Atenção: Mudanças nos Critérios!

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Atenção: Mudanças nos Critérios!

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
      curty
      Participante

Pessoal, quem ainda não deu entrada no processo deve refazer o teste on-line, já que houveram mudanças nos critérios, nas prioridades e principalmente na pontuação.

Para mim, parece que foi benéfico, já que estou passando com mais folga na exigência de idioma.

Espero que tenha sido melhor para todos!

Bon courage à tous!

Carlos_Santos
      Participante

Segue a fonte da informaçao:

Des changements au Règlement sur la sélection des ressortissants étrangers sont entrés en vigueur le 14 octobre dernier.

Des changements au Règlement sur la sélection des ressortissants étrangers sont entrés en vigueur le 14 octobre dernier.

Ces changements instaurent le traitement prioritaire des demandes des candidats dont le profil professionnel répond aux besoins du marché du travail québécois. Ainsi, les candidats dont le domaine de formation ou celui de leur conjoint est visé à la Liste des domaines de formation privilégiés verront dorénavant leur demande traitée en priorité. Le candidat doit avoir obtenu son diplôme au cours des cinq années précédant sa demande de Certificat de sélection du Québec (CSQ) ou il doit avoir exercé durant au moins un an, au cours des cinq années précédant sa demande de CSQ, une profession directement liée à son domaine de formation.

La nouvelle réglementation modifie également la grille de sélection des travailleurs qualifiés ainsi que les grilles de sélection applicables aux gens d’affaires (investisseurs, travailleurs autonomes et entrepreneurs). Les changements apportés permettent de sélectionner davantage de candidats qui répondent aux besoins prioritaires du marché du travail et de favoriser un meilleur arrimage entre la sélection et les besoins du Québec.

La Liste des domaines de formation a aussi été mise à jour en fonction, notamment, des perspectives d’emploi au Québec pour les prochaines années. La nouvelle listecontient un pointage différent pour les diplômes du Québec et pour ceux acquis à l’étranger. De plus, les diplômes canadiens et ceux visés par un Arrangement de reconnaissance mutuelle (en l’occurrence avec la France) sont maintenant assimilés à des diplômes du Québec (même pointage et même traitement prioritaire, le cas échéant).

Les demandes reçues par le ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles avant le 14 octobre 2009 bénéficieront du traitement le plus avantageux : grille de sélection et liste des domaines de formation en vigueur au moment du dépôt de la demande (réglementation d’octobre 2006 ou précédente) ou grille de sélection et liste des domaines de formation d’octobre 2009. Les nouvelles demandes sont traitées seulement avec la nouvelle réglementation.

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/biq/sao-paulo/actualite2.html

MarcosAlvim
      Participante

olá!
      Óia eu aí de novo.

Vcs falam da “Liste des domaines de formation 2009 (PDF, 222 Ko”

se sim pergunto:

Admnistration des affaires ( que consta na lista) é a minha querida área de ADM de empresas?

Fico com medo pq vou gastar um ano de curso de francês para dar 150h, vai que depois minha área sai fora da lista.

No processo federal já sacaram o pessoal de TI, imagina quem estava fazendo IELTS ainda pra depois aplicarem para imigração!!

Gus_23
      Participante

Então, eu passei isso com minha esposa, a profissao dela saiu da listinha quando aplicamos… Mas se esforça no francês que dá pé! No nosso caso ao invés de escola fizemos aula particular. Foram 3 horas por semana por 4 meses. O rendimento foi muito bom. Uma alternativa quanto ao custo foi encontrar uma professora que na verdade era formanda no curso de letras francês. Reduziu pacas o custo das aulas!

Boa sorte!

MarcosAlvim
      Participante

Valeu Gus,

Mas pegunto o aplicante principal era vc ou ela?

Quero tentar me cercar de todos os lados sabe!

Abraços
      Marcos

Gus_23
      Participante

Fui eu, no final era melhor assim.. mas cara, estuda bastante frances que o desempenho na entrevista em relação ao idioma é muito importante!

Boa sorte!

Jhon
      Participante

Calma pessoal, isso só mostra as profissões que serão privilegiadas no processo, não significa que se sua profissão não está na lista vc está impedido de imigrar

petula
      Participante

como bem disse o Jhon, relaxem. vocês podem imigrar. se a profissão saiu da demanda, o máximo que vai acontecer é que vocês não serão processados com a mesma rapidez que alguém cuja profissão esteja na listinha. mas adm des affaires é sim a velha e boa administração de empresas. se tá na lista… corre logo!

e como lembraram todos: francês. não se iluda com essa coisa de que baixaram os critérios de francês. no final das contas, a entrevsita só é fácil se você já é capaz de se comunicar, ou seja, um nivelzinho intermediário (b1 ou b2 do quadro comum europeu).

boa sorte!

