Até aonde um Québecois é Canadense?

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Até aonde um Québecois é Canadense?

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
      Carlos_Santos
      Participante

Caros colegas,

quando fiz o meu processo de imigracao em 2007, imaginei que estaria vindo para o Canada, País bilingue, e que vivendo no Québec, estaria morando no Canada francofone.

Simples nao ?

Porém neste ultimos anos, venho coletando comentarios, observando meus colegas de trabalho nascidos aqui no Québec, conversando com eles e outros que cruzam meu caminho aqui e observo o sentimento deles em relacao ao Canada.

Raros saos os que se dizem Canadenses, mesmo tendo nascido em pleno territorio canadense (ja que o Québec faz parte do Canada, pelo menos geograficamente falando….)

Trouxe este topico aqui com uma questao/proposta, no intuito de registrar os comentários dos colegas que aqui vivem, ou por aqui passaram (viagem, estudos, etc…) apenas para que aqueles que para aqui vierem saibam um pouco mais sobre este sentimento do “Quebecois nao-canadense” 8O

Observem nao quero comparar, nem denegrir o povo aqui, muito menos comparar o País com o nosso….

Apenas destacar meu ponto de vista…. que pode estar equivocado, sera? :roll:

à vous la parole…………. :wink:

larocque
      Participante

Carlos,

O sentimento de separatismo do Quebec do restante do Canadá continua forte por aí?

Abraço,

La Rocque e Silvia.

Baratinha
      Participante

É interessante, a maior parte das pessoas que nasce no Quebec se diz Quebecois e nao canadense. A mim parece que eles nao se sentem “muito a vontade” de fazer parte do Canada.
      Ja escutei muitas pessoas se referindo ao Quebec como um “pays”. E mesmo ville de Quebec é a “capital nationale”!

Anonymous
      Participante

Na verdade, historicamente, o Québécois é canadense. O povo das outras províncias é que não é … Antes dos ingleses tomarem conta de tudo, essa terra toda era o Canada e o povo nascido aqui era canadense … daí vieram os ingleses, tomaram o nome do país e denominaram a região de Province of Quebec, sendo que Québec era só a cidade mesmo. O hino do Canadá foi criado por um francófono em francês … depois os ingleses pegaram, traduziram meio porcamente e deixaram só umas 2 frases em francês pra dizer que era bilingue … Então, os québécois disseram “enfiem esse nome e esse hino no #%@%” e inclusive adotaram o Gens du Pays como hino …

História à parte, o Québécois não se sente muito canadense, não. O Québécois é québecois (do que eu sinto por aí e tb pelo que estudei aqui no Québec) … dada a origem francesa do povo. Em relação à capitale nationale, o Québec é considerado oficialmente uma nação, cuja capital é Québec. Em relação a separatismo, não tenho visto nada … acho que, com o fim da dominação dos anglófonos aqui na província e o acesso dos francófonos às oportunidades, eles não estão mais pensando tanto na solução radical que seria a separação. Isso enquanto as outras províncias não se juntarem pra sacanear o Québec, como já fizeram algumas vezes.

Vocês sabiam que o Québec não assinou a constituição do Canadá? Tudo por causa de um evento chamado Nuit des Longues Couteaux. Para entender melhor:

http://fr.wikipedia.org/wiki/Nuit_des_Longs_Couteaux_(Qu%C3%A9bec)

Post chato, mas é que eu gosto bastante de entender a história, assim a gente conhece as razões de muitas coisas …

Se alguém tiver interesse, tem uma série chamada “Épopée en Amérique”, que conta toda a história do Québec até um pouco antes da revolução tranquila (1960):

http://www.imavision.com/fr/estore,wcicatalogue,type-p,id-2589,loadcat-1.html

Eu assisti à série nas aulas de francês lá no Centre du Phénix e acabei comprando, mas tem por aí em .torrent pra quem quiser baixar …

Patinha11
      Participante

No dia da Fête du Québec,estávamos assistindo o desfile uma cena nos chamou a atenção;ouvimos uma mãe se abaixar para conversar com seu filho que teria entre 5 e 6 anos aparentemente,e lhe perguntou? que Bandeira é aquela meu amor? e ele respondeu:-é a Bandeira do Quebec!!
      E ela complementou;é a Bandeira do nosso País!!!!

