Avaliação comparativa X equivalência de diploma

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Avaliação comparativa X equivalência de diploma

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5049
      Carlos_Santos
      Participante

      Resolvi abrir este tópico após a palestra sobre o sistema escolar Québécois que acabo de assistir aqui na cidade do Québec.

      Em principio, Avaliação Comparativa dos estudos (ou Evaluation Comparative d’Etudes, que vou chamar de AC, vocês vão entender logo logo o porque!) e a Equivalência de Diploma (ou Equivalence des Etudes, que vou chamar de ED) parece a mesma coisa, não é mesmo?

      Mas ontem descobri que existe um ENORME diferença entre as duas e gostaria de tentar explicar com minhas palavras o que eu recebi de informação:

      Primeira Diferença:

        A AC é destinada ao MERCADO DE TRABALHO!

        A ED é destinada ao RETORNO AOS ESTUDOS!

        Vamos explicar melhor esta primeira diferença:

        Quando você chega aqui e quer começar a trabalhar na sua profissão, você faz a AC, mesmo ainda estando no Brasil, sim é possível (isso dito por diversos relatos de colegas que o fizeram.)

        Quando você chega aqui com a intenção de voltar a estudar, seja num CEGEP ou numa Universidade (graduação, mestrado ou doutorado) você faz a ED, que é feita pela instituição aonde você deseja estudar, mesmo ainda estando no Brasil, sim é possível (isso dito por diversos relatos de colegas que o fizeram.)


      Segunda Diferença:

        Ambas os processos são pagos. Porém, o custo deles não é o mesmo. Me foi dito que:

        – o processo de AC inicial para a abertura do processo é de 105$ CAN, MAIS o custo das traduções, que podem variar em quantidade, e relembrando, devem ser feitas aqui por um membro da Ordem dos Tradutores do Quebec para serem reconhecidas.

        – o processo de ED num CEGEP, por exemplo é de 45$ CAN, mas na Universidade nenhum valor foi dito. Falha minha, não me lembrei de perguntar.


      Terceira Diferença:

        A AC é de responsabilidade do MICC, que vai cuidar do processo.

        Enquanto a ED é de responsabilidade de quem ira te aceitar para continuar os estudos (CEGEP ou Universidade).

        Porém existe um outra possibilidade diferente das duas para os que não possuem DIPLOMAS, que é o RAC (Reconaissance d’Acquis de compétence):

        Que visa reconhecer a competência de uma pessoa profissionalmente, tendo ela apenas experiência profissional sem a devida formação ou diplomação.

        Alguns aspectos importantes do RAC:

        – só serve para o Québec;
        – é um processo longo, de 1 à 2 anos para se completar;
        – te fornece um DIPLOME QUÉBÉCOIS.
        – também é pago;
        – quem fornece o diploma é o MELS, Ministério da Educação deles.


      Informações Complementares:

        1) Não faça os dois processos. Escolha o que mais lhe convém e pague uma vez só!

        2) Vendo e ouvindo o que eu tenho visto aqui na Cidade do Québec, logo entendo que seja algo geral do Québec (não posso confirmar isso!) é preferível chegar aqui e ver o membro caminho profissional. Explico o porque:

        – Nesta palestra que assisti foi dito e verei isso acontecer na semana que vem, teremos um encontro individual com um agente de acompanhamento apenas para tratar da questão das estratégias para conseguir o EMPREGO DESEJADO! Se para isso é preciso ir para um CEGEP ou Universidade, o agente te dará todos os passos, o famoso “caminho das pedras”, que vai te evitar caminhos longos, caros e desnecessários!

        – Falarei mais adiante disso, mas existe no sistema Québécois um caminho alternativo que pode ser um atalho interessante e bastante viável financeiramente e de sucesso também, que são os cursos do CEGEP patrocinados pelo MICC, aonde se tem BOLSAS, que não precisam ser devolvidas, não é igual ao sistema de Prêt et Bourses ) e o governo além de pagar integralmente pelos estudos, ainda te da uma ajuda de custo “allocation“, que pode variar em função da sua renda, situação, etc… isso é avaliado pelo agente de acompanhamento nesta reunião individual!!!!

