Arrochando o pitoco da torneira

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Arrochando o pitoco da torneira

Visualizando 171 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8009
      mCerqueira
      Participante

      Important

      On 21 March 2012, the Minister of Immigration and Cultural Communities has come to a decision regarding the intake of applications for selection certificates. Pursuant to the decision, the Minister determines the maximum number of applications allowed to be submitted by some skilled worker candidates and by self-employed worker candidates between March 21, 2012 and March 31, 2013.

      This decision is taken pending adoption by the National Assembly of Québec of a bill containing a provision, retroactive to 20 March 2012, authorizing the Minister of Immigration and Cultural Communities to make such determination.

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/reception-demandes.html

      Em resumo:
      – DCSs para profissões prioritárias: continua ilimitado
      – DCSs para profissões do grupo 2 (6 pontos na lista de domínio de formações): 14.300 por ano
      – DCSs para demais profissões: não serão mais aceitos

      =

    • #51572
      FCelso
      Participante

      Interessante notar que as engenharias continuam em demanda. :roll:

    • #51573
      RonaldoMaciel
      Participante

      Aqui o link dos documentos de Publications Québec sobre:

      LEI sobre a IMIGRAÇÃO no QUÉBEC
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=2&file=//I_0_2/I0_2R4.htm

      TABELAS DE PONTOS
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=2&file=//I_0_2/I0_2R2.htm

      Estão realmente querendo pôr ordem na casa – este backlog gigante precisa ser sanado… tomara que não impacte muito quem já se candidatou e está nesta espera insana e interminável.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #51574
      mCerqueira
      Participante

      Isso aí, RonaldoeSusana … tomara mesmo.

      Tenho amigos que ainda estão esperando uma noticia sobre a entrevista e outros q terão que mandar o resultado dos testes de idiomas. De toda forma, com tantas mudanças acontecendo, creio que nem eles e nem eu (que já estou mais a frente no processo) estamos imunes a alguma alteração q possa ocorrer.

      O jeito é acompanhar, manter o pensamento positivo e esperar ….

      abraços,
      #

    • #51575
      MarcosAlvim
      Participante

      Vai ser votado?? Ou já tá valendo.

      na boa não sei o que faço mais.
      Tô no grupo 2.

    • #51576
      Ucrambuco
      Participante

      Pessoal,também estou no grupo 2…

      Chocada com esta notícia de fim de tarde…
      Perguntas:
      1) Isto é válido para quem enviar o dossier a partir de agora?E os que enviaram antes?

      2) com relação ao Grupo 2: no anexo:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf
      Que código é este que se referem ? O que significa este clique nas opções Diplôme étranger e diplôme équivalent?

      Obrigada pela ajuda!!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51577
      vivi0508
      Participante

      Bom acho que temos que ter calma e analisar bem essas mudancas.
      1) Eles estao organizando melhor o processo devido a alta demanada e backlog, pois se eles admitirem muito immigrantes nao terao emprego e nem ajuda do governo para todos.
      2) Vamos ficar atentos pois tem novidades todos os dias, porem ate agora as novidades nao afetaram a vida de quem ja esta com o processo em andamento, eles colocam sempre: a partir de tal dia, isso passa a valer, ou seja quem mandou antes esta nas regras antigas. Sendo assim que vai mandar os documentos deve se apressar!!!
      3) Vamos torcer para que essas mudancas acelarem o processo e garantam nossos empregos por la :-)

      :discuss:

      E vamos continuar nos comunicando em relacao as novidades !!!!

    • #51578
      MarcosAlvim
      Participante

      Pensando bem.

      Se alterarem dessa forma, esse modelo deve durar no mínimo uns 02 anos.

      Pensei em desistir, sinceramente, cheguei até aqui, vou até o final.

    • #51579
      vivi0508
      Participante

      Marcos
      pelo que parece ja esta valendo, mas so para os processos enviados ou analisados a partir de hoje.
      A duvida que fica e se vale para os processos ja enviados e nao analisados.

    • #51580
      SANDROMS
      Participante

      @mari e jonas wrote:

      Que código é este que se referem ? O que significa este clique nas opções Diplôme étranger e diplôme équivalent?

      Obrigada pela ajuda!!

      O código é interno do sistema. Para quem é formado no Brasil, deve procurar sua profissão na linha com o tique na coluna Diplôme étranger, a outra coluna é para quem estudou no Quebec ou em universidades conveniadas.

      Minha opinião sobre a medida: UAU!

      O número de demandas 14300 (deve dar uns 30000 contando os dependentes) é bem abaixo da previsão de 50000 imigrantes por ano. Acho que a ideia é baixar o backlog e priorizar os perfis mais desejados.

    • #51581
      Helen Hartung
      Participante

      Acho que isso vale a partir de agora, de acordo com o texto:

      On
      21 March 2012, the Minister of Immigration and Cultural Communities has
      come to a decision regarding the intake of applications for selection
      certificates. Pursuant to the decision, the Minister determines the
      maximum number of applications allowed to be submitted by some skilled
      worker candidates and by self-employed worker candidates between March
      21, 2012 and March 31, 2013
      .

    • #51582
      marcossilva
      Participante

      Além de limitar a cota de imigrantes aceitos, o governo do Quebec parece ter decidido aumentar o custo da inscrição no processo de 406 $ para 750 $

      http://www.ledevoir.com/politique/quebec/345585/le-gouvernement-charest-fait-passer-les-frais-d-immigration-de-406-a-750

    • #51584
      Ilfaitfroid
      Participante

      Eu fui em uma palestra em outubro do ano passado e quando perguntaram sobre possíveis mudanças para 2012, o Sr. Gilles disse que provavelmente iriam exigir exames para prova de proficiência em Francês e Inglês e que poderiam restringir quais profissões poderiam enviar a DCS.
      Ele disse a um médico que não esperasse ter mais fluência em francês, para já enviar o dossiê. Eu ouvi isso, fiquei com medo das mudanças e corri para mandar o meu.
      Tomara que seja aceito nas regras antigas, pois senão ficarei de fora do processo.

      Acho tão injusto essas mudanças começarem a ter vigência imediata. A falta de um prazo pega todo mundo de surpresa. Mas enfim, eles podem fazer o que quiserem…

    • #51585
      Filipevsm
      Participante

      As vezes, para alguns de nós (eu estou incluso nisso), parece que o negócio não é para ser mesmo.

      A gente se mata 2 anos só para conseguir ser elegível nesse processo, para em menos de 4 meses surgirem mais mudanças do que nos dois anos seguidos.

      Tentarei enviar esse dossiê ainda em abril (em dependência do resultado do TCFQ). Se eles devolverem meu dossiê por limitação, aí o negócio é tocar a vida, e deixar essa ideia “doida” de imigração de lado…

    • #51587
      MarcosAlvim
      Participante

      Vou dar uma olhada amanhã na tabela de pontos, dependendo vou dar uma de doido e vou mandar os papéis, sem teste de língua, antes de 1º de abril.

    • #51590
      Danibley
      Participante

      «Et voilà, le Canada commence à fermer ses portes!»

      Torço muito para que isso não prejudique os que já carregam a Cruz do proesso federal 2010/2011.

    • #51591
      Shape
      Participante

      @Ilfaitfroid wrote:

      Acho tão injusto essas mudanças começarem a ter vigência imediata. A falta de um prazo pega todo mundo de surpresa. Mas enfim, eles podem fazer o que quiserem…

      Já estou no processo federal ‘da coisa’, e as chances de algo dar errado são relativamente pequenas, mas não consigo ficar indiferente com essas mudanças ‘imediatas’ na seleção.

      Na hora de sairem mundo a fora vendendo o Québec “como dá” e construindo sonhos, desejos, esperanças (ou o que for) na vida das pessoas, eles são os primeiros a nos insentivar a ‘correr atrás’, mudar o foco, investir tempo, dinheiro, atenção, esforços e parte de nossas vidas nesse processo.

      E agora eles não são capazes de “honrar” com seus compromissos e mudam as exigências do processo da noite para o dia como se isso não custasse nada pra ninguém, ou como se isso não atingisse ninguém?!

      Na minha opinião, a transparência do processo, tão bem vendida nas palestras, já foi por água baixo faz meses. Eles deveriam considerar, no mínimo, o tempo que as pessoas, de maneira geral, investem no processo antes de darem entrada no pedido de CSQ. Tem gente nesse fórum se preparando há mais de ano, alguns provavelmente com mais posts que eu, e que agora, do nada, podem ser impedidos de continuar por causa de mudanças de ultima hora!

      Vão me desculpar mas não consigo chamar isso de justo ou transparente…

    • #51593
      Ucrambuco
      Participante

      E coitado do Gilles, foi tá bombardeado nas duas palestra de SP que não tem nem mais previsões de palestras nas cidades do Brasil…

      Acredito que, os processos estavam sendo segurados antes, aguardando esta liberação do Budget para saber as coordenadas da Imigração… Vocês acham que agora, os processos já enviandos vão andar ( por acelerar é ruim hein) ou a morosidade vai se estender?

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51594
      Ucrambuco
      Participante

      Em tempo: Sandro muito obrigada pela resposta!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51596
      vivi0508
      Participante

      Eu acho que agora eles vao ter que fazer uma contagem de quantos CSQs foram emitidos em cada categoria para ver quantos vao poder liberar…com certeza muita gente vai ficar de fora com as novas exigencias, limitacoes de profissoes e numeros de CSQs, mas quem entrar no processo nao vai mais esperar tanto…

    • #51597
      Ucrambuco
      Participante

      O processo vai ficar mais rápido, quando a partir de 01/04/12 ( parece até mentira), o processo ficar mais caro….

      Le gouvernement de Jean Charest vient d’annoncer que les frais de demande de certificat de sélection du Québec (CSQ) vont connaître une hausse tarifaire de 85 % à partir de 1er avril 2012, passant de 406$ à 750$ pour une personne.
      “La hausse de tarifs est justifiée par le fait qu’elle correspond au coût de traitement des dossiers et permettra d’embaucher du personnel pour réduire le temps de traitement qui a considérablement augmenté ces dernières années. Cette somme sera ensuite indexée annuellement.”

      Pois é já estão incluindo ainda mais as taxas de nossos custos já no começo….

      Só gostaria de ter uma resposta!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51599
      RonaldoMaciel
      Participante

      Isso só confirma a idéia de que eles estavam segurando os processos, aguardando um OK lá de cima. Nada de “falta pessoal”, ou “mudança de sistema” e outras desculpas esfarrapadas.

      Eles sabiam que algo ia acontecer e tiveram de segurar tudo até saber exatamente o que fazer. Talvez agora liberem alguns processos já que as regras do jogo agora estão um pouco mais conhecidas…

      Mas cobrar $750 pra tratar um dossiê é um assalto. Provavelmente os valores de cônjuge e dos filhos também deve aumentar…

      Boa sorte galera.
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #51600
      alanlui
      Participante

      Senhores uma duvida… os processos q estão ja abertos no federal vaum sofrer algo? ou só os futuros?

      :bangwall:

    • #51601
      MarcosAlvim
      Participante

      Vejam que ainda não colocaram no tópico de notícias do site, a ultima noticia é de FEV.

      Outra coisa Direito tá fora. Afinal ele teria que voltar estudar do início, logo não é interessante pro QC.

    • #51602
      Guilhermo
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      @mari e jonas wrote:

      Que código é este que se referem ? O que significa este clique nas opções Diplôme étranger e diplôme équivalent?

      Obrigada pela ajuda!!

      O código é interno do sistema. Para quem é formado no Brasil, deve procurar sua profissão na linha com o tique na coluna Diplôme étranger, a outra coluna é para quem estudou no Quebec ou em universidades conveniadas.

      Sandro, isso quer dizer que quem é formado em Administração e em Direito no Brasil não qualifica mais? O tique nestes dois casos estão apenas em “Diplôme Du Québec”. :?

    • #51603
      nilian
      Participante

      DeosDoCéu!!!
      Estou simplesmente surpresa com tanta mudança em menos de seis meses, tanto no Provincial, quanto no Federal.
      Isso me leva a crer que realmente as portas se fecham aos poucos.
      Estou tensa e insegura. Mesmo com o nº do e-CAS em mãos e Processo aberto via Sydney, temo que essa “loucura” respingue em nós e este sonho se torne um pesadelo.
      Não sei o quê pensar, tampouco dizer aos colegas que iniciam o Provincial.
      Sinto Muito!

