BI e Montreal.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8475
      Asca_SAS
      Participante

      Senhores,
      Boa noite.
      Eu venho lendo o forum a um bom tempo e tirei muitas duvidas nas perguntas de outras pessoas, porém eu tenho uma duvida que não acabei achando no fórum.

      Eu trabalho com BI(Criação de DataMart, DW e processos de ETL), Risco de Credito e sou especialista na ferramenta SAS que no Brasil se paga muito bem, contudo o estilo de vida do brasil não me atrai. Muita insegurança e muitos impostos, mesmo com salários “Altos” é complicado de conseguir uma qualidade de vida.

      Eu pesquisei no Site abaixo e não sei se todos conhece mais é muito bom.
      http://www.indeed.ca/jobs?q=sas&l=quebec&sort=date

      Percebi que tem quantidade de vagas razoáveis para o meu perfil. Porém como muitos profissionais de TI comentaram é necessário tem um inglês e francês bom para trabalhar em Montreal. Contudo eu não possuo um inglês bom para a comunicação, tenho um bom Reading e uma razoável Writing. Mas o speaking é travado. Então estou pensando em levar $$ suficiente para passar 6 meses sem survival job, para focar pelo menos 3 meses no inglês em algum curso intensivo. E procurar depois do curso trabalho na minha área. Isso é valido?!
      3 meses de inglês em montreal vai me ajudar a melhorar o meu inglês suficiente para ir “Bem” em uma entrevista? Ou devo ir procurando somente com o Francês que planejo esta bem melhor.

      Grato,

    • #59381
      mrodolfo
      Participante

      Meus 2 cents…

      Se você pensa em trabalhar em empresas de consultoria, como a CGI, sim, a falta de inglês pode ser um problema. Contudo, o mercado aqui é um pouco diferente existem várias pequenas empresas que atuam no ramo de BI. Ainda assim, tudo vai depender dos clientes que essas empresas possuem…

      Se sua especialidade é em gestao de riscos, há o mercado de bancos (eu trabalho no BNC e os outros que possuem sede-social na província do Québec é o Laurantienne e a Caisse Dejardins – que nao é necessariamente um banco e possui uma estrutura um pouco diferente) e diversas seguradoras.

      Mercado tem. Basta você decidir onde você quer atuar. Fazer 3 meses de inglês apenas para ir bem numa entrevista nao me parece válido. Invista no francês ainda no Brasil e chegue por aqui num nível que nao te faça precisar de francisaçao. Falando bem o francês e com uma boa experiência profissional, em poucas semanas você pode estar empregado.

    • #59383
      fabricio_carboni
      Participante

      Ola, acho que posso te ajudar com algumas informações.

      Sou da área de bi tb, trabalho com ETL – ODI e biee. Também faço datamarts, modelagem dimensional e etc.

      Estou ainda no processo de imigração aguardando entrevista.

      Sim realmente nosso mercado no brasil nao paga salarios baixos, mas no quebec é diferente mesmo. Estou estudando frances desde 2010 e meu ingles nao é ruim. Participei de 2 missoes de ti com entrevistas presenciais em frances. Na primeira meu cv foi elogiado pela momentum mas o frances era fraco. Ingles foi avaliado como bom, mas o frances que mandava. Era para trabalhar com odi e obiee. Ja na cgi a mesma coisa, o frances precisava melhorar. Entao a lição de casa era estudar frances.

      Na segunda missão de ti deste ano outubro, fui chamado pela GDG. Felizmente a barreira do idioma foi quebrado após ter feito a lição de casa. Meu frances foi avaliado como bom o suficiente para trabalhar no governo de quebec que só se fala frances. Passei para segunda fase, onde tive um video call com o presidente da gdg e neste ponto o que pegou foi que eles não tinham clientes que utilizavam odi no momento somente OWB. Então ficou meio em aberto que qdo tiverem demanda para odi entrarão em contato comigo novamente.

      Então se vc acha que seu ingles é travado, 3 meses pode ser que não seja suficiente para destravar. Pois meu ingles não é travado e desde que comecei estudar frances eu faço ingles junto, justamente para nao perde-lo. Mas se voce pensar só no ingles, pode ser que perca grandes oportunidades por nao falar frances.

      Percebo que o mercado de sas é um pouco menor que oracle em montreal e quebec.

      Uma coisa eu aprendi fazendo essas entrevistas. Bi não é um tipo de desenvolvedor para sentar e fazer. Normalmente tem que se discutir regras de negócio com o usuário então o idioma impera.

      Boa sorte

    • #59384
      SANDROMS
      Participante

      Eu trabalho em Montreal com ETL e modelagem de datawarehouse (não usamos nenhuma plataforma, é tudo feito em casa). O ambiente é anglófono. A demanda não é extremamente alta mas falta profissionais. Tanto que essa é a primeira experiência minha com datawarehouse e mesmo assim fui contratado.

      Andei sondando o mercado e me parece bem promissor, mesmo eu não tendo experiência com SAS, BO, ou outra plataforma. O mercado de BI paga um pouco acima da média, mas não é como no Brasil que uns ganham 10 outros ganham 50. Aqui um profissional com um perfil valorizado vai ganhar 20% acima da média da profissão.

      Quanto a língua, tudo depende da empresa. Tem empresas em Montreal que vão exigir bom inglês e um francês médio, outras vão pedir um bom francês e um inglês médio. Sem uma das línguas não dá, como o Fabricio disse, tem que entrar em contato com cliente, entender requerimentos, e escrever documentação.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.