Bom pessoal,
Já que ninguém se manifesta nessa questão mais polêmica, por assim dizer, vou lhes contar sobre a minha experiência na cidade do Québec.
Sobre o Marc Lépine, quem me falou sobre ele foi um amigo quebequense, quando estávamos conversando acerca da violência (Brasil vs Canadá), pois o mesmo amigo quebequense me contou o caso de um outro amigo dele que fora assaltado na cidade do Rio de Janeiro.
Evidentemente que o caso em questão, do jovem Lépine está relacionado a um ataque ao feminismo também, não sendo um caso geral de violência comum no Québec. Existem outros casos de violência bem comuns, mas o feminismo e o machismo são bastante discretos. Entre os casos mais comuns de violência no Québec, estão os casos de violência doméstica e desparecimento de pessoas, especialmente crianças. De exemplo, me lembro um domingo de janeiro de 2009 que estava passeando no mercado público da cidade do Québec e um pai, descontente com a incomodação do filho de mais ou menos 3 anos, pegou ele no colo e desceu o braço na bunda, dando uma surra pública no menino. Claro que o pessoal que estava em volta olhou horrorizado, mas ninguém tomou qualquer atitude, inclusive os demais familiares que o acompanhavam.
Voltando exatamente ao assunto do feminismo, pude realizar um experimento piloto muito válido:
A professora do nível intermediário da francisação, uma gaspesiana (natural da Gaspesia, mais ao noroeste do Québec) de mais ou menos 50 anos, muito bem centrada e certa de si, precisou se controlar muito ao responder um comentário meu a respeito do trabalho doméstico. O que eu dei a entender no comentário, foi que conhecer melhor as tarefas domésticas é muito importante para as mulheres.
Depois disso, foi esperar o resultado: :explode:
Mas, tendo eu dito isso, a professora conseguiu se conter (apesar do seu olhar 8O ), e fazer um comentário bastante polido:
“Os deveres domésticos são importantes para todos!”, disse ela.
Para quem me conhecia, sabia que eu estava brincando, e não levou a sério. Aqui no RS tiramos onda direto com as mulheres, afinal uma provocação de vez em quando é bom pra fazer circular o sangue! :mrgreen:
E o que realmente