Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Documentos › ATESTADO DE TRABALHO
- Este tópico contém 14 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 12 meses atrás por JuliaIracema.
-
AutorPosts
-
-
20 de janeiro de 2009 às 15:29 #6542tiagoeanaParticipante
Oi Fernando,
Também sou fisioterapeuta, voce teria como me mandar o modelo de comprovação que você usou para comprovar seu tempo d etrabalho, já que como muitos da nossa profissão também sou autonomo.
valeu!!!
-
21 de janeiro de 2009 às 17:23 #33643onenoParticipante
Fala Tiago,
Vai o modelo do meu atestado de trabalho.
É bom vc puxar o registro da empresa para mostrar que a empresa existe.
Eu sempre trabalhei como autonomo, porem dentro desta clinica, e isso foi o suficiente para comprovar uma parte da experiencia do meu trabalho.ATESTADO DE TRABALHO
Declaramos para os devidos fins que o …NOME…….., portador do RG: ……….. e CPF: ………., trabalhou nesta casa no período de…………………., na função de fisioterapeuta, cumprindo a carga horária de …….. horas semanais, realizando as seguintes tarefas:
atendendo a 20 pacientes internos, idosos com diferentes graus de dependência, portadores de patologias diversas que tem por característica seqüelas neurológicas centrais e periféricas.
Também com atuação em recuperação de pacientes ortopédicos e patologias respiratórias.
Cumpre na função de fisioterapia com carga horária de 20 horas semanais.
Permanece ainda exercendo as atividades de fisioterapeuta.EMPREGADOR
NOME DO EMPREGADOR, FUNÇAO DO EMPREGADOR.
Tel:
ENDEREÇO
CEP:Atenciosamente
São Paulo 01 de julho de 2008
-
7 de abril de 2009 às 16:02 #34801Carlos_SantosParticipante
Caros colegas,
quando vocês quiserem contribuir com o forum, peço que respeitem as regras de uso do forum, postando assuntos diferentes em topicos diferentes.
Nem sempre isso é facil, eu sei, mas se todos publicarem de tudo um pouco no mesmo topico vai ficar dificil achar as contribuicoes (muitas excelentes) !!
Por isso, eu separei estas postagens aqui ;-)
-
19 de maio de 2011 às 15:18 #44908R.E.TaguahyParticipante
A respeito do assunto, eu tenho uma dúvida: a carta de referência serve como atestado de trabalho?
-
19 de maio de 2011 às 19:34 #44914mrodolfoParticipante
Depende do conteúdo da carta de referência… :lol:
A minha carta de referência de meus trabalhos como engenheiro também era um atestado de todos os projetos de pesquisa que fiz junto à USP, com descriçao detalhada de tudo, prazos, agência financiadora e atividades exercidas.
Agora, se alguém trabalha como autônomo recebendo tudo por fora, nao acredito que uma empresa faria uma carta atestando que alguém trabalha de maneira “ilegal” (no sentido de fora da lei, pois todos deveriam pagar impostos e outras coisas). Afinal de contas, essa carta pode servir de prova contra a empresa no futuro…
Bonne chance,
-
20 de maio de 2011 às 11:32 #44930R.E.TaguahyParticipante
Afinal de contas, essa carta pode servir de prova contra a empresa no futuro…
Acredito que seja isso mesmo.
No caso, eu consegui os atestados de trabalho da última e da antepenúltima empresas onde minha esposa trabalhou. Já a penúltima, por ter sido acionada na justiça algumas vezes (padaria) o dono não quis saber de conversa e falou para o contador não dar o atestado para ela. :?Agora não sei se o BIQ aceitará a rescisão do contrato de trabalho como prova. Penso eu que, indo na junta comercial ou nas receitas (federal e estadual), alguma certidão negativa sirva para comprovar que ela realmente trabalhou lá. Por que carteira qualquer um pode assinar (ou seja “esquentar”) o negócio é mostrar que trabalhou.
-
20 de maio de 2011 às 13:52 #44935mrodolfoParticipante
Ela prestava serviço como autônoma ou como CLTista? Se for CLT, basta a carteira de trabalho que é o documento oficial desse tipo de contrato de trabalho no Brasil. Se for autônoma, os comprovantes de pagamento (faturas ou recibos) e uma cópia do Imposto de Renda (sim, mesmo autônomo tem que pagar imposto para o trabalho ser “legal”) sao suficientes.
Nao sei como o BIQ trata a questao de autônomo sem pagamento de imposto hoje em dia. No passado, ele nao aceitava como experiência de trabalho.