      Abraços

    • #51604
      GabiLocatelli
      Participante

      Bom, eu já tomei minha decisão. Vou procurar um curso técnico na área de saúde e que conste na lista de prioritários e começar o quanto antes, só vou poder entrar com o processo daqui um ano mesmo…

    • #51605
      javabeats
      Participante

      Shape, estou no processo federal assim como você, prestes à finalizar, e concordo em gênero , número e grau! E agora convenientemente, não haverão mais palestras e ninguém estará disponível para dar explicações. Francamente!

      Alanlui, pela disposição dos anúncios… acredito que não haverá mudanças nos processos federais em curso. Mas francamente? Estou afim de ligar para o consulado (já faz muito tempo desde a última vez) e tirar isso a limpo.

    • #51606
      alanlui
      Participante

      @javabeats wrote:

      Shape, estou no processo federal assim como você, prestes à finalizar, e concordo em gênero , número e grau! E agora convenientemente, não haverão mais palestras e ninguém estará disponível para dar explicações. Francamente!

      Alanlui, pela disposição dos anúncios… acredito que não haverá mudanças nos processos federais em curso. Mas francamente? Estou afim de ligar para o consulado (já faz muito tempo desde a última vez) e tirar isso a limpo.

      Obrigado Shape!

    • #51608
      Ucrambuco
      Participante

      @Guilhermo wrote:

      @SANDROMS wrote:

      @mari e jonas wrote:

      Que código é este que se referem ? O que significa este clique nas opções Diplôme étranger e diplôme équivalent?

      Obrigada pela ajuda!!

      O código é interno do sistema. Para quem é formado no Brasil, deve procurar sua profissão na linha com o tique na coluna Diplôme étranger, a outra coluna é para quem estudou no Quebec ou em universidades conveniadas.

      Sandro, isso quer dizer que quem é formado em Administração e em Direito no Brasil não qualifica mais? O tique nestes dois casos estão apenas em “Diplôme Du Québec”. :?

      Dúvida minha também!!!!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51611
      MarcosAlvim
      Participante

      O código é interno do sistema. Para quem é formado no Brasil, deve procurar sua profissão na linha com o tique na coluna Diplôme étranger, a outra coluna é para quem estudou no Quebec ou em universidades conveniadas.[/quote]

      Sandro, isso quer dizer que quem é formado em Administração e em Direito no Brasil não qualifica mais? O tique nestes dois casos estão apenas em “Diplôme Du Québec”. :?[/quote]

      Dúvida minha também!!!![/quote]

      Vejam na planilha nº2, ou seja, tem limite e só vale 6 pts na contagem geral.
      Administration des Affarires – tá com tique no Diplome etranger
      Gestion et administration des enterprises – tá com tique no Diplome etranger

      Direito tá fora.
      SandroMS me corrija se eu estiver errado.

    • #51613
      tati06
      Participante

      Gabi, te apoio completamente em fazer um tecnico na área da saude, se vc gosta, vai em frente!!
      MeoooDellsss, qta mudança, qta informaçao( e muitas nao claras), é, desse jeito, o Gilles nao vai aparecer em cidade nenhuma para dar palestra, achoq vai ficar ate com vergonha de passar as novas exigencias, se for desse jeito mesmo q estao falando, poderemos dizer agora sim, a imigracao é para poucos( e bota pouco nisso)! :alright:

    • #51614
      Ric e Lu
      Participante

      Nossa não to mais entendendo nada, sou formado em Educação física eu e minha esposa, e enviamos o dossiê em dez de 2011, que está sendo avaliado e aguardando a prova de nivelamento. Mas nossa formação só aparece com o V do Quebéc, não o diploma estrangeiro. Significa que estamos de fora dos grupos 1 e 2 ?? Portanto fora do processo?? Como assim?? Alguém saberia me informar??

    • #51616
      Ucrambuco
      Participante

      Mcerqueira,

      Se a análise for esta, igual a de direito por exemplo….affee a minha profissão está fora…

      A pergunta que não quer calar: Este novo processo é para quem vai enviar de 21/03/12 a 30/03/2013?
      Ou válido a todos que enviaram e não tem repostas de entrevista??

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51617
      MarcosAlvim
      Participante

      Vejam na planilha nº2, ou seja, tem limite e só vale 6 pts na contagem geral.
      Administration des Affarires – tá com tique no Diplome etranger
      Gestion et administration des enterprises – tá com tique no Diplome etranger

      Direito tá fora.
      SandroMS me corrija se eu estiver errado.

    • #51619
      Vivs
      Participante

      Gente,

      As profissões que estã na lista são válidas. A diferença é que diploma estrangeiro válido não precisa fazer a equivalência de estudos. Diploma de Québec ou EQUIVALENTE, significa que a pessoa terá que dar entrada numa avaliação do histórico acadêmico e talvez precise completar o curriculum voltando na faculdade ou fazendo uma prova. Geralmente, são as que são regidas por um conselho, como direito ou arquitetura. O Daniel LeBlanc me explicou isso na entrevista e eu também perguntei na primeira palestra que eu fui, para ver a questão da pontuação.

    • #51621
      Guilhermo
      Participante

      @Vivs wrote:

      Gente,

      As profissões que estã na lista são válidas. A diferença é que diploma estrangeiro válido não precisa fazer a equivalência de estudos. Diploma de Québec ou EQUIVALENTE, significa que a pessoa terá que dar entrada numa avaliação do histórico acadêmico e talvez precise completar o curriculum voltando na faculdade ou fazendo uma prova. Geralmente, são as que são regidas por um conselho, como direito ou arquitetura. O Daniel LeBlanc me explicou isso na entrevista e eu também perguntei na primeira palestra que eu fui, para ver a questão da pontuação.

      Vivs, obrigado pela explicação, mas não entendi bem o que mudou. Afinal, o que mudou de fato com isso? Porque aparentemente a pontuação continua a mesma. Ainda terei os 6 pontos pela formação em Direito?

      Minha noiva será a requerente principal. Ela é formada em Administração e eu concluirei Direito em 2 anos. Meu curso será válido?

      Ahhhhhh quantas dúvidaaaas!!! :bangwall:

    • #51622
      Ucrambuco
      Participante

      Vivs,

      Obrigada pela informação!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51623
      Lu_campinas
      Participante

      Pessoal,

      Tenho uma dúvida, na lista do grupo I no topo da página tá escrito que pode valer 16 ou 12 pontos, mas não lista qual vale quanto, na lista de 2009 tinha um campo que mostrava este valor, será que não teve mudança quanto a esta pontuação?

      Se alguém puder ajudar,

      Muito obrigada

      Luciana

    • #51624
      Shape
      Participante

      @Guilhermo wrote:

      … e eu concluirei Direito em 2 anos. Meu curso será válido?

      Essa questão sempre foi bastante clara no processo. Curso não concluído não tem nenhum valor para o processo. Se quer que a pontuação conte no processo, infelizmente vai precisar concluir o curso e em 2 anos pegar na instituição de ensino uma carta de conclusão (não precisa, ou pelo menos não precisava ser o diploma).

    • #51625
      Guilhermo
      Participante

      @Shape wrote:

      @Guilhermo wrote:

      … e eu concluirei Direito em 2 anos. Meu curso será válido?

      Essa questão sempre foi bastante clara no processo. Curso não concluído não tem nenhum valor para o processo. Se quer que a pontuação conte no processo, infelizmente vai precisar concluir o curso e em 2 anos pegar na instituição de ensino uma carta de conclusão (não precisa, ou pelo menos não precisava ser o diploma).

      Sim, isso eu sei. A questão é se o diploma de bacharel em Direito ainda é válido.
      Em dois anos espero ter concluido o meu curso + o francês que comecei recentemente.

    • #51627
      SANDROMS
      Participante

      Pelo que eu entendi:

      Diploma brasileiro em: Direito e Educação física estão no grupo 3 – cota 0 para os próximos 12 meses.

      Diploma brasileiro em: Administração/Gestão grupo 2 – cota 14300.

      Guilhermo,

      Vc perguntou “Ainda terei os 6 pontos pela formação em Direito?” a formação de direito nunca pontuou 6 pontos, nem agora nem antes!

      O diploma de direito ainda é válido como diploma superior (10 pontos para o principal, 3 para o conjuge), mas não pontua e nunca pontuou como profissão em demanda. Vc só não está fora pq o diploma de Administração da sua noiva vale 6 pontos pela área de formação (+10 pelo diploma).

      Ric e Lu,

      A grande questão é essa. Qual vai ser a data de corte? Dossies enviados antes de 21 de março? Dossies abertos antes de de 21 de março? Processados antes de 21 de março? De que forma isso afeta quem já está no processo? E se o seu dossiê está nas caixas da mudança de SP para Mexico e ainda não foi tocado, será considerado?

      Tendo em vista a última mudança em relação aos testes de francês a data de chegada no BIQ seria o divisor de águas. Não está claro.

      Vivs,

      Sobre a validação do diploma, o link abaixo dá a entender que o MICC pode determinar que o seu diploma é equivalente aumento sua pontuação e mudando a sua classe. A pergunta é? Vale apena investir nesse passo e no tempo que demora para correr o risco de ver o processo mudar de novo no meio do caminho?

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/conditions-requises/lexique.html#formation

    • #51628
      aninhas
      Participante

      @Vivs wrote:

      Gente,

      As profissões que estã na lista são válidas. A diferença é que diploma estrangeiro válido não precisa fazer a equivalência de estudos. Diploma de Québec ou EQUIVALENTE, significa que a pessoa terá que dar entrada numa avaliação do histórico acadêmico e talvez precise completar o curriculum voltando na faculdade ou fazendo uma prova. Geralmente, são as que são regidas por um conselho, como direito ou arquitetura. O Daniel LeBlanc me explicou isso na entrevista e eu também perguntei na primeira palestra que eu fui, para ver a questão da pontuação.

      Vivs, não sei se estou equivocada, mas pelo que entendi só vai valer as profissões que estiverem com o “V”, marcado. Acho que é assim pelo seguinte: olhando a profissão de eng. civil, ela conta como 12-16 pontos se for diploma do Québec, se for diploma do Brasil, ela entra nos 6 pontos. Será que isso não valeria para todos? Acho tudo isso muito confuso, pois se é isso mesmo, quem é eng. civil com diploma do Brasil entraria no CSQ limitado (na quota). Agora, no meu caso, que enviei em agosto do ano passado, mas ainda não fiz entrevista, será que entro nas regras novas ou não?

    • #51630
      Ucrambuco
      Participante

      Aninhas, estou na mesma aflição que você… porém tentei ligar no México e deve estar congestionado…

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51631
      Ucrambuco
      Participante

      No site dá a entender:

      Sous-catégorie d’immigration
      Nombre de demandes maximal du 21 mars 2012,
      19 h, heure du Québec, au 31 mars 2013, 19 h,
      heure du Québec (pour connaître l’état actuel,
      consultez la page Demandes reçues)

      Mas….

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51632
      lesleyfernandes
      Participante

      É triste todas essas mudanças, financeiras e burocráticas. Eu e a minha esposa temos a opção de ir para algum país da comunidade europeia, decidimos ir para o Canadá pela situação econômica, pela qualidade de vida e pelo respeito com os imigrantes. Agora já começamos a pensar duas vezes…

      Espero que o processo seja agilizado.

    • #51633
      Guilhermo
      Participante

      @lesleyfernandes wrote:

      É triste todas essas mudanças, financeiras e burocráticas. Eu e a minha esposa temos a opção de ir para algum país da comunidade europeia, decidimos ir para o Canadá pela situação econômica, pela qualidade de vida e pelo respeito com os imigrantes. Agora já começamos a pensar duas vezes…

      Espero que o processo seja agilizado.

      Pois é, creio que esse será nosso destino caso Québec não dê certo.

