Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Ciências Jurídicas, Políticas e Gerenciais › Bacharéis e Advogados
- Este tópico contém 28 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 3 meses atrás por SANDROMS.
-
AutorPosts
-
-
29 de agosto de 2012 às 11:59 #8316GuilhermoParticipante
Faz quase um ano que nada é postado nesta categoria.
Será que o deslocamento do direito para o grupo 3 é o culpado? :?
Estou para terminar a minha graduação em direito e não consigo encontrar informações atualizadas sobre a área no Québec. As informações contidas aqui no forum parecem ser um pouco antigas.
Vocês, bacharéis em direito e advogados que estão no Québec, poderiam me dizer como foi a adaptação ao mercado canadense?
Mudaram de área? fizeram o curso de direito do zero? Há a possibilidade de fazer uma pós aqui no Brasil ou mesmo no Canadá para que meu curso não seja totalmente “perdido”?
Sei que existem funções ligadas ao direito que não necessitam de diploma, mas não conheço ninguém que tenha conseguido isso.Abraços!
-
29 de agosto de 2012 às 15:02 #56581SANDROMSParticipante
Guilhermo,
Essa mudança de certas profissões para o grupo 3 é porque realmente elas não funcionam no mercado do Quebec. Direito talvez seja o melhor exemplo!
Tem um casal de amigos meus, ambos advogados, que embora estejam felizes por aqui, a questão de carreira está dura para eles. Ambos estão vivendo de bico e tentando estudar para abrir novos horizontes. É possível refazer sua formação de direito aqui? Sim, mas são vários anos adicionais de estudo. Existem dentistas que fizeram toda a formação de novo aqui e tiveram sucesso. Mas advogados brasileiros que atuam no Quebec? Não conheço nenhum (alguém conhece? manifeste-se). Acho que é mais fácil direcionar a carreira para uma área administrativa.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
29 de agosto de 2012 às 19:13 #56589gabi-infirmiereParticipante
tem o Jefferson, que fez o curso dele aqui.
-
29 de agosto de 2012 às 20:09 #56590GuilhermoParticipante
Pessoal, obrigado pelas respostas.
Eu já esperava isso mesmo. :(
Será que há alguma forma de “remediar” a situação?
Talvez uma pós em Adm., Contabilidade, ou algo do gênero?Friso que não sou o demandante principal no processo de imigração, portanto minha preocupação mesmo é com a minha inserção no mercado canadense, e não satisfazer critérios para a imigração.
Obrigado novamente!
-
29 de agosto de 2012 às 21:13 #56592RonaldoMacielParticipante
A situação dos profissionais de direito realmente acho que é a mais complicada – há alguns que vivem ou querem viver aqui e sempre tem de recomeçar ou realmente mudar de vida para achar uma vaga no mercado.
Conheço um pouco a história do Jefferson que comentou a Gabi e se não me engano, ele hoje trabalha como advogado no governo do Québec, não sei em qual departamento mas sei que sim.
Agora sobre fazer pós, isso é algo que não existe no Québec, aqui é graduação ou mestrado, não existe o intermediário. Na realidade existem os tais DESS (Diplôme d’Études Supérieures) mas eles não tem o mesmo valor que no Brasil.
O mais rápido seria ir atrás de um certificado (que dura um ano somente) pra poder conseguir uma posição beem de entry level e depois tentar algo melhor com a experiência. Isso também dependerá de que experiência vc tem no Brasil para ver como seria enquadrado aqui e como poderia aproveitá-la de alguma maneira…
Ou então fazer algum curso de TI e suas chances aumentam consideravelmente, já que há mais mercado…
É isso
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
30 de agosto de 2012 às 13:27 #56603Carlos_SantosParticipante
Ola Guilhermo,
eu tenho na minha rede linkedin alguns contatos que sao “parelegal” e outros que sao advogados mesmo.
Acho que é uma questao de objetivos…. se vc quer ser advogado aqui, recomece o curso, tentando eliminar as disciplinas ja cursadas e ponto!
Foi o exemplo do Jefferson, alguns anos mais tarde ele é o que queria ser aqui no Qc!
