 2011 às 17:10 #46283rafasgomesParticipante
Rodolfo e Gisele,
eu também não costumo generalizar pq, quando morei em Santa Catarina (cidades de São josé e Florianópolis), os motoristas tinham o costume de parar pro pedestre, quase sempre…
Já aqui em Curitiba, rs, salve-se quem puder ! rs -
7 de agosto de 2011 às 16:50 #46299mganzertParticipante
Concordo com o rafa de curitiba… infelizmente aqui, isso não é mais uma exceção… triste
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.