    • #51634
      tati06
      Participante

      Acho tudo isso uma baita sacanagem, simplesmente atualizam o site e fica assim, sem maiores esclarecimentos e deixando todo mundo aqui louco, pois muitas pessoas decidiram imigrar para o Québec pela maneira como era feito tudo, como o nosso amigo Lesley, há inúmeros outros, que estão investindo na imigracao, estudando frances há mais de um ano, e pagando por isso que é caro, fora professor particular e tudo mais. Sem falar em ter que pagar pelo teste de proeficiencia que tbm é caro, e ainda ter a traduzir varios documentos, autentitcar, etc etc.
      Confesso que se eu ja nao tivesse enviado meu dossie, pensaria seriamente em desistir, está claro que eles estao começando a fechar as portas…( isso so nao vale para as profissoes prioritárias é claro).
      Haja paciência e coração,rsrs, pois a cada dia tem uma novidade no site!!! :bangwall:

    • #51635
      Helen Hartung
      Participante

      Quando houveram mudanças em dezembro de 2011 eles foram bem claros (pelo menos nas mudanças do processo federal) sobre quem seria afetado. Não lembro ao certo do dia, mas o consulado disse que até o dia “tal” os processos ainda estarão valendo com as regras antigas e que à partir do dia “tal” estarão valendo as regras novas. Outra coisa também, é que eles sempre consideraram a data que os dossiês chegam no consulado ou no Bureau. Acho que seria “incohérent” incluir nas mudanças o pessoal que já mandou os dossiês e que já pagaram as taxas antigas. Acho que será mais lógico que as mudanças infelizmente afetem quem irá mandar o dossiê a partir de primeiro de abril. Ainda penso que quem tem a imigração como sonho, deve persistir o seu sonho….bonne chance à nous tous!!!

    • #51638
      SANDROMS
      Participante

      Andei pesquisando algum comentário na imprensa do Quebec e não achei nada!!!

      Me deparei com esse parágrafo no Le Devoir:

      L’avocat avance même que le gouvernement québécois pourrait avoir intérêt à imiter Ottawa et à resserrer ses critères d’admission afin de réduire le nombre de nouvelles demandes.

      Como assim pourrait!?!? Já foi tá feito.

      Agora o momento teoria da conspiração:

      Em agosto de 2011 o Quebec tentou colocar limites por área geografica, a intenção era reduzir o número de imigrantes provenientes da Africa. Esse imigrantes são provenientes de países francofonos e acabam tendo facilidade de atingir a pontuação mínima, uma vez que eles gabaritam o francês.

      Acontece que o desemprego no Quebec (por volta de 7.5%) é maior entre os imigrantes (cerca de 14%) e chega a 20% entre o os imigrante do norte da África. Imagino eu que isso aconteça por causa das diferenças culturais (e discriminação) e por que são profissionais cujo perfil não é atraente para o mercado, mas que pontuaram muito no francês.

      Pois bem, a proposta de criar uma quota regional, diminuindo o número de africanos e aumentando a porcentagem de Europeus e Centro e Sul Americanos, não foi aprovada por ser discriminatória! Acho que o Quebec achou um plano B, agora não adianta mais somar 1 milhão de pontos em francês se vc não tem a formação desejada.

      Essa mudança faz muito sentido e será benéfica para os Brasileiros com profissões em demanda, já que brasileiros, não francofonos, tem dificuldade de obter a pontuação suficiente para ser aprovado sem uma profissão privilegiada.

      Para aqueles cuja a profissão não está na lista A nem na B é um soco no estomago. Quem estava se ralando para aprender francês na intenção de mandar o dossiê em breve pode ser sentido uma porta batendo na sua cara.

      Aqueles que já enviaram os dossiês escaparam por pouco segundo esse advogado de imigração.

      http://www.smeurrens.com/2012/03/quebec-caps-economic-immigration/

    • #51640
      Guilhermo
      Participante

      To be eligible for Group 2, an applicant must be:

      A recent graduate in a field of training that is eligible for 6 points under the Quebec Skilled Worker Program selection grid;

      O que devemos entender por “recente”? Quer dizer que uma pessoa que graduou há 10 anos não pode aplicar?

    • #51643
      SANDROMS
      Participante

      @Guilhermo wrote:

      A recent graduate in a field of training that is eligible for 6 points under the Quebec Skilled Worker Program selection grid;

      O que devemos entender por “recente”? Quer dizer que uma pessoa que graduou há 10 anos não pode aplicar?

      Guilhermo,

      não esqeuça que esse texto é de um blog particular, no texto oficial fala que é preciso ter um diploma, não fala de quando.

      Repetindo o link oficial:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/reception-demandes.html

    • #51644
      Helen Hartung
      Participante

      Sandro

      Acho que esse trecho tira as minhas dúvidas,ou quase tira…rs (que são as dúvidas de quem already está no processo federal).

      Skilled workers – Groups

      Group 1: No limit to the number of applications

      You belong to Group 1 if one of the following situations applies to you:

      -Citizenship and Immigration Canada informed you that your application for permanent residence in Canada was admissible for processing.

      Pelo que eu entendi, está no páreo quem the Citizenship and Immigration Canada informou que o pedido de residência permanente era admissível para o processamento.

      As dúvidas que me restam são :

      -O pedido de residência permanente ao que eles se referem é o dossiê federal ou provincial?

      -Se for o federal, o fato de ter enviado o dossiê federal com o CSQ define que vc é “admissível para processamento”?

      o que vc acha?

    • #51645
      MarcosAlvim
      Participante

      Sandor e Guillermo.

      Link oficial e explicações vejam:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/informations/applications-receipt.html

      You belong to Group 2 if one of the following situations applies to you:
      •You or your accompanying spouse hold a diploma, awarded by an teaching institution in an area of training allowing you to get 6 points under the area of training criterion of the selection grid for skilled workers (see list, in French, 38 kb). The number of years of study required to obtain your diploma must be at least equal to the number of years required to obtain that diploma in Québec. This diploma was obtained less than five years before the date of your application. Failing that, you must have practised, on a full-time basis and for at least one year out of the five years preceding the date of your application, a profession or trade in an area related to that diploma.
      •You or your accompanying spouse hold a Québec diploma or the equivalent of a Québec diploma that sanctions at least one year of full-time studies. This diploma was obtained less than five years before the date of your application. Failing that, you must have practised, on a full-time basis and for at least one year out of the five years preceding the date of your application, a profession or trade in an area related to that diploma.

      Espero que seja isso

    • #51649
      Guilhermo
      Participante

      Marcos, não entendi uma coisa:

      Ali diz que se o diploma não tiver 5 anos, é possível que com pelo menos 1 ano de trabalho full-time na área o sujeito consegue dar entrada, certo?

      Mas e se o diploma já tem 6 anos? O que acontece? Mas que confuso. :angery:

    • #51651
      Guilhermo
      Participante

      Acho que entendi. É preciso que o candidato tenha trabalhado pelo menos 1 ano em full-time nos 5 anos que antecedem a propositura do processo, caso o diploma tenha sido expedido há mais de 5 anos. Acho que é isso.

    • #51652
      neilasasa
      Participante

      Guilhermo eu entendi que o seu diploma tem que ter sido obtido no máximo a 5 anos a partir da data de entrada do processo e se for mais que isso, você tem que ter ao mínimo 1 ano de experiência na área de formação a no máximo 5 anos antes da data de abertura do processo…

    • #51654
      Guilhermo
      Participante

      @neilasasa wrote:

      Guilhermo eu entendi que o seu diploma tem que ter sido obtido no máximo a 5 anos a partir da data de entrada do processo e se for mais que isso, você tem que ter ao mínimo 1 ano de experiência na área de formação a no máximo 5 anos antes da data de abertura do processo…

      É, acho que é isso mesmo.

    • #51656
      MarcosAlvim
      Participante

      Guillermo,Neilasasa

      Isso mesmo, frisando ainda mais que, a profession or trade in an area related to that diploma.

      Ou seja tem que ser na área, ou área co-relata.

      Acho que ainda tô no páreo. Sou aux administartivo. há 8 anos.

    • #51660
      mathfernandes
      Participante

      Pessoal.. tenho uma pergunta importante

      Se minha profissão apenas está assinalada como “Diploma do Quebec ou Equivalente”… como posso saber se meu Diploma é ou não equivalente? Tem como ter uma prévia disto?

      …. pq não sei se valhe a pena se desgastar ainda mais (contando a parte financeira) e dar com a cara na porta quando enviar o dossier… :bangwall:

    • #51662
      Helen Hartung
      Participante

      Mathfernandes, a resposta da Vivs te reponde?

      @Vivs wrote:

      Gente,

      As profissões que estã na lista são válidas. A diferença é que diploma estrangeiro válido não precisa fazer a equivalência de estudos. Diploma de Québec ou EQUIVALENTE, significa que a pessoa terá que dar entrada numa avaliação do histórico acadêmico e talvez precise completar o curriculum voltando na faculdade ou fazendo uma prova. Geralmente, são as que são regidas por um conselho, como direito ou arquitetura. O Daniel LeBlanc me explicou isso na entrevista e eu também perguntei na primeira palestra que eu fui, para ver a questão da pontuação.

    • #51663
      Wilson
      Participante

      @mathfernandes wrote:

      Se minha profissão apenas está assinalada como “Diploma do Quebec ou Equivalente”… como posso saber se meu Diploma é ou não equivalente? Tem como ter uma prévia disto?

      Acredito que sua pergunta esteja respondida nos formulários.

      Para ser Diploma de Quebec ou Equivalente tem que cumprir um dos seguintes requisitos:
      1 – Ter sido obtido no Quebec
      2 – Ter sido obtido em alguma faculdade/universidade no Canadá
      3 – Ter sido obtido em algum país que possui acordo bilateral (que eu saiba somente a França tem esse acordo).

      Se o seu diploma não cumpre um desses requisitos, ele não é equivalente. A opção para deixa-lo equivalente é fazer a validação em uma faculdade/universidade de Quebec (não é a comparação de estudos do MICC – é a validação do diploma mesmo).

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #51664
      MarcosAlvim
      Participante

      @mathfernandes wrote:

      Pessoal.. tenho uma pergunta importante

      Se minha profissão apenas está assinalada como “Diploma do Quebec ou Equivalente”… como posso saber se meu Diploma é ou não equivalente? Tem como ter uma prévia disto?

      …. pq não sei se valhe a pena se desgastar ainda mais (contando a parte financeira) e dar com a cara na porta quando enviar o dossier… :bangwall:

      mathfernandes,
      Eu e o SandroMS, temos a mesma opinião e postamos nesse mesmo topico.
      DIPLOME ETRANGER – ticado vc tá dentro, afinal vc estudou no BR.(Naqueles requisitos que postamos aqui tb, de experiencia na sua área etc.)
      DIPLOME DO QUEBEC – Só se vc estudou lá. – o <>> me parece que quer dizer aqueles convenios de reconhecimento mutuo tipo França-Quebec.

    • #51665
      MarcosAlvim
      Participante

      @mathfernandes wrote:

      Pessoal.. tenho uma pergunta importante

      Se minha profissão apenas está assinalada como “Diploma do Quebec ou Equivalente”… como posso saber se meu Diploma é ou não equivalente? Tem como ter uma prévia disto?

      …. pq não sei se valhe a pena se desgastar ainda mais (contando a parte financeira) e dar com a cara na porta quando enviar o dossier… :bangwall:

      mathfernandes,
      Eu e o SandroMS, temos a mesma opinião e postamos nesse mesmo topico.
      DIPLOME ETRANGER – ticado vc tá dentro, afinal vc estudou no BR.(Naqueles requisitos que postamos aqui tb, de experiencia na sua área etc.)
      DIPLOME DO QUEBEC – Só se vc estudou lá. – o <>> me parece que quer dizer aqueles convenios de reconhecimento mutuo tipo França-Quebec.

    • #51672
      Ucrambuco
      Participante

      No site em Português, já não tem mais as antigas informações em Português…

      Tem apenas ” Ver sessão em francês” e o link…
      Consta atualizado hoje.
      Fiz o teste online de novo e já apareceu a informação, da nova determinação de 21/03 ( oh data inesquecível).

      Votre résultat

      Vous semblez satisfaire aux critères de sélection du Québec.