Porém, se nao é bem isso que vc procura é uma questao de pesquisar um pouco mais as areas afins aonde uma formacao como a sua pode atuar, como RH, contabilidade, etc…
Nao comeco muito mais do que escrevi acima ;-)
-
30 de agosto de 2012 às 18:11 #56621SANDROMSParticipante
@Carlos_Santos wrote:
…Porém, se nao é bem isso que vc procura é uma questao de pesquisar um pouco mais as areas afins aonde uma formacao como a sua pode atuar, como RH, contabilidade, etc…
RH é uma ideia interessante, ou melhor RI (relações industriais) com um Bacharelado em Direito + um certificado (30 créditos) de RI do Quebec, é possível obter boas vagas de trabalho. Para dar uma ideia do domínio de RI: acordos coletivo, negociação de discídio, relações sindicais e etc. A HEC tem um excelente curso de RI em Montreal.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
6 de setembro de 2012 às 14:22 #56836GuilhermoParticipante
Pessoal, obrigado pelas informações.
Apesar de estar quase formado em Direito, trabalho há mais de 10 anos com TI.
Como ainda tenho um bom tempo pela frente até enviar meu dossier, acredito que farei algum curso de tecnologia. Gestão em TI ou algo assim. Vi que existem alguns cursos EAD muito interessantes na área.Acham plausível?
Obrigado! :o
-
6 de setembro de 2012 às 14:27 #56837Rodrigo777Participante
[*]Acho que é uma questao de objetivos…. se vc quer ser advogado aqui, recomece o curso, tentando eliminar as disciplinas ja cursadas e ponto![*]
Carlos,
Minha namorada esta graduando em Direito este ano, como vc disse que conhece pessoa (s) que começaram do zero, gostaria de saber se conseguiram eliminar matérias ou não e em quanto tempo realizaram o curso.
Abraço,
Rodrigo -
7 de setembro de 2012 às 12:09 #56879Carlos_SantosParticipante
Ola Rodrigo,
@Rodrigo777 wrote:
…… gostaria de saber se conseguiram eliminar matérias ou não e em quanto tempo realizaram o curso.
…eu sei que um colega consegiu eliminar materias, nao sei quantas, mas sei que um curso nao pode ter mais do que metade elimininado com este criterio de equivalencia.Pode nao ser uma regra geral mas vi isso num curso que pesquisei na época.
Acho que a melhor forma de saber é perguntando a quem fez e posso te passar o contato e vc mesmo contacta a pessoa.
Outra coisa é se informar diretamente no curso/universidade de interesse, como alias fez este colega.
Em quanto tempo, sei que ele se virou nas traducoes das ementas de cada disciplina, cujo interesse seja eliminar aqui, entao é preciso ter para todas as disciplinas uma ementa em francês ou ingles!
Atenciosamente
-
27 de setembro de 2012 às 14:17 #57636sayurimatsuoParticipante
Confesso que fiquei um pouco chateada. Não imagina que [Editado pela moderacao…. 2012 09 27] advogados brasileiros tivessem tantas dificuldade para fazer uma carreira no Quebec, mas o tópico foi muito útil.
-
27 de setembro de 2012 às 16:53 #57650GuilhermoParticipante
Pois é Sayuri, já estou conformado com a ideia de me formar em direito e trabalhar em outra área. :alright:
-
27 de setembro de 2012 às 18:07 #57660Carlos_SantosParticipante
-
27 de setembro de 2012 às 20:00 #57664GuilhermoParticipante
Que absurdo! Eu nem tinha reparado que se tratava de spam!
8O -
28 de setembro de 2012 às 14:42 #57675SANDROMSParticipante
Só por curiosidade… o link na palavra advogados apontava pra que site?
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
29 de setembro de 2012 às 14:51 #57701Carlos_SantosParticipante
Ola Sandroms,
nao visitei o site e so me lembro que apontava para um “.COM”.
So que ja tem algum tempo aqui no forum, tinha um membro postando mensagens dentro do contexto do topico mas sem acrescentar nada de pertinente, nenhuma informacao util, mas disfarcando a postagens de palavras com links.
Percebi que isso era sistematica e comecei a apagar todos os links e mandei um email para o membro.
Na época ele me explicou que era o seu “trabalho”, postar links que apontavam para um site que pagava a ele por 10 postagens ou algo assim.
Como nao é este objetivo do forum, expliquei tudo isso a ele e pedii gentilmente para nao fazer mais…. ele parou.
