Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Requisitos › As chances quando se passou da idade II
- Este tópico contém 13 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 8 meses atrás por nakhatealokalokimm.
-
AutorPosts
-
-
8 de abril de 2007 às 01:13 #4711jfacioliParticipante
Olá meus amigos do Forum! É um prazer começar a fazer parte de uma comunidade tão unida como esta!
Desde 2004 quando fui a Aliança Francesa saber mais sobre o aprendizado de Françês é que descobri sobre a imigração legal para Quebéc. Naquela época estava com 34 anos. Desde então amei a idéia de viver num país francófono e justo. Desde então venho “lutando” árduamente para cumprir os pré-requisitos que o processo demandava na época. Estava terminando a minha gradução em Administração de Empresas, juntando dinheiro, obtendo algumas certificações profissionais na minha área (processos de tecnologia – ITIL), enfim… Levei dois anos para conseguir tudo isto e finalizar este ciclo de pré-requisitos com o estudo intensivo de Francês na Aliança. Fui a umas “n palestras com o Roch”, inclusive até conversei pessoalmente com ele em 2005 sobre a minha estratégia para o início do processo. Ele me disse que eu estava no caminho certo…
Bom comecei no início deste ano um super intensivo na Aliança Francesa e então pensei: Vou me registrar novamente na palestra para ver como as coisas estão por lá. E eis a minha surpresa, sobre este fator restritivo da idade. Completei 36 anos, justamente em Outubro do ano passado. E agora lendo os posts de todos vocês estou ainda muito confuso sobre esta questão. Vou novamente na palestra no dia 09/04 aqui em SP mas estou com uma sensação de que por causa da idade já não posso mais conseguir ver meu sonho realizado….
Alguém de vocês poderia me orientar sobre o seguinte?
* Mesmo tendo todos os pré-requisitos (formação acadêmica, inglês entre outros) ainda existe possibilidade para mim (agora com 36 anos) de poder entrar no processo seletivo e não ser barrado pela questão da idade ?
Acredito que se entrar com a documentação na próxima semana e quando for chamado para a entrevista, certamente já estarei no nível intermediário do Francês. Vocês acham que isto pode me ajudar?
Agradeço muito a colaboração de vocês.
Salut à tous!
Cordialement
Jaime
-
8 de abril de 2007 às 01:25 #15299carol.Participante
Jaime,
Você já fez novamente a avaliação no site oficial da imigração?
É difícil falarmos quais são as chances pq isso depende do caso de cada um,
você deve avaliar os outros requisitos, se vc tem filhos, quantas horas de francês, quanto tempo de experiência profissional, etc…
são muitas coisas que podem contar pontos, avalie o que vc vai ganhar e veja se dá o mínimo necessário para passar na seleção do Quebec.
Abraços,
Carol -
8 de abril de 2007 às 15:00 #15306jfacioliParticipante
Carol, bom dia.
Sim, fiz a avaliação ontem duas vezes, alterando apenas o parâmetro conhecimento em francês.
Na primeira vez, atribui um conhecimento básico de francês nas duas dimensões: Oral e Escrita. No final a recomendação foi estudar mais francês.
Na segunda vez, atribui um conhecimento intermediário de francês e a resposta foi positiva para entrar com o processo imediatamente.
Nas duas avaliações, marquei todos os fatos reais: 36 anos, solteiro, sem filhos, 18 anos de experiência na profissão de TI, Diploma Técnico e Universitário e Inglês intermediário.
Mas como vi em vários posts aqui do Fórum e também no Fórum Brasmontreal, de que o teste de avaliação on-line está “calibrado” para idade até 35 anos fiquei com dúvidas com relação a resposta do site. E para mim isto é intrigante, porque lá aparece até mais 55 anos.
Hoje o meu nível de francês é o básico. Mas ao entrar com o processo nesta semana e quando for chamado já deverei estar no nível Intermediário (+200 hrs) de francês. (estou estudando a todo vapor…)
Pela sua experiência, você acha que este perfil pode aprovado?