        – o coordenador das palestras aqui no MICC, Monsieur Anctil, que esta sendo o palestrante de quase todas elas, nos deu a seguinte informação que destaco a seguir:

        – para a universidade e o CEGEP, você, imigrante representa uma inscrição, então eles vão sempre te recomendar fazer uma formação com eles. Inscrição, quer dizer muito $$$$$$$ pois existe todo um sistema de apoio e incentivo do governo oferecido para você neste sentido, mas que depois você paga a parte EMPRÉSTIMO, seis meses após sua formação (veja os detalhes sobre o sistema de PRET et BOURSES no site deles). Vejam bem…. a universidade e o CEGEP podem não ser  necessários para seu caso, mas pode ser para outro imigrante, cada caso é um caso, e a questão aqui é que eles tem um propósito e as suas necessidades podem ser outras!

        – Enquanto eles ali no MICC vão te dar uma forma mais rápida e barata de se obter o emprego que você deseja ou almeja, olhando para você. Desejando evitar gastos desnecessários. Achei isso o máximo!


      Finalizações:

        Nos foi dito (sempre pela mesma pessoa, Monsieur Anctil) que:

        – hoje em função da penúria de professores para o inicio do ano escolar 2007-2008, o Ministério da Educação resolveu que o PERMIS D’ENSEIGMENT não sera exigido dos professores, nem em 2008 e nem em 2009, tempo suficiente para que tal professor obtenha a referida permissão;

        – Todas as profissões com ordens profissionais, exigem a sua afiliação para o seu efetivo exercício, isso não é novidade, MAS, o que eu não sabia é que salvo MEDICINA, em todas as demais profissões é possível trabalhar, desde que alguém se responsabilize pelo trabalho feito. Por exemplo, você é engenheiro civil, teve sua AC deferida, você pode trabalhar como engenheiro, fazer o trabalho, mas como você não faz parte da ordem dos engenheiros, você não pode se apresentar como engenheiro (pois é ilegal e passível de multas) e também não pode assinar seus projetos, pelo mesmo motivo!  Mas ele mesmo disse, que a profissão dele tem ordem e ele nunca fez parte da ordem da profissão dele! Usando esta mesma estratégia!

        – Nem sempre um amigo ou mesmo um cidadão québécois (nascido no Québec) é a pessoa mais adequada para te ajudar nos assuntos relativos a sua imigração e integração, apenas porque ele pode não ter as informações e LEIS que são as necessárias para te ajudar efetivamente! Venha até nos! Foi o que ele nos disse! procure o seu agente de imigração para resolver qualquer problema, mesmo os mais simples!
        Ele deu seguinte exemplo: se ele começar a explicar tudo sobre os passos da integração e sobre os recursos disponíveis para ajudar o imigrante num jantar na casa dele para a família dele, todos vão sair correndo, pois o assunto é complexo e não é do interesse e conhecimento de todos!

      Fico por aqui e espero que estas informações sirvam para incentiva-los a assistirem e ouvirem por seus próprios ouvidos as informações que tentei descrever acima.

      Penso que se as palestras de imigração fossem dadas como as que eu estou assistindo agora (com mais tempo e duração) teríamos imigrantes mais preparados para o processo e talvez em menos quantidade, mas com mais qualidade!

      pois a cara de espanto e de surpresa dos colegas de sessão de vários países é impressionante mesmo! 8O

      Isso é apenas uma opinião minha!   :wink:

      atenciosamente

    • #19375
      Pessoa
      Participante

      Obrigado Carlos por estas informações. Já foram guardadas e serão úteis para o meu projeto.

      Agora já sei por onde irei começar: ED!   :wink:

    • #19377
      Marcus
      Participante

      Oi, Carlos!

      Que informações excelentes!!! Muito obrigado por dividí-las conosco! Será de grande valia, você pode ter certeza.

      Abração!

      Marcão.

    • #19381
      Tatimd
      Participante

      Obrigada Carlos,

      As suas dicas tem sido uma direção e tanto para mim, estou surpreendida com o compartilhamento de informações nessa comunidade..