Sinceramente ficamos um pouco sem palavras na hora,quase perplexos por assistir essa lavagem cerebral.
      Também imigramos para um País assim como o Carlos e apesar de não ouvirmos tanto isso por estarmos em Montreal,de vez em quando algo do tipo é comentado em algum lugar.
      No Canada Day,preferimos ir a Ottawa para podermos ver a comemoração de forma intensa já que no Quebec o dia da mudança fala mais alto nessa mesma data.

Histórias a parte,ainda me sinto dentro de uma cidade que está dentro de uma Província que pertence ao Canada.
      8)

renancza
      Participante

Historicamente os quebequenses tem muitos motivos para não se considerarem canadenses, imagine, franceses sob a coroa da rainha da inglaterra, é como se o Brasil virasse província da Argentina. Não dá certo, né!

Carlos_Santos
      Participante

Ola Larocque,

@larocque wrote:

O sentimento de separatismo do Quebec do restante do Canadá continua forte por aí?

depois de duas vezes fracassadas nao imagino que eles tentem uma terceira.

Alias, um Québécois que conhece o seu “pays” (forma figurada que quer dizer também regiao, espaco geografico, minha terra, etc…. e nao País com capital e tudo o mais…) e sua historia, me contou que quando o Québec fez sua segunda tentativa de separacao foi quando as grandes empresas migraram de Montréal para Toronto 8O

O fato da turma aqui usar o dia do Canada (1 de julho) como dia da mudança foi algo destacado por varios colegas como forma de protesto e justificativa para nao participar da festa.

Além da “Capital Nacional” existe a “Assembleia Nacional” entre outras coisas nacionais aqui na provincia :lol:

Tudo isso nao me afeta em absolutamente nada! Quem vai me dar a cidadania é o Canada e nao o Québec :wink:

Apenas imagino que isso nao esteja claro quando vc começa o processo de imigracao para o Québec.

Obrigado aos colegas pelas contribuiçoes.

cvbernardi
      Participante

Olá pessoal,

Desde que chegamos aqui, temos conhecido muitas pessoas que sonham que um dia o Québec seja reconhecido como um pais independente. Talvez seja apenas uma questão de tempo até que haja um novo plebiscito, contudo, não imagino que a separação um dia aconteça.

De qualquer forma, acho que esse sentimento é muito mais evidente em Québec que nas outras cidades da provincia.

Abs,

SANDROMS
      Participante

Quando cheguei aqui me comprometi em não tomar partido nessa questão. Continuo assim, mas sempre analisando o que ouço e leio.

Hoje ficou claro que a separação imediata, com total autonomia, baseada em uma decisão como o plebicito, seria um desastre econômico para o Quebec e talvez para todo o Canadá.

A estratégia mais adequada para os separatistas hoje seria o aumento gradual da autonomia da província.

Lembrando que as coisas aqui são diferentes do Brasil onde as leias são quase todas iguais em todos os estados. O quebec possuem leis diferentes, cultura diferente e até um processo de seleção de imigrantes diferente.

A única coisa que eu penso é que essa coisa de uma nação dentro de um país traz um impacto: vc paga mais impostos. Mas por outro lado recebe benefícios de dois governos diferentes. Qdo o benefício é bom a gente não reclama de pagar impostos.

para comparar com outras províncias:
      http://www.taxtips.ca/taxrates/taxcomparison/taxcomparison2010.htm

RedCzar777
      Participante

Ainda moro no Brasil, mas uma coisa que me marcou bastante quando estive no Quebec em 2007 foi que não apenas as pessoas falam “Capital Nacional” quando se referem à Cidade de Quebec, ou “Assembléia Nacional” quando se referem à… bem… “Assembléia Nacional”, mas esses nomes são os nomes que aparecem nas placas e demais pontos de informação oficiais.

A foto abaixo está meio tremida pois foi tirada de dentro de um carro pela minha esposa enquanto eu dirigia de Montreal a cidade de Quebec, mas ela mostra uma das placas em que a Cidade de Quebec é referida como a capital nacional:

No link abaixo dá pra ver melhor:

http://victormirsky.multiply.com/photos/album/5#photo=168

thiagoelizie
      Participante

Acho q a melhor definição foi feita pelo renancza.