Abraços
Jaime
-
8 de abril de 2007 às 15:12 #15307DanieleParticipante
Olá Jaime, se vc é casado e a sua mulher tiver menos de 35 anos, uma tática que pode-se utilizar é colocá-la como requerente principal porque aí, vcs pontuariam na nota máxima no requisito de idade (18 pontos).
E como a Carol disse, é bom mesmo verificar os demais requisitos porque será um conjunto de fatores que poderá viabilizar esse projeto e não somente a idade. Para que você possa fazer essa pré-avaliação, dá uma olhada no link abaixo.
http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf
Boa sorte!
Abraços, Daniele.
-
8 de abril de 2007 às 16:07 #15308Carlos_SantosParticipante
Jaime,
como a Carol disse é difícil responder esta pergunta desde que os critérios mudaram e que o teste online parece ter resultados não mais confiáveis em certas situações! :x ele era o nosso termômetro e guia!
Acredito que os demais itens contam para favorecer o problema do limite da idade!
Experiência profissional, formação acadêmica, nível de francês e $$$ são os complementos que poderão fazer a diferença e aumentar suas chances mesmo tendo mais de 35 anos!
Agora se vc os tem ou não, so vc pode avaliar antes de mandar seu processo para ser oficialmente avaliado!
é um investimento a ser feito e existe muito mais do que dinheiro neste processo, tem suas expectativas de futuro!
por isso ficou mais difícil ajudar quando os colegas entram em situações particulares, fora dos padrões anunciados!
Acredito que se vc for a uma palestra atual sera isso que vc escutara!
Boa sorte!
-
8 de abril de 2007 às 18:34 #15312brunobbcParticipante
Prezado Jaime,
Quando a Sra. Soraia Tandel esteve na minha cidade – Brasília – foi bem realista e desencorajou as pessoas com mais de 35 anos a aplicarem.
Falou que seriam muito mais rigoroso na seleção e iriam colocar exigências bem complicadas ao meu entender. Por exemplo: Já ter residido pelo menos 1 anos no Quebec, ter alguém conhecido no Quebec, FLUÊNCIA NA LÍNGUA FRANCESA ( Ela enfatizou a fluência).Bem … Como citado pelos colegas, existem algumas outras formas de aplicação: Colocando a sua cônjuge como requerente principal. Não sei, mas poderia pensar em ir estudar como estudante internacional e depois conseguir ficar. Entende ? (Isso é um achismo meu, certo ? Teria que checar !!!)
Espero ter ajudado. Outra coisa, ainda poderia tentar o teste on-line e poderia mandar um mail explicando a sitaução para o escritório de Buenos Aires. Não sei se interessaria, mas se isso tudo não der certo, poderia tentar o processo Federal. Já pensou nesta situação ?
Abraços,
Bruno Cunha -
8 de abril de 2007 às 20:25 #15313clpimentaParticipante
Jaime,
A principal mudança que houve foi que ate a partir 16 de outubro a idade so valia 10 ponto no total ate 35 e a cada ano vc perdia 1 ponto, mas a partir dai a idade passou a valer 18 ponto e a cada ano vc perde 4 pontos, considerando que a que a diferença de pontuação de um curso superior pra um mestrado ou doutorado é de 2 pontos, ou a diferença de um nivel intermediário baixo pra um alto ou do alto por avançado tb são de somente 2 dois pontos e a questão do dinheiro é irrelevante, pois ele so vale 1 ponto, se tiver a qtde mínima, e obrigatorio, 4 pontos é uma enormidade. E antigamente o entrevistador tinha 12 pontos na mão dele, na questão de adaptabilidade que podia ter dar a criterio dele, atualmente ele so tem 8 pontos.
Se fizer a soma dos pontos segundo o manual a maioria vai ficar aprovado por uma folga pequena entre 2 a 4 pontos.