      Important

      Le 21 mars 2012, la ministre de l’Immigration et des Communautés culturelles a pris une décision concernant la réception de demandes de certificats de sélection. Selon cette décision, la ministre détermine le nombre maximal de demandes pouvant être présentées par certains candidats travailleurs qualifiés et par les candidats travailleurs autonomes entre le 21 mars 2012 et le 31 mars 2013.

      Cette décision est prise sous réserve que l’Assemblée nationale du Québec adopte un projet de loi qui comporterait une disposition législative, rétroactive au 20 mars 2012, habilitant le ministre de l’Immigration et des Communautés culturelles à prendre cette décision.

      Pour savoir si cette décision s’applique à vous et pour connaître le nombre de demandes déposées à ce jour, veuillez consulter le site Internet du Ministère.

      Tem, tempo e tempo…. e ver o que vai rolar!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51676
      mathfernandes
      Participante

      Muito obrigado pelas respostas… agora só me resta analisar e refletir bastante.

      Boa sorte a todos.

    • #51683
      Mama
      Participante

      Aqueles que já enviaram os dossiês escaparam por pouco segundo esse advogado de imigração.

      http://www.smeurrens.com/2012/03/quebec-caps-economic-immigration/%5B/quote%5D

      OI Sandro,

      Perdi este paragrafo, onde esta escrito que os que ja enviaram os dossies, escaparam por pouco?

    • #51688
      SANDROMS
      Participante

      Mama,

      estava nos comentários, alguém perguntou e o autor disse que só contava a para as demandas enviadas a partir de ontem.

      Entrei no link agora e os comentários sumiram… ou eu tô ficando louco…

    • #51689
      Helen Hartung
      Participante

      Sandro, vc sabe algo a respeito dessa quota de 600 para São Paulo que a gente tá falando no tópico “Suspensão de todos os processos? Uma questão”?

    • #51690
      SANDROMS
      Participante

      Mama,

      O link era outro! Também era um blog de consultores de imigração:

      http://theblog.artim.ca/immigration-programs/the-quebec-program-is-partially-closed/

      Olhe os comentários.

      Helen,

      já tinha postado numa discussão sobre o “target” aqui:

      http://brasilquebec.com/forum-cbq/42/5087.html?hilit=%20600&p=49522#p49502

    • #51692
      Wilson
      Participante

      @Helen Hartung wrote:

      Sandro, vc sabe algo a respeito dessa quota de 600 para São Paulo que a gente tá falando no tópico “Suspensão de todos os processos? Uma questão”?

      Já não vejo sentido nessas cotas para os brasileiros.

      Estou no Grupo 1 por minha profissão. Mas aparentemente não vai fazer diferença porque o target para emissão de vistos no federal para Sao Paulo é de 600 vistos em 2012.

      Que adianta estar no Grupo 1 se com certeza já existem mais de 600 G1 aguardando ? Imagina então para as pessoas do Grupo 2 ….

      Só não entendo o critério deles ao disponbilizar 600 emissões de visto para SP e quase 2500 para Mexico City …. Estrutura ? Preferência por mexicanos ?

      Estou começando a duvidar se realmente vale a pensar investir tanto em um processo desse.

      Ao menos estou aprendendo francês. Quem sabe será útil em alguma viagem no futuro.

      Nesse momento concordo com alguém que citou que não adianta ser otimista. Os dados são esses e pronto.

      Cap para os grupos e 600 QSW do Brasil para 2012.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #51693
      Shape
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Entrei no link agora e os comentários sumiram… ou eu tô ficando louco…

      Não acho que os comentários sumiram não. O autor do tópico que deve ter “fechado” os comentários deste post no Blog. Vai ver ele queria fazer alguma outra coisa da vida nesses próximos dias além de responder perguntas online :?

    • #51700
      Helen Hartung
      Participante

      Shape e Sandro,
      Eu entrei nesse link e li alguns comentários sim, tinha uns 3 comentários…

    • #51707
      mathfernandes
      Participante

      @Helen Hartung wrote:

      Mathfernandes, a resposta da Vivs te reponde?

      @Vivs wrote:

      Gente,

      As profissões que estã na lista são válidas. A diferença é que diploma estrangeiro válido não precisa fazer a equivalência de estudos. Diploma de Québec ou EQUIVALENTE, significa que a pessoa terá que dar entrada numa avaliação do histórico acadêmico e talvez precise completar o curriculum voltando na faculdade ou fazendo uma prova. Geralmente, são as que são regidas por um conselho, como direito ou arquitetura. O Daniel LeBlanc me explicou isso na entrevista e eu também perguntei na primeira palestra que eu fui, para ver a questão da pontuação.

      Oi pessoal.. alguem poderia explicar melhor sobre essa equivalencia? É possivel fazer isto estando no Brasil? Quais são os procedimentos?

      A resposta desta questão vai fazer a diferença entre eu desistir ou seguir em frente :roll:

      Estou perguntando isso porque pelo jeito o Quebec não vai mais permitir a imigração sem a equivalencia (a não ser lógico pelas profissões que eles aceitem diplomas estrangeiros)… :bangwall:

      obrigado pela ajuda

    • #51711
      Lu_campinas
      Participante

      Pessoal,

      Concordo @wilsons wrote:

      Estou no Grupo 1 por minha profissão. Mas aparentemente não vai fazer diferença porque o target para emissão de vistos no federal para Sao Paulo é de 600 vistos em 2012.

      Que adianta estar no Grupo 1 se com certeza já existem mais de 600 G1 aguardando ? Imagina então para as pessoas do Grupo 2 ….

      Pessoal, isto parece não fazer sentido, você consegue o CSQ prioritário e depois??? não consegue o visto, pois já a cota dos 600 estourou ? :alright:

      Se alguém puder explicar isto melhor… agradeço,

      Luciana

    • #51713
      Helen Hartung
      Participante

      Lu, no outro tópico suspensão de todos os processos? uma questão tem mais informações sobre o assunto. Não uma solução, mais discussão sobre o tema….rs.

    • #51715
      Lu_campinas
      Participante

      Helen

      Obrigada, minha cabeça tá pirando… como a da maioria por aqui acredito :alright:

      Vamos em frente,

      Um abraço

      Lu

    • #51720
      claytontarelho
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Pelo que eu entendi:

      Diploma brasileiro em: Direito e Educação física estão no grupo 3 – cota 0 para os próximos 12 meses.

      Diploma brasileiro em: Administração/Gestão grupo 2 – cota 14300.

      Consta na lista de profissões do grupo 2 – cota 14300

      Sciences de l’activité physique (BACC. – 3 ans) – Cód. U114

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf

      Não seria equivalente à Educação Física?

    • #51721
      Wilson
      Participante

      @claytontarelho wrote:

      Consta na lista de profissões do grupo 2 – cota 14300

      Sciences de l’activité physique (BACC. – 3 ans) – Cód. U114

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf

      Não seria equivalente à Educação Física?

      Na realidade não. Se você olhar os “tiques”, perceberá que somente diplomas válidos em Québec (do Canadá ou da França) são válidos. Diplomas estrangeiros não estão com o “tique”, então não equivalem ao Grupo 2.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #51732
      mrodolfo
      Participante

      Para saberem o que vem a ser um “Diploma do Québec”, vejam a página 28 do GPI:

      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf

      Não vou repetir tudo o que está escrito. Grosso modo, é aquilo que o MarcosAlvim e o Sandro colocaram: diploma emitido pelo MELS, diploma emitido pelo ministério da educação de outra província canadense.

      Uma colocação interessante à qual nunca tinha me dado conta diz respeito ao fato do diploma do candidato poder ser considerado como diploma do Québec caso ele já tenha sido validado pelo organismo regulamentador da profissão. Isso se mostra interessante para aqueles candidatos com uma idade maior e que perdem pontos em função disso ou para aqueles que querem fugir da fila dos 14300.

      Por exemplo, um engenheiro civil brasileiro que queira fugir da fila deveria fazer todo o processo da OIQ e obter o seu “permis d’ingénieur junior”. Assim, ele seria considerado como diplomado no Québec. Esse, inclusive, é o caso relatado no GPI (página 29, úlitmo tópico e continuação na página 30).

      Estudem o GPI e façam como os advogados: procurem brechas nas regras!

      Notem que um diploma de um ano em tempo integral num CEGEP vale como diploma do Québec, incluindo o CEGEP à distância.

      Como sempre, o GPI deve ser o livro de cabeceira para quem está iniciando no processo.

      Bonne chance à tous!

    • #51734
      Helen Hartung
      Participante

      mRodolfo, desculpe-me a ignorância, existe CEGEP à distância?

    • #51737
      larocque
      Participante

      Um bom resumo sobre as mudanças no processo (feitas pela école Québec).

      http://www.ecolequebec.com.br/imigracao/2012/03/22/meu-pedido-de-csq-posso-enviar.html

      Abraço à todos,

      La Rocque e Silvia

    • #51739
      lmorelato
      Participante

      Pessoal, sou técnologo em informática – Techniques de l’informatique (DEC – 3 ans). Será que consigo equivalência para um diploma do Quebec e furar a fila dos 14300? :bangwall:

      Leandro

    • #51740
      lfbteixeira
      Participante

      Acho que para mim o sonho acabou, pelo menos até 2013… Tanto esforço, dinheiro e angústia para morrer na praia, esperando o resultado do TCF. :|

    • #51741
      mrodolfo
      Participante

      @Helen Hartung wrote:

      mRodolfo, desculpe-me a ignorância, existe CEGEP à distância?

      http://www.cegepadistance.ca/

    • #51742
      SANDROMS
      Participante

      @lfbteixeira wrote:

      Acho que para mim o sonho acabou, pelo menos até 2013… Tanto esforço, dinheiro e angústia para morrer na praia, esperando o resultado do TCF. :|

      Qual é o seu perfil?

    • #51744
      lfbteixeira
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Qual é o seu perfil?

      Sou engenheiro eletricista e minha noiva é fonoaudióloga, os dois com diploma do Brasil. Nós dois estamos no grupo 3. Só vejo duas opções: gastar uma fortuna para ir como estudante ou conseguir um trabalho temporário, para assim entrar no grupo 1 e aplicar para imigração.

      Trabalho com infraestrutura de TI, possuo certificações e inglês fluente, então não descarto a possibilidade de trabalho temporário. Tenho mandado CV por alguns meses, recebi algumas respostas, mas ninguém disposto a contratar alguém sem uma entrevista cara a cara. Todas as missões de recrutamento que eu vejo por aqui contratam mais o pessoal de desenvolvimento, e o pessoal de infra sobra.
      EDIT: Ajustei o quote que estava muito grande.

    • #51746
      MarcosAlvim
      Participante

      Les ordres professionnels sont habilités, par règlement, à reconnaître une équivalence de diplôme ou une équivalence de formation. Les points correspondants à un diplôme du Québec sont accordés pour tout diplôme ayant obtenu une reconnaissance d’équivalence de l’organisme de réglementation concerné, et ce, indépendamment du fait qu’il s’agisse d’un diplôme menant à l’exercice d’une profession à exercice exclusif, ou à titre réservé.

      Mrodolfo,
      Com base nessa informa do GPI pg. 29, podemos concluir que quem tem diploma reconhecido pela sua respectva ordem no Québec estariam dentro e sem cota, isso que vc quis dizer correto?

      Pergunto:
      Assim de cabeça, quais profissões o reconhecimento NÃO depende do caboclo voltar pra faculdade?

    • #51747
      alanlui
      Participante

      a cota dos 600 desse ano já estorou?

    • #51749
      Wilson
      Participante

      @lfbteixeira wrote:

      Acho que para mim o sonho acabou, pelo menos até 2013… Tanto esforço, dinheiro e angústia para morrer na praia, esperando o resultado do TCF. :|

      Não desista lfbteixeira … Se você realmente quer, continue focando no francês e enviando currículos.

      Acho que a oportunidade será realmente tentar uma vaga ainda no Brasil e para isso o francês com certeza será determinante.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #51754
      Ucrambuco
      Participante

      Pessoal,

      Falei com um agente de Imigração no México hoje e tirei algumas dúvidas.

      Segue:

      http://ucrambucocanada.blogspot.com.br/2012/03/pessoal-finalmente-consegui-contato-com.html

      sds,

      Mariana

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51755
      Kulaitis
      Participante

      Procurando o fio-da-meada nesse contexto de mudanças! O MICC se reestrutura e o perfil do imigrante ideal muda!

