ASSURANCE MALADIE + TRABALHO

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano ASSURANCE MALADIE + TRABALHO

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6495
      Dri_Torres
      Participante

      Ola a todos,

      Hoje quero passar uma informaçao super valiosa à todos. Aos que ja sabem, ótimo! nao enfrentarao problemas com a Assurance maladie do QC. Aos que nao sabiam, guardem esta informaçao na cabeça quando começarem a trabalhar em terras canadenses, pois provavelmente niguem irá te lembrar…

      Quando começamos a trabalhar por aqui, muitas empresas possuem um convenio privado para a Assurance médicaments e outros serviços médicos. Assim que você se tornam admissivel à este convênio, você é OBRIGADO a te-lo para VOCÊ e TODA a FAMILIA.

      O problema é que geralmente o seu empregador e a empresa privada pensam que você ja sabe disto, e portanto nao te lembram que você é obrigado a pagar o sistema privado para todos…

      E o que acontece se você nao sabe disso, e você so paga para você????

      Se por algum motivo alguém da sua familia utilisar o serviço público de medicamentos, quando o governo perceber que você deveria usar o privado, mesmo que você nao tenha sido informado, você deverá pagar por todo serviço utilisado… e o seguro privado nao posso ser feito retroativo… entao você terá que pagar tudo!

      Criei este tópico pois isso aconteceu com a gente e estou indignada… e conheço amigos, que eu mesma adverti e quando eles forma verificar, eles tb estavam na mesma situaçao e tb terao que pagar uma grana para o governo.

      Vou detalhar um pouco mais para entenderem:

      O Bruno, meu conjoint, começou a ter direito ao seguro privado pela empresa no dia 31 de julho de 2008… como a quantia retirada em cada périodo de pagamento é alta, e como eu estava estudando na universidade onde o serviço de saude é muito bom, nós decidimos pagar o seguro privado só para o Bruno, pois a empresa informou que ele era obrigado pois ele era funcionário. Ninguém avisou que toda a familia era obrigada a aderir ao plano privado.

      Nao me lembro como, mas em 2009 fiquei sabendo que eu era obrigada a aderir pois meu conjoint tinha um plano privado… conversamos na empresa do Bruno e com a seguradora que disseram que sim que eu devia ser segurada tb, mas que nao podiam me assegurar pelo periodo que já passou, entao eu comecei a ser assegurada em julho de 2009, ou seja, 1 ano depois.

      Neste periodo, eu tinha comprado alguns medicamentos pela assurance médicaments publique do QC, pois na minha cabeça eu era assegurada por eles, e na verdade era de fato isso pois nao pagava pelo seguro privado. Quando comecei a pagar pelo seguro privado, eu contactei a Assurance Maladie para informar que estou assegurada pelo sistema privado, você é OBRIGADO tb a informar ao governo que vc tem o seguro privado.

      Para mim tudo estava correto!!! mas estava enganada…

      Agora em março 2010, recebo uma carta do governo dizendo que tenho que pagar por todos os medicamentos comprados pelo sistema publico desde 31 de julho de 2008, pois esta é a data que eu deveria ser coberta pelo sistema privado mesmo si eu nao estava coberta, pois segundo eles, a empregador e a seguradora deveriam ter nos informado que todos da familia tinha que ser assegurados.

      O problema que quando falamos com o empregador eles falam que nao é responsabilidade deles, pois pela lei eles nao devem perguntar questoes pessoais ao empregado. Quando ligamos para a seguradora privada eles informam que quem faz a lei é o governo entao é o governo que tem que nos informar. E o governo fala que teria que saer o empregador e a seguradora além de também ser nosso problema pois TODOS devem conhecer as leis do QC… mas eu informei que para imigrarmos nao foi imposto este quesito como critério de seleçao: CONHECER TODAS AS LEIS DO QC.

      Para concluir, pedi a revisao mas a assuance maladie ja me informou que eles nao vao aceitar e que se fosse eu, que eu deveria pagar logo para nao ter os juros cobrados, ou seja, nem a chance de reinvidicar nós temos… mas mesmo assim vou fazer a revisao e vou parcelar o pagamento em mil vezes só de raiva :rant:

      Entao fica a mensagem para todos: fiquem atentos a todas as informaçoes possiveis!!!

