Atendimento Dentário

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Atendimento Dentário

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
      neilasasa
      Participante

Olá pessoal,

Estava lendo uma matéria no le Devoir sobre o atendimento dentário no Quebec e me pareceu que a situação é semelhante ao Brasil. Quem não tem plano pela empresa passa aperto pq é caro qq cuidado dentário.
      (http://www.ledevoir.com/societe/sante/316566/un-luxe-les-soins-dentaires)
      Logo, para aqueles que já estão nas terras geladas segue um comentário que colocaram na mesma matéria oferecendo atendimento (estudantes de odonto)… Talvez seja útil para alguém neste momento!
      Bonne chance!
      Neila

Sainte-Justine : soins à prix modestes

Des soins d’hygiène dentaire à petit prix

Urgent appel au public

La clinique d’hygiène dentaire du CHU Sainte-Justine fait un urgent appel au public afin de combler ses listes de rendez-vous pour des soins d’hygiène dentaire de qualité à petit prix. En effet, la clinique a un urgent besoin de nouveaux patients pour les étudiants en hygiène dentaire du Collège Maisonneuve en cours de formation et qui pratiquent sous la supervision de dentistes et d’hygiénistes.
      Pour la somme de 25 dollars, la visite inclue les radiographies, le nettoyage, l’examen buccal, l’application de fluor et les conseils d’usage au sujet de l’hygiène des dents. Ensuite, certaines restaurations mineures peuvent être effectuées. Les étudiants reçoivent des patients de tous les âges à partir de 7 ans.

La clinique est ouverte du lundi au vendredi de 8h30 à 16h30. Elle est située à l’étage B, bloc 5, du CHU Sainte-Justine, 3175 Côte Sainte-Catherine. On peut prendre rendez-vous ou obtenir des informations supplémentaires en composant le numéro suivant : 345-7757.

Carlos_Santos
      Participante

Ola Neilassa,

obrigado pela contribuicao.

Como complemento de informacao, eu sugiro uma leitura do site da RAMQ sobre o assunto:

http://www.ramq.gouv.qc.ca/fr/citoyens/assurancemaladie/serv_couv_queb/serv_dent_pq.shtml

Boa leitura!

gabi-infirmiere
      Participante

nao hesitem em procurar uma segunda opiniao!

depois de quase 5 anos aqui, decidi que seria um bom momento para dar uma *geral dentaria* …

dai fui numa primeira clinica, recomendada por uma colega de trabalho …
      o exame geral foi cuidadoso, com uso de câmera especial e tudo …
      o dentista me propôs trocar 4 restauraçoes (ja estavam velhinhas mesmo) e recomendou tratamento de canal para um dos meus molares, alegando que havia uma inflamaçao pulpar

fui numa segunda clinica, o dentista igualmente fez um exame cuidadoso (nas consultas iniciais eles fazem radiografia panorâmica e varias individuais) e propôs trocar 3 restauraçoes e nao mexer no canal do molar, disse que o canal nao foi afetado ….

Dai mandei as copias das radiografias pro meu ex-dentista no Brasil, que concordou com o diagnostico do dentista numero 2, sem ter nenhuma informaçao precedente ….

Entao, muito cuidado.
      Nao sei se o dentista numero 1 foi precipitado em sugerir o tratamento de canal, mas so nessa brincadeira economizei uns 300$ (os seguros privados pagam apenas uma % dos tratamentos, para endodontia o meu seguro cobre 80%)

entao, aos que ainda estao no Brasil =
      façam um check-up dentario cuidadoso

aos que estao no QC =
      se for necessario, procurem uma segunda opiniao!

exemplos de custos dentarios podem ser vistos aqui = http://www.protegez-vous.ca/sante-et-alimentation/supplements-soins-dentaires/supplement-tarifs.html

gabi-infirmiere
      Participante

breve analise comparativa ….