De qualquer modo, se você é o demandante principal, os pontos de experiência de trabalho do companheiro(a) nao deve contar muita coisa, nao.
Bonne chance,
-
24 de junho de 2011 às 22:48 #45725fjcnfParticipante
Aproveitando o tópico. Eu sempre trabalhei na mesma empresa, com carteira assinada. Preciso ter uma declaração da empresa? Pelo que está no site http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/dcs-trabalhadores/lista-documentos.html entendi que preciso, mas não gostaria que o pessoal da empresa soubesse das minhas intenções neste momento.
Segue texto do site:
“?Os atestados de trabalho devem ser feitos em papel timbrado da empresa, devendo ser datados, assinados e trazer o nome e cargo do signatário. Deverão, ainda, conter as seguintes informações :
¦datas de início e término do emprego;
¦ número de horas trabalhadas por semana;
¦ endereços dos empregadores, incluindo o número de telefone destes;
¦ cargos ocupados e descrição das tarefas efetuadas.”obrigado,
Flávio
-
26 de junho de 2011 às 01:08 #45732janenevesParticipante
Flavio,
todas estas informações constam na página do contrato de trabalho na própria carteira de trabalho.
Então a não ser que falte informação ali, você não teria necessidade de apresentar outro documento.Abraço,
Jane.
-
27 de junho de 2011 às 19:42 #45758SANDROMSParticipante
Flávio,
Se vc ler essa mesma página em francês, vai notar que a página em português é uma copia direta e literal da página em francês. E está descrevendo as coisas como elas existem por aqui.
No Quebec não existe carteira de trabalho. Quando vc sai de um emprego, recebe um formulário assinado pela empresa comprovando o tempo que você trabalhou lá. Isso é o tal “atestado de trabalho”. Se você ainda trabalha na empresa, pode user apresentado o holerite.
No Brasil o atestado de trabalho é a carteira de trabalho, devidamente assinada. Levar o holerite também ajuda, pois lá tem o cargo e as horas mensais.
Para quem é autônomo ou empresário aí a coisa complica um pouco.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
27 de junho de 2011 às 23:37 #45764janenevesParticipante
Levar o holerite também ajuda, pois lá tem o cargo e as horas mensais.
Na minha entrevista levei os holerites (3 últimos) e foi muito importante! Pois como eu trabalhava à pouco tempo na empresa ela pediu outra prova do vínculo com a empresa. O motivo: tem pessoas que falsificam a assinatura na carteira para não aparecer desempregado na entrevista. Pelo menos foi isso que ela disse para justificar o pedido.
Vai a dica.
Abraços!
Jane.
-
26 de dezembro de 2012 às 18:27 #59374JuliaIracemaParticipante
Pessoal eu tenho uma duvida.
Eu tenho 2 e meio de experiência na área de suporte técnico. Só que as únicas coisas que tenho para provar minha experiência e carga horaria são minha carteira de trabalho + meu crachá (C.H.) + Meu contrato.
Há 6 meses entrei em contato com a empresa solicitando o atestado de trabalho, tal como pede o BIQ – com a função, carga horaria e a descrição das atividades-, só que eles me mandaram um e-mail dizendo que eles não confeccionam esse tipo de relatório e me mandaram em anexo a versão deles (que pelo menos tem o logo deles e carimbo), que só tem o período que eu trabalhei e o cargo.Minha duvida é a seguinte será que só com isso:
minha carteira de trabalho + meu crachá (C.H.) + Meu contrato + a declaração (junto email deles para justificar o motivo da falta da carta.)
Eu vou poder ter essa experiência de trabalho aceita pelo BIQ?Grata
-
26 de dezembro de 2012 às 20:14 #59375JuliaIracemaParticipante
Ah, eu esqueci de dizer que eu também tenho a carta de solicitar do seguro desemprego, nela está escrito o meu cargo.
Então eu acho que o BIQ pode aceitar já que é um documento oficial do governo e impossível de falsificar.O que vcs acham?
Grata.
-
26 de dezembro de 2012 às 21:48 #59376fjcnfParticipante
JuliaIracema,
Fiz a minha entrevista agora em dezembro e levei a carta do meu empregador que continha as diversas funções que exerci (com datas de início e fim) e a carga horária. Não tinha a descrição das atividades. E foi aceita sem problemas.
Também levei contracheque, contrato e carteira de trabalho.Flávio
-
26 de dezembro de 2012 às 22:01 #59377JuliaIracemaParticipante
Só que o único contrato que tenho é o de rescisão.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.