      Um abraço e que Deus te abençoe cada vez mais, espero daqui alguns meses poder compartilhar das minhas experiências como muitos por aqui :) .

      Tati e Toni

    • #19382
      Daniele
      Participante

      Muito obrigada Carlos por essas informações!! Vc, como sempre, muito prestativo e atencioso com os outros!   :wink:

      Abração, Daniele.

    • #19387
      GIBA
      Participante

      Carlos,

      Venho acompanhando a algum tempo esta comunidade e vejo que você realmente é uma pessoa maravilhosa. Sempre disposto a ajudar à todos que estão no processo, com informações valiosas.

      Agradeço a sua preteza e disponibilidade por nós mandar ótimas informações e, agora, direto da fonte.

      Foram de grande valia as informações apresentadas e a forma com as organizou facilitou e muito o entendimento.

      Obrigado mais uma vez por tudo que você faz por esta comunidade e espero que continue sempre ajudando a todos que fazem parte deste espaço.

      Um grande abraço,

      Bruno.

    • #19388
      Anonymous
      Participante

      Carlos,

      Mais uma vez, muito obrigado pela informações. São de grande valia.

      Je vous embrasse,

      Jean

    • #19389
      mrodolfo
      Participante

      Carlos,

      Que bom que as coisas estão dando certo para você! Só sendo repetitivo, suas observações nos fazem avaliar melhor as dificuldades e facilidades que poderemos encontrar no Québec.

      Congratulations et Bonne Chance!

      MRodolfo

    • #19390
      sheela
      Participante

      olá   :D
      Poxa que disposição !!!  :clap2
      Em escrever tudo isso!!
      Obrigada mesmo pelas informações!!!
      Abraços
      Scheila

    • #19394
      Ventura
      Participante

      Olá Carlos,

      obrigado pelas informações. Você realmente esta fazendo Historia, com H maiusculo, aqui na comunidade. A integridade de suas informações é impressionante. Valeu demais!!

      Forte Abraço a todos,

      Alexandre

    • #19409
      Carlos_Santos
      Participante

      O meu maior estimulo é que esta vontade de ajuda seja contagiosa e que todos sejam cada vez mais contagiados e passem aos próximos…..  faremos uma comunidade ainda melhor!

      So tenho tido bons resultados bons graças à ajuda que ja obtive e faço com prazer um pouco como retorno indireto aos que me ajudaram…   :wink:

      Ja percebi que muitos estão nos diversos tópicos abertos se ajudando mutuamente, e isso ja é um ótimo resultado desta política que falei acima.

      Confesso que tenho estado dedicado a esta integração aqui e, sempre que sobrar um tempo, irei resumir o que acho importante para os demais….

      Como perdi o sono hoje, comecei mais cedo minha jornada por isso o longo relato….

      atenciosamente

    • #19459
      Erasmo
      Participante

      Olá Carlos, que bom que tudo vem se resolvendo!

      Bom, eu solicitei a AC e consegui uma boa avaliação do meu diploma (baccalauréat)… mas como você disse, só valeu a pena pois, nas minhas entrevistas de emprego, uma cópia deste documento à mão causou boas impressões (mesmo porque esou trabalhando… :lol:  :lol:  :lol: )…

      Mas, se temos a intenção de estudar, lembremos que CADA escola tem sua própria avaliação e se vamos tentar nos tornar membro das Ordens Profissionais, é a mesma situação.

      Meu ponto de vista… AC serve ou não serve… o que define é a prioridade traçada.

      Como sempre, mais uma de suas magnânimas contribuições!!!

      Abraços

    • #19466
      Carlos_Santos
      Participante

      Muito bom contar com sua experiência pratica neste caso Erasmo…

      Passei por algo semelhante na hora de fazer meu cartão Mastercard na Zellers e na hora disse a atendente que nao sabia de cabeça o numero, em seguida ela buscou outra solução e usou os dados do meu outro cartão Mastercard…. saida pela tangente!   :wink:

      Vc tem razão !   :wink:

      Abraços e boa sorte procês ai também

    • #19476
      julianomga
      Participante

      Carlos, muitissimo obrigado por estas importantes informações, vc nos tem ajudado muito

      sucesso ai no quebec

      Juliano

    • #45597
      LaeRafa
      Participante

      Oi Carlos!
      Gostaria de retomar esse tópico, alguns anos depois!
      Estamos nos preparando para fazermos a AC, porque acreditamos que seja importante tanto para o Mercado de Trabalho quanto para o retorno aos estudos, como eu já li em alguns pré-requisitos de programas em universidades.

