atestado de trabalho

Home Fórum Ainda no Brasil Documentos atestado de trabalho

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
      tatinana
      Participante

Pessoal, Bom dia!!
      Estou com algumas duvidas a respeito dos documentos a serem anexados ao processo.
      Primeiro é a respeito da comprovação de experiência.
      – É preciso que além dos documentos da carteira tais como registro, holerit, etc, eu ainda preciso pedir ao meu empregador que ateste a minha experiencia???

Tambem tenho uma duvida a respeito da lingua francesa.
      É preciso que eu tenha conhecimento comprovado ou algum minimo de horas de estudo na lingua Francesa???
      Eu não tenho nenhum conhecimento da lingua francesa, começei a estudar por conta própria nas ultimas semanas.

Desculpe se alguem já respondeu a essas duvidas antes, mais eu não consegui achar no forum.

Abraços

larocque
      Participante

Olá tatinana,

Primeiramente, seja bem vinda ao Fórum…

A comprovação de seu tempo de experiência pode ser feito com o holerit.

É recomendável você ter pelo menos 150 horas de francês antes de enviar a documentação, isso pode ser conseguido com um curso de francês ou professor particular que emitirá uma declaração de que vc estudou as 150 horas.

Abraço,
      La Rocque e Silvia. :mrgreen:

SANDROMS
      Participante

Tatinana,

Além do holerit que o La Rocque citou, a carteira de trabalho é bem aceita, é o documento oficial de registro de trabalho no Brasil e a entrevista valida sua documentação conforme as normas do Brasil. E numa só página vc tem data de contratação e data de fim de contrato se for o caso.

Quanto ao francês, existem 3 maneiras de você comprová-lo na entrevista:

1. Arrebentar na entrevista dominando a língua e surpreendendo o entrevistador com seu francês impecável. Ele não vai te pedir nenhum ceritficado. Mas se começou a aprender agora, esqueça…

2. Se comunicar muito bem na entrevista entendendo as perguntas e respondendo corretamente, e apresentar um comprovante de que vc estudou. É o que a maioria faz e como disse o La Rocque cerca de 150 horas são suficientes para ter e comprovar um nível intermediário alto.

3. Conseguir fazer a entrevista mas não conseguir convencer o entrevistador de que você tem um nível de francês exigido conforme a sua pontuação. E então, a pedido do selecionador, vc fará um teste da língua francesa e terá que apresentá-lo com o nível exigido para obter CSQ.

Fica claro que o ideal é caprichar no estudo da língua e tentar se encaixar na opção 2. Apenas lembrando que para “se dar bem” aqui no Quebec é necessário muito mais francês do que é exigido na entrevista, mas, é possível aprender por aqui se vc tiver tempo e $$$.

Abraço,

Anonymous
      Participante

OIá!
      Nao sei como anda a exigencia da comprovaçao de francês atualmente, mas quando demos entrada em nosso processo, só haviamos enviado uma declaracao de proprio punho na qual informávamos falar frances (eu) e que o marido estava estudando. Nao teve jeito, recebemos uma carta pedindo que enviassemos um documento comprovando o tempo de estudo que tinhamos. Como sempre estudamos por conta própria e o marido, como vc, tinha acabado de começar, fizemos uma prova na aliança francesa. Se nao me engano pagamos R$ 40,00. A professora faz o teste e atesta a quantidade de horas ao qual o nível corresponde.
      O do husband,que tinha acabado de começou ficou em 40 horas.
      Ai anexamos uma declaracao que ele estava estudando intensivamente para ter o minimo desejado de 150 horas na data da entrevista. Mandamos tudo de novo e fomos convocados.

Quanto à comprovaçao de trabalho, carteira de trabalho assinada ou imposto de renda. Só hollerite nao costuma ser prova pois há muitos hollerites “forjados” no mercado.
      Mas sinceramente nao sei se eles chegam a recusar se vc mandar somente hollerite. Talvez algum colega que tenha apresentado só eles possa opinar melhor.

Abraços

RickSimon
      Participante

Salut!

Olha só, no nosso caso em que a entrevista aconteu em abril/2008, apresentamos carta de nossa professora de francês e só isso foi suficiente, não precisamos apresentar nenhum comprovante de escola ou teste oficial.

Pelo que temos acompanhado muita coisa mudou desde então e em diversos relatos de entrevista temos visto que também não foram pedidos comprovantes oficiais ou teste, mas o teste é a desenvoltura dos candidatos no idioma e nos demais quesitos, documentações, etc.

O lance é dar uma boa checada no blog da galera que passou recentemente por entrevista e ai sim a informação sai bem fresquinha, blz?

Sorte e Saúde!

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.