    • #38058
      lfantoniosi
      Participante

      Oi Dri,

      Chato isso hein, mas entao, quando eu fiz a carta de assurance maladie o cara me deu os panfletos do assurance medicaments. La estava tudo explicado sobre a obrigatoriedade do servico, inclusive no site:

      http://www.ramq.gouv.qc.ca/fr/citoyens/assurancemedicaments/index.shtml

      Tem um questionario para saber qual regime vc deve optar.

      Alias, muita gente nao sabe mas nao obstante vc é obrigado a aderir ao seguro public como vc deve PAGAR a prime que custa cerca de 580 dolares (por pessoa) ao ano a ser pago junto com a declaracao, mas isto depende do seu revenu.
      Ja o sistema privado custa mais barato que o publico e oferece muito mais opcoes.

    • #38059
      SANDROMS
      Participante

      Dri,

      mancada da empregadora do Bruno e da seguradora. Qdo comecei a trabalhar no Quebec na papelada da seguradora (manulife) estava escrito que para não incluir os dependentes, eu teria que assinar uma declaração de que o restante da família estava segurada por outro seguro de medicamentos (emprego do conjoint, assurrance da universidade ou outro plano PRIVADO). E o mesmo papel deixava claro que uma vez que eu estava segurado o seguro público não poderia mais ser usado pela família.

      Quando eu li o planfeto da RAMQ nao tinha entendido direito. Mas os documentos da seguradora eram bem claros.

      lfantoniosi,

      CAD $580??? na minha declaração tava tando 97$ por adulto…..

    • #38060
      VictorDSoBom
      Participante

      Bom saber, mas como vou sozinho, então não tenho uma família para pagar os seguros.(ou me pagarem :P)

    • #38061
      SANDROMS
      Participante

      Victor,

      Se você vai como estudante (não residente permanente) procure saber como é o caso. Pois creio que vc terá que pagar um seguro particular obrigatoriamente. As universidades (Cegep não sei) costumam oferecer os seguros junto com o pagamento dos custos… pelo menos é o caso da Université de Montréal.

    • #38064
      Riba
      Participante

      Muito bom Dri, informação muito importante.

      Abs,
      Riba

    • #38067
      Anonymous
      Participante

      huuuuummm CAD$580 por cabeça ? é isso mesmo ?
      Independente se é criança ou adulto…?
      Taí uma coisa que eu não sabia, achei que era um valor baseado no seu salario (5%, 10%, e assim vai…).
      Com realação a opção publico x privado, eu sabia da obrigatoriedade de opção entre um ou outro, mas o custo foi surpresa 8O
      Sandrons, estes descontos vem em folha certo ? como fica seu filho ?ele tá pagando valor cheio…?
      Eu vou com minha esposa e minhas 2 filhas (uma com 6 anos e outra de 2 meses, vai estar com 6 meses, quando eu ir para QC), daí CAD 580 por cabeça dá até medo :mrgreen: aíiii.

    • #38069
      SANDROMS
      Participante

      Carlos,

      não entendi se a sua pergunta é sobre o público ou o privado, mas vou responder os dois.

      O seguro publico que é pago no fim do ano na declaração de IR é só relativo a medicamentos e só é pago por adultos, crianças não pagam. E o valor que apareceu para mim no programa UFile era 97$ depois entrei os meses em que tive seguro particular e os 3 meses em que não tinha direito ainda ao assurance publico. E o valor final deu 20 dolares por cabeça.

      O seguro particular (do empregador) depende da empresa. Estou no meu segundo emprego, no primeiro era descontado 50% do valor em folha. O valor é pela família como conjunto então não sei qto estava pagando para as crianças… mas um colega que não tinha filhos pagava um valor parecido então acho que para eles é mais em conta.

      Em ambas as empresas o seguro cobria os medicamentos, dentista, e despesas medicas adicionais, o que te permite fazer alguns exames que não são cobertos no público ou que tem muita fila (quem paga passa na frente, no melhor estilo Brasil).

    • #38070
      SANDROMS
      Participante

      Achei o link que fala dos 580$… o valor é entre 0$ e 580$ conforme a renda. Na minha declaração deu 97 por causa da minha renda faible. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

      Fonte: http://www.ramq.gouv.qc.ca/fr/citoyens/assurancemedicaments/regimepublic/lescouts_laprime.shtml

      Outra coisa: é necessário se inscriver no regime público e se desiscrever qdo vc entra num privado. Vou ligar lá pois não lembro se fiz isso direito.

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.