      1) Mudanças recentes nos BIQ (2012): Fechamentos, transferência das atividades e reorganizações:
      – Fechamento do BIQ São Paulo e atividades transferidas para o BIQ México;
      – Fechamento do BIQ Damas (Direction de l’immigration économique – Moyen-Orient) e atividades transferidas para Montréal (Direction de l’immigration économique – International Service Amérique du Nord, Maghreb et Moyen-Orient) ;
      – Fechamento do BIQ Vienne (Direction de l’immigration économique – Europe de l’Est) e atividades transferidas para Montréal ;
      – Reorganziação das atividades do BIQ Paris e BIQ Bruxelas, não mais recebendo demandas dos territórios da Europa do Oeste e Africa Subsariana, serão recebidas agora em Montréal (Direction de l’immigration économique – International / Service Europe de l’Ouest, Afrique subsaharienne et Maghreb)
      Reorganização do BIQ Nova York, e atividades transferidas para Montréal (Direction de l’immigration économique – International Service Amérique du Nord, Maghreb et Moyen-Orient) ;
      – O BIQ Hong Kong continua com as mesmas atribuições, não houve mudanças.
      Ou seja: alta concentração de análise das demandas dos processos de imigração em Montréal. Escritórios de imigração no exterior, com atividades efetivas: BIQ México, BIQ Paris, BIQ Bruxelas e BIQ Hong Kong.
      O BIQ México receberá demandas de mais 6 territórios (l’Argentine, le Brésil, le Chili, les îles Malouines, l’Île de Pâques, le Paraguay et l’Uruguay), além dos que já recebia.

      2) Por outro lado: (algumas hipóteses!)
      – Com a exigência dos testes oficiais de proficiência para aquisição de pontos, o processo torna-se mais burocrático. Menos entrevistas serão realizadas e mais candidatos receberão o CSQ pelo correio. A manutenção de alguns BIQ em territórios estrangeiros não é mais necessária.
      – As entrevistas serão direcionadas para aqueles que se ajustarem ao número de pontos por algum motivo (idade, número de filhos, formação acadêmica/profissional requisitada e em demanda), mas não comprovaram conhecimento de língua francesa por meio de teste de proficiência.
      – As palestras de informação em território brasileiro, entre outros, devem diminuir consideravelmente.
      Em resumo, não se trata mais de “trabalhadores qualificados”, mas sim de “trabalhadores prioritários altamente qualificados”. São esse que podem ser avaliados burocraticamente, sem necessidade de entrevistas ou outras verificações para além do dossiê. Assim, se você atualmente se encaixa no grupo 1, pode arriscar. Se você se encaixa no grupo 2, disputará uma vaga com outros candidatos do mundo inteiro, e como são apenas 14.300, é bom ter algum excelente diferencial. Se você está no grupo 3… bem… no mínimo não é a hora de dar início ao processo.

    • #51757
      MarcosAlvim
      Participante

      Por outro a quantidade de aplicações vai cair, e muito.

    • #51758
      Wilson
      Participante

      @mari e jonas wrote:

      Pessoal,

      Falei com um agente de Imigração no México hoje e tirei algumas dúvidas.

      Segue:

      http://ucrambucocanada.blogspot.com.br/2012/03/pessoal-finalmente-consegui-contato-com.html

      sds,

      Mariana

      Mariana, acho que ele deve ter se confundindo ao responder sobre a equivalência do grupo 2. Pelo que parece, somente os que tem “tique” em diplomas estrangeiros poderão ser aceitos (no caso de diplomas brasileiros). É claro que os outros diplomas equivalentes também entram na cota, mas somente quando são equivalentes.

      Pelo menos foi o que eu entendi.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #51760
      Ucrambuco
      Participante

      Bom, ao menos foi o que ele informou e até exemplifiquei..mas segue contato do Bureau:

      052 55 1100 4340.

      sds,

      Mariana

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51763
      lilianmagalhaes
      Participante

      Com toda essa mudança que ocorreu, eu tenho uma grande dúvida: Após ter recebido o CSQ pelas normas antigas às de 20/03/212, me casei e preciso comunicar e adicionar meu esposo ao processo para dar continuidade ao Federal, pois ele precisa de um CSQ. Após o envio da nova documentação do meu esposo, o novo CSQ será avaliado pelas regras do meu antigo dossie ou eles aplicarão ao processo essa novas regras dessa semana? Pois tanto eu como meu esposo pertencemos ao grupo 3, ou seja… pelo novo e atual sistema nosso CSQ seria recusado. Agradeço quem puder me ajudar.

    • #51767
      lfbteixeira
      Participante

      Valeu pela força, wilsons. Bola pra frente. Vou deixar cair a ficha e tentar achar uma solução.

    • #51769
      Shape
      Participante

      @lilianmagalhaes wrote:

      Com toda essa mudança que ocorreu, eu tenho uma grande dúvida: Após ter recebido o CSQ pelas normas antigas às de 20/03/212, me casei e preciso comunicar e adicionar meu esposo ao processo para dar continuidade ao Federal, pois ele precisa de um CSQ. Após o envio da nova documentação do meu esposo, o novo CSQ será avaliado pelas regras do meu antigo dossie ou eles aplicarão ao processo essa novas regras dessa semana? Pois tanto eu como meu esposo pertencemos ao grupo 3, ou seja… pelo novo e atual sistema nosso CSQ seria recusado. Agradeço quem puder me ajudar.

      Eu temo que seu esposo tenha que começar um novo processo individual… ou “tentar” um reagrupamento familiar no futuro? Eu realmente não sei, mas infelizmente acho difícil que eles permitam que você simplesmente inclua seu esposo no seu processo e emitam um CSQ pra ele…

      Eu mesmo comecei o processo e estava sozinho. Depois, já com o CSQ, e tendo dado entrada no processo federal a minha situação mudou e mesmo considerando a possibilidade de nos casarmos, ela acabou dando início a um processo separado dela.

      Ainda não sabemos como tudo isso vai funcionar no futuro, mas não vimos outra saída… se souber de alguma coisa me avisa porque também tenho interesse no assunto ok?

    • #51786
      jvictorfc
      Participante

      Conforme alguem ja falou la atras, e agora? Como fica a questao de quanto da cota ja foi consumido? no meu caso eu faço tcfq dia 16 de abril, recebo resultado talvez 16 de março vamos supor.. Fica a grande duvida, teria tempo de enviar antes da cota ser consumida? Se enviar depois da conta o que vai acontecer, vao devolver o dossie? As informacoes estao todas soltas.. Eita sonho……

    • #51792
      lilianmagalhaes
      Participante

      [/quote]Eu temo que seu esposo tenha que começar um novo processo individual… ou “tentar” um reagrupamento familiar no futuro? Eu realmente não sei, mas infelizmente acho difícil que eles permitam que você simplesmente inclua seu esposo no seu processo e emitam um CSQ pra ele…

      Eu mesmo comecei o processo e estava sozinho. Depois, já com o CSQ, e tendo dado entrada no processo federal a minha situação mudou e mesmo considerando a possibilidade de nos casarmos, ela acabou dando início a um processo separado dela.

      Ainda não sabemos como tudo isso vai funcionar no futuro, mas não vimos outra saída… se souber de alguma coisa me avisa porque também tenho interesse no assunto ok?[/quote]

      É possível sim juntar o esposo mesmo após tendo recebido o CSQ como diz nas próprias regras da Imigração:

      As informações de como “ajout” esposo no processo está no GPI na pág. 69

      http://www2.publicationsduquebec.gouv.q … PI-3-1.pdf

      O problema, e onde reina a minha dúvida, é que eles não dizem que regras de pontuação serão aplicadas ao processo, o mesmo que foi aplicado anteriormente ao meu ou as novas regras válidas no momento do “ajout”.
      É um pouco complicado para mim ligar para o México pois não falo espanhol, e em frances temo que possa interpretar algo errado, já que a resposta deve ser um tanto complexa, ehehe.

    • #51793
      mrodolfo
      Participante

      EU entendo que valem as regras em vigor no momento da mudança, pois seria como uma nova demanda (reitero que é meu entendimento) do GPI:

      “Lorsqu’un conjoint est ajouté à la demande d’un requérant principal après la
      délivrance du CSQ, le fonctionnaire à l’immigration doit réévaluer la demande
      en utilisant la grille de sélection avec époux ou conjoint de fait, en prenant soin
      d’effectuer ce changement dans le dossier informatique du candidat. La
      demande d’ajout doit être traitée aussi rapidement que possible pour ne pas
      retarder le processus de délivrance du visa de résidence permanente.
      L’application de la grille de sélection avec conjoint est susceptible de modifier la
      décision d’acceptation prise initialement.”

      Melhor entrar em contato com o BIQ e se informar melhor.

    • #51801
      MarcosAlvim
      Participante

      Mrodolfo temo que não tenha visto, pq tiveram muitos comentarios depois, gostaria da sua opiniao, por isso to colocando de novo.

      Les ordres professionnels sont habilités, par règlement, à reconnaître une équivalence de diplôme ou une équivalence de formation. Les points correspondants à un diplôme du Québec sont accordés pour tout diplôme ayant obtenu une reconnaissance d’équivalence de l’organisme de réglementation concerné, et ce, indépendamment du fait qu’il s’agisse d’un diplôme menant à l’exercice d’une profession à exercice exclusif, ou à titre réservé.

      Mrodolfo,
      Com base nessa informa do GPI pg. 29, podemos concluir que quem tem diploma reconhecido pela sua respectva ordem no Québec estariam dentro e sem cota, isso que vc quis dizer correto?

      Pergunto:
      Assim de cabeça, quais profissões o reconhecimento NÃO depende do caboclo voltar pra faculdade?

    • #51804
      davicaetano
      Participante

      @MarcosAlvim wrote:

      Com base nessa informa do GPI pg. 29, podemos concluir que quem tem diploma reconhecido pela sua respectva ordem no Québec estariam dentro e sem cota, isso que vc quis dizer correto?

      Pergunto:
      Assim de cabeça, quais profissões o reconhecimento NÃO depende do caboclo voltar pra faculdade?

      Não acho isso. Pelo link http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf voce pode ver quem pode estar no grupo 2.
      Em cada linha tem uma profissão. Se a sua profissão não está marcada na coluna da esquerda mas na da direita, voce precisa fazer a validação do diploma para poder fazer parte do grupo 2.
      Agora, se sua profissão está apenas na coluna da direita no link http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-12-16.pdf voce precisa da validação para fazer parte do grupo 1.

      Portanto, validação não significa que voce vai pro grupo 1 direto.

      Agora, um fato que acontece é que a maioria das profissões que estão na coluna da direita no grupo 1 (que precisam de validação) estão na coluna da esquerda no grupo 2 (não precisam de validação). Assim, nesses caso, o cara pode fazer a validação pra “subir de grupo”. Voce precisaria ver o que demora mais: validar ou mandar no grupo 2. Engenheiro Civil, por exemplo, é exatamente esse caso, com diploma brasileiro entra no grupo 2, com diploma validado entra no 1, mas pra validar é bem difícil.

      Ça va?

    • #51808
      mrodolfo
      Participante

      MarcosAlvim, é por aí.

      Se o exercício de sua profissão depende do reconhecimento de uma ordem profissional, ao tornar-se membro, o candidato passa a ter um diploma equivalente ao do Québec.

      Isso vai exigir uns gastos a mais de antecipação, como taxa de inscrição na ordem, taxas de exames, viagem(ns) para fazer os exames. Penso que estudar e passar nos exames se torna um problema menor, nesse caso. Mas impossível não é.

      E mais uma vez, cada um tem que avaliar onde seu próprio calo aperta.

      Essa informação é importante para aquelas profissões em que apenas o diploma québécois é aceito, estando os candidatos brasileiros com essas formações eliminados de partida. Assim, se a profissão é regida por ordem profissional, ao menos o cabloco tem uma opção para voltar ao jogo.

