Apresentação – Filipe (Engenheiro Químico – Salvador/Ba)

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Apresentação – Filipe (Engenheiro Químico – Salvador/Ba)

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
      frscosta
      Participante

Boa noite rapaziada!
      Gostaria de me apresentar. Me chamo Filipe, tenho 26 anos e sou Engenheiro Químico formado pela UFBa em 2006.1. Sou de Salvador – Bahia onde moro desde que nasci.
      No início do ano passado assisti a uma palestra sobre imigração para o Quebec e muito me interessei, cheguei até a fazer 50 horas de francês, porém, devido ao curso não ter sido direcionado para os interessado em imigrar para o Quebec, me desinteressei. No entanto no início desse ano minha vontade de repente voltou de vez e agora não desisto mais, já retornei às aulas de francês numa escola especializada para pessoas do meu perfil (interessados no Quebec) e espero até o final do ano já estar enviando meu dossiê completo.
      Já li um monte sobre o processo de imigração, principalmente deste forúm, onde há o relato de várias pessoas e a sinergia entre todos os participantes é sensacional.
      Deixa eu falar pra vocês rapidinho qual a minha intenção inicial. Sei que para exercer a profissão de engenheiro no Quebec eu tenho que ser regulamentado e para isso preciso validar minha formação e verificar quais provas tenho de fazer e quais aulas tenho que tomar. Com isso, meu planejamento inicial é levar dinheiro suficiente para me manter durante dois anos, porém não gosto de me sentir “inútil” e não gostaria de passar dois anos somente estudando… gostaria de trabalhar em algo… algo que não necessariamente precisa ser diretamente relacionado com minha profissão, mas também não quero nada muito fora da minha área.
      Acho que já li isso em algum lugar antes, porém não me lembro agora, então se alguém puder me responder ficarei muito agradecido. Posso exercer estágio em engenharia química enquanto me preparo para realizar as provas do Conselho?
      Sei que outra opção seria exercer um cargo de técnico em engenharia química, porém isso me demandaria algum tempo para tomar um curso preparatório, certo?
      Bom… é isso! Quis passar um pouco a vocês sobre o meu perfil e sobre às minhas expectativas. Caso haja algum interessado(a) em trocar alguma experiência, será muito bem vindo(a).
      Obrigado e abraços a todos!

Anonymous
      Participante

Oi Filipe!
      Seja bem vindo e boa sorte.
      Olha,tudo depende do que vc. planeja. Mas sim, há possibilidade de trabalhar “mais ou menos” na sua área como técnico.
      Conheço uma imigrante brazuca que é engenheira civil no Brasil ,mas aqui nao quis saber de fazer todo o processo de validaçao do diploma, pois ela conseguiu trabalhar como técnica “responsável de projeto” em uma empresa ligada a construcao civil mesmo. MAsela deu sorte de ser uma empresa que ja contrata imigrantes ha muito tempo, ou seja , que conhece o potencial.
      A maioria nao é assim ainda, infelizmente.
      Tb. conheço uma engenheiro quimico (Bulgaro), com mestrado do país de origem que optou em ficar como técnico.

Mas claro, há os que ficam como técnico só enquanto estao no processo de validacao.

alinefp
      Participante

Olá Filipe!

Seja bem vindo e desde já te desejo muito sucesso nessa jornada rumo ao Québec, que envolve muito estudo, pesquisa e muuuuita paciência, além de outras coisitas a mais.

Tudo de bom pra você!

Aline

frscosta
      Participante

Valeu rapaziada!!!
      Vamos que vamos então!!!

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.