Conheço o básico da história canadense/quebeca, sobre a descoberta, domínio, retomada, etc. Não tomo partido mas considero justo o sentimento nacionalista dos quebecos, até uma “raivinha” eu aprovo. Tá certo q a maioria das história q ouvi foi contada por nativos da província então devem estar recheadas de “meus motivos”, o q torna a coisa meio parcial. Mas considerando os anos de uma certa opressão q viveram acho justo esse sentimento. Bom, algumas conquista eles já tiveram e creio q se orgulhem disso. A separação acho q não é o caminho, torço mais pelo avanço da autonomia, se for o caso. Acho interessante viver num “país” dentro de outro. Tem o lance dos impostos em dobro mas se isso te trouxer benefícios… no BR por exemplo a gente paga imposto de td lado e mesmo assim…

Só não concordo com quem considera esse nacionalismo uma lavagem cerebral. Primeiro, pelos motivos q já citei acima… outra, q esse orgulho por seu país/povo é coisa admirável, digo até invejável. O q não dá pra dizer o mesmo aqui no BR, onde a história é bem outra como tds sabem. Aliás, aqui qto menos patriota e ignorante melhor, parece… Quem tá no poder agradece.

FCelso
      Participante

Boas pessoal,

Da minha experiência própria, tendo morado 1 ano na Capital Nacional (CIdade de Quebéc) conversando com um senhor quebequense aposentado com quem convivi durante 1 ano, nos seus 65 anos ou mais :wink:, questionei a respeito da separação e ele foi bastante sincero na sua explanação, dizendo que o Canadá como um todo depende de todas as provínicias e também dos EUA para manter a economia, devido ao pequeno número de pessoas vivendo no Canadá como um todo (são 33 milhões no Canadá e 7 milhões no QC). Por parte dos mais velhos, especialmente aqueles que não falam inglês (que não é o caso do meu amigo aposentado), muitos têm ainda um ressentimento devido à históra de disputa entre ingleses e franceses, e aproveitam o dia nacional do QC para manter viva a chama da independência. Por parte dos mais jovens, grande parte aproveita o dia do QC para se entorpecer de bebidas e drogas nas Planícies de Abraham (fazem até acampamento, como os do Fórum Social Mundal em Porto Alegre = uma zorra) desde a tarde do dia 23 para até a manhã dia 24 de junho (nesse período pode-se consumir bebidas em lugares abertos, o que é proibido nos demais dias do ano). Nessa festa vi uma grande tenda médica atendendo dezenas de adolescentes inconscientes devido ao consumo exagerado de álcool e outros modificadores de espírito. Também vi jovens depredando lixeiras, subindo nas luminárias e quebrando placas de sinalização, além de que, quando passam por você gritam “viva Québec”, e a gente deve responder “viva”! Está feito o diálogo!

Com os jovens que realmente pude conversar, que eram colegas de trabalho, todos de nível universitário (já graduados em química ou engenharia química) e que falavam francês e inglês, bem como suas namoradas, todos tinham um certo sentimento que lhes foi transmitido de reolta pelos mais velhos, mas devido ao seu esclarescimento, nenhum aprova a independência do Québec. Mais interessante foi uma outra moça que cursava Comércio Exterior na ULaval e falava também francês e inglês, nascida no interior do QC ela foi à Capital estudar, e numa de nossas conversas me explicou que detesta a zorra do dia da independência e que considera a separação uma opção não posível na atualidade.

Embora o Carlos tenha pedido para não compararmos com o Brasil, dessas minhas experiências com os nativos quebequenses, percebi que o sentimento de separação que alguns dos mais velhos têm, se asseelha muito com o que houve aqui no RS, com o dito “Pampa é o meu país” (que não vingou, assim como no QC), e ainda se nota o orgulho do pessoal no RS em dizer que é gaúcho antes de ser brasileiro. O sentimento de amor pela terra onde nasceu é bastante presente na cultura do gaúcho, assim como a preservação dos hábitos e tradições, mesmo que churrasco de picanha assada na brasa faça mal à saúde, nenhum gaudério ´louco de fazer churrasco com gás :bigups:

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.