no BR eu ia em dentistas *classe média*, que sempre respeitavam os critérios da Anvisa para os consultorios. Em geral, no Br, no padrao *classe média*, dentista é uma profissao solitaria, o profissional possui sua sala, uma secretaria-recepcionista e ele faz todo o serviço.
      Entao segue a minha percepçao das diferenças …
      lembrando, é percepçao pessoal (e fiz 1 tratamento dentario por aqui, nao posso generalizar)

diferença numero 1 =
      aqui consultorios individuais sao muito raros, a maioria dos dentistas atua em clinicas coletivas, com 3, 4 ou mesmo 6 salas simultâneas …

diferença numero 2 =
      o dentista médio brasileiro nao tem assistente. Aqui, além do pessoal de recepçao ha o assistente dentario (AD) e o técnico de higiene dentaria (TH). Isso otimiza o trabalho, pois sao 4 maos trabalhando ao mesmo tempo. O dentista so pede as coisas e o AD fornece os materias e instrumentos

diferença numero 3 =
      para uma previsao de tratamento, os dentistas brasileiros farao o exame clinico e algumas radiografias. Aqui, fiz até panorâmica (parece que é a norma) e varias radiografias pequenas

diferença numero 4 =
      um dentista brasileiro médio fara a anestesia de base e aumentara a dose se necessario. Aqui, ja me deram logo de cara uma dose cavalar que anestesiou metade do meu rosto, incluindo queixo, nariz e palpebras! (acho que ele exagerou , pecando pelo excesso, sabem?)

diferença numero 5 =
      nao ha cuspideira! O AD é quem fica com o sugador e direciona conforme a area que o dentista estiver trabalhando. No fim da sessao, ela me forneceu um copo com enxaguante bucal e lavei a boca na piazinha ….

diferença numero 6 =
      a limpeza e remoçao de tartaro é feita pela TH e nao pelo dentista. Confesso que a TH que fez minha limpeza tinha maos super leves e fez um serviço excelente

diferença numero 7 =
      os moveis do cabinete sao tradicionais, mas nao acho que exija a mesma regra da ANVISA, onde consultorios dentarios mais parecem salas de cirurgia ….

diferença numero 8 =
      dentistas usam menos EPIs do que no Brasil, entao o avental de dentista esta la, e as luvas também, assim como a mascara cirurgica. Mas o gorrinho e os propés nao estao …

diferença numero 9 =
      os seguros nunca cobrem 100% de todos os tratamentos. Ha critérios mais rigidos do que as seguradoras brasileiras (lembrando que falo do BR de 2006, talvez hoje as coisas estejam diferentes)

mas ha algumas coisas em comum, como a musiquinha de elevador …. e os equipamentos do meu dentista quebeca sao da mesma marca do meu dentista brasileiro :o

no fim das contas, até que fiquei satisfeita com o atendimento. havia lido horrores sobre a brutalidade dos dentistas daqui e da falta de abordagem estetica ….
      So far, so good :bigups:

e a dica?
      tenham um seguro que cubra o atendimento dentario!! E verifiquem as % de cobertura, sempre tenham uns 1000 a 2000 dolares de economia para despesas imprevistas ….

RonaldoMaciel
      Participante

Em Montrel, uso os serviços da dentista brasileira Regina Bastos. Ela trabalha numa clínica dentro do metro Guy-Concordia e gosto muito do trabalho dela. Sempre muito atenciosa, simpática e faz praticamente tudo o que a Gabi mencionou. Faz um exame geral antes, radiografias e daí faz o que for necessário…

E realmente é deste jeito: tem um assistente e a limpeza é feita por este último e não pela dentista. A sala tem apenas um biombo e dois dentistas podem trabalhar conjuntamente.

Ela conseguiu o incrível de poder exercer sua profissão de dentista que exercia no Brasil. Ela já mora aqui há muitos anos e teve de voltar para a faculdade, nao sei exatamente os passos mas sei que levou muito tempo e ela teve de fazer praticamente tudo de novo.