Nao sei se é o mesmo ou outro fazendo o mesmo tipo de “trabalho”….
Desta vez preferi tornar publico este tipo de acao assim mais colegas terao o reflexo de olhar e observar o bom uso do forum!
Abraços
-
1 de abril de 2013 às 02:13 #61304MarianadfParticipante
Boa Noite,
Gostaria de saber como faço para saber mais ou até mesmo fazer o curso de RI em HEC ou de TI? Pois sou formada em direito, gostaria de imigrar para o quebec, e não tenho necessidade de trabalhar em minha área.
-
1 de abril de 2013 às 16:37 #61315SANDROMSParticipante
Mariana,
Se você é advogada terá que ter um cônjuge com profissão prioritária para fazer o processo de imigração do Quebec, ou vir como estudante internacional para fazer o curso. $$$$$ 8O
Tenho amigos advogados que imigraram no tempo que não havia lista de restrições de profissões e após mais de ano eles ainda estão em empregos não qualificados.
Mas se você tem o cônjuge com profissão prioritária, você pode fazer RI (que é um braço de RH mais voltado para relações trabalhistas), e nem precisa ter o BAC, pode ser um certificado, assim você ficaria com BAC em direito brasileiro [que não vale nada no mercado de trabalho do Quebec mas é um BAC] + um certificado de RI da HEC; este sim abriria portas para o mercado de trabalho.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
1 de abril de 2013 às 18:40 #61321GuilhermoParticipante
@SANDROMS wrote:
Mariana,
Se você é advogada terá que ter um cônjuge com profissão prioritária para fazer o processo de imigração do Quebec…
Como assim? Quer dizer que se o cônjuge não estiver no grupo 1 não será possível aplicar?
Minha noiva encontra-se no grupo 2 e eu bacharel em direito. :(
-
1 de abril de 2013 às 18:48 #61322eacamposParticipante
Olá SANDRO !
O que é RI da HEC ??? O que significam estas siglas ?? Pergunto porque sou advogado e qq saída para mim seria uma boa… Minha esposa é enfermeira, mas não quero ficar lá batendo cabeça por muito tempo..
Abraço,Eduardo
-
1 de abril de 2013 às 20:35 #61326jspavaoParticipante
RI: Relações Internacionais. HEC: Universidade em Montreal
Sobre “bater cabeça muito tempo”, será meio complicado considerando a sua profissão. Como lhe foi sugerido, você teria de concluir o curso de RI para ingressar no mercado – o que não deve ser muito rápido. E, até onde sei, enfermagem também precisa validar o diploma.
Se fosse meu caso, apostaria em um plano B. RI pode ser uma boa, mas não terá retorno imediato. Além disso, você só conseguirá o “fee” mais barato para o curso depois que conseguir o visto de Residente Permamente. Só o CSQ em mãos não é o suficiente.
Espero ter ajudado.
-
1 de abril de 2013 às 21:05 #61329SANDROMSParticipante
Olá Eduardo, RI é relações industriais, um curso que tem na HEC, que a escola de gestão da Universidade de Montreal. [http://www.hec.ca/]. Mas na verdade acabei de ver que o curso de RI é dados pela ERI [http://eri.umontreal.ca] e não pela HEC. Detalhes.
Relações Industriais é um curso na área de gestão voltada para relações de trabalho. Diferencia de RH por ser mais voltados à convenções coletivas, relação com sindicatos e legislação trabalhista.
A UdM tem o BAC de RI na ERI, e RH na HEC. Acho que na HEC pode ser também feito como certificado (parecido com a pós lato-sensos do BR), e também também algumas opções de MBA, é preciso verificar nos sites acima.
Minha esposa pensou em fazer RI mas acabou optando mesmo por RH, como a ideia dela é trabalhar com pessoal mesmo e não com relações industriais, ela optou pela UQAM que tem o currículo mais alinhado com a Ordem de RH. Para quem já tem bac em direito no Brasil me parece que RI parece um caminho interessante.
Boa sorte,
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
1 de abril de 2013 às 21:38 #61330jspavaoParticipante
Hmmm.. Bom saber que RI tem outro sentido tb.. rsrsrs
Bom, se vc achar algo em Relações Internacionais, talvez valha a pena tb tentar, pois abre o leque e tem um pouco a ver com direito internacional, apesar de ser menos regulamentado e poder atuar em areas de estrategias e de analise de mercado em empresas.