      Essa semana descobri a RAC e não entendi muito bem, se era apenas relacionado as competências adquiridas em experiências anteriores ou se também à formação acadêmica. Foi quando achei o site do Seracim (http://www.seracim.ca/cadrefr.htm). Pelo que eu entendi, essas competências podem ser reconhecidas por meio de um DEP ou um ASP. E o mais interessante é queum dos documentos necessário para fazer a RAC é a AC!

      Como eu nunca tinha ouvido falar da RAC, e nem lido nada por aí, de alguém que tenha tido essa experiência, gostaria de saber o que você (ou alguém da BIQ) pensa a respeito hoje.

    • #45635
      Carlos_Santos
      Participante

      Até você postar sobre o RAC eu nunca tinha ouvido antes ;-(

      A fonte é oficial e mesmo do MEC deles aqui, veja :

      http://reconnaissancedesacquis.ca/rac-en-bref/a-propos/

      Mas na pratica numca ouvio dizer que faz diferenca!

      Eu acabei fazendo a minha avalicao comparativa e a traducao dos meus diplomas e historicos eu paguei ao MICC mesmo para fazer (existe esta opcao) eles ficam com os seus displomas enquanto realizam o trabalho. Depois devolvem tudo.

      E so fiz porque nos concursos publicos aqui (federal e provincial) eles pedem ;-)

      Atenciosamente

    • #45637
      janeneves
      Participante

      Oi LaeRafa,

      a RAC pelo que eu entendi é uma validação de competências adquiridas pela experiência profissional.
      É possível tanto conseguir validar diplomas total ou parcialmente, ou seja, se a experiência adquirida não permitir conseguir o diploma, basta complementar a formação. Mas isso só vale para o equivalente a técnico profissionalizante / técnico de segundo grau (DEP diplôme d’études professionnelles, ASP attestation de spécialisation professionnelle, AEC attestation d’études collégiales ou DEC diplôme d’études collégiales).

      A avaliação comparativa provavelmente serve para comprovar que se tem o segundo grau completo. Se a pessoa tem o segundo grau técnico não tem necessidade da RAC, a própria avaliação comparativa já dá o DEP/DEC neste caso. Mas se a pessoa cursou uma área e trabalhou em outra (o que aliás no Brasil é bem comum), ou terminou o segundo grau e foi trabalhar, a RAC pode ser útil.

      Este link da RAC em Mauricie explica de forma bem didática o passo a passo, e os cursos que a comissão escolar de Mauricie valida dessa forma. Imagino que cada região tenha uma estrutura fazendo estas validações, e tenha cursos específicos, dependendo da estrutura de ensino disponível na região.
      http://www.racmauricie.com/

      Num lugar que exige curso técnico até para operador de xerox, vejo como uma boa forma para conseguir diplomas locais para se inserir no mercado de trabalho mais rápido e para vagas um pouquinho mais qualificadas, enquanto a validação da formação com ordem profissional e tal não sai.

      Abraços!

      Jane.

    • #55092
      vivi0508
      Participante

      Ouvi dizer que a AC realizada pelo Micc esta demorando em torno de 6 meses, alguem sabe se e isso mesmo?

    • #55097
      roders
      Participante

      Eu fiz a minha avaliacao comparativa o ano passado, deixei os doc no micc em agosto de 2011 e recebi os resultados em dezembro de 2011.
      So para as pessoas terem uma ideia de como foi feita a comparacao irei falar da minha formacao. Tenho graduacao em fisioterapia, especializacao em neurologia e doutorado. A graduacao foi aceita, a especializacao foi dada como sendo uma materia da graduacao e o diploma de doutorado tb foi aceito.

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.