O dono da clínica agora é na realidade do Dr Mauricio Assumpção que trabalhou durante anos em Yukon (sim, realmente é incrível) até adquirir a clínica que era da Dra Regina Bastos (hoje entao ela virou uma das dentistas mas não é mais a proprietária).

Recomendo muito seus serviços. Abraco
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Carlos_Santos
      Participante

Ola Gabi,

concordo e assino embaixo com os seus pontos.

Quanto à …@gabi-infirmière wrote:

diferença numero 4 =
      um dentista brasileiro médio fara a anestesia de base e aumentara a dose se necessario. Aqui, ja me deram logo de cara uma dose cavalar que anestesiou metade do meu rosto, incluindo queixo, nariz e palpebras! (acho que ele exagerou , pecando pelo excesso, sabem?)
      ….

Sei muito bem do que vc esta falando…. pois mesmo sendo atendido às 16h-17h, vou dormir tipo 22h ou mais e ainda estou anestesiado!!!

Nao entendo o porque de tanto excesso!

A ultima visita eu fiquei com o lado paralisado como se tivesse tido um AVC 8O 8O 8O

Tudo que comia, eu deixava cair como uma crianca :lol:

O dentista que eu adorava era o Dr. José Roberto Pereira, esposo da Camila que participava aqui do forum. Ele como a indicacao do Ronaldo, chegou aqui e fez as provas da ordem e passou.

E ainda é ortodentista, e esta terminando o tratamento de minha filha!

O problema é que ele foi morar em Ottawa ;-(

Quem estiver na regiao e precisar de uma referencia é so pedir ;-)

Abraços

gabi-infirmiere
      Participante

tenho a proxima consulta na terça, tentarei convencê-lo a nao me deixar como uma sequelenta de AVC (pois tb me senti assim!!!)

eu estou trocando as restauraçoes antigas, fazendo limpeza e deixando a higiene dental em dia, pois o seguro para estudantes (segundo e terceiro ciclo da Laval) cobre uma % menor do que meu seguro atual …..

isso tb é importante verificar, as % de coberturas e os limites de cada plano

SANDROMS
      Participante

Pessoal,

Não tive problemas com meu dentista. A anestesia foi na quantidade certa, eu até consegui falar francês depois… já tentou fazer biquinho com a boca anestesiada… :lol: :lol: :lol: :lol:

O único problema com o meu dentista é que ele fica em Blainville.

gabi-infirmiere
      Participante

T’es bien chanceux, toi :mrgreen: :mrgreen:

davidkond
      Participante

Ola pessoal…

Tenho uma dúvida que cabe nesse tópico, por isso não criei outro: Quais os custos dos exames dentários no Québec?

Meu dentista daqui do Brasil me recomendou fazer um Raio X Panorâmico (pega todos os dentes) antes da nossa ida para o Québec para termos em mãos para mostrar em alguma futura necessidade.

Mas, caso alguém tenha feito algum raio X simples do dente ou mesmo essa panorâmica, se puder compartilhar os valores gastos, agradeço.

Obrigado.

David

gabi-infirmiere
      Participante

segue o guide des tarifs, que deve ser usado apenas como referencial =

http://www.protegez-vous.ca/supplements-soins-dentaires/supplement-tarifs/grille-des-tarifs.html

As radiografias panorâmicas realmente fazem parte da consulta basica do dentista quebeca.
      meu seguro cobre as radiografias à 100%, mas so 1 panorâmica por ano ….

Eu vim para ca com um check up completo feito e so fui refazer algumas restauraçoes agora, quase 5 anos depois. Manter a higiene dentaria e agir na prevençao é mais barato e sensato, pois os custos de tratamentos dentarios podem chegar à valores assustadores.

e atençao aos acidentes esportivos! Minha chefe gastou mais de 24mil dolares para arrumar 4 dentes quebrados num acidente de barco (quebrou os 4 incisivos!) e o plano que ela havia escolhido nao contemplava este tipo de tratamento! (o meu plano cobre tudo, pago mais caro mais ao menos tenho mais flexibilidade e segurança au cas où

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.