Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › Bacharelado x Habilitação
- Este tópico contém 11 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 9 meses atrás por SANDROMS.
-
AutorPosts
-
-
1 de outubro de 2010 às 21:30 #7061JFParticipante
Pessoal,
Me bateu uma dúvida cruel agora… no meu diploma está escrito algo como “Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e Marketing”.
Qual das 2 áreas/profissões eles consideram na avaliação dos pontos?
Olhando a tabela com os pontos por domaine de formation, eu vejo que comunicação não me dá pontos nenhum (me encaixam junto com os jornalistas em “communications et journalisme”)! 8O
Mas na verdade eu não trabalho na área de comunicação, e sim em Marketing. (Marketing, aliás, nem está na lista!! Estou nervosa! :cry: )Com meu marido é justamente o oposto: Bacharel em desenho industrial e habilitação em programação visual. No final das contas, desenho industrial dá mais pontos do que design gráfico, que é o que ele realmente faz.
Pelo visto, ele é que deveria ter sido o requerente principal! Mas é que na hora de decidir, pesquisamos as áreas onde a gente realmente trabalha e não o que está escrito no diploma. Entendem?
O que conta é mesmo o nome do diploma ou a habilitação/função que a gente realmente exerce na área?
A tabela que estou usando é a seguinte:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf -
2 de outubro de 2010 às 15:06 #41584Carlos_SantosParticipante
Ola J+F,
@J+F wrote:
..
O que conta é mesmo o nome do diploma ou a habilitação/função que a gente realmente exerce na área?
coloque aquilo que vc tera como defender na entrevista! por exemplo, pelo historico escolar do curso vc tem como provar que vc foi formada MAIS em ” Propaganda e Marketing” do que em “Comunicação”.
É isso que é importante.
Mesma coisa para seu marido!
Boa sorte!
-
3 de outubro de 2010 às 20:03 #41597annelyesearaujoParticipante
eu dei uma olhada nessa lista que J+F linkou acima e o meu curso não aparece como superior, aliás eu fico na sessão E, sem pontuação e como secundário profissional..sendo assim, na hora de preencher os anos de estudo, o que eu colocaria? pq no total tenho 14 anos (assim eu alcanço pontuação) mas eles aceitarão meu diploma? minha área é secretariado.
-
3 de outubro de 2010 às 22:36 #41600Carlos_SantosParticipante
dê uma olhada no topico:
- Evaluation comparative des études effectuées hors du Québec
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=30&t=80&p=17953#p17953aonde tem a tabela:
tabela de comparacao com os estudos brasileiros
Boa sorte! -
3 de outubro de 2010 às 23:33 #41601AnonymousParticipante
Nao sei se continua igual, mas normalmente a formaçao principal é o que conta para a area de “formaçao”.
Por exemplo, sou bahcarel em administracao com enfase em comércio exterior.
No meu dossier na entrevista foi colocado pelo entrevistador que minha profissao é administradora.
Mas sou bacharel com habilitaçao em comércio exterior. E minha experiencia era em comércio exterior.
No campo de experiencia, foi colocado “+ de 5 anos em como coutier douanier” (que nem é exatamente o que eu fazia mas foi o que o entrevistador achou mais próximo ao que ele interpretou após minha descriçao do que eu fazia).Espero ter ajudado,
Abvraços
Erika -
4 de outubro de 2010 às 11:48 #41607annelyesearaujoParticipante
Muito obrigada! :mrgreen:
-
4 de outubro de 2010 às 16:47 #41617SANDROMSParticipante
@annelyesearaujo wrote:
eu dei uma olhada nessa lista que J+F linkou acima e o meu curso não aparece como superior, aliás eu fico na sessão E, sem pontuação e como secundário profissional..sendo assim, na hora de preencher os anos de estudo, o que eu colocaria? pq no total tenho 14 anos (assim eu alcanço pontuação) mas eles aceitarão meu diploma? minha área é secretariado.
Aannelyesearaujo,
Uma coisa é o nível de escolaridade, outra coisa é a área de atuação. Se o seu curso superior não é pontuado como profissão em demanda, vc ainda tem 14 anos de estudo o que no Quebec equivale a um DEC (dimploma colegial). Mesmo que não conste na lista de profissões ainda são 14 anos de estudo.
Agora, se vc é formada em secretário-executivo curso superior de 3 anos, deve ser considerado como curso de Techniques de bureautique (DEC 3 ans) que vale 6 pontos. Veja link abaixo se tem a ver.
Mas o entrevistador é flexível na avaliação e vai fazer da cabeça dele 8O.
Boa sorte.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
4 de outubro de 2010 às 16:55 #41618SANDROMSParticipante
@J+F wrote:
Pessoal,
Me bateu uma dúvida cruel agora… no meu diploma está escrito algo como “Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e Marketing”.
Qual das 2 áreas/profissões eles consideram na avaliação dos pontos?
…
Como eu entendo: Comunicação Social é a área, Propaganda e Marketing a especialização. Portanto vc é uma profissional de Marketing.
Como o entrevistador vai entender? Sei lá! Vc entende muito mais do sistema de ensino do Brasil do que ele. Então tente provar, pela ementa do curso ou outro documento, de que um curso de Marketing no Brasil tem esse nome (comunicação com habilitação em Marketing). Porque é verdade. Torce para ele entender.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
5 de outubro de 2010 às 01:08 #41642JFParticipante
Obrigada, Erika e Sandro!!
Vou rever meu histórico de matérias da faculdade para ter bons argumentos. Apesar que “marketing” nem aparece na lista de cursos, mas essa é minha área e onde eu sempre trabalhei. -
5 de outubro de 2010 às 11:33 #41646annelyesearaujoParticipante
Obrigada Sandroms!
Eu sou formada em Secretariado executivo mas é de 4 anos..só que contando da 1° série do fundamental até o meu ultimo ano de universidade contam 14 anos..pelo menos nas minhas contas :oops: ..desculpem se minha dúvidas são bestas, mas dá uma agonia.. :roll:
-
4 de março de 2012 às 22:29 #51004KCopelliParticipante
Boa Tarde Galera,
Fique com uma duvida, sou bacharel em Marketing, e como já dito esse curso não aparece na listagem. Eu ficaria sem pontuação mesmo com diploma universitário?
Apesar da graduação ainda não trabalhei na area e minha experiencia é toda na parte administrativa. Minha experiencia contaria pontos no lugar do titulo do meu diploma?
quem define esses pontos é o entrevistador?Obrigada.
-
5 de março de 2012 às 14:56 #51015SANDROMSParticipante
KCopelli,
Existe a pontuação pelo diploma (anos de escolaridade), outro pela área de formação (se estiver em demanda), e outra pela experiencia. Tudo é somado…
Acho que é a 67a vez que escrevo isso 8) , mas não custa escrever de novo: A CBQ tem um passo a passo da imigração, na parte 2 desse documento explica como é feita a contagem de pontos para o Quebec com o link para os documentos oficiais do Quebec. Dê uma lida e tudo ficará mais claro:
http://www.brasilquebec.com/imigrar/item/imigrar-para-o-quebec-passo-a-passo-parte1.html
http://www.brasilquebec.com/imigrar/item/imigrar-para-o-quebec-passo-a-passo-parte2.html
http://www.brasilquebec.com/imigrar/item/imigrar-para-o-quebec-passo-a-passo-parte-3.htmlSandroms -
Os Patos no Facebook
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.