Uma coisa que vale bastante pontos são os filhos pode-se conseguir ate 8 pontos sendo 4 por filho ate 12 anos e 2 por filhos dos 13 a 21. Outro e ter uma profissão dentro dos dominios de profissão demandados ate 12 pontos
Em dezembro o que a Soraia Tandel falou em Brasilia foi com com 38 fica praticamente impossivel e entre 36 e 37 deveria compensar com outros critério.
O problema que eles não divulgam os manuais que explicam isso, e eles são extremamente legalistas ou seja se vc ficar por 1 ponto vc vai ser reprovado, independete de se uma pessoa super gente boa.seguem abaixo manual com o resumo com a pontuação:
O Manual completo vc acha em:
http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/home.php
depois vc vai em “produits em ligne” -> ‘Guide des procédures d’immigration’
na nova pagina “Immigration économique” -> ‘Chapitre 1 TRAVAILLEURS QUALIFIÉS PERMANENTS’Eu tb quase fiquei no bico do urubu nesta questão completei 36 antes da entrevista, que vai ser nesta rodada, mas como mandei o processo ainda com 35, e como o único criterio que congela apos o recebimento é a idade, escapei por pouco.
Acho que o lance é vc fazer com base nesse manual uma avaliação conservadora, de preferencia considerando o frances pra baixo, e boa sorte!!!
-
8 de abril de 2007 às 23:55 #15317carol.Participante
Jaime,
De qualquer forma a sua imigração não está perdida se vc não tiver critérios que compensem a idade, pois você ainda pode tentar pelo processo federal que não tem essa exigencia de idade.
Ele é um pouco mais complicado, mas se isso for realmente o que você quer, não desanime, agarre todas as chances que você tiver e vá em frente.
Abraços,
Carol -
9 de abril de 2007 às 02:15 #15324jfacioliParticipante
Amigos,
Carol, Daniele, Carlos, Bruno e Clpimenta.
Muito, mas muito obrigado pelas orientações! Vocês são muito bacanas!
Amanhã (segunda / 09-04) ás 18:30 vou novamente na palestra, só que desta vez com a Soraia. Vou tirar todas as minhas dúvidas, e avaliar com muita cautela se este processo é o melhor ou o federal. Afinal o destino é o mesmo n’est-ce pas?
Obrigado pelos links, pois eu não os conhecia. Vou estudá-los detalhadamente…
Vamos mantendo contato e trocando experiências pelo fórum. Afinal, são estas trocas que nos enriquecem a cada dia!
Um forte abraço a todos e bonne chance!!
Atenciosamente
Jaime
-
9 de abril de 2007 às 16:10 #15333brunobbcParticipante
Caro amigo,
Aproveita que ela é bem legal e no final os interessados fazem perguntas mil.
Boa oportunidade para tirar as dúvidas.
Boa sorte e qq coisa estamos ai.
Abraços,
Bruno Cunha -
9 de abril de 2007 às 23:19 #15343riceliParticipante
Olá a todos,
Voces tiveram alguma notícia de alguém que por ter mais de 35 anos foi reprovado após 16 de outubro/2006?
Um abraço,
Roceli
-
9 de abril de 2007 às 23:30 #15344viniciusmarcParticipante
Jaime,
Estou aqui torcendo por vc.
quando chegar da palestra, fala ai como foi.
Marcus
-
10 de abril de 2007 às 01:18 #15350brunobbcParticipante
Caros colegas,
Conheço uns colegas que estão com mais que esta idade, mas ENTRARAM COM O PROCESSO antes da nova regra.
Não sei como está o processo.
A última informação que possuo estam estudando para a entrevista. Acho que no final deste mês irão fazê-la.Assim que souber o resultado falarei, ok ?
Qualquer coisa pode me cobrar !!!Abraços,
Bruno Cunha -
10 de abril de 2007 às 23:03 #15408nakhatealokalokimmParticipante
Jaime,
Olah , tudo joia? Ve se consegue dar uma melhorada na sua situacao , melhorando o seu frances…
valeu,
alok
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.