    • #51820
      jvictorfc
      Participante

      mrrodolf,

      E se uma profissao nao é regulamentada como eu penso ser o caso de Soutien informatique (DEP – 1800 hres / 2 ans) que só consta na lista de diplomas do quebec entretanto eu creio que meu curso tecnologo em redes de computadores se encaixaria nessa profissao tbm. Nesse caso de nao ser regulamentada como funciona? Outra duvida, vcs ouviram falar sobre se terá um contador informando se os 14.000 foram atingidos?

    • #51821
      jvictorfc
      Participante

      Ola,

      Respondendo a minha própria dúvida no link abaixo é possível verificar a quantidade de aplicações submetidas até o momento:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/informations/applications-received.html

      Obs: Nesse exato momento ainda não consta a quantidade e sim uma mensagem informando que será atualizado em breve

    • #51822
      Helen Hartung
      Participante

      jvictorfc,

      Vou acompanhar esse link todos os dias!! Até eles atualizarem!!!kkkkk

    • #51826
      MarcosAlvim
      Participante

      @mrodolfo wrote:

      MarcosAlvim, é por aí.

      Se o exercício de sua profissão depende do reconhecimento de uma ordem profissional, ao tornar-se membro, o candidato passa a ter um diploma equivalente ao do Québec.

      Isso vai exigir uns gastos a mais de antecipação, como taxa de inscrição na ordem, taxas de exames, viagem(ns) para fazer os exames. Penso que estudar e passar nos exames se torna um problema menor, nesse caso. Mas impossível não é.

      E mais uma vez, cada um tem que avaliar onde seu próprio calo aperta.

      Essa informação é importante para aquelas profissões em que apenas o diploma québécois é aceito, estando os candidatos brasileiros com essas formações eliminados de partida. Assim, se a profissão é regida por ordem profissional, ao menos o cabloco tem uma opção para voltar ao jogo.

      Mrodolfo,
      Valeu pela opiniao, eu dar mais uma passada de zóio no GPI, e vou entrar em contato com http://www.adma.qc.ca/.

      Já sei que a anuidade é salgada. aqui na COMU tem infos mas são de 2007.

      Novidades posto aqui.

    • #51827
      MarcosAlvim
      Participante

      Além da boa remuneração, os administradores brasileiros ainda têm a vantagem do diploma do Brasil ser reconhecido no Québec, não sendo necessária nenhuma complementação de estudos para a inserção no mercado de trabalho.

      link
      http://www.administradores.com.br/informe-se/oportunidades/quebec-tem-vagas-para-administradores/38339/

      Info de 2010.

    • #51842
      RonaldoMaciel
      Participante

      Marcos Alvim, o curso de Adm não exige pertencer à ordem profissional para exigir a profissão. Vc está no grupo 2 com este curso. Fazer parte da ordem pode te ajudar a conseguir o CSQ (já que vc sairia das famigeradas cotas de 14300) mas não vai te ajudar em nada aqui pois não é exigido de ninguém formado em Adm pertencer a ordem para exercer uma função. É meio como o CRA (conselho de adm) no Brasil, existe mas ninguém sabe pra quê.

      Eu acredito que seja somente para poder assinar como adminitrador mesmo – mas a maioria das profissões de adm (um mundo muuuuuuito vasto como sabemos), nenhuma exige que se pertença à ordem.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #51844
      MarcosAlvim
      Participante

      RonaldoeSusana,

      A ideia é essa mesmo.

    • #51849
      davicaetano
      Participante

      @RonaldoeSusana wrote:

      Marcos Alvim, o curso de Adm não exige pertencer à ordem profissional para exigir a profissão. Vc está no grupo 2 com este curso.

      Segundo o Gilles na palestra em SP, a ordem dos adm no Québec só integra altos executivos. Ele disse ainda que se voce conseguir ser membro você estará muito rico.

    • #51853
      MarcosAlvim
      Participante

      davicaetano,

      Nas minhas pesquisas vi inclusive anexei aí em postagens anteriores, que o diploma de ADM-BR é reconhecido no QC-CA, até onde é verdade não sei, mas deve ser, pq divulgavam a imigração QC, porém vamos ver na prática.

      Vi em blogs brasileiros que chegaram a ver como fazia a validação, mas acho que não a fizeram. por causa da anuidade alta, e na prática não é ncessária, então era desinteressante naquela época, porém hoje a realidade é outra.
      Aqui as info que vi são de 2007, antigas já, e não muito aprofundadas.

      Quero que dê certo conforme exponho aqui e eu entre no G1, só de ir pra QC já seria rico, não financeiramente mas de qualidade de vida e inúmeras outras coisas que já conhecemos, mas se entrar $$$ ahh seria bom né! srsrsrsr
      E que DEUS ilumine meu caminho, e de todos nós!

    • #51858
      Guilhermo
      Participante

      MarcosAlvim, você é graduado em Adm? Já possui o CSQ?

    • #51865
      mrodolfo
      Participante

      MarcosAlvim,

      No Québec existem profissões de exercício exclusivo (e títulação reservado) e profissões de titulação reservada. O link abaixo apresenta um pouco melhor quais são quais:

      http://www.professions-quebec.org/index.php/fr/element/visualiser/id/65

      No GPI, está indicado que qualquer uma dessas ordens profissionais (tanto aqueles que atribuem a permissão em uma profissão exclusiva ou um título reservado) está habilitada a reconhecer as formações e os pontos relativos a um diploma quebequense são atribuídos aos candidatos membros dessas ordens.

      A questão é quanto morre para se tornar membro de uma ordem dessas.

      No tocante à administração, estou mais a par dos requisitos necessários para se tornar membro da ordem dos CMA: dois anos de curso em tempo parcial (normalmente aos sábados) ao custo de CAD 23k.

      Olhando o site da OAAQ, o caminho me parece ser mais fácil (e barato). A dureza vai ser esperar pela avaliação comparativa do MICC para enviar a demanda para o ordem (grosso modo, quase todas pedem isso); segundo o site do MICC, o prazo está em torno de 4 meses (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/education/evaluation-comparative/delais-traitement.html).

      Bonne chance à tous,

    • #51868
      MarcosAlvim
      Participante

      @Guilhermo wrote:

      MarcosAlvim, você é graduado em Adm? Já possui o CSQ?

      Sou graduado em ADM e planejava (tava quase certo mesmo) mandar os docs pro BIQ em 15/12/11, mas no dia 06 vieram a avalanche quase desisti.

      Mrodolfo:
      Editando pq entendi q vc disse srrsrs
      Sim me pediram a comparação do MICC. e eu tava procurando esse link aí que vc colocou (merci).

      A muié lá da http://www.adma.qc.ca, me escreveu algumas coisas e tal, mas me parece que se o MICC der ok, lá é rápido e ($$$$) rsrsrs

    • #51878
      mrodolfo
      Participante

      MarcosAlvim,

      Na avaliação comparativa do MICC não tem essa de OK ou não. Eles te enviam um documento que diz que o seu curso X no Brasil tem equivalência a um curso Y do Québec. Só isso.

      Lembre-se que as traduções dos documentos devem ser feitas por aqui. Existem diversos tradutores que pegam trabalho pela net, a partir de documentos escaneados.

      Penso que uma oportunidade começa a se abrir para aqueles do grupo 3!

      Bonne chance,

    • #51883
      MarcosAlvim
      Participante

      Mrodolfo,

      Ta aí outra coisa que eu não sabia, interessante.

      E mesmo que eu venha a receber uma resposta que equivalha a Administration des affaires (BACC. – 3 ans), eu ainda dependo da ordem dizer sim ou não, não é?

    • #51888
      mrodolfo
      Participante

      Exatamente,

      A avaliação comparativa não serve para nada além de comparar os diplomas a seus pares quebequenses.

      Legalmente, apenas as ordens profissionais podem equipará-los, para fins de exercício profissional e, por consequência, de imigração.

    • #51897
      RonaldoMaciel
      Participante

      MarcosAlvim, outra coisa que é importante ter em mente é que para a ordem dizer que seu diploma é equivalente, pode ser que eles te peçam para fazer algumas matérias na faculdade (e isso significa que vc deveria estudar lá) – daí as coisas podem se complicar um pouco. Pode ser também necessário fazer uma prova…

      Por outro lado, até que está rápido para ter a resposta da Avaliaçào comparativa do MICC, incríveis 2 meses – http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/education/evaluation-comparative/delais-traitement.html

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #51899
      Guilhermo
      Participante

      Então é possível “escapar” do grupo 2 e 3 através desse procedimento?

    • #51901
      MarcosAlvim
      Participante

      POis é pessoal tô lendo e relendo, pra ver como procede a coisa.
      E a mais importante rsrssr ($$$$) as contas de quanto essa minha viagem à la mayonese me custaria.

      Mas antes eu tô for fora do preço as traduções, o abaixo valeria a pena?
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/emploi/evaluation-comparative/depot-demande/traduction.html

      L’OTTIAQ n’est pas en mesure de vous aider?

      Le ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles peut faire traduire vos documents si aucun membre de l’OTTIAQ n’offre ce service dans votre région ou s’ils sont rédigés dans une langue qu’aucun membre de l’OTTIAQ n’est en mesure de traduire. Il vous informera du coût total de la traduction de vos documents établi selon le barème suivant :
      •45 $ pour la traduction de la première page d’un document et 19 $ pour chaque page additionnelle;
      •29 $ pour la vérification de la traduction de la première page d’un document et 19 $ pour chaque page additionnelle;
      •15 $ pour la traduction du sceau seulement

    • #51903
      MarcosAlvim
      Participante

      @Guilhermo wrote:

      Então é possível “escapar” do grupo 2 e 3 através desse procedimento?

      Guillermo,

      Eu “ainda” não faria essa afirmação, pelo menos no grupo 2, meu caso.
      Seria interessante se não precisar voltar pra universidade para equivaler o diploma, se for necessário voltar, não compensa, a não ser que vc vá estudar ($$$) e equivalha os diplomas.

    • #51904
      mrodolfo
      Participante

      Guilhermo,

      Você não estaria escapando nem tampouco usando do jeitinho brasileiro para se safar. O candidato que estiver disposto a fazer isso estará se preparando de maneira melhor para o mercado de trabalho, arcará com custos que podem ser elevados e não necessariamente ele será aceito pelo sua ordem.

      É um risco que cada um deve avaliar se vale a pena correr.

    • #51905
      MarcosAlvim
      Participante

      PessoALL que está no Canadá.

      Vcs não conhecem ninguém que já tenha feito a equivalência, bem como registro na ordem do administradores do QC??

      tá difícil achar alguém na net.

    • #51906
      RonaldoMaciel
      Participante

      Não conheço nenhum justamente pelo fato de não ser necessário, como expliquei anteriormente. Acredito que vc será o primeirão…hehe

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #51920
      mrodolfo
      Participante

      Também não conheço nenhum, provavelmente pelos mesmos motivos.
      Também nunca vi uma vaga que pedisse esse título…

    • #51928
      MarcosAlvim
      Participante

      Meu medo é esse, não tenho em ninguém em quem me basear.
      Se der certo serei um mártir de mim mesmo, e ainda poderei ajudar/compartilhar esse conhecimento ajudando outras pessoas.
      Se não der gastei um dinheiro escasso para mim, e que poderá fazer falta.(Deus proverá).

      http://www.administradores.com.br/informe-se/oportunidades/quebec-tem-vagas-para-administradores/38339/

      http://www.administradores.com.br/informe-se/noticias-academicas/oportunidades-de-trabalho-no-quebec-para-administradores-sao-tema-de-palestra-no-cra-rs/31071/

      E o único mais detalhado

    • #51929
      SANDROMS
      Participante

      Marcos, me explique uma coisa, a sua idéia é validar o diploma na ordem dos adminsitradores para virar grupo 1/prioritário? É isso?

    • #51930
      Wilson
      Participante

      Vou ser sincero: acho que é uma tática arriscada.

      Apesar de realmente constar que se uma ordem reconhecer o diploma estrangeiro ele tem equivalência ao diploma de Québec, notem que o texto deixa em evidência que isso vale para profissões regulamentadas. O texto não fala nada sobre profissões não regulamentadas.

      Parece uma coisa boba, ,mas a leitura do texto não deixa isso claro.