MarcosAlvim
      Participante

Não sei o que seria de mim sem essa comunidade!!

Pensava que se caso minha área de formação não estivesse ou saísse da lista, seria eu “personna non grata”.

Valeu galera!

Anonymous
      Participante

Olá a todos.

Tenho encontrado informações divergentes sobre essa lista de formação privilegiada. Acredito que a confusão seja porque existam 2 colunas: diplomas estrangeiros e diplomas do Quebec. O que significa “diplôme du Quebec ou l’equivalent”?

Algumas pessoas dizem que somente pessoas com diploma canadense seriam beneficiadas, o que não faz mto sentido pois a gde maioria que pretende imigrar não se graduou lá.

Sou formada em C. da Computação (bacharelado). Essa é uma formação privilegiada? Se eu der entrada no processo será dada prioridade?

Desde já agradeço.

Carlos_Santos
      Participante

Seja bem vinda ao nosso forum Paula.

Na realidade existem duas listas:

1) a lista de formacoes privilegiadas – Liste des domaines de formation privilégiés, que como o nome diz, tem prioridade no pedido de imigracao. esta escrito isso no site: “….verront dorénavant leur demande traitée en priorité...”

2) a lista de formacoes 2009 – Liste des domaines de formation 2009, que é tratada como antes, de acordo com as necessidades do QUébec, “…Les changements apportés permettent de sélectionner davantage de candidats qui répondent aux besoins prioritaires du marché du travail et de favoriser un meilleur arrimage entre la sélection et les besoins du Québec….”

fonte: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/biq/sao-paulo/actualite2.html

@paulafa wrote:

… O que significa “diplôme du Quebec ou l’equivalent”?

aquele que é obtido aqui ou reconhecido como.

@paulafa wrote:

…Algumas pessoas dizem que somente pessoas com diploma canadense seriam beneficiadas, o que não faz mto sentido pois a gde maioria que pretende imigrar não se graduou lá.

Muitos imigrantes, vem para estudar e fazem o processo durante os anos de estudo. Nao sei se é a maioria, mas existe muita gente que faz isso!

@paulafa wrote:

…Sou formada em C. da Computação (bacharelado). Essa é uma formação privilegiada? Se eu der entrada no processo será dada prioridade?

Se o seu diploma é do Québec, sim sera tratada pela lista 1 citada acima.

Seu diploma, pela lista2 esta cotada na secao C:

Requérant principal : 6 points

Boa sorte no seu processo :wink:

nataliagomes
      Participante

Olá! sou nova aqui!
      sou de BH e estou começando o processo agora, juntamente com meu namorado, que é uruguayo.
      Já li algumas informações muito boas para mim aqui, quem me indicou essa comunidade foi meu primo, que ja está no Canadá com sua esposa há 3 anos.
      Gostaria de obter o máximo de informações que puder com vocês, que já são mais experientes no assunto. No caso, não sou casada e ainda não sei se isso é um empecílio, mas se tivermos de casar, casamos. Ele está se formando agora, eu ainda não. Gostaria de saber se ele for o “titular” do processo, temos chances, ele está se formando em Publicidade, está na lista de prioridades?
      Sem querer abusar, se alguém tiver algum professor(a) de francês ou curso em BH para nos indicar, eu agradeço muito!

obrigada,

Natália.

Paulo Negreiros
      Participante

Amigos,

Estou atualmente na 2a fase do processo, ou seja, já passei pela etapa da entrevista com o conselheiro de Quebec e agora estou no processo federal.
      Sugiro aos que buscam aprender francês que analisem a possibilidade de estudar na Aliança Francesa (se houver em sua cidade, claro). A Aliança Francesa tem o nome muito forte internacionalmente, qdo fiz minha entrevista estava concluindo o nível básico e meu atestado de nível de idioma (emitido pela AF) foi prontamente aceito pelo esc. de imigração. Os cursos também são bem puxados, mas se vc se dedicar termina o nível básico já com uma excelente base para encarar a entrevista.
      Imagino que nem todos os que passaram fizeram AF, mas de fato eles são muito bem reconhecidos e aceitos por lá.

Abraços,

Paulo.

mrodolfo
      Participante

nataliagomes,

Bienvenuee à la CBQ!

Aproveite o espaço para se apresentar no forum respectivo (Apresesente-se!… Não esqueça de ler as mensagens antigas que podem sanar diversas de suas dúvidas.

Suas dúvidas são muitas e recomendo você consultar em primeiro lugar o site Immigartion Québec e fazer o teste on line. Lá existem também diversas informações que lhe podem ser úteis além de serem prá lá de importantes.

Só para adiantar, a pessoa que traz mais pontos para o processo é que deve ser o demandante principal.

Boa sorte nas suas pesquisas.

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.