-
1 de abril de 2013 às 22:35 #61336SANDROMSParticipante
Não confundir:
RI = relations industrielles (ramo de gestão ligado a recursos humanos).Relações industriais na HEC é chamado Affaires internationales: http://www.hec.ca/programmes_formations/msc/options/affaires_internationales/
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
2 de abril de 2013 às 15:16 #61360RonaldoMacielParticipante
Sandro, acho que há uma confusão aqui.
O curso de Affaires Internationales é um mestrado em Relações Internacionais e nada tem a ver com RH. Vc pode ver os cursos a serem cursados e eles são todos voltados para o internacional, negociações, cooperação, globalização etc.
Creio que a Jspavao esteja falando deste certificado: http://www.hec.ca/programmes_formations/certificats/offerts/affaires_internationales/index.html
Não há nenhum curso de Relations Industrielles…talvez seja outra universidade?
Abraco
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
2 de abril de 2013 às 16:04 #61362SANDROMSParticipante
Mas é isso que estou falando. São coisas diferentes! :P
Coisa 1: RI = Relações Industriais e é um ramo de RH, na UdM é dado pela ERI [Université de MontréalÉcole de relations industrielles]
Coisa 2: “Affaires Internationales é um mestrado em Relações Internacionais” como você mesmo disse, na UdM é dado pela HEC.
Se o pessoa está usando o termo RI para se referir a Affaires Internationales vai acabar pesquisando o curso errado.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
23 de julho de 2013 às 00:05 #62856paula@montreal2010Participante
Prezados membros dessa Comunidade,
Em retribuição às valiosas informações desse fórum, terei o maior prazer em dividir com vocês a minha história desde a minha chegada em Montreal, em julho de 2010.
Cheguei em Montreal para fazer um LL.M em direito internacional na Universidade de Montreal. Paralelamente, iniciei os cursos de equivalência segundo a recomendação do Barreau du Québec. Tive que fazer 15 cursos (são 45 créditos). Em agosto próximo, inicio a escola da ordem dos advogados do Quebec.
O caminho é árduo para recomeçar, mesmo tendo mais de 10 anos de experiência no Brasil como advogada.
Terei o maior prazer em responder às dúvidas e contribuir com essa comunidade. -
23 de julho de 2013 às 23:12 #62866eacamposParticipante
@paula@montreal2010 wrote:
Prezados membros dessa Comunidade,
Em retribuição às valiosas informações desse fórum, terei o maior prazer em dividir com vocês a minha história desde a minha chegada em Montreal, em julho de 2010.
Cheguei em Montreal para fazer um LL.M em direito internacional na Universidade de Montreal. Paralelamente, iniciei os cursos de equivalência segundo a recomendação do Barreau du Québec. Tive que fazer 15 cursos (são 45 créditos). Em agosto próximo, inicio a escola da ordem dos advogados do Quebec.
O caminho é árduo para recomeçar, mesmo tendo mais de 10 anos de experiência no Brasil como advogada.
Terei o maior prazer em responder às dúvidas e contribuir com essa comunidade.Oi Paula ! Queria muitooooooooooooo contar com sua colaboração, dicas e respostas. Seria muito bom !!
Sou advogado e minha esposa enfermeira. Acredito que chegaremos no Canada em DEzembro e queria muito manter contato contigo para não precisar desistir de minha área… Pode por favor passar seu e-mail completo !
Muito obrigado pela força!
Eduardo
http://www.baianosnocanada.blogspot.com
eduardocamposadv@gmail.com -
29 de julho de 2013 às 18:06 #62910SANDROMSParticipante
@paula@montreal2010 wrote:
Tive que fazer 15 cursos (são 45 créditos). Em agosto próximo, inicio a escola da ordem dos advogados do Quebec.
Nada mal, visto que 45 créditos é meio BAC, então não é necessário fazer o curso de novo, apenas metade dele. As alterativas discutidas anteriormente nesse tópico era de fazer um certificado em área a fim. Como um certificado tem 30 créditos, parece valer mais a pena validar a formação em direito mesmo…
Sandroms -
Os Patos no Facebook
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.