      Se administração não é uma profissão regulamentada, será que a aceitação da ordem vale ?

      a foreign diploma or training leading to the practice of a regulated profession or trade in Québec, if you have already received authorization to practise this occupation in Québec;

      Enfâse em:

      practice of a regulated profession or trade i

      e em :

      if you have already received authorization to practise this occupation in Québec

      Entendo que para ter autorização para praticar ocupações da ordem em Québec é necessário ser Residente Permanente (verificar requisitos da Ordem).

      Dê uma boa avaliada pois isso pode servir não só para adminsitração mas também para outras profissões.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #51936
      veterinaria
      Participante

      Boa noite colegas,

      Gostaria da ajuda de vcs. Eu e meu marido desistimos do processo de Québec no ano passado por causa dos custos (que aumentaram), da demora (que antes era bem mais rápido) e do “se” (poderíamos investir tempo e dinheiro e bater com a porta na cara). Resolvemos partir para algo mais prático e passei a pesquisar os outros processos provinciais. Decidimos ir para Saskatoon no final do ano estudar inglês e ele aplicar para o mestrado e lá se virar (arrumar emprego, mudar o status do visto, etc.). Mas com essas mudanças no processo de Québec estamos repensando eu ir p/ lá, cursarmos francês e ele aplicar nas universidades de lá. Eu estou no G1 e ele G2, só que tanto a minha profissão como e dele estão marcadas com DIPLOMA DE QUEBEC OU EQUIVALÊNCIA.
      O nosso francês é limitado, comparado com o inglês. Teríamos que voltar do início e só depois de muito estudo procurar emprego e mudar nosso status (=muito dinheiro gasto!). Ele iria aplicar p/ McGill por causa do inglês.
      Vcs acham que vale à pena? Estamos numa indecisão danada! São as economias de nossas vidas.

    • #51945
      mrodolfo
      Participante

      @wilsons wrote:

      … notem que o texto deixa em evidência que isso vale para profissões regulamentadas. O texto não fala nada sobre profissões não regulamentadas.

      wilsons,

      Me preocupei em verificar isso e o GPI diz claramente que isso vale para as profissões de exercício exclusivo, como engenheiros, e para aquelas de título reservado, que é o caso dos Adm. A. Veja a página 29 do GPI:

      “Les ordres professionnels sont habilités, par règlement, à reconnaître une
      équivalence de diplôme ou une équivalence de formation. Les points
      correspondants à un diplôme du Québec sont accordés pour tout diplôme
      ayant obtenu une reconnaissance d’équivalence de l’organisme de
      réglementation concerné, et ce, indépendamment du fait qu’il s’agisse d’un
      diplôme menant à l’exercice d’une profession à exercice exclusif, ou à titre
      réservé.”

      Recomendo a todos lerem e relerem ao menos o primeiro capítulo do GPI.

      E, novamente, é a minha interpretação.

    • #51947
      mrodolfo
      Participante

      veterinaria,

      Penso que o Québec fechou as portas para você, ao menos no tocante à imigração econômica, como trabalhadores qualificados. Antes de pensar em vir para cá estudar e tudo mais, avalia como será o seu ingresso na ordem que regula sua profissão.

      Pode ser que ir para uma universidade, fazer um doutorado, dê a vocês condições de aplicar por um outro processo federal.

    • #51952
      MarcosAlvim
      Participante

      SandroMS= Essa a ideia caso eu fique fora dos 14.300; Até pq não tenho garantia que dará certo e custa cara (pelo menos pra mim)

      WilsonS= Como o Mrodolfo disse segundo GPI (eu tb li) deixa isso claro, indépendamment du fait qu’il s’agisse d’un diplôme menant à l’exercice d’une profession à exercice exclusif, ou à titre réservé.”

      Foi o que disse anteriormente, se der certo será uma sacada legal.

      Comments please!

    • #51971
      MarcosAlvim
      Participante

      WilsonS,

      E pra participar da ordem não é ncessário ser ser residente permannente, nem residir no QC nem no Canadá.

      Já vi no regulamento, já me mandaram.

    • #51973
      Guilhermo
      Participante

      @MarcosAlvim wrote:

      WilsonS,

      E pra participar da ordem não é ncessário ser ser residente permannente, nem residir no QC nem no Canadá.

      Já vi no regulamento, já me mandaram.

      Você sabe quantos “Harper$” são necessários para fazer parte da ordem?

    • #51974
      Guilhermo
      Participante

      Ouvi falar em quase CAD$ 25.000 anuais. :?

    • #51976
      MarcosAlvim
      Participante

      Guillermo,

      No doc que tenho aqui, fala 641,10 Charest$$$, (cotisation annuelle).

      Vc tb é Adm?

    • #52008
      Guilhermo
      Participante

      Marcos, minha noiva é graduada em Adm, eu estou para concluir Direito. Acredito que ela será a principal no processo.

    • #52016
      Wilson
      Participante

      @MarcosAlvim wrote:

      WilsonS,

      E pra participar da ordem não é ncessário ser ser residente permannente, nem residir no QC nem no Canadá.

      Já vi no regulamento, já me mandaram.

      Marcos, se não é necessário ser RP para essa ordem então realmente pode ser um bom caminho alternativo.

      Quanto ao custo, torço por você para ser mesmo 600 … Porque 25000 é fora da casinha …

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #52123
      Ucrambuco
      Participante

      Pessoal,

      E já começaram a fazer as contas e atualizar o site da quantidade de processos enviados…

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/demandes-recues.html

      Mariana

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #52125
      mrodolfo
      Participante

      Pessoal,

      O custo total da formação para se tornar MBA-CMA é da ordem de CAD$23k. Essa ordem (CMA) e a ordem dos Adm. A. são coisas distintas.

    • #52208
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Pessoal, eu sou formado em adm, mas não vou entrar na ordem, pois, como várias pessoas já comentaram aqui, isso não é necessário. Caso alguem queira “trocar figurinhas”, segue meu contato:
      skype: mcdeandrade

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #52226
      Helen Hartung
      Participante

      mari e jonas,
      Os únicos não atualizados ainda somos nós (travailleurs qualifiés)….kkkkk
      fico pensando quando será que demora pra eles atingirem os 14300.
      Bom, veremos em breve, né? rs

    • #52706
      papn
      Participante

      @mari e jonas wrote:

      Pessoal,

      E já começaram a fazer as contas e atualizar o site da quantidade de processos enviados…

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/demandes-recues.html

      Mariana

      Pois é Mari, faço parte do grupo 2. As mudanças mal ocorreram e na última contagem dia 17/04 já estavam À venir (próximos) dos 14300.

      Esse processo está muito mais difícil mesmo.

      é desolador… :(

    • #52717
      Ucrambuco
      Participante

      @papn wrote:

      @mari e jonas wrote:

      Pessoal,

      é desolador… :(

      Desolador mesmo….

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #52719
      RonaldoMaciel
      Participante

      Pois é Mari, faço parte do grupo 2. As mudanças mal ocorreram e na última contagem dia 17/04 já estavam À venir (próximos) dos 14300.

      Oi pessoal, calma não se desesperem. “À venir” não significa próximos. Significa que é uma informação ainda a confirmar…(a vir).

      Força aí.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #52720
      Ucrambuco
      Participante

      Sim Ronaldo..:)
      Mas que a curiosidade em saber da cota…. rsss

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #52721
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Mari, fica tranquila, voce não vai entrar nessa regra de cotas, certo?
      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #52724
      Ucrambuco
      Participante

      Marcelo,

      Nem eu e nem você! :)
      Somente as pessoas que enviarem após 21/03…

      Confirmei isso por telefone com o Agente de Imigração do México…

      :)

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #52725
      papn
      Participante

      @Marcelo_Andrade wrote:

      Mari, fica tranquila, voce não vai entrar nessa regra de cotas, certo?
      Abç

      Pois é, mas ela tá sentindo na pele essa emoção e compartilhando nossa angústia.

      Temos que perseverar.

      “No final tudo dá certo, se não deu certo é porque não chegou o final ainda.”
      (pai do escritor Fernando Sabino)

    • #52727
      Marcelo_Andrade
      Participante

      É isso aí Papn , bola pra frente!

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #52728
      tati06
      Participante

      É angustiante ver os colegas que nao enviaram ainda, e tbém nós que já fizemos mais de 7 meses de provincial sem ter nem sinal de nada….haja coraçao!!às vezes da impressao que o bendito email marcando a data da entrevista nunca vai chegar..rsrsr..vcs tbm tem essa sensaçao MAri e Aninhas?

    • #52729
      Ucrambuco
      Participante

      Eu tenho!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #52734
      SANDROMS
      Participante

      @papn wrote:

      As mudanças mal ocorreram e na última contagem dia 17/04 já estavam À venir (próximos) dos 14300.

      Esse processo está muito mais difícil mesmo.

      é desolador… :(

      Papn,

      Você foi vítima do goolge translator. :lol:

      “À venir” significa algo está para vir. Pode signifcar próximo, num contexto de futuro, não no contexto de “perto de”.

      Exemplos: “Films à venir”: próximos lançamentos. “Le train à venir” o próximo trem.

      Muita maracugina nessa hora.

    • #52736
      tati06
      Participante

      Sandro, maracugina nao faz mais efeito nessas alturas..acho q daki por diante so tarja preta mesmo…hahaha

    • #52751
      lesleyfernandes
      Participante

      Ministro da Imigração anuncia mudanças na categoria imigrantes empreendedores

      Novas regras devem ajudar imigrantes empreendedores e estimular economia canadense
      Com o objetivo de ajudar na adaptação dos imigrantes e abrir a economia do país para o mundo, o ministro da Imigração do Canadá, Jason Kenney, anunciou esta semana mudanças no sistema de imigração para os candidatos empreendedores.

      Embora ainda não exista uma data oficial para que as novas regras entrem em vigor, o departamento de imigração quer saber como a classe empresarial pode ajudar, como explica a correspondente em Toronto, Gabi Veras.

      http://www.rcinet.ca/portugues/chronique/imigracao/09-36_2012-04-20-jason-kenney/

    • #52752
      lesleyfernandes
      Participante

      Na matéria, o ministro também cita que vão mudar o processo de imigração deixando o mais “flexível”.

      Segundo ele, essa flexibilidade será a de dar prioridade no processamento dos trabalhadores qualificados que são prioridade no Canadá. Ou seja, se a pessoa for um enfermeiro por exemplo, vai passar na frente dos demais do grupo 2, mesmo tendo dado entrada depois.

      Essa alteração ainda não entrou em vigor.

    • #52753
      fsouza
      Participante

      Pessoal,

      Eu sei que deve ser muito dificil para os que estao nesta fase de espera de resposta para o processo de imigraçao.
      Mas tentando olhar pelo lado positivo, ao menos o que eu e muitos dos que estao aqui em Quebec acham, algumas coisas acontecem pelo bem de nós.

      Aqui em Quebec está cada vez mais dificil para arrumar emprego. E nao é só emprego na nossa area nao. Tbm mto complicado mesmo para part time jobs, como serveuse ou telemarketing. Apliquei para um benevolat e tinha dinamica de grupo, entrevistas mil e 8 pessoas pra 1 vaga. (sendo a maioria quebecois).

      Mesmo falando ingles, frances fluente, tendo diploma de equivalencia como Bacharel, precisa de mta sorte para conseguir uma vaga. Eles sempre perguntam: vc nao estudou nada aqui? ou dizem: seu frances é bom, mas seu sotaque nao será compreendido pelos quebecois du nord du quebec.

      Dos meus amigos brasileiros que estavam aqui a uma media de 3 anos, 1 foi pra vancouver, outro pra calgary e os outros voltaram todos pro Brasil.

      Espero que a situaçao melhore por aqui. Se eu tivesse um emprego bom no brasil, nao trocaria para vir para cá nao. Acredito que o pessoal que veio antes de 2009, se deu melhor. Mas desejo boa sorte a todos. Vamos seguindo com fé e determinaçao.

      Fsouza

    • #52754
      mCerqueira
      Participante

      @lesleyfernandes wrote:

      (…) se a pessoa for um enfermeiro por exemplo, vai passar na frente dos demais do grupo 2, mesmo tendo dado entrada depois.

      Essa alteração ainda não entrou em vigor.

      Lesley … isso já acontece hoje.

      abraços,
      #

    • #52755
      lesleyfernandes
      Participante

      mCerqueira,

      Eu não entendi porque então foi mencionado como sendo algo novo. Só se tratarão o processo de outra forma, mais dinâmica.

      Abraços,

    • #52756
      SANDROMS
      Participante

      Eles não estão falando do processo do Quebec!Estão falando do federal…

    • #52757
      mCerqueira
      Participante

      opa … só pra organizar as ideias.

      Como o Sandroms mesmo disse e pelo que li, a reportagem fala das mudanças que ocorreram no FSW e não estão relacionadas aos processos do QSW.

      Quanto ao lance de grupo 1, grupo 2, grupo 3 … isso é uma classificação para as profissões do QSW … nele, os enfermeiros são prioritários e seus processos passam na frente dos demais. Isso já era assim e, até onde eu sei, nem há previsão de mudar alguma coisa.

      =)

      abraços,
      #

    • #52763
      sabrinaEodilon
      Participante

      Aqui em Quebec está cada vez mais dificil para arrumar emprego.

      Mesmo falando ingles, frances fluente

      Dos meus amigos brasileiros que estavam aqui a uma media de 3 anos, 1 foi pra vancouver, outro pra calgary e os outros voltaram todos pro Brasil.

      Espero que a situaçao melhore por aqui. Se eu tivesse um emprego bom no brasil, nao trocaria para vir para cá nao. Acredito que o pessoal que veio antes de 2009, se deu melhor. Mas desejo boa sorte a todos. Vamos seguindo com fé e determinaçao.

      Fsouza[/quote]

      Fico com muito medo quando leio algo assim!!!
      É mesmo complicado contar com algo que imaginamos e na hora não ser nada disso
      Porem, se desisitirmos pelo simples medo de tentar…Vivemos tantos anos num país com dificuldade e ainda tiveram aqueles que nunca ficaram sem emprego!!
      Acho que é tão desgastante o processo em si, mas acredito que seria mais desgastante se deparassemos com tanta divergencia e desilusão!!
      Ficamos aqui a espera de melhoras não só para o quebec, mas para o mundo!!
      Seguindo enfim!

    • #52768
      tati06
      Participante

      É realmente, a imigraçao nao serve para todos…o problema que muitos que imigram têm uma posicao boa aki no Brasil, tem carro bom, vida social ativa, muitos conseguem viajar…etc, e qo chegam no exterior, se deparam com uma vida totalmente diferente, pois vc tem q começar debaixo mesmo, e aceitar isso numa boa( claro q alguns tem sorte e ja se dao bem de cara), fora os que ainda precisam ser aceitos pela ordem, ai fica mais dificil ainda..isso sem contar, saudades da familia, etc etc…quem nao vai com a cabeça pronta e preparada para aceitar tudo isso numa boa, não fica…tem que estar preparado!e cada caso é um caso né? na minha área( saúde), sei q vou conseguir emprego mais fácil do que aki no Brasil, sem falar que nao é valorizado, e para isso é claro, tem que estar afiado no francês.

    • #52770
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Fsouza, obrigado pelo comentário, lendo isso só nos ajuda. Dessa forma nós nos preparamos mais.

      sabrinaEodilon, imagino eu que ganhar a vida aqui no Brasil é muito mais dificil do que no Canadá. Tendo garra as coisas acontecem. Não fique com medo destes textos porque tudo é muito relativo.

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #52777
      fsouza
      Participante

      Pessoal,

      Não tenho a intençao de assustar ninguem nao. Só estou postando a realidade daqui, nao só minha mas de muitos imigrantes em Montreal.

      Eu nao pretendo voltar pro brasil por enquanto.Mas nao descarto a possibilidade nao.
      Meu conselho: estudem frances mas estudem mais o ingles. Sim as melhores empresas sao as anglofonas. Se vc nao souber o ingles dificilmente arrumara um emprego.

      Outra dica: aqui é o mesmo esquema que no Brasil, se vc tiver uma indicaçao para a vaga, é mais facil.
      Estudem, mas procurem outra coisa fora cegep. Eles estao mega lotados , poucas vagas, tem provas dificilimas para entrar e vc tem q concorrer com os quebecois.
      Fui no emploiquebec esta semana e ouvi da agente: é realmente montreal está saturada! Vc deveria se mudar, ir para quebec, sherbrooke etc.
      Realmente, tem mta gente se mudando para estas cidades, e eles estao se dando melhor.
      Se vc ainda está em duvida de qual cidade, nao opte por montreal.

      Nao fechem as portas no Brasil. Eu sei que aí tá violento, corrupto e etc. Mas acreditem: os salarios estao melhores ai do que aqui. Sim a vida aqui é bem mais barata.

      Sorte e paz a todos nesse caminho tao arduo que é o da imigraçao!
      FSouza

    • #52779
      Helen Hartung
      Participante

      Vou apontar meu ponto de vista.
      Dificuldades existem em qualquer lugar, o mundo tem cada vez mais pessoas, as dificuldades tendem a aumentar pois existe mais gente qualificada hoje do que existiam a anos atrás.Em qualquer metrópole há uma maior concentração de pessoas, São Paulo, NY, Montreal, etc, logo, existirão tb menos oportunidades de emprego (salvo TI). Também existe outro ponto de vista, pois, normalmente as maiores empresas e a maior variedade delas estão concentradas nas metrópoles. Moro em uma cidade pequena no Brasil, não tenho dificuldade de emprego aqui (sou fisioterapeuta). Não tenho mestrado, nem doutorado, nem curso no exterior, mas a mão de obra qualificada aqui é pequena (moro em Petrópolis). Acredito ser mais válido procurar cidades menores no Canadá, pois acredito ter uma melhor qualidade de vida e melhor oferta de emprego. Eu acho que é uma questão de lógica, onde existe mais pessoas, existirá maior competição. Cabe a cada um escolher que vida quer levar e em que tipo de cidade. Se uma pessoa está acostumada a viver em uma grande cidade, sabe que existem seus prós e contras. Mais variedade de transportes, maior diversidade de lazer, etc….mas tb mais engarrafamentos, maior disputa por uma mesma vaga de emprego, mais violência, etc… Acredito, no entanto, que estamos aqui pra tentar, tentar e tentar. Vamos mudando de preferências e gostos através das experiências vividas, estamos com ideias atuais sobre onde queremos morar no Québec, mais ainda moramos no Brasil e acho eu, que só saberemos aonde realmente vamos querer e poder morar depois de chegarmos aí, mesmo indo super preparados em todos os quesitos que já estamos carecas de saber….

    • #52785
      gabi-infirmiere
      Participante

      realmente, Helen, cidades maiores = maiores oportunidades E maiores problemas.

      o que eu entendo das mudanças =
      O governo quer, cada vez mais, garantir a chegada de imigrantes realmente qualificados, e isso nao significa apenas ter uma profissao em demanda mas principalmente manter a lingua francesa.
      Sabemos que MUITOS imigrantes que chegam aqui com francês basico irao fazer a francisaçao e que muitos destes irao migrar pro mercado anglofono, ou mesmo para outras provincias do ROC. Para o governo, foi um investimento vazio. Quem esta aqui sabe como este assunto é sensivel, sabe como é triste a perspectiva de uma Montréal anglofona em 2030 :-(

      Sabemos que muitos profissionais nao conseguirao exercer suas profissoes de base (falta de conhecimento prévio? entraves das ordens profissionais? expectativas muito elevadas ?) e com isso acabarao nas listas do BS, que nao param de aumentar. De novo, gastos ao governo.

      Os processos de reagrupamento familiar e causas humanitarias (asile) nao exigem conhecimento de frances, nem profissao em demanda, nem nada. Esta % de imigrantes é muito alta, e invariavelmente acabarao nas filas do BS, salvo RARISSIMAS exceçoes.
      Trazer profissionais qualificados e ja prontos para o mercado de trabalho ajudaria a balancear um pouco a situaçao.

      O programa de imigraçao nao existe por que o Québec é **bonzinho**. Existe pois o Qu.bec PRECISA movimentar a economia, precisa de mao de obra qualificda, precisa de gente.
      Mas nao basta encher a provincia de beneficiarios do BS, senao os pobres coitados que trabalham acabarao cada vez mais pagando a conta desta festa.

    • #52787
      Lu_campinas
      Participante

      minha singela opinião,

      Devido a estas dificuldades de muitos imigrantes encontrarem trabalho, seja na sua área de formação ou em outra qualquer, é que p governo do Quebec está mudando a política para recebimento de novos candidatos a imigrantes.
      Concordo com o que a Gabi disse, o Quebec não tem esta política de imigração porque é bonzinho, e sim porque precisa desta ou daquela área em específico.

      Estamos vivendo um momento diferente no Brasil, outro dia um programa de TV mostrou a história de brasileiros que etão voltando do exterior, da Europa em especial, no dia seguinte algumas pessoas no meu trabalho (aquelas que sabem do nossos planos) vieram comentar comigo sobre o assunto, com aquele tom ” você esta fazendo besteira…”, mas esta discussão é muito mais ampla que o fato de ter ou não emprego no Brasil… e cada um tem que pensar o que realmente busca neste projeto e decidir se vale a pena ou não. e esta decisão é pessoal.

      Boa sore a todos,

      Luciana

    • #52790
      sabrinaEodilon
      Participante

      Concordo com todos:
      Não é que sejamos mesmo fortes!!, mas dá medo de qulaquer jeito, afinal depositamos expectativas e um certo tempo de nossa disposição (integral)!!!!!

      Mal ou Bem, a gabi está mesmo certa e ninguem é bonzinho não
      Assim como tambem não existe “Opais das Maravilhas”
      Como vc disse lu: São escolhas e amanhãpoderão ser outras

      Há algo importante que pensei em abrir um topico para comentar-mos é sobre o tal programa da globo que se chama Profissão reporter, minha mãe fez a mesma coisa (alias momento desabafo, tem varias pessoas do qual me arrependi de ter contado e que todos os dias me poe para baixo, principalmente na empresa, mas a gente sabe por que né!)
      Minha prima é jornalista e ja comentou do programa comigo (*ela odeia o programa e não vai imigrar)
      Mas
      Será que reparamos que o programa só se firmou em imigrantes clandestinos ( 8O )
      Sem qualificação profissonal !!!!!!!!!!!
      E dos paisses que mais estão em crise!
      Fiquem completamente irritada com uma opinião baseada em detalhes que não foram esclarecidos ao publico
      Fiquei desconte com o programa e com a quantidade de probelmas que tive com ele
      Não citaram canadá, sequer falaram de profssionais qualidados
      E o mais importantes de trabalhadores legais!!
      :)

    • #52794
      Lu_campinas
      Participante

      sabrinaEodilon,

      Não resisti e fui ver o programa no youtube !
      Acredito que todos da reportagem, foram por que acreditavam que poderiam ter uma vida melhor, é meio obvio que ninguém sairia do seu país, voluntariamente se não acreditasse nisto, né?

      Na minha família mesmo tenho alguns exemplos de parentes que foram para a Espanha e Japão, retornaram por motivos diferentes, uma aproveitou a experiência e o aprendizado da lingua e conseguiu um emprego legal por ser bilíngue, a outra (a que voltou do Japão), não tem boas lembranças do tempo que esteve lá, sofreu por causa da língua, adoeceu e o casamento chegou ao fim por divergência de opiniões (ele queria ficar e ela voltar), não fizeram bom uso do $ que juntaram e parece que o saldo não foi muito positivo…

      Bem, como eu disse, cada qual tem suas próprias razões e cada um de nós terá sua própria história pra contar, seja ela qual for…

      Falo pelo meu caso, estamos como casal muito afinados com esta decisão, entendemos os riscos, mas também entendemos que pode ser uma experiência muito enriquecedora, queremos ir pra ficar, não sei se “pra sempre”, mas queremos fincar nossas raízes por lá, mas, também temos maturidade pra encarar a possibilidade de termos que voltar,

      … pelo que vi no programa em questão, as pessoas que retornavam, não estavam muito felizes por isto, mas não tinham outra alternativa… concordo com o que alguém disse, que eles sempre terão a experiência de ter morado em outro país o que pode ser aproveitado por aqui, dependerá de cada um.

      Boa sorte a quem vai, a quem volta e a quem fica!

      Luciana